SÃO CARLOS/SP - Mais uma vez, a Unidade de Produção, Reservação e Distribuição do SAAE localizado no CDHU teve seus fios e equipamentos elétricos furtados. No mesmo dia em que o reservatório de Água Vermelha também foi roubado. Segundo Lineu, esse tipo de vandalismo já ocorreu diversas vezes este ano na unidade do CDHU, evidenciando a falta de compromisso da atual gestão do SAAE em garantir a segurança de seu patrimônio.
“Desta vez, o prejuízo no sistema de abastecimento de água e financeiro foi ainda maior, pois danificou a bomba que teve que ser trocada para a retomada do funcionamento do sistema”, destaca o parlamentar. O não funcionamento deste equipamento do SAAE interrompeu a distribuição de água em todos os bairros da Grande Cidade Aracy, prejudicando ainda mais os munícipes desta região – já tão penalizados pela costumeira falta de água.
Em requerimento endereçado ao SAAE, Lineu questiona: “quantas vezes no último ano os fios e cabos elétricos da unidade do SAAE no CDHU foram furtados? Qual o valor gasto até o momento para as devidas reposições? Por que a direção do SAAE ainda não colocou vigilância por 24 horas ou outro sistema de segurança eficaz neste e em outros locais mais vulneráveis, o que ficaria muito mais barato? Foi esse o compromisso assumido pelo presidente do SAAE na Audiência Pública realizada pelo nosso mandato há mais de cinco meses atrás. E até agora, nada. É inadmissível que isso continue acontecendo”.
SÃO CARLOS/SP - O Teatro Virtual de Imersão, com inauguração marcada para o dia 10 de outubro, com a presença do Reitor da USP, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior e da Vice-Reitora, Profª Maria Arminda do Nascimento Arruda, dentre diversas outras autoridades, corresponde a um anseio de mais de uma década do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC) que ora se concretiza e que contou com o apoio de todas as unidades do campus e, em especial, com o valioso auxílio do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).
O Teatro Virtual de Imersão é uma sala de projeção especial, cujo conteúdo a ser exibido não é projetado numa tela plana - como em uma sala de cinema comum -, mas em uma superfície semiesférica - um domo - que proporciona à plateia uma sensação de imersão no conteúdo mostrado.
Quando o Teatro Virtual é usado com conteúdo astronômico, ele é mais conhecido como planetário, equipamento de divulgação científica utilizado em todo o mundo e que completou cem anos em 2025. Os planetários inicialmente exibiam apenas o céu noturno, com os movimentos característicos da Esfera Celeste, com a inserção de planetas com seus movimentos e brilhos característicos. Com a tecnologia associada à era digital, o planetário foi além da Astronomia e pode exibir conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento.
Sendo um anexo do Observatório Dietrich Schiel, do setor de Astronomia do CDCC, na Área-1 do Campus USP de São Carlos, a ênfase será, claro, na Astronomia.
No entanto, desde o projeto inicial, esse equipamento foi pensado como "multiusuário", o que significa que se pode pensá-lo como um instrumento do Campus ou mesmo de outros campi e até de universidades parceiras, para ser usado das mais diversas formas: desde o auxílio pedagógico em uma aula que necessite de visualização em três dimensões, passando por uma simulação de um resultado de pesquisa avançada, ou mesmo fazer uma apresentação artística tendo como fundo um céu estrelado ou com temática "espacial".
O Teatro Virtual de Imersão conta com um projetor cuja luminosidade atinge 10 mil lumens e tem resolução de 4k. A projeção se dá em uma tela inflável de forma côncava e semiesférica com 10 metros de diâmetro. Possui 44 poltronas com reclinações variadas, dispostas em arcos com fileiras: as que ficam à frente reclinam mais do que aquelas que se localizam nas fileiras de trás. A disposição das poltronas segue o modelo moderno, ou seja, não ficam voltadas para o centro da sala. O patamar onde ficam as poltronas é elevado, de forma a termos o horizonte da projeção próximo do público, o que proporciona maior sensação de imersão. A plateia dispõe de uma poltrona para pessoas obesas e pode receber até dois cadeirantes por sessão. O equipamento de projeção se alia a um sistema de som 5.1 para permitir que a imersão seja, também, sonora.
O Observatório Dietrich Schiel aguarda, a partir do próximo dia 10 de outubro, o início das atividades do Teatro Virtual, quando passará a oferecer sessões de cúpula para o público escolar durante a semana e para o público espontâneo aos finais de semana. Será uma continuidade e uma ampliação das atividades que o Observatório vem conduzindo nesses quase quarenta anos de existência.
Em 2026, serão comemorados os 40 anos da fundação do Observatório, pelo que o Teatro Virtual/Planetário vem como um presente de aniversário e uma oportunidade para que o CDCC/Observatório continue a oferecer uma opção de lazer e de divulgação científica de qualidade à comunidade local.
Escute nas plataformas digitais: https://bfan.link/
SÃO PAULO/SP - A cantora Joelma apresenta ao público seu mais novo trabalho: o EP “Celebrar”, disponível em todas as plataformas digitais. O projeto traz quatro músicas inéditas, reafirmando a força e a versatilidade da cantora paraense, que segue como um dos maiores nomes da música brasileira.
Joelma aposta em um repertório que transita entre o brega, o pop, a música dançante amazônica e o gospel, mantendo viva sua identidade artística, sua fé e, ao mesmo tempo, trazendo novas sonoridades para o público.
O EP se destaca pela faixa “Celebrar”, que dá nome ao projeto. Assinam a composição Marquinhos Maraial, Diego Ramos, Isac Maraial, Jairon Neves, Ivo Lima, Edu Luppa, Luizinho Lino, Chrystian Lima e Lídia Ronecy.
Joelma também assina como compositora a canção gospel “Amor que não tem fim”, ao lado de Lídia Ronecy. As outras faixas do EP são “Mesma Pessoa" e a música em homenagem ao Pará composta por Edilson Moreno: “Estrela do Norte”.
“Celebrar é um presente para todos que caminham comigo ao longo desses anos. Cada música traz um pouco da minha história, da minha raiz e da minha alegria de cantar e dançar com vocês”, destaca Joelma.
O lançamento do EP antecede a gravação da quinta etapa do DVD “Isso é Calypso Tour”, que acontece em Brasília no dia 18 de outubro. Durante o mês de outubro também será gravado o clipe da música “Celebrar”. Em paralelo, Joelma continua com a turnê “Isso é Calypso”, arrastando multidões pelo Brasil e consolidando seu espetáculo como um dos maiores fenômenos do país.
As quatro faixas tiveram origem no encontro de compositores promovido pela cantora recentemente. Da mesma reunião também saíram as músicas “Lua dos Apaixonados” e “Só Like”.
PIRACICABA/SP - O Churrasco On Fire, idealizado pela dupla Fernando e Sorocaba, desembarca em Piracicaba, no interior de São Paulo, amanhã, dia 4 de outubro, no Monte Alegre, a partir das 15h. Com o maior palco itinerante da América Latina, um open churras premium e uma proposta imersiva que ativa todos os sentidos, o evento promete uma tarde inesquecível de música, sabores, surpresas e novas ativações.
Os ingressos são limitados e vendidos pelo site da Byma: https://byma.com.br/event/
“O Churrasco On Fire é mais do que um evento: é inovação, experiências e um open churras único”, conta Sorocaba. “Estamos chegando em Piracicaba com um novo cenário, grandes novidades e o maior palco itinerante da América Latina, pronto para transformar essa tarde em um dia inesquecível”, complementa Fernando.
O open churras premium é comandado pelo Team On Fire, um time de mestres churrasqueiros que prepara com excelência cortes nobres como picanha, brisket, costela fogo de chão, chorizo e chicken lollipop. Serão mais de 3 toneladas de proteínas.
Ao todo, serão mais de 20 opções de cortes premium, além de acompanhamentos clássicos como arroz carreteiro, pão de alho, farofa, massas, legumes grelhados e a tradicional panqueca de doce de leite como sobremesa, tudo incluso no ingresso.
Destaque para a Máquina do Churrasco, uma carreta exclusiva de 40m² fechada e 350m² aberta, criada pela dupla em parceria com a Camaleão Cenografia e a Artmill. Um verdadeiro espetáculo visual e gastronômico, onde o público poderá acompanhar cada etapa do preparo dos alimentos, com destaque para a roda-gigante de cortes especiais e o sistema de esteira que entrega hambúrgueres frescos diretamente do segundo andar da carreta.
Fernando e Sorocaba apresentam um show de três horas com produção musical assinada por Fernando e repertório exclusivo, pensado especialmente para o Churrasco On Fire. A apresentação acontece no maior palco itinerante da América Latina, com 12 módulos interconectados espalhados pelo evento. A estrutura cenográfica, com mais de 10 metros de altura, se move e se transforma ao longo da apresentação, criando uma experiência imersiva inédita no país. O projeto tem direção criativa de Sorocaba e da Camaleão Cenografia e direção executiva da Ross Produções.
O Churrasco On Fire reforça também a parceria com a Ford, com destaque para a participação especial da nova F-150, maior picape do mundo, que já surpreendeu o público em outras edições ao fazer parte do espetáculo de forma interativa e surpreendente. Outra novidade é a parceria com a Irriga Brasil, que levará pontos de hidratação estratégicos para o público se refrescar durante o Churrasco On Fire em Piracicaba.
Lançamento especial
Fernando e Sorocaba lançaram, na noite de ontem, dia 2, duas faixas inéditas gravadas no Churrasco On Fire: “Os Anjos Desistiram de Nós” e “Fumaceira”. Ouça agora: https://www.youtube.com/watch?
Com sonoridades bem diferentes, as faixas mostram a versatilidade dos artistas. “Os Anjos Desistiram de Nós” traz uma reflexão sobre os altos e baixos de um relacionamento desgastado, marcado por brigas e desentendimentos. Já “Fumaceira”, música tema do Churrasco On Fire deste ano, traz aquele clima de festa e diversão, com churrasco, cerveja gelada e música boa até o amanhecer, na resenha com os amigos.
Fernando comenta sobre a experiência: "Gravar no Churrasco On Fire é sempre incrível. A energia do público estava lá em cima, a galera cantando junto… foi um momento único!".
Sorocaba complementa: "As músicas têm sentimentos bem diferentes, mas ambas têm a nossa cara. ‘Os Anjos Desistiram de Nós’ fala de dor e desilusão, mas de uma forma que muita gente vai se identificar. Já ‘Fumaceira’ é aquele som pra gente se divertir e ouvir com a galera”.
Capacitação atende a legislação federal e assegura maior qualidade no serviço prestado à população
ARARAQUARA/SP - Teve início nesta semana o EQP (Estágio de Qualificação Profissional) para a Guarda Civil Municipal de Araraquara. A qualificação tem duração de 80 horas e atende às exigências da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que busca padronizar as ações das GCMs em todo o território nacional. Metade do efetivo realiza a capacitação nesta semana, enquanto os demais participarão a partir da próxima segunda-feira (6).
A capacitação anual obrigatória foi implementada em 2014, por meio da Lei Federal 13.022, que ampliou as competências gerais e específicas das guardas em todo o Brasil e a inclusão das mesmas no SUSP (Sistema Único de Segurança Pública).
Entre os conteúdos abordados estão atualização da legislação geral e específica, Lei Maria da Penha, procedimentos e técnicas operacionais policiais, aptidão física, defesa pessoal, policiamento ostensivo e comunitário, entre outras disciplinas. O controle é feito pela Polícia Federal, e a grade de matérias é uma matriz determinada pela SENASP. Os instrutores foram cedidos pela GCM de Ribeirão Preto, e estão habilitados para requalificar as Guardas Civis em todo o país.
Para o Comandante Geral da GCM de Araraquara, Sirio S. Magalhães Jr., a requalificação é de fundamental importância, pois habilita os agentes municipais de segurança pública a prestar um serviço de melhor qualidade à população e a contribuir efetivamente com a segurança pública na cidade. "Além de preparar e padronizar as ações de policiamento da corporação, a aquisição de conhecimento também motiva o agente a melhorar as ações de segurança pública, sejam elas específicas ou integradas com outras instituições policiais”, avalia o Comandante.
IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté realiza neste sábado, dia 4 de outubro, mais uma edição do “Ibaté em Ação”, das 9h às 12h, na Praça do Jardim Icaraí, próxima à Paróquia São Francisco de Assis.
O evento vai oferecer diversos atendimentos gratuitos à população, além de momentos de lazer para as crianças, com brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.
Entre os principais serviços, a Secretaria de Saúde disponibilizará coleta de exame de Papanicolau, multivacinação, orientação nutricional, verificação de pressão arterial, testes de glicemia e avaliação odontológica.
A Secretaria de Assistência Social também estará presente com orientações, atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e corte de cabelo gratuito, aproximando os programas sociais das famílias que mais precisam.
Já a Secretaria de Administração e Finanças vai garantir apoio direto ao cidadão, com emissão de segunda via de contas, orientações sobre certidão negativa e documentação de valor venal, facilitando o acesso a informações importantes e desburocratizando processos.
O evento contará ainda com a emissão de cartão de estacionamento para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, reforçando a inclusão e a cidadania.
A população do Jardim Icaraí é convidada a participar e aproveitar os serviços gratuitos oferecidos, em uma manhã muito especial.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.