fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 17 Mai 2022

SÃO CARLOS/SP - Em patrulhamento pela região do bairro Romeu Tortorelli, a Guarda Municipal logrou êxito em encontrar e apreender drogas na manhã de hoje, 18.

A equipe Canil da GM realizava o trabalho de patrulhamento, quando na Rua Riskala Addad, resolveu andar a pé com a cachorra K9 Índia, e durante a andança e o bom farejamento da cachorra, foi encontrado 43 invólucros de maconha, 33 pinos de cocaína e 18 pedras de crack.

Não havendo suspeitos pelo local no momento das buscas, apenas o material localizado fora apresentado à Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) está realizando a substituição da rede de distribuição de água das ruas República do Líbano e Elias Arsênio, e as interligações com as ruas transversais no bairro Jardim Cruzeiro do Sul. Estão sendo substituídos aproximadamente 4.500 metros de rede de água e 390 ligações domiciliares.

A substituição das redes está sendo feita pelo passeio público (calçada) da forma convencional com a utilização de tubos em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) com solda em termofusão, proporcionando maior resistência, durabilidade e facilidade de instalação às novas redes públicas. 

O custo global da obra é de R$ 594.553,96, com prazo estimado de conclusão de 4 meses. Do valor, apenas 15% são recursos do próprio do SAAE. Os outros 85% são recursos aprovados junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com repasse ao município sem a necessidade de reembolso ao órgão estadual.

As redes são antigas e foram construídas com materiais que sofreram muito desgaste com o passar do tempo apresentando constantes vazamentos. “Esta obra faz parte das melhorias que constam do planejamento do SAAE para os próximos anos e tem como objetivo principal a redução dos índices de perdas de água no município, além de garantir a regularidade e qualidade na distribuição de água potável à população”, informa Benedito Marchezin, presidente do SAAE.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone 0800 300 15 20.  A ligação é gratuita.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registrou mais um óbito por COVID-19, totalizando 589 mortes pela doença no município.  O óbito registrado na terça-feira (17/05) é de uma mulher de 57 anos com comorbidades, internada em hospital público desde 10/05. A paciente já tinha recebido duas doses da vacina contra a COVID-19. 

Foram registrados nesta quarta-feira (18/05) mais 168 exames positivos e 242 negativos para COVID-19. Nenhum paciente com suspeita de COVID-19 aguarda vaga neste momento em leito de estabilização da UPAS.

Publicado em Coronavírus

RIO DE JANEIRO/RJ - Gabi Martins, ex-participante do Big Brother Brasil e cantora, deixou seus fãs impressionados na tarde de terça-feira (18). Mesmo com todo o frio que está fazendo no Brasil, a celebridade apostou em um vestido mais justo.

“De ontem. E esse frio?”, questionou na legenda da publicação. Na foto, Gabi Martins apostou em um vestido preto e vem justo ao seu corpo, enquanto exibe sua bolsa mais descolada e, claro, como era de se esperar, o seu make chamativo. Atualmente, a musa conta com nada mais, nada menos que 12,8 milhões de seguidores.

“Essa mulher é a coisa mais linda do mundo, mas ela não sente frio?”, questionou uma internauta nos comentários. “Lindíssima, linda, flor, top, chique, classe… ah, nem sei mais o que dizer”, apontou mais.

 

 

 

Por: Alefy Soares / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

UCRÂNIA - O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta quarta-feira (18) que 959 militares ucranianos que estavam entrincheirados na siderúrgica de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, se renderam desde a última segunda-feira (16).

"Nas últimas 24 horas, 694 combatentes, incluindo 29 feridos, se tornaram prisioneiros. Desde 16 de maio, 959 combatentes, entre eles 80 feridos, se renderam", afirma um comunicado.

De acordo com a nota, 51 deles foram hospitalizados em Novoazovsk, uma localidade sob controle dos russos e seus aliados separatistas na região de Donetsk (leste).

O ministério não revelou o destino dos prisioneiros. As autoridades russas afirmaram em diversas ocasiões que alguns deles não são considerados soldados, e sim combatentes neonazistas.

As autoridades ucranianas desejam organizar uma troca de prisioneiros de guerra. Os militares estavam entrincheirados no labirinto de galerias subterrâneas da enorme siderúrgica de Azovstal, que virou um símbolo internacional da resistência ucraniana diante da ofensiva iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro.

A cidade estratégica de Mariupol, onde fica o complexo industrial, foi destruída em grande parte pelos combates e o cerco russo.

 

 

por AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - Uma briga entre irmãos quase acabou em homicídio na noite de ontem, 17, na Rua Octávio da Silva, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

Segundo informações, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica. Ao chegar ao local, os PMs encontraram A.H.F.N de 24 anos, com uma marreta na mão e um ferimento na barriga.

Já o irmão de 21 anos, disse aos Militares que A.H.F.N, tentou agredi-lo com a marreta e para se defender usou a faca.

O irmão que estava com ferimentos foi conduzido à UPA do bairro para os cuidados médicos, porém os Policiais ao consultar os documentos do ferido, constatou que o mesmo estava sendo procurado pela justiça.

Após os cuidados médicos, o sujeito foi levado à Central de Polícia Judiciária e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) descobriram que o uso de luzes de LED pode acelerar a fase de fermentação na produção de cerveja, reduzindo o tempo gasto nesse processo de 15% a 20% sem alterar a qualidade da bebida.

O uso de luz para análise do processo de produção de cerveja permite o controle de reações enzimáticas e fermentativas que antes não passavam de metodologias empíricas. Com as técnicas ópticas, a produção de cerveja passa a ser otimizada, atingindo melhora na qualidade final.

Este foi o resultado inicial de uma pesquisa realizada no Grupo de Óptica do  IFSC/USP, em parceria com o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF/IFSC), a partir do trabalho de doutorado do aluno Éverton Sérgio Estracanholli, com o objetivo de ultrapassar as dificuldades em monitorar, em tempo real, a transformação do amido do malte de cevada em açúcares e, consequentemente, em álcool, garantindo assim a qualidade da cerveja.

Os métodos de análise atualmente praticados são demorados, havendo a necessidade de colher uma amostra, levar para um equipamento e fazer a quantificação.

Nesse contexto e com base nesse estudo, foi desenvolvido um conjunto de equipamentos, começando por um espectrômetro que compila os dados da produção de cerveja durante a produção em diferentes etapas. “Durante a produção de uma cerveja, você começa com a mosturação, que é o processo de cozimento dos grãos de malte de cevada, conhecido também como brassagem, onde acontece uma quebra do amido do malte em açucares. É esse açúcar que vai ser usado para a alimentação da levedura para a produção do álcool, no passo seguinte, a fermentação. Durante todo esse processo, desde a mosturação até à fermentação, o equipamento que vai fazer as medidas é o espectrômetro e os açúcares, juntamente com o álcool, são quantificados através de uma rede de inteligência artificial. Com o espectrômetro é possível monitorar em tempo real as propriedades da cerveja antes do processo ser finalizado, quantidade de açucares e de álcool, o que permite um controle da produção nunca feito antes.”, explica o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Sebastião Pratavieira.

O segundo equipamento, também baseado em leituras ópticas, é um medidor de cor e amargor que atua tanto na bebida em sua fase de produção, quanto com a bebida pronta, sendo possível determinar essas propriedades e adequá-las, atingindo com maior precisão o objetivo final desejado.

No Instituto foram realizados testes de medida de amargor com cervejas de mercado, onde se verificou que, mesmo tolerando variações de 10% entre os valores reais de amargor e os valores declarados em rótulo, ainda assim 2/3 das cervejas foram incondizentes.

“Em um mercado onde cervejas amargas vêm sendo cada vez mais exploradas, com valores de amargor expostos em rótulos como meio de propaganda, torna-se indispensável o uso de técnicas para controle” acrescenta Éverton Sérgio Estracanholli.

Esta pesquisa está integrada na Unidade EMBRAPII – Centro de Pesquisa e Inovação em Biofotônica e Instrumentação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) - Empresa: BR Tecnologia em Bebidas Ltda.

 

 

Rui Sintra - Jornalista

SUÉCIA - Considerada por muitos o mal do século XXI, a depressão ainda é envolta por diversos mistérios que a ciência tenta desvendar. Pesquisa sueca que usou rastreamento ocular chegou a conclusão de que noites maldormidas podem ser um agravante da doença, além de aumentar a ansiedade e alterações de humor. 

“Selecionamos 45 homens e mulheres que passaram uma primeira noite de privação de sono quase constante e uma segunda noite com oito horas de sono (quantidade considerada normal). Nas duas situações, avaliamos seus movimentos oculares na manhã seguinte com a ajuda desse método apurado”, detalham os autores do estudo, publicado na revista Nature and Science of Sleep.

Após isso, eram mostradas aos voluntários fotos com três tipos de expressões faciais para serem identificadas: um rosto com medo, um zangado e um outro neutro. A conclusão que a principal autora do estudo Lieve van Egmond chegou foi que no dia em que as pessoas haviam dormido menos elas tinham mais dificuldade para identificar os humores nas fotos.

“Quando privados de sono, eles passaram menos tempo se fixando nos rostos. Como as expressões faciais são cruciais para entender o estado emocional de alguém, gastar menos tempo se fixando nelas após uma perda aguda de sono pode aumentar o risco de você interpretar o estado emocional de terceiros de forma imprecisa ou tardia”, apontou a pesquisadora do Departamento de Ciências Cirúrgicas da Universidade de Uppsala, na Suécia.

A professora, porém, pondera que outras pesquisas precisam ser feitas para chegar a uma conclusão sobre até que ponto a privação de sono pode agravar esses problemas.

“Nossos participantes eram adultos jovens. Assim, não sabemos se nossos resultados são generalizáveis para outras faixas etárias. Além disso, não temos como dizer se conclusões semelhantes seriam vistas entre aqueles que sofrem com a perda crônica de sono. Esse é um campo de estudo vasto, que pode ser explorado de inúmeras formas em investigações futuras”, encerrou. 

 

 

ISTOÉ

Publicado em Saúde

PANAMÁ - Localizado ao norte do Panamá, o Vale do Anton possui uma atração natural que parece saídas das mais fantásticas páginas da literatura, mas que floresce em plena vida real: algumas árvores no local são quadradas. Sim, ao invés do esperado formato circular, os troncos dessas árvores possuem um desenho quadrado ou retangular que há muitos anos espantam a comunidade científica e atrai os turistas para conhecer a região, posicionada sobre as cinzas de um antigo e gigante vulcão inativo – que, não por acaso, ganhou o apelido de “Vale das árvores quadradas”, se tornando uma verdadeira atração popular.

Muita gente encontra explicação para o formato especial das árvores no fato do “Vale das Árvores Quadradas” se localizar dentro do segundo maior vulcão adormecido do mundo, mas a verdade é que a comunidade científica ainda não encontrou a razão por trás do peculiar desenho dos troncos na região. A maior parte dos “arboles cuadrados” são do tipo Quararibea asterolepis, uma espécie nativa da América Central e da América do Sul, e até mesmo os anéis, representando a “idade” de cada árvore, possuem o o desenho quadrado no interior dos troncos.

Cientistas ligados à Universidade da Flórida, nos EUA, vêm tentando desvendar o motivo do raro desenho encontrado nas árvores da região do Vale do Anton, e chegaram a pegar algumas mudas para plantá-las em outro local, a fim de descobrir se elas manteriam sua característica peculiar e cresceriam no formato. A conclusão comprovou que os troncos quadrados estão ligados ao ambiente da região do Panamá, já que as árvores cresceram em formato arredondado quando replantadas em outro local.

Há quem não enxergue nada de especial nas árvores, e nem sequer as perceba como realmente quadradas, tratando a lenda do “Vale das Árvores Quadradas” como algo natural ou simplesmente projetado para atrair turistas à região. Seja como for, o fato é que não é todo dia que encontramos uma porção de árvores quadradas na natureza, especialmente crescendo exclusivamente dentro de um dos maiores vulcões adormecidos do mundo – trata-se, portanto, de uma aventura especial, que vale a visita e o mistério.

 

 

 

Vitor Paiva / HYPENESS

Publicado em Meio Ambiente

BRASÍLIA/DF - O Ministério da Educação lançou na terça-feira (17) um programa voltado para a educação de crianças de 0 a 5 anos de idade. O Primeira Infância na Escola foca na articulação de diferentes iniciativas e na eficiência na gestão pública para elevar a qualidade da Educação Infantil.

O programa tem ainda entre os objetivos a formação continuada de professores, o fortalecimento da Base Nacional Comum Curricular e o alcance das metas do Plano Nacional de Educação.

A Secretaria de Educação Básica fornecerá apoio técnico e financeiro para avaliar, monitorar e qualificar as oportunidades de aprendizagem para municípios e escolas.

O secretário Mauro Rabelo disse que regiões mais vulneráveis vão ter prioridade. Já o ministro da Educação, Victor Godoy, disse que o plano não é apenas repasse de recursos.

Também foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Sistema de Tribunais de Contas para acompanhamento dos planos de educação de estados e municípios.

 

 

Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.