fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 12 Mai 2022

UCRÂNIA - Durante mais de dois meses, Iryna Yegorchenko rezou para que seu filho Artiom, um dos soldados ucranianos que defendiam a grande siderúrgica Azovstal de Mariupol, o último reduto de resistência cercado pelas forças russas, escapasse ileso da guerra. Mas, na quarta-feira (11), a notícia da morte do rapaz chegou como um raio.

Devastada, Iryna afirma que, apesar da dor, sentiu uma forma de alívio: ao menos seu filho, que tinha 22 anos, não será capturado pelos russos.

Ele também não sofrerá fome ou com os ferimentos de guerra, como vários de seus colegas.

"De repente, me senti aliviada. É mais fácil saber que seu filho está morto do que saber que está no cativeiro, ferido ou morrendo de fome", explica a mulher, de 43 anos, que mora em Kiev, entrevistada por telefone.

Com todos os civis retirados após uma missão da ONU e da Cruz Vermelha, permanecem na siderúrgica Azovstal apenas combatentes entrincheirados em um labirinto de galerias intermináveis e bunkers da época soviética.

Na superfície, os russos controlam praticamente toda a cidade portuária no mar de Azov.

Artiom, um jovem de aparência dura e fã de boxe, buscou refúgio na siderúrgica no início de março. Ele passou 74 dias com o Telegram e o Instagram como únicos meios de comunicação com o exterior.

"Não tinham permissão para telefonar. Às vezes, escrevia apenas um '+' quando eu perguntava se continuava vivo", disse Iryna, psicóloga, que também tem uma filha, de 20 anos, e dois filhos adotados, de 9 e 6.

Artiom sempre afirmava que estava bem. A mãe, no entanto, diz que percebeu que ele era mais honesto com os amigos. "Escreveu a eles que seus dias estavam contados, que não escaparia", declarou, sem conter as lágrimas.

Nos relatos, ele afirmava que alguns colegas morriam a cada dia e que os tanques russos haviam conseguido entrar no complexo industrial.

O soldado falou pela última vez com a mãe em 7 de maio. Ela ficou sem contato com ele até 11 de maio, quando recebeu uma mensagem: o filho havia morrido no desabamento de um bloco de concreto.

"Ao menos não sofreu. Tudo aconteceu muito rápido. Está com Deus", consola-se.

Sua preocupação agora é o destino dos outros soldados bloqueados em Azovstal, os que estão gravemente feridos ou os que correm o risco de captura.

Após semanas de combates violentos, os soldados entrincheirados em Azovstal, incluindo os integrantes do batalhão Azov, intensificam os apelos desesperados de ajuda nas redes sociais.

Nesta semana, um de seus comandantes, Serguei Volyna, descreveu as condições de vida dentro da siderúrgica como "desumanas".

"A cada minuto, uma nova vida se perde", disse.

Ele fez um apelo ao papa Francisco, aos líderes ocidentais e até ao bilionário Elon Musk para que os soldados tivessem ajuda "imediata". Os pedidos são repetidos pelas famílias dos combatentes ucranianos.

"Meu filho está no inferno de Azovstal", afirmou na quinta-feira (12) Yevguen Sukharikov, pai de um integrante do batalhão Azov, que teme um "massacre" caso os soldados não sejam retirados.

"Ou assumimos o risco [de salvá-los] ou o mundo inteiro vai observar a morte deles", insistiu Sukharikov.

A vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk disse nesta quinta-feira que as negociações com Moscou para uma retirada fracassaram.

"Eles só propõem a rendição. Nossos jovens não aceitarão baixar as armas", declarou a líder política, que espera ao menos uma operação para retirar os soldados em estado grave.

A cidade de Mariupol e a siderúrgica Azovstal viraram símbolos da resistência das tropas ucranianas diante dos invasores russos. E para Iryna Yegorchenko a morte do filho ao defender o país é motivo de orgulho.

"Ele viveu uma boa vida, protegeu os seus. Ganhou um lugar no paraíso", disse a mãe.

Iryna não sabe se conseguirá recuperar o corpo de Artiom depois dos combates. Mas ela não deseja ver o filho em um caixão.

"Dói fisicamente saber que não está conosco. Gostaria de ver como seria o seu futuro se esta guerra não tivesse começado, como teriam sido meus netos", lamenta.

 

 

 

por AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Lucão Fernandes e integrada por Cidinha do Oncológico e Sérgio Rocha, encaminharam ofício ao prefeito Airton Garcia, solicitando prioridade na tramitação de processos de compra e aquisição de insumos, materiais, medicações e serviços da secretaria municipal de Saúde, para enfrentamento do crescente número de casos de covid-19 e dengue no município.

Os parlamentares afirmam que essa é uma “medida que se impõe como dever constitucional do município” e manifestam “preocupação quanto à prestação do serviço de saúde, de caráter essencial”, em São Carlos.

A Comissão atua no sentido de fazer cumprir o preceito constitucional que determina que “a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, sendo seu acesso universal e igualitário”.

Entendem os vereadores que, “diante da alarmante elevação do número de infecções a celeridade e eficiência da administração são fundamentais para que possamos preservar e salvar vidas, prestando serviços de saúde para a toda a população são-carlense com a excelência necessária”.

No ofício, defendem a “necessidade de se obter todos os insumos indispensáveis à manutenção da vida e saúde de toda população, bem como os demais materiais, medicamentos e serviços para a área da saúde municipal de forma célere e eficiente”. Segundo observam, a Prefeitura deve atuar “para que não haja desabastecimento destes insumos ou a paralisação dos atendimentos e procedimentos pela ineficiência na aquisição de materiais pela burocracia da máquina administrativa”.

O apelo endereçado ao chefe do Executivo pondera que pedidos, solicitações e requisições de insumos, medicamentos, materiais e serviços são feitos pela secretaria municipal de Saúde ao Departamento de Licitações, sendo obedecida a ordem de chegada dessas requisições.

 “Deve-se ter em mente a imperiosa priorização na tramitação desses processos licitatórios, uma vez que muitas vidas dependem dessa providência, capaz de determinar a qualidade do serviço de saúde prestado pelo município”, concluem.

Publicado em Política

A ex-bailarina fez uma homenagem ao cantor Daniel nas redes sociais: “Só posso te agradecer”

 

BROTAS/SP - O cantor Daniel e a esposa, Aline de Pádua, completaram 12 anos de casados na última quinta-feira (12). Em suas redes sociais, a ex-bailarina compartilhou momentos especiais do casal e fez uma linda homenagem ao amado.

No vídeo, ela mostrou momentos ao lado do marido e das três filhas do casal. “São 12 anos de casados e 21 anos que nossa história começou… Já passamos por tantas coisas e com certeza aprendemos muito um com o outro”, iniciou Aline.

“Dividimos as alegrias e as dificuldades. Formamos essa família linda”, celebrou a esposa do sertanejo, e completou: “Só posso te agradecer @cantordaniel por cada momento! Juntos somos mais fortes! Te amo pra sempre”.

Nos comentários, fãs e famosos parabenizaram o cantor Daniel e esposa pela data especial! “Família abençoada”, declarou a repórter Iza Stein. “Parabéns e muitos anos de união e amor”, celebrou uma seguidora. “Que família linda”, elogiou outra internauta.

Vale lembrar que o cantor Daniel e Aline de Pádua estão juntos desde 2002 e são pais de Lara, de 12 anos, Luiza, de 10, e a caçula Olívia, de três meses.

 

 

JETSS

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - Um Gol com placas CDH5F71, foi furtado na noite de ontem, 12, na rua Rafael Abreu Sampaio, Vila Carmem, ao lado da Paróquia São Nicolau de Flue.

As duas irmãs que realizam o trabalho de evangelização das crianças na paróquia estacionaram o veículo por volta das 19h e quando voltaram por volta das 21h, o veículo já não estava mais no local citado.

O Boletim de Ocorrência foi registrado, quem ver o veículo ligar 190.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Nesta sexta-feira (13/05) a equipe da Unidade de Saúde da Família da CDHU “Ana Carmem Delamerlini” começou o expediente de forma diferente.

No início da manhã uma paciente no 8º mês de gestação procurou a unidade para atendimento médico, enquanto estava sendo atendida as dores do parto começaram e as 9h, de parto normal, nasceu Kauan. Mãe e filho foram encaminhados para a Maternidade pelo SAMU.

Esse foi o primeiro parto realizado pela equipe da USF.

SÃO CARLOS/SP - Neste dia 13 de maio, Festa de Nossa Senhora de Fátima, os Arautos vão promover logo após a celebração da missa das 19 horas a “noite do pastel solidário” em prol a manutenção e reforma da igreja São Francisco de Assis, que fica no bairro Jardim Pacaembu, em São Carlos. 

Lembrando que os Arautos do Evangelho fica na Rodovia Dr. Paulo Lauro km 144, (quase em frente ao açougue da Siltomac Implementos Agrícolas), com amplo estacionamento e segurança no local.

Venha participar e ajudar na reforma da igreja São Francisco de Assis.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Nesta sábado (14/05), das 8h às 13h, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o plantão de vacinação para crianças e adultos contra a COVID-19 e a gripe.  A imunização para adultos e crianças será realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) da Vila Isabel, do Santa Felícia e nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Itamaraty e do São Rafael, localizadas agora na rua João Lourenço, nº 44, no Maria Stella Fagá.  

Na Fundação Pró-Memória a vacinação será realizada também das 8h às 13h, porém somente para adultos. 

Uma equipe do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) vai imunizar neste sábado (14/05), acamados residentes no Balneário do 29.

Publicado em Coronavírus

BRASÍLIA/DF - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem (12) pela prorrogação por 1 ano da validade das autorizações de uso emergencial de medicamentos e vacinas contra a covid-19. Nesse prazo, as empresas terão que pedir o registro sanitário definitivo.

Com a resolução aprovada hoje, a Anvisa pretende manter o padrão atual no fornecimento de vacinas e medicamentos contra a covid-19. A autorização para uso emergencial de vacinas se deu com a necessidade de uma resposta rápida ao contágio da covid-19 e o aumento no número de casos e mortes no país.

A decisão da agência foi necessária, uma vez que as autorizações de uso emergencial perderam a validade com o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), declarado pelo Ministério da Saúde em abril. As vacinas da Pfizer, da Johnson & Jonhson (Janssen) e da AstraZeneca já tiveram seus registros definitivos aprovados pela agência.

A resolução aprovada hoje pela Diretoria Colegiada também trouxe algumas mudanças para os novos pedidos de autorização de uso emergencial. Entre os principais pontos, está a necessidade de os fabricantes dos medicamentos ou vacinas de terem Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) emitido pela Anvisa, além da obrigação das empresas detentoras de autorização de notificar os eventos adversos graves em até 72 horas da ocorrência.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Uma jovem mulher de apenas 39 anos, morreu ontem, 12, com suspeita de dengue, em São Carlos.

A mulher estava internada em hospital particular e segundo boletim médico, existe a suspeita de dengue hemorrágica, para a confirmação ou não, o corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito, localizado na Alameda Aldo Lupo, 1260, Vila Cerqueira, na cidade de Américo Brasiliense/SP.

Em 2022 já foram registradas em São Carlos 1.229 notificações, com 542 casos positivos de Dengue, sendo 507 autóctones e 35 importados com 1 morte registrada, caso se confirme a morte desta mulher por dengue será a 2 morte registrada. Já para Chikungunya foram registradas 6 notificações, com 6 casos descartados. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação com 1 resultado negativo. Para Zika nenhuma notificação foi registrada até agora.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e a Comissão Intersindical, formada pelos representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Categoria Hoteleira (SINTSHOGASTRO), Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Sindicato dos Químicos de São Carlos, Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Câmara Municipal, realizou o tradicional “Concurso Trabalhador São-Carlense”.

Após a abertura de inscrição e cálculo de pontuação dos inscritos, utilizando parâmetros previsto na Lei nº 14.046 de abril de 2007 e Decreto nº 100 de 2020, foram escolhidos os seguintes trabalhadores: José Adão Volpin (Trabalhador da categoria indústria – químicos); Elisabete Maria da Silva Barbosa (Trabalhadora da categoria indústria – metalúrgicos); Adriano Dias Moreira (Trabalhador da categoria rural); Viviane Rodrigues Macedo (Trabalhadora da categoria rural); Luís Carlos Mesquita (Trabalhador da categoria comércio e serviços – SINTSHOGASTRO); Kátia Cilene Vicente da Silva (Trabalhadora da categoria comércio e serviços – Comércio); Joice Silva Jordão (Trabalhadora da categoria jovem - Economia Solidária) e Ariane Campesan Mourão (Trabalhadora homenageada - Servidora Municipal).

 “É de extrema importância mantermos este evento tradicional em nossa cidade, principalmente neste momento pós-pandemia onde os trabalhadores sofreram com a falta de emprego e com a exposição aos riscos existentes pela COVID-19”, afirmou a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti.

A secretária de Trabalho Emprego e Renda também agradeceu a comissão formada para a realização do concurso: Murilo Locatti (representante da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda), Ceres de Souza Lucena Ronquim (representante da Indústria), Antônio Lopes Bastos (representante do Comércio e Serviços), Mauricio da Silva Barreto (representante Rural) e a vereadora Raquel Auxiliadora (representante da Câmara Municipal de São Carlos).

Os vereadores Rodson Magno e Raquel Auxiliadora, além da secretaria de Educação, Wanda Hoffmann, participaram do evento.

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.