fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 06 Outubro 2025

SÃO CARLOS/SP - No último dia 16 de setembro foi realizada uma ação de limpeza no fragmento do Cerrado, nos arredores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em São Carlos. O mutirão foi uma iniciativa do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar, em conjunto com o IFSP e a Empresa Júnior do Curso de Gestão e Análise Ambiental (GAAm Jr.) da Universidade.

A atividade integrou o Dia Mundial da Limpeza (DML), instituído pela ONU em 20 de setembro, desde 2024. O programa anual de ação social global visa combater a crise de resíduos mal geridos em todo o planeta. O Campus São Carlos da UFSCar participa das ações desde 2022, através do Programa de Coleta Seletiva Solidária, e desde 2023 atua junto ao Coletivo Limpa Sanca.

A ação da UFSCar e parceiros deste ano envolveu cerca de 40 participantes, incluindo estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e professores do IFSP, assim como estudantes de graduação e servidores da UFSCar. 

Desenvolvimento e resultados da atividade
A bióloga Liane Biehl Printes, Chefe do DeAEA/UFSCar, conta como foi o mutirão: "Primeiramente, houve uma introdução sobre a importância da realização dessa ação coordenada. Em seguida as pessoas participantes foram organizadas em equipes e realizado o mutirão de limpeza. A atividade foi encerrada com uma miniauditoria dos materiais coletados e uma roda de conversa sobre o tipo de material coletado, responsabilidades quanto à geração e ao descarte e os impactos decorrentes do descarte inapropriado".

Ao todo, em torno de 30 minutos, foram coletados 14 sacos de 60 litros. "Os tipos de resíduos mais frequentes foram sacos e sacolas plásticas, marmitas de isopor, garrafas PET e de vidro, carteiras de cigarros e resíduos de construção. Entre os resíduos de grande porte, estavam tijolos, placas de compensado, arames, conduíte e uma lona plástica. Os materiais em condições de serem reciclados - um total de quatro sacos de 60 litros - foram encaminhados para a Coopervida [Cooperativa de Catadores de São Carlos]", detalhou a bióloga.

Para ela, ações como esta, além do efeito local e momentâneo da limpeza da área, contribuem para a formação ambiental das pessoas envolvidas, "uma vez que promovem um olhar crítico e uma reflexão sobre a nossa relação com consumo e descarte de materiais".  

Dia Mundial da Limpeza em São Carlos
O DML une 191 países, com milhões de voluntários, governos e organizações. É coordenado pela ONG "Let's Do It World", com sede em Tallinn, Estônia. As ações ocorrem desde 2008 e o movimento tem crescido a cada ano. Saiba mais em https://www.worldcleanupday.org

No município de São Carlos, foram realizados este ano cerca de sete mutirões em diferentes locais da cidade dentro da ação coordenada do Dia Mundial da Limpeza de 2025. "Para o próximo ano, esperamos poder envolver todos os campi UFSCar. De forma geral, espera-se que esse movimento se fortaleça cada vez mais e possa contribuir para a construção de uma gestão efetiva da produção e descarte de resíduos em nível global". 

Se você quer saber mais e também fazer parte de ações voltadas ao meio ambiente, acesse o Instagram @coleta_seletiva_ufscar e também entre em contato com o DeAEA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em Educação

BELO HORIZONTE/MG - A ansiedade dos fãs de Thiaguinho e Belo está prestes a acabar, pois a data do evento que reúne os shows dos dois cantores finalmente se aproxima. Os ícones do samba e pagode desembarcam na capital mineira neste sábado, 11 de outubro, com abertura dos portões às 16h, na área externa do Mineirinho, localizada na Av. Antônio Abrahão Caram, 1000, Pampulha. Quem quiser garantir a presença deve se adiantar e acessar a plataforma Central dos Eventos, pois restam poucos ingressos.

O evento contará com os shows completos de Thiaguinho e Belo, prometendo emocionar o público com sucessos que marcaram gerações. Além disso, a abertura ficará por conta de Hott, que aquecerá a plateia com toda sua energia e talento, tornando essa noite ainda mais especial.

A festa terá setor único, garantindo que todos possam celebrar juntos, curtindo os dois shows em uma atmosfera de igualdade e energia coletiva. Sem divisões de espaço, as vozes se unirão em coro para relembrar os maiores sucessos desses dois gigantes do nosso pagode.

Thiaguinho, um dos artistas mais carismáticos e inovadores da música brasileira, promete um show cheio de energia e emoção. Com uma carreira recheada de sucessos como “Ainda Bem”, “Ousadia & Alegria” e o projeto “Tardezinha”, ele se consolidou como uma das maiores referências do pagode no Brasil. Prepare-se para cantar e dançar ao som de sua apresentação inesquecível.

Belo, com sua voz inconfundível e seus clássicos do pagode romântico, também promete tocar fundo nos corações dos fãs. Desde seus tempos no grupo Soweto, com sucessos como “Farol das Estrelas”, até sua carreira solo com hits como “Tua Boca” e “Eternamente”, o cantor tem uma conexão única com o público, e em Belo Horizonte não será diferente.

 

Serviço

Evento: O Encontro do Ano: Belo e Thiaguinho
Data: 11 de outubro, sábado

Horário: 16h
Local: área externa do Mineirinho - Av. Antônio Abrahão Caram, 1000, Pampulha, BH, MG
Ingressos: exclusivamente pela plataforma Central dos Eventos
Classificação etária: 18 anos

Publicado em Pop & Arte

SÃO CARLOS/SP - A vereadora Raquel Auxiliadora (PT) denunciou nesta última sexta-feira (3) uma situação grave envolvendo a Casa Abrigo Gravelina Teresinha Lemes, equipamento público destinado a acolher mulheres em risco de morte por violência doméstica em São Carlos. Segundo a parlamentar, o governo do prefeito Netto Donato retirou a presença da Guarda Municipal no local durante os dias, deixando as acolhidas em situação de insegurança.

"É desumano o que está acontecendo. Essas mulheres saem de casa para salvar suas vidas e agora estão trancadas dentro da Casa Abrigo sem a proteção da Guarda Municipal", afirmou Raquel, que realizou visita técnica ao espaço.

A vereadora destacou que a equipe da Casa Abrigo é dedicada e comprometida, mas sem segurança permanente, as vidas das mulheres correm risco. “Ao retirar a guarda, o governo não apenas abandona essas mulheres, como também as coloca em cárcere privado. Isso é revitimização, é violência institucional”, afirmou.

Raquel ressaltou ainda que sua visita foi feita de forma sigilosa, sem assessoria, motorista ou registros de imagem, para preservar a segurança das acolhidas. “A Casa Abrigo é um espaço sigiloso justamente para proteger as mulheres que estão sob ameaça. Minha preocupação é com a integridade e a dignidade delas”, disse a parlamentar.

Diante da situação, a vereadora protocolou um requerimento na Câmara Municipal cobrando explicações do Executivo. Entre os pontos questionados ao prefeito Netto Donato estão:

  • A justificativa para a retirada da segurança integral;
  • Quais medidas estão sendo adotadas para garantir proteção no período diurno e nos finais de semana;
  • Se há planejamento para restabelecer a presença da Guarda Municipal 24 horas;
  • Quais recursos estão sendo destinados ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres;
  • E como a Prefeitura pretende integrar a Casa Abrigo a outros órgãos da rede, garantindo sigilo e dignidade.

 

“Um espaço que nasceu para proteger mulheres não pode ser transformado em cárcere privado pela negligência do poder público. Vamos seguir cobrando respostas e exigindo que a segurança integral seja imediatamente restabelecida”, concluiu Raquel Auxiliadora.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Procon São Carlos divulgou uma série de orientações para os consumidores que pretendem comprar bebidas alcoólicas, especialmente diante dos recentes casos de intoxicação e mortes por produtos adulterados registrados em outras regiões do estado. A iniciativa visa reforçar os cuidados na hora da compra e do consumo, além de incentivar a população a denunciar irregularidades.

Segundo o diretor do Procon São Carlos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Justiça, Tiago Nonato de Souza, a primeira recomendação é escolher estabelecimentos confiáveis, preferencialmente aqueles que já tenham referência ou boa reputação. “Preços muito abaixo do mercado devem acender um alerta: podem indicar sonegação fiscal ou adulteração do produto. O consumidor também deve observar atentamente a embalagem da bebida, lacres tortos, tampas mal encaixadas, rótulos desalinhados, erros de ortografia, ausência de informações como CNPJ, endereço do fabricante ou número de lote são sinais de possível falsificação”, disse.

Caso o consumidor perceba qualquer anormalidade, não deve realizar testes caseiros como cheirar, provar ou tentar queimar a bebida. Essas práticas não são seguras nem conclusivas. Após o consumo, é fundamental estar atento a sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência, que podem indicar intoxicação por metanol ou por substâncias tóxicas presentes em bebidas adulteradas.

Em situações suspeitas, o Procon São Carlos orienta que o consumidor procure atendimento médico imediato e comunique as autoridades competentes. O Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001), a Vigilância Sanitária Municipal (3372-5275), a Polícia Civil e o próprio Procon (3419-4510) são canais disponíveis para receber denúncias e prestar orientação. Além disso, é essencial exigir a nota fiscal ou outro documento que comprove a origem da bebida, pois isso facilita a rastreabilidade do produto e garante os direitos do consumidor em caso de reclamação.

O Procon São Carlos reforça que, embora não seja possível identificar uma bebida adulterada com total precisão sem análise laboratorial, observar os sinais descritos pode ajudar a evitar riscos graves à saúde.

Já o Procon-SP, em parceria com diversos órgãos estaduais, criou um atalho em seu site oficial para facilitar o envio de denúncias sobre bebidas suspeitas (procon.sp.gov.br). O consumidor pode optar por não se identificar ao formalizar a denúncia.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Nesta última sexta-feira (3), o parlamentar Lineu Navarro protocolou um requerimento à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, solicitando um estudo técnico para o ordenamento e melhoria do trânsito de todo o complexo viário da ligação entre as ruas Dr. Marino da Costa Terra (Parque Sabará/Vila Nery) e Teotônio Vilela (Jardim Tangará e São Rafael).

O pedido é uma reivindicação antiga dos milhares de moradores e motoristas que passam diariamente por ali. “O trânsito no local é muito confuso e perigoso. São várias vias de saída e entrada dos bairros, e também de acesso à rodovia Washington Luís, juntamente com uma sinalização ineficiente e falta de visibilidade, o que provoca muitos acidentes. É preciso ser feito um estudo técnico com o objetivo de melhorar o trânsito. Provavelmente a melhor, e mais eficaz, solução será a implantação de sistema semafórico, mas tudo depende do estudo”, explica Lineu.

Lineu também constatou que na mesma ligação entre os bairros não há qualquer calçada. “É fundamental que se construa uma calçada para que os pedestres possam atravessar em segurança de um bairro a outro”. O vereador destacou ainda a necessidade de limpeza dos terrenos públicos localizados na entrada do Jardim Tangará, assim como uma revitalização da praça ali existente.

Publicado em Política

ARARAQUARA/SP - Um homem foi preso em flagrante na tarde de domingo (5), após ser surpreendido tentando invadir o CAPS II “Dr. Nelson Fernandes”, localizado na Avenida Matão, nº 1198, no Jardim América, em Araraquara. O caso ocorreu por volta das 16h15 e mobilizou a equipe de Apoio Tático Motos, acionada via COI após denúncia anônima.

De acordo com a Guarda Municipal, a denúncia informava que um indivíduo, vestindo blusa azul escura, estaria sobre uma árvore cortando a concertina de proteção do muro da unidade de saúde com um alicate de cabo branco. Ao chegar ao local, os agentes flagraram o suspeito, identificado como L.D.M.F., tentando entrar no imóvel. Ao perceber a presença da equipe, ele subiu rapidamente pela árvore, mas acabou descendo após receber ordens de abordagem.

Durante a revista pessoal, os guardas encontraram em sua bolsa um alicate tipo turquesa, possivelmente usado para cortar a concertina, um estojo de munição calibre 7.62 e uma touca preta. Questionado, o homem deu respostas confusas, alegando inicialmente que estaria “colhendo abacates”, o que foi desmentido pela equipe, já que a árvore não tinha frutos.

A funcionária do CAPS II, Viviane Maria Pinto Ferreira, enfermeira da unidade, compareceu ao local e autorizou a entrada dos agentes, que constataram o furto de três botijões de gás (GLP) e danos nas concertinas dos portões.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, sendo necessário o uso de algemas conforme a Súmula Vinculante nº 11 do STF, por risco à integridade física do detido e da equipe.

O homem foi conduzido ao Plantão Policial de Araraquara, onde o delegado Dr. Renato Cândido Soares ratificou a prisão em flagrante pelo crime de furto qualificado (Art. 155 do Código Penal). O acusado foi posteriormente encaminhado à Cadeia Pública de Santa Ernestina, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Publicado em Araraquara

SOROCABA/SP - A Polícia Militar prendeu em flagrante dois homens, ambos de 23 anos, no sábado (4), em Sorocaba, durante uma ação que resultou na apreensão de 1.403 porções de drogas — entre maconha, crack e cocaína — além de diversos apetrechos utilizados no tráfico.

No local, também foram apreendidos um par de algemas, R$ 333,15 em dinheiro, uma espingarda de pressão, três armas de airsoft, três capas de colete balístico e quatro munições. Na residência de um dos suspeitos, os policiais encontraram ainda um artefato explosivo, que foi recolhido e neutralizado por uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Os policiais chegaram à dupla após abordarem um dos homens na Rua Chile, no bairro Vila Barcelona, com o qual foram localizadas porções de maconha. Questionado, o suspeito indicou o endereço do comparsa, onde as demais apreensões foram realizadas.

Exames periciais foram requisitados, e o caso foi registrado no plantão policial de Sorocaba como tráfico de drogas, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e localização/apreensão de objeto.

Após o indiciamento, os dois homens permaneceram presos à disposição da Justiça, e a prisão preventiva foi solicitada pela autoridade policial.

Publicado em Outras Cidades

Evento será realizado neste sábado, dia 11 de outubro, no Estádio Palma Travassos, e reúne grandes nomes do gênero; veja o que precisa saber para curtir cada minuto da festa

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - O Festival Repique chega a Ribeirão Preto neste sábado, dia 11 de outubro, para reunir os maiores nomes do samba e do pagode em uma celebração inesquecível no Estádio Palma Travassos. A partir das 14h, o evento traz um line-up de peso com Gloria Groove com a Serenata da GG, Péricles, Menos É Mais, Dilsinho e Samba 71.

Saiba como curtir cada minuto do evento sem preocupações e confira as dicas para aproveitar até o final:

Setores disponíveis

O espaço contará com três áreas diferentes, todas com visão privilegiada do palco de 40 metros.

O frontstage “Melhor Eu Ir” está localizado em frente ao palco. Garante proximidade com os artistas e acesso à praça de alimentação e banheiros. O bar do setor funciona de forma avulsa e não há acesso ao open bar.

Já o Open Bar “P do Pecado” também está situado em frente ao palco. Oferece visão especial, bares e banheiros exclusivos, além de open bar com whiskey, gin, vodka, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água. O público desse setor ainda tem acesso ao frontstage “Melhor Eu Ir” e à praça de alimentação.

Por fim, o Camarote “Não Vai Embora” conta com piso elevado e área parcialmente coberta. Garante vista diferenciada do palco, além de bares, banheiros e praça de alimentação exclusivos. Também dá acesso ao frontstage “Melhor Eu Ir”. O bar do camarote é vendido, sem acesso ao open bar.

O que não levar

Para garantir a segurança e o conforto do público, alguns itens estão proibidos no Festival Repique. Entre eles estão mochilas, câmeras fotográficas e filmadoras profissionais, desodorantes, perfumes ou outros cosméticos inflamáveis, substâncias ilícitas e medicamentos sem receita.

Também não será permitida a entrada com guarda-chuva, tripé, pau de selfie, camisetas de time, chinelos, cadeiras, bancos ou capacetes.

Fogos de artifício, sinalizadores, armas, facas e objetos cortantes estão vetados, assim como garrafas, copos, latas, embalagens rígidas com tampa, isopor, cooler ou mochila camelback.

O que está liberado?

Por outro lado, há itens que podem ser levados para tornar a experiência mais prática. Os fãs de samba e pagode poderão entrar com óculos, documentos pessoais, carregador portátil, cangas, capa de chuva e cartazes sem base rígida.

Além disso, podem levar medicamentos com prescrição, álcool em gel, bonés, maquiagem, protetor solar e repelente de até 100 ml, além de jaquetas e agasalhos.

Também será permitido levar até dois snacks industrializados e lacrados por pessoa e até dois copinhos de água de 200 ml, igualmente lacrados.

Últimos ingressos

Com o público ansioso para a grande celebração do samba e do pagode em Ribeirão Preto, os ingressos para o Festival Repique já estão nos últimos lotes.

A venda é realizada pelo site Ingresse (clicando aqui), incluindo a meia-entrada social mediante a doação de um quilo de alimento não perecível na data do evento, aqueles que não levarem o alimento, estão sujeitos a pagar uma taxa definida pela organização. A festa é exclusiva para maiores de 18 anos.

Agenda

Festival Repique em Ribeirão Preto

Quando: Neste sábado, dia 11 de outubro, a partir das 14h

Atrações: Gloria Groove com a turnê Serenata da GG, Péricles, Menos É Mais, Dilsinho e Samba 71

Onde: Estádio Palma Travassos – Avenida Dr. Plínio de Castro Prado, 1.000, Jardim Paulista

Ingressos: À venda pelo site Ingresse (clique aqui

Classificação: Evento exclusivo para maiores de 18 anos

Publicado em Outras Cidades

PIRACICABA/SP - O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), colocará em funcionamento 33 novos radares de fiscalização eletrônica em trechos estratégicos de rodovias estaduais paulistas, que passam a operar a partir de 0h desta terça-feira (7).

Com isso, o total de equipamentos ativos nas rodovias não concedidas chega a 335 – a lista completa com a localização dos pontos de fiscalização está disponível no site do DER-SP.

A medida tem o objetivo de reforçar a segurança viária, ampliar a prevenção de acidentes e contribuir para salvar vidas, com radares instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido.

Com a ativação, motoristas que trafegarem acima da velocidade máxima permitida passam a ser autuados, em uma ação que busca reduzir ao máximo o número de acidentes nas estradas paulistas.

"A instalação de radares reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a segurança nas rodovias e a meta de reduzir acidentes a zero", afirma o presidente do DER-SP, Sergio Codelo.

Os equipamentos fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a implantação de 649 radares em pontos estratégicos dos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas.

A escolha de cada ponto resulta de mapeamento técnico que considera fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas com travessia de fauna.

Os demais radares previstos seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de entrarem em operação.

O início efetivo da fiscalização será amplamente divulgado pelos canais oficiais do Governo, pela imprensa e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Confira a localização dos 33 novos equipamentos em operação:

Lote - Rodovia - Km - Sentido - Município - Limite de velocidade
CGR 01 - SP 008 - 093,600 - Norte/Sul - Bragança Paulista - 60/60 km/h
CGR 01 - SP 095 - 065,050 - Leste - Pedreira - 60/60 km/h
CGR 01 - SPI 177/342 - 020,050 - Leste/Oeste - Itapira - 80/80 km/h
CGR 03 - SP 191 - 180,860 - Leste/Oeste - Botucatu - 80/80 km/h
CGR 03 - SP 304 - 341,670 - Leste/Oeste - Itaju - 40/40 km/h
CGR 05 - SP 222 - 006,763 - Leste/Oeste - Miracatu - 70/70 km/h
CGR 05 - SP 226 - 003,076 - Leste/Oeste - Pariquera-Açu - 60/60 km/h
CGR 06 - SP 062 - 117,534 - Leste/Oeste - Caçapava - 60/60 km/h
CGR 06 - SP 121 - 001,255 - Leste/Oeste - Taubaté - 60/60 km/h
CGR 06 - SP 123 - 028,786 - Norte/Sul - Pindamonhangaba - 60/60 km/h
CGR 06 - SP 132 - 159,381 - Norte/Sul - Pindamonhangaba - 60/60 km/h
CGR 06 - SP 153 - 006,300 - Leste/Oeste - São Luís do Paraitinga - 60/60 km/h
CGR 06 - SP 171 - 002,453 - Norte/Sul - Guaratinguetá - 50/50 km/h
CGR 08 - SP 351 - 054,970 - Leste/Oeste - Batatais - 100/80 km/h
CGR 09 - SP 304 - 417,776 - Leste/Oeste - Novo Horizonte - 60/60 km/h
CGR 12 - SP 421 - 091,975 - Leste/Oeste - Rancharia - 60/60 km/h
CGR 12 - SP 613 - 032,999 - Leste/Oeste - Euclides da Cunha Paulista - 100/80 km/h
CGR 13 - SP 135 - 005,596 - Leste/Oeste - Santa Bárbara d'Oeste - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 135 - 013,611 - Leste/Oeste - Piracicaba - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 135 - 018,024 - Leste/Oeste - Piracicaba - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 135 - 018,903 - Leste/Oeste - Piracicaba - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 135 - 018,950 - Leste/Oeste - Piracicaba - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 151 - 003,600 - Leste/Oeste - Limeira - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 207 - 017,061 - Leste/Oeste - São José do Rio Pardo - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 207 - 018,650 - Leste/Oeste - São José do Rio Pardo - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 225 - 002,800 - Leste/Oeste - Aguaí - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 304 - 131,102 - Leste - Americana - 80/80 km/h
CGR 13 - SP 304 - 167,500 - Oeste - Piracicaba - 70/70 km/h
CGR 13 - SP 304 - 168,050 - Oeste - Piracicaba - 70/70 km/h
CGR 13 - SP 306 - 023,113 - Norte - Santa Bárbara d'Oeste - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 344 - 277,000 - Norte/Sul - Divinolândia - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 346 - 212,000 - Leste - Santo Antônio do Jardim - 60/60 km/h
CGR 13 - SP 350 - 284,600 - Norte/Sul - Tapiratiba - 60/60 km/h

Publicado em Outras Cidades

BRASÍLIA/DF - Na manhã de segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um telefonema do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro.

O presidente Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação. Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.

 

 

por Rafael Damas

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.