fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 19 Mai 2022

SÃO CARLOS/SP - Neste sábado (21/05), das 8h às 13h, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o plantão de vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe (influenza) para crianças e adultos nas unidades básicas de saúde (UBS’s) da Vila Isabel e do Santa Felícia.

Durante a semana a vacinação contra a gripe pode ser realizada em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) ou das Unidades de Saúde da Família (USF’s), das 8h às 16h. 

Já a vacinação contra a COVID-19 para adultos e adolescentes de 12 a 17 anos de segunda a sexta continua sendo realizada na Fundação Pró-Memória, USF do Aracy Equipe I, USF CDHU, USF Jardim São Carlos, USF do Munique/Astolpho e USF do Jockey/Guanabara, também das 8h às 16h.

Para crianças a vacinação contra a COVID-19 permanece sendo realizada nas unidades USF do Antenor Garcia, UBS da Redenção, UBS da Vila Isabel, UBS da Vila São José e USF Angelina/Arnon. O horário de vacinação também é das 8h às 16h em qualquer uma das unidades. 

TESTE COVID-19 - As Unidades Básicas de Saúde (UBS'S) do Santa Felícia, do Cidade Aracy, do Botafogo e do Azulville são as referenciadas para atender síndrome gripal e realizar o teste da COVID-19. Não é necessário fazer agendamento nessas 4 unidades, elas atendem demanda espontânea das 7h30 às 16h.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Concessionária EIXO SP, que administra a Rodovia Washington Luiz, realizaram na última terça-feira (17/05) uma ação de Educação para o Trânsito.

As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Angelina Dagnone de Melo, localizada no bairro Santa Felícia, com a participação de 700 alunos.

Os futuros condutores puderam assistir uma apresentação teatral com marionetes e participaram de várias intervenções com atores da Caravana Renovarte. O evento faz parte das atividades do “Maio Amarelo”, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes.

“A construção de um trânsito seguro passa pela a educação e desta maneira formamos condutores mais conscientes e que se tornam agentes multiplicadores”, avalia o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano.

Para a secretária de Educação a parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito para a condução de atividades de educação no trânsito é fundamental. “Esses alunos serão os futuros motoristas, logo estarão participando do trânsito. Então, a gente pretende despertar essa conscientização, esse respeito à vida, para ter uma sociedade melhor”, afirma a professora Wanda Hoffmann.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - O vice-prefeito de São Carlos Edson Ferraz e seu amigo e empresário Bernardo Abesalão, em uma ação conjunta, compraram 210 “cobertores do bem” e distribuíram em várias instituições que estão acolhendo moradores de rua nesse período de baixa temperatura.

“O intuito é incentivar que pessoas e principalmente os empresários da cidade, abraçem a causa, se cada um fizer uma pequena parte que seja, não teremos pessoas passando frio”, ressaltou Edson Ferraz. 

Os 210 cobertores foram entregues a Paróquia São Nicolau, Paróquia São João Batista, Ong Nave Sal da Terra, Ong Formiga Verde e para Casa da Divina Misericórdia.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos firmou parceria com o Centro Municipal de Artes e Cultura “Thomás Ceneviva” (CEMAC) para exibição de conteúdos do acervo público do Circuito Arena “Em Casa”, construído antes e durante a pandemia de COVID-19.

 As tratativas para o acordo foram feitas pelo presidente da Câmara, Roselei Françoso, e pelo diretor do CEMAC, Carlos Caromano. As produções audiovisuais serão exibidas diariamente no período noturno, com reprises dentro da programação.

Roselei destaca que a finalidade da TV Câmara é ampliar o leque de opções à população e estender a programação como um instrumento democrático e gratuito para o exercício da cidadania. “A cultura é essencial em nossas vidas, e poder exibir este tipo de conteúdo em nossa programação será de grande valia à população”, frisa.

O diretor do CEMAC, Carlos Caromano enfatiza que “esta parceria é muito importante para divulgação e incentivo à cultura de nosso município, além de diversificar a grade de programação da TV Câmara”.

A TV Câmara São Carlos pode ser sintonizada em TV aberta/digital pelo canal 49.3 UHF, para isso basta a utilização de uma antena digital. A transmissão em canal aberto começou em fevereiro deste ano por meio de um convênio entre o Legislativo Municipal e a Câmara dos Deputados.

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - Desde que chegou nos estúdios do “Mais Você”, o novo boneco do Louro José, mais conhecido como Louro Mané, tem dado o que falar na companhia da apresentadora Ana Maria Braga.

Na manhã de quinta-feira (19), a cozinheira divertiu os internautas ao dar uma nova invertida no papagaio, que se diz filho da antiga ave, até então interpretada pelo ator Tom Veiga, que faleceu em 2020 devido a um AVC. No entanto, Ana Maria voltou a destacar que Louro Mané precisa realizar um exame de DNA para comprovar o parentesco.

Durante as brincadeiras, o papagaio chamou a loira de avó, que não gostou nada do comentário e aproveitou para alfinetar sua paternidade, que não teria sido comprovada: “Não me chame de avó, porque eu ainda não sou”, brincou.

 

 

 

Por: Laís / METROPOLITANA

Publicado em TV

UCRÂNIA - A Ucrânia ordenou nesta sexta-feira (20) que as tropas entrincheiradas na siderúrgica Azovstal de Mariupol entreguem as armas, após quase três meses de resistência à ofensiva russa que devastou a cidade portuária do sudeste do país.

O cerco russo à localidade estratégica, no mar de Azov, provocou diversas acusações de crimes de guerra, incluindo um ataque contra uma maternidade.

O Ministério russo da Defesa divulgou um vídeo que mostra soldados saindo da fábrica, alguns deles de muletas, após semanas de cerco.

"O comando militar superior deu a ordem de salvar as vidas dos militares de nossa guarnição e de parar de defender a cidade", declarou Denys Prokopenko, comandante do batalhão ucraniano Azov, em um vídeo publicado no Telegram.

Os combatentes, acrescentou, continuam tentando retirar os soldados mortos da siderúrgica.

"Espero que em breve as famílias e todos na Ucrânia possam enterrar seus combatentes com honras", acrescentou Prokopenko.

A Ucrânia deseja organizar uma troca dos soldados de Azovstal por prisioneiros russos, mas as autoridades pró-Moscou da região de Donetsk afirmaram que alguns podem ser julgados.

"Esperamos que (...) todos os prisioneiros de guerra sejam tratados de acordo com a Convenção de Genebra e o direito de guerra", disse o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby.

Na Ucrânia, o primeiro militar russo julgado por crimes de guerra pediu "perdão" em um tribunal de Kiev, ao detalhar como matou um civil no início da invasão russa, há quase três meses. O veredicto será anunciado na próxima segunda-feira, 23 de maio.

"Realmente sinto muito", declarou Vadim Shishimarin, de 21 anos.

 

Mais ajudas

A Rússia concentrou nas últimas semanas a ofensiva no leste e sul da Ucrânia, destruindo vilarejos e cidades, depois que não conseguiu conquistar a capital, Kiev.

A resistência ucraniana desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, recebeu o forte apoio financeiro e militar dos Estados Unidos e da União Europeia (UE).

 

 

AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - Uma pessoa foi vítima de assalto na Rua Episcopal, no Centro de São Carlos, na manhã de hoje, 20.

Segundo consta, V.M.A.S, foi abordada pelo marginal com uma arma em punhos anunciando o assalto e ao pegar o celular da vítima tentou fugir, mas foi identificado por populares que na mesma hora que o bandido cometia o crime o 190 estava sendo acionado, onde imediatamente uma viatura foi ao local e conseguiu deter o criminoso.

Os Militares detiveram M.A.V.S, e em seu poder estava o aparelho celular e o simulacro de arma de fogo. Foi ratificado o crime de roubo pela Drª Beatriz Mendes Pereira Lopes, no qual o indivíduo ficou preso.

Publicado em Policial
Sexta, 20 Mai 2022 11:12

Bandido furta espingarda de sítio

SÃO CARLOS/SP - Um sítio em São Carlos, foi alvo de bandidos e uma espingarda foi furtada. Segundo consta, á vitima foi até a propriedade e ao chegar se deparou com o container com a porta sem o cadeado (quebrado), e a porta aberta. Ao verificar sentiu falta de uma espingarda calibre 32.

O Boletim de Ocorrência foi registrado na Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A recuperação da estrada vicinal Guilherme Scatena, também conhecida como estrada do 29, começou a ser recuperada nesta quinta-feira (18) pelo convênio firmado entre a Prefeitura de São Carlos e pelo Governo do Estado de São Paulo. Os 12 quilômetros da estrada serão recuperados.

“Fico feliz de ver essa obra acontecendo, era um compromisso do Estado, por meio do então secretário Vinholi, com São Carlos”, lembra o vereador Roselei Françoso (MDB), presidente da Câmara de São Carlos.

Em julho de 2021, Roselei esteve no Palácio dos Bandeirantes, com o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires Carneirinho, para entregar ofício e pleitear a recuperação da estrada ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Na ocasião, Roselei ressaltou que a demanda era uma reivindicação dos moradores do balneário e que a estrada é o principal acesso, passando pela UFSCar, ao Parque Ecológico, que recebe cerca de 4 mil visitas por semana, condomínio Parque Espraiado, Horto Municipal e Embrapa Pecuária Sudeste. “A Guilherme Scatena é fundamental para São Carlos”, frisa o parlamentar.

Segundo o secretário de Obras da Prefeitura de São Carlos, João Muller, os 3,9 quilômetros iniciais da rodovia, que vão da UFSCar até a Embrapa Pecuária, terão o pavimento atual retirado para uma nova recomposição asfáltica. “A estrada será totalmente recapeada e ganhará nova sinalização”, detalhou Muller.

A obra está sendo realizada pela empresa são-carlense Bandeirantes com investimentos de cerca de R$ 7 milhões pelo programa Pró Vicinal. “Essa é uma conquista para a cidade de São Carlos que contou com a união de várias forças políticas, em especial do prefeito Airton Garcia”, comemora Roselei.

 Na mesma ocasião, Roselei também solicitou ao então secretário Vinholi, a pavimentação da rua Sebastião Ramos, no Tutoya do Vale, paralela à rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto. “Essa rua se tornou um corredor comercial entre o Tutoya e o Buritis”, recorda Roselei.

Publicado em Política
Aulas da pós-graduação começam no dia 1º de junho

 

SÃO CARLOS/SP - O avanço de uma proposta de aprendizagem inclusiva e a ampliação do número de pessoas com deficiência dentro da escola comum nas últimas décadas aumentou a necessidade de formação de professores para surdos, que sejam fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tenham conhecimento cultural relacionado a área, assim como por profissionais intérpretes educacionais. Para atender essa demanda, estão abertas as inscrições na seleção para o Curso de Especialização a Distância (EaD) de Educação de Surdos em Abordagem Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa), ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 
Apesar de ter sido definido em 2005 que Libras estivesse nas escolas, só em agosto de 2021, uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases garantiu a educação bilíngue como uma modalidade de ensino, de forma transversal, desde o ensino infantil até o nível superior. "Libras deve estar no currículo e nas práticas de ensino. Isso faz com que a gente, de fato, tenha que adequar a realidade escolar ao currículo bilíngue. Na própria Lei Brasileira de Inclusão, há indicativos da necessidade de promover acessibilidade comunicacional, com urgência, nos mais variados espaços sociais e em especial na esfera educacional", diz a professora Vanessa de Oliveira Martins, docente do Departamento de Psicologia e coordenadora da especialização 
Para a especialista, o maior problema na educação dos surdos é justamente a falta de profissionais qualificados para orientar as escolas quanto ao direcionamento dos estudantes. "Muitos surdos adultos lembram com tristeza da escola, pois passaram por ela sem aprender, provavelmente porque o professor não foi capacitado com os métodos necessários. Uma criança surda precisa adquirir o aprendizado em Libras e depois ser letrada em Língua Portuguesa para poder correlacionar. As escolas devem se adaptar e isso passa, principalmente, pela formação dos educadores. Os docentes têm que conhecer muito bem a estrutura de Libras. Existe a necessidade de uma formação continuada e a especialização atende essa demanda que é e urgente", ressalta a professora. 
A pós-graduação da UFSCar conta com duas ênfases, em "Docência bilíngue na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental" e em "Tradução e Interpretação na Educação Básica". No primeiro ano do curso, é abordado o conteúdo básico relacionado a Libras, com disciplinas que compõem o eixo de teorias educacionais e de pesquisa. Já no segundo ano, ocorre a divisão das turmas por ênfase, com matérias específicas de acordo com a área de formação. Para optar pela ênfase 1 é preciso ser licenciado em Pedagogia ou Educação Especial. Já para a ênfase 2 é necessário licenciatura ou bacharelado em qualquer área e alguma prática comprovada como tradutor e intérprete de Libras em qualquer contexto de atuação. "A ênfase 2 forma intérpretes para produzir material didático, trazendo o conteúdo em Libras, que é a primeira língua da comunidade surda. O profissional precisa estar capacitado para a alfabetização de um surdo, o que demanda o preparo e materiais didáticos específicos. Queremos formar bons professores e bons intérpretes", destaca a docente. 
O Curso de Especialização a Distância (EaD) de Educação de Surdos em Abordagem Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) da UFSCar aborda legislação, a história da educação dos surdos, o papel da escola, além dos desafios educacionais. A educação e o currículo bilíngue, a produção de instrumentos de avaliação e a expressão facial e corporal também são tratadas. A grade curricular ainda traz os prejuízos da aquisição tardia da linguagem, o papel da cultura nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem e pensamento, assim como conteúdos relacionados a como usar equipamentos eletrônicos e mídias para a construção de materiais acessíveis. "Existem surdos, que são filhos de surdos, surdos filhos de ouvintes, ouvintes filhos de surdos e a especialização também ensina a lidar com essas diferentes situações", relata a professora Vanessa. 
As aulas começam no dia 1º de junho. A formação pedagógica é voltada para todas as áreas e não oferece um conteúdo específico em Libras. Sendo assim, é preciso ter conhecimento introdutório na língua para o ingresso. O formulário de inscrição, as formas de pagamento e mais informações estão disponíveis em www.educasurdos.faiufscar.com.
Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.