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UFSCar consolida destaque nacional em inovação com Programa MAI/DAI

UFSCar consolida destaque nacional em inovação com Programa MAI/DAI

Escrito por  Set 09, 2025

Iniciativa soma mais de R$ 8,4 milhões de investimentos e 163 bolsas aprovadas com parcerias que envolvem 32 empresas e 15 programas de pós-graduação

 

SÃO CARLOS/SP - Desde sua participação pioneira no Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2018, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem se destacado no cenário nacional de ciência, tecnologia e inovação. A consolidação do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), nas chamadas 2020, 2022 e 2024, ampliou ainda mais essa presença: já são 169 bolsas aprovadas e 100 implementadas, com aporte superior a R$ 8,4 milhões - sendo R$ 7,7 milhões oriundos do CNPq e mais de R$ 1,1 milhão em contrapartidas das 32 empresas parceiras.

Os números refletem a robustez institucional da iniciativa: são 51 projetos aprovados, dos quais 42 em andamento, envolvendo 31 docentes e 15 programas de pós-graduação da UFSCar. As bolsas cobrem desde a iniciação tecnológica industrial (109 aprovadas, 57 já implementadas), até o pós-doutorado empresarial (5 aprovadas, 2 já implementadas), passando por mestrado (20 aprovadas, 11 implementadas) e doutorado (35 aprovadas, 30 implementadas).

A coordenação do Programa na UFSCar é feita pela Agência de Inovação da Instituição (AIn-UFSCar), em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa (ProPq), Extensão (ProEx) e Pós-Graduação (ProPG).

"A UFSCar tem se comprometido de forma estratégica com a integração entre academia e setor produtivo. O MAI/DAI é uma das principais ferramentas institucionais para fortalecer essa conexão, com impacto direto na formação de pesquisadores e no desenvolvimento das empresas", destaca Daniel Braatz, Diretor Executivo da AIn-UFSCar.

Segundo levantamento do CNPq e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), 89,7% das empresas participantes do Programa MAI/DAI no Brasil relatam aumento da capacidade de inovação após a colaboração. Além disso, a aproximação favorece o recrutamento de profissionais qualificados, o licenciamento de tecnologias desenvolvidas na universidade e o fortalecimento da cultura de inovação em diferentes ambientes.

"O programa permite que nossos estudantes atuem em problemas reais, em contextos desafiadores, sem abrir mão do rigor científico. É uma via de mão dupla: as empresas ganham em competitividade e a universidade amplia seu impacto social e econômico", analisa Braatz.

Na prática, os bolsistas desenvolvem seus projetos como estudantes regulares da pós-graduação, orientados por docentes da UFSCar e supervisionados por técnicos das empresas. Essa dinâmica garante formação acadêmica sólida, ao mesmo tempo em que gera soluções de impacto direto para o setor produtivo.

Exemplos que conectam ciência e mercado
Um dos destaques que ilustra o impacto do MAI/DAI na UFSCar é a iniciativa coordenada por Mônica Lopes Aguiar, docente do Departamento de Química (DQ), junto à multinacional ArcelorMittal. A colaboração teve início em 2017, com a necessidade de soluções mais eficientes na filtração de gases em processos siderúrgicos. Em 2018, o primeiro edital do DAI viabilizou bolsas para alunos de doutorado, que aprofundaram a investigação sobre filtros de mangas - dispositivos usados para remover partículas sólidas de gases industriais.

O trabalho, conduzido por Bárbara Karolinne Silva Araújo Andrade e Bruno José Chiaramonte de Castro, resultou em ganhos expressivos de eficiência, ao avaliar diversos tipos de meios filtrantes disponíveis no mercado, com foco no design, acabamento, durabilidade e desempenho em condições industriais reais. A investigação também contou com parcerias internacionais e culminou na instalação, no Campus São Carlos da UFSCar, do único equipamento de testes de filtração desse tipo existente no Brasil, adquirido pela própria empresa.

O sucesso levou à contratação dos estudantes pela ArcelorMittal ainda durante a vigência das bolsas. "Além de reduzir custos e aumentar a durabilidade dos sistemas, os resultados contribuem para minimizar impactos ambientais e caminhar rumo a emissões praticamente nulas de partículas finas - substâncias associadas a doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas. Esse tipo de poluente penetra nos alvéolos pulmonares e pode chegar à corrente sanguínea, aumentando riscos de câncer, doenças cardiovasculares e até neurodegenerativas, como Alzheimer", explica Aguiar. O modelo chamou atenção inclusive de unidades da empresa na Europa. "Pesquisadores da Espanha estiveram recentemente conosco e querem replicar a parceria em suas universidades locais", conta a docente.

Outro caso emblemático é o da Nanox, empresa-filha da UFSCar considerada spin-off (originada de pesquisa acadêmica que se torna um novo negócio a partir de resultados científicos) do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). A cooperação, coordenada pela docente Lígia Menossi Araújo, do Departamento de Letras (DL), aplica teorias linguístico-discursivas à comunicação organizacional da companhia.

"A relação com a Nanox surgiu de uma convergência natural: a empresa tem origem no meio acadêmico e valoriza a integração entre ciência e mercado. O projeto mostra que a Linguística, especialmente sob a ótica da análise do discurso, também é uma ferramenta de inovação no fazer comunicação", explica Araújo.

O estudo, realizado pela doutoranda Viviane Quenzer, já resultou em um guia de linguagem institucional. "Esse guia reúne diretrizes voltadas à identidade comunicacional da Nanox, propondo parâmetros para a construção de mensagens mais alinhadas ao momento e ao posicionamento da marca. Nosso objetivo é mostrar que conceitos como ethos discursivo e gêneros do discurso não são abstrações teóricas, mas recursos estratégicos para clareza e consistência comunicacional, sobretudo em empresas de base tecnológica que lidam com soluções complexas", acrescenta a docente.

Neste segundo semestre, as atividades devem avançar para uma nova fase, voltada à aplicação deste guia aos conteúdos veiculados nos canais de comunicação da empresa, como as redes sociais, e-mails e apresentação institucional.

Segundo Araújo, os aprendizados vão além da metodologia criada. "A troca entre saberes acadêmico e empresarial exige escuta ativa e disposição para reconfigurar abordagens. Essa experiência comprova que a Linguística pode contribuir para a inovação e estruturar práticas replicáveis em outras organizações", avalia.

Diversidade de áreas e impacto transversal
Ao todo, cinco centros da UFSCar estão representados nos projetos MAI/DAI: o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), os três do Campus São Carlos; o Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Campus Araras; e o Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS), do Campus Sorocaba. A diversidade de áreas abrange desde Linguística até Engenharia de Materiais, passando por Ciência da Computação, Estatística, Biotecnologia e Produção Vegetal, entre outras.

"Além da diversidade temática e do envolvimento de vários centros da Universidade, o que mais nos orgulha é ver os resultados concretos do programa: empresas fortalecidas, tecnologias desenvolvidas e pesquisadores preparados para atuar com excelência dentro e fora da academia", conclui Braatz.

Mais informações sobre o MAI/DAI da UFSCar estão disponíveis em maidai.ufscar.br.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
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