SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC), em parceria com o Senac e a Prefeitura de São Carlos, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Assistente de Tecnologia da Informação.
O curso será realizado de 13 de outubro 2025 a 20 de fevereiro de 2026, no Laboratório de Informática da FESC 2 – Vila Prado, localizado na Rua Itália, 756. As aulas acontecerão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até 10 de outubro, exclusivamente na FESC 1, na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery. Estão disponíveis 15 vagas.
A formação tem como objetivo preparar profissionais para atuarem no suporte e manutenção de sistemas, redes e equipamentos, além de desenvolver habilidades para o mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e digital.
Essa é mais uma iniciativa que fortalece a educação profissionalizante e amplia as oportunidades para a comunidade de São Carlos.
Outras informações podem ser obtidas pelo link www.fesc.com.br ou pelos telefones (16) 3362.0580/ 3362.0581/ 3362.0582.
BRASÍLIA/DF - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com três vetos, o texto aprovado pelo Congresso Nacional que faz alterações na Lei da Ficha Limpa. Como adiantou o Estadão/Broadcast, o petista vetou os trechos que reduziam o prazo de inelegibilidade de políticos condenados.
Atualmente, a legislação brasileira determina que os políticos declarados inelegíveis não podem disputar eleições durante o mandato em curso e nem nos oito anos subsequentes ao fim de sua legislatura (de até quatro ou oito anos).
A proposta do Senado alterou o formato, determinando que o prazo de inelegibilidade passaria a ser de oito anos, contados a partir de quatro marcos, sendo eles: a decisão que decretar a perda do mandato, a eleição na qual ocorreu prática abusiva, a condenação por órgão colegiado ou a renúncia ao cargo eletivo. Ou seja, na prática, as mudanças reduziriam o tempo em que políticos condenados não podem ser escolhidos nas urnas.
"A nova redação, ao fixar o início do prazo da contagem a partir da 'data da eleição', cria distorções que resultam em aplicação desigual da sanção. Assim, candidatos condenados por abuso de poder e em situação jurídica idêntica poderiam ter tratamento distintos: os condenados após o pleito cumpririam integralmente os oito anos de inelegibilidade, enquanto aqueles cuja condenação ocorresse anos depois poderiam cumprir um período significativamente menor, ou até nenhum período útil de inelegibilidade, no caso dos não eleitos. A nova redação, portanto, viola o princípio da isonomia ao introduzir um critério arbitrário e desigual entre candidatos em situações equivalentes", justificou o Planalto.
Lula também vetou os trechos que previam que as mudanças teriam aplicação imediata, inclusive em relação a condenações e a fatos pretéritos.
"Os dispositivos impugnados autorizam a aplicação imediata de normas mais brandas, inclusive a fatos e condenações já definitivamente julgados. Contudo, conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal no Tema 1.199 da Repercussão Geral, ao ponderar entre os princípios da retroatividade benéfica e da moralidade administrativa, a Corte conferiu primazia a este último, reafirmando a regra da irretroatividade", completou o presidente, em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).
O veto de Lula será analisado pelo Congresso, que pode manter ou derrubar a decisão do Planalto.
A mudança na legislação já foi descrita como um "retrocesso muito perigoso" pelo "pai" da Ficha Limpa, o advogado e ex-juiz Márlon Reis, e é alvo de críticas de entidades em defesa da transparência e do combate à corrupção.
por Estadao Conteudo
RIO DE JANEIRO/RJ - A Globo anunciou nesta segunda-feira (29) grandes mudanças para o BBB 26, como a participação de ex-BBBs que marcaram as últimas edições do programa.
Portanto, dessa vez, serão três grupos na casa: além de pipocas e camarotes, há uma nova categoria: os veteranos. Ex-BBBs marcantes das últimas edições retornam para se misturar aos novatos, prometendo estratégia e nostalgia.
OUTRAS NOVIDADES TAMBÉM FORAM ANUNCIADAS.
A temporada começará com cinco casas de vidro simultâneas, uma em cada região do Brasil. De lá, o público elegerá quem, de fato, entrará no confinamento principal.
Substituição em tempo real. Pela primeira vez na história do programa, o público poderá substituir qualquer participante da casa. A vaga será conquistada por um grupo de reservas confinados em um "laboratório", um espaço extra onde, segundo a emissora, precisarão provar seu valor ao público para ganhar a chance de entrar no jogo.
Três big fones. A casa contará com três telefones. Caberá ao público decidir qual deles tocará e, mais do que isso, qual a mensagem que será transmitida aos brothers.
por Folhapress
SÃO CARLOS/SP - A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã de terça-feira (30), uma operação voltada ao combate à falsificação de bebidas alcoólicas no interior do estado. Os agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram três mandados de busca e apreensão em Americana.
As investigações da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) Antipirataria indicaram que uma chácara na zona rural da cidade era usada para falsificar e envasar bebidas alcoólicas. No local, os agentes encontraram recipientes para armazenamento e transporte de líquidos e garrafas vazias.
Os falsificadores usavam o local para a produção de uísque, gim e vodka, segundo o Deic. A equipe recolheu mais de 17,7 mil produtos. A substância metanol não apareceu entre o material apreendido.
A ação realizada hoje contou com o apoio da Associação Brasileira de Bebidas e de uma empresa de e-commerce, meio que era usado pelos falsificadores para comercializar parte dos produtos.
“A gente estava investigando esse local há mais de um mês. Hoje, durante o cumprimento dos mandados, encontramos essa fábrica clandestina em um dos endereços. Ela era muito bem estruturada e servia não só o comércio local, mas a capital de São Paulo também”, informou o delegado Wagner Carrasco.
Duas pessoas acabaram detidas por envolvimento na falsificação. Elas devem responder por crimes contra a propriedade material, contra saúde pública e contra relação de consumo. As investigações da especializada continuam para identificar outros envolvidos no esquema.
Neste ano, a 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) Antipirataria apreendeu entre bebidas, rótulos e insumos mais de 14 milhões de produtos relacionados a falsificação, com 20 pessoas presas e cinco indiciadas por falsificação de bebidas.
IBATÉ/SP - Durante patrulhamento de rotina na manhã desta terça-feira (30), a Guarda Municipal de Ibaté localizou uma bolsa preta pendurada em um muro da linha do trem, na Avenida São Paulo, Jardim Popular.
O local é conhecido por ser ponto de venda de entorpecentes, o que chamou a atenção da equipe. Ao se aproximarem, os policiais sentiram um forte odor característico de drogas. Dentro da bolsa foram encontradas oito pedras semelhantes ao crack e R$ 79,00 em dinheiro.
Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Ibaté, onde o caso foi registrado. A polícia investiga a autoria do crime.
Feira neste domingo (5) reúne mais de 90 expositores e destaca a reutilização de roupas
ARARAQUARA/SP - Mais de 90 expositores se reúnem neste domingo, 5 de outubro, na Praça Pedro de Toledo para o Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha, das 17h às 22 horas. A programação gratuita é uma realização do Coletivo Quem Garimpa Acha e conta com apoio da Secretaria de Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, por meio da Subsecretaria de Economia Criativa e Solidária.
Os expositores reúnem brechós, gastronomia, artesanato, serviços - entre outros, com diversas opções para presentear. A feira s destaca pelo upcycling com a reutilização criativa de roupas e a participação de diversos brechós da cidade e região.
Destaque para a programação cultural com apresentação do DJ Maccedo e com os jogos de tabuleiro, para todas as idades, disponibilizados pela Ludoteka 2D – a empresa realiza aluguel de jogos de mesa e de cartas aos interessados (conheça mais no Instagram: @ludoteka.2d ).
Vale destacar que o DJ Maccedo leva sua musicalidade vibrante para a Quem Garimpa Acha, com afrobeat, groove, soul, macumbadélica, MPB, Samba, RAP e House. O americanense, que leva uma vida nômade pelo interior de São Paulo, é redator publicitário formado em Letras e começou a discotecar em 2017, ao lado do Coletivo N'Calma (Brasil/Londres), e expandiu-se com a criação da produtora LACORJA, focando em projetos de valorização da estética negra no interior.
A Praça Pedro de Toledo está localizada na Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália, no Centro de Araraquara.
SERVIÇO
Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
Data: domingo (05 de outubro)
Horário: das 17h às 22h
Programação gratuita
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.