fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 18 Mai 2022

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registrou mais um óbito por COVID-19 nesta quinta-feira (19), totalizando 590 mortes pela doença no município. O óbito é de um homem de 59 anos com comorbidades (esquizofrenia e hipertensão) que estava em leito de estabilização da UPA Santa Felícia aguardando transferência (via CROSS) para o Hospital de América Brasiliense. O paciente já tinha recebido duas doses da vacina contra a COVID-19.

Foram registrados nesta quinta-feira mais 191 exames positivos e 275 negativos para COVID-19. Nenhum paciente com suspeita de COVID-19 aguarda vaga neste momento em leito de estabilização das UPAS.

Publicado em Coronavírus

RIO DE JANEIRO/RJ - O novo longa deverá mostrar o que aconteceu no período de quatro anos entre o crime o julgamento. A repercussão positiva de “A Menina que Matou os Pais” e “O Menino que Matou Meus Pais” vai gerar um terceiro filme. Segundo apurou a colunista Patricia Kogut do jornal O Globo, a ideia é manter o elenco – e parte dos atores já começou as negociações.

Dirigidas por Maurício Eça, as duas produções lançadas pela Amazon Prime Video foram estreladas por Carla Diaz como Suzane von Richtofen e Leonardo Bittencourt como Daniel Cravinhos. Os filmes contam como o casal se envolveu e planejou a morte dos pais dela em 2002, com a ajuda do irmão do rapaz, Cristian (Allan Souza Lima).

Escrito por Ilana Casoy e Raphael Montes, o roteiro foi baseado nos depoimentos dos réus durante o julgamento, em 2006. Cada um dos filmes traz o ponto de vista de um dos condenados.

No elenco, estavam ainda Augusto Madeira e Debora Duboc, como os pais dos Cravinhos, Leonardo Medeiros e Vera Zimmermann, como os Richtofen, e Kauan Ceglio, no papel do irmão de Suzane, Andreas.

Ambos os longas estão disponíveis na Amazon Prime Video. Lembre o trailer abaixo.

 

 

 

Pipoca Moderna

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - O DEIC de São Paulo esteve na quarta-feira, 18, em São Carlos, e deteve um homem de 41 anos, suspeito de pedofilia.

De acordo com informações, o sujeito foi detido em um condomínio residencial localizado na Avenida Otto Werner Rosel.

Com um mandado em mãos os Policiais conseguiram deter o indivíduo na residência e foi apreendido celulares, notebooks e HDs. O homem é acusado de armazenar imagens de crianças fazendo sexo.

O acusado foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde foi arbitrado uma fiança de R$ 1.500,00, onde foi paga e o sujeito liberado, mas as investigações continuam.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que na madrugada desta quinta-feira (19/05), por volta da 1h, foram furtados os cabos elétricos do poço e danificado o painel de entrada de energia da Unidade de Produção, Reservação e Distribuição do Jockey Clube.

O SAAE já realizou manobras na rede de distribuição buscando minimizar os impactos do furto. As equipes de manutenção já estão no local providenciando os reparos.
Poderá ocorrer desabastecimento nos seguintes locais: Jardim Guanabara e Jockey Clube. 

Devido a extensão dos danos a previsão de retomada do abastecimento somente deverá ocorrer no final da tarde de hoje (19/05)

Outras informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Usuário através do telefone 0800- 300 -1520. A ligação é gratuita.

Publicado em Policial

Durante os últimos dois anos, devido a COVID-19, as formações de docentes e de servidores foram realizadas em modo remoto

 

SÃO CARLOS/SP - A secretária de Educação, professora Wanda Hoffmann, realizou na última semana a abertura da formação de professores da rede municipal de ensino, realizada esse ano de forma presencial.

“Espero que todos tenham uma boa formação no sentido de nos capacitarmos sempre, aos poucos estamos voltando ao normal, de forma gradual, e desta vez estamos em modo presencial, daí a importância de valorizar esse momento, de retomada e de avanço pedagógico depois do período de excepcionalidade que tivemos”, falou a secretária aos participantes.

Durante os últimos dois anos, por recomendação das autoridades sanitárias, as formações de docentes e de servidores foram realizadas somente de modo remoto. Com as devidas autorizações legais, as capacitações voltaram a ser presenciais.

A coordenação das atividades é do Centro de Formação de Profissionais da Educação (CeFPE), ligado à Secretaria Municipal de Educação (SME). No total, serão seis encontros de formação com a temática “Do diagnóstico das aprendizagens à intervenção pedagógica” para os Professores II que atuam de 1º ao 5º ano. 

Os encontros estão sendo ministrados pela pedagoga Ivanilde Moreira, mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp, pós-graduada em Didática e com experiência em formações e palestras na área educacional desde 2004. Ela foi dirigente municipal de Educação de Casa Branca, foi consultora educacional e promotora de eventos educacionais. Atualmente é consultora do Sebrae/SP.

A formação acontece conforme o calendário previsto em HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) que é realizado pelas Unidades Escolares. Os professores foram divididos em grupos, sendo que os Professores II que atuam nos 1º, 2º e 3º anos continuam a formação nos dias 06 e 20 de junho. Já os Professores II que atuam nos 4º e 5º anos começam a formação no dia 23 de maio, continuando nos dias 13 e 27 de junho.

Publicado em Educação

KURSK - Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas no sudeste da Rússia em um ataque contra uma localidade próxima da fronteira com a Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira (19) o governador da região de Kursk.

"Outro ataque inimigo na cidade de Tetkino, que aconteceu durante a madrugada, terminou infelizmente em tragédia. No momento sabemos de ao menos um civil morto", anunciou o governador Roman Starovoit no Telegram, sugerindo que o ataque partiu da Ucrânia.

Ele afirmou que de acordo com informações preliminares a vítima fatal é um caminhoneiro que fazia uma entrega em uma destilaria local.

Starovoit acrescentou que outras pessoas ficaram feridas e os serviços de emergência trabalhavam para apagar os incêndios na região de 4.000 habitantes, próxima à Ucrânia, país invadido pela Rússia desde 24 de fevereiro.

"Várias casas foram atingidas. Também temos relatos de projéteis que não explodiram", disse. O governador publicou no Telegram fotos de prédios incendiados e janelas quebradas.

As autoridades nas áreas russas da fronteira com a Ucrânia acusaram as tropas de Kiev pelos ataques.

 

 

AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

EUA - Após quatro anos de pesquisas em Marte, a sonda InSight da Nasa provavelmente encerrará suas atividades no próximo verão no hemisfério norte, pois a poeira acumulada em seus painéis solares diminui sua potência.

O robô deixará um legado de dados que será aproveitado por cientistas de todo o mundo por anos, o que ajudará a melhorar a compreensão humana sobre a formação do planeta, informou a Nasa ao fazer o anúncio na terça-feira (18).

Equipada com um sismômetro ultrassensível, a sonda registrou mais de 1.300 "sismos marcianos", incluindo um de magnitude 5 em 4 de maio, o mais forte já registrado.

Mas por volta do mês de julho, o sismômetro se apagará.

Depois, será atestado o nível de energia do robô aproximadamente uma vez por dia e será possível continuar tirando fotos. No fim de 2022, a missão será interrompida por completo.

A causa é o acúmulo de poeira marciana em seus dois painéis solares, com cerca de 2,2 metros cada.

Após chegar a Marte em novembro de 2018, o InSight em breve ficará sem bateria, pois já funciona com apenas um décimo de sua carga original.

A sonda ganhou uma extensão de sua vida útil há aproximadamente um ano, quando seu braço mecânico foi usado de forma imprevista para eliminar parte da poeira dos painéis solares, prolongando a missão.

Nesta manobra, bem sucedida seis vezes, o braço usou a própria poeira para limpar os painéis: coletou terra marciana e a deixou cair sobre o robô para que a sujeita saísse dos painéis solares, limpando parcialmente sua superfície.

Bruce Banerdt, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, explicou nesta terça em coletiva de imprensa que devido aos custos decidiu-se não adicionar nada específico ao robô para limpar os painéis porque instalar um mecanismo assim deixaria "menos para pôr nos instrumentos científicos".

 

- "Tesouro científico" -

A InSight é uma das quatro missões atualmente em curso no planeta vermelho, juntamente com os rovers americanos Perseverance e Curiosity, e o chinês Zhurong.

Desde que chegou a Marte, seu sismômetro, fabricado na França, abriu o caminho para grandes avanços.

"O interior (do planeta vermelho) era uma espécie de sinal de interrogação gigante", disse Banerdt, que trabalhou na missão InSight por mais de uma década.

Mas graças a esta sonda, "pudemos mapear o interior de Marte pela primeira vez na história".

As ondas sísmicas, que variam de acordo com os materiais que atravessam, oferecem uma imagem do interior do planeta.

Os cientistas conseguiram confirmar, por exemplo, que o núcleo de Marte é líquido e determinar a espessura da crosta marciana, menos densa do que se pensava e provavelmente formada por três camadas.

O terremoto de magnitude 5 registrado no começo de maio foi muito mais forte do que todos os já registrados e se aproximou do que os cientistas pensavam que seria um máximo em Marte, embora não fosse considerado um sismo forte na Terra.

"Este terremoto será realmente uma arca do tesouro de informação científica quando a tivermos em mãos", disse Banerdt.

Os sismos são causados, em particular, pela movimentação das placas tectônicas, explicou, mas também podem ser provocados quando a crosta terrestre se move devido às anomalias de temperatura provocadas por seu manto.

É este último tipo de tremor que os cientistas acreditam ocorrer em Marte.

No entanto, o InSight não se saiu bem em todas as operações científicas, como quando seu sensor térmico teve problemas para se inserir sob a superfície para medir a temperatura do planeta devido à composição do solo onde o robô pousou.

Mas, à luz do êxito do sismômetro, a Nasa considera no futuro usar a técnica em outros locais, disse Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciências Planetárias da agência.

"Realmente gostaríamos de estabelecer uma rede completa na Lua para entender de verdade o que acontece ali", destacou.

 

 

AFP

Publicado em Ciência & Tecnologia

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal aprovou, e a Prefeitura publicou em seu Diário Oficial, Lei de autoria do vereador Marquinho Amaral que inclui a "Tratorada do Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia no Calendário Oficial de Eventos do Município", a ser realizada anualmente no mês de março de cada ano. O projeto de lei foi elaborado atendendo pedidos do padre Everton Luchesi, responsável pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia e Rykoff Aidar, um dos dirigentes da Comissão Paixão Sertaneja.

Segundo o vereador, o evento está em sua 15ª edição e é um sucesso, realizado por Produtores Rurais, e organizada pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, e que atrai agricultores de toda a região. Além da missa, festividades, desfile de tratores, almoço, leilão de prendas com moda sertaneja e exposição de máquinas e tratores antigos e novos.

O vereador destaca que os caminhões e máquinas que participam da tratorada são instrumentos de trabalho indispensáveis para a área rural. “Procuro incentivar para que este evento continue crescendo a cada ano. Sabemos da importância de cada um desses veículos e máquinas para o sustento de muitas famílias. É uma maneira de valorizar os pequenos e médios agricultores”, ressaltou.

Para Marquinho, a Tratorada atrai muitos fiéis, produtores rurais e motoristas, que vão até o Santuário em peregrinação, pedindo proteção em seus trabalhos, em suas vidas, demonstrando fé. “A exposição traduz toda a história que envolve estas máquinas no mundo, além da importância e fé do homem do campo, que existe para levar alimento à nação”, concluiu Marquinho.

História do Santuário

O Santuário Nossa Senhora Aparecida da Babilônia ou Aparecidinha, está localizado no município de São Carlos, na Estrada Municipal Leôncio Zambel, com acesso pela Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215), bairro rural da Babilônia, no km 136 e pertence à Paróquia Santa Isabel. É uma pequena igreja rural que guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A tradição diz que a imagem foi encontrada intacta sob uma árvore após um incêndio destruidor no bairro da Babilônia. A capela foi construída no local, que hoje recebe romarias e procissões ao longo do ano; e todo dia 15 de agosto há uma festa dos devotos, independentemente o Santuário recebe devotos e romarias o ano todo.

Calendário de Festas

No mês de março a festa da Tratorada (benção dos tratores) e agricultores e leilão. Sempre uma semana antes tem a Missa dos Frutos da Terra agradecendo a Deus os dons da terra.

No mês de abril com a Procissão dos Cavaleiros com a benção dos cavaleiros e seus animais, máquinas e equipamentos agrícolas, e produtores rurais.

No mês de julho a Procissão de São Cristóvão com a benção dos caminhoneiros e motoristas e seus veículos.

Em 15 de agosto, comemora-se, com um feriado municipal, o dia da padroeira local.

No mês de setembro a romaria a pé e cavalgada percorrendo 13 km de São Carlos ao Santuário em oração e a na chegada a benção do bolo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

No dia 12 de outubro comemorando o Dia de Nossa Senhora Aparecida do Brasil.

Publicado em Política
Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 13 e 20 de novembro

 

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou o edital que regulamenta a forma de acesso aos cursos de graduação presenciais em 2023. As pessoas interessadas em ingressarem nos cursos de graduação presenciais da UFSCar em 2023 deverão participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 (https://enem.inep.gov.br), que acontecerão nos dias 13 e 20 de novembro (versão impressa e digital). As inscrições para o Enem 2022 podem ser feitas até o dia 21 de maio. O edital pode ser conferido neste link (https://bit.ly/3FIVOhz).
Serão ofertadas 2.917 vagas divididas em 65 carreiras de graduação, sendo 1.817 vagas no Campus São Carlos; 240 vagas no Campus Araras; 240 vagas no Campus Lagoa do Sino - Buri; e 620 vagas no Campus Sorocaba.
O edital também regulamenta o ingresso no curso de Música da UFSCar. Os candidatos a ingresso no curso de graduação em Música - Licenciatura deverão, adicionalmente, submeter-se à prova de habilidades musicais, conforme regulamentação complementar a ser publicada em edital próprio da Pró-Reitoria de Graduação por meio da Internet, no endereço eletrônico www.ingresso.ufscar.br.
Mais informações podem ser obtidas por meio de contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar (www.prograd.ufscar.br/fale-conosco) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - Parece, mas não é. Um simples leite condensado causa muita confusão e críticas na Internet e em supermercados de todo o Brasil por....não ser um leite condensado. Entenda essa história e conheça o que diz a defesa da empresa produtora.

Há cerca de um mês, a Nestlé lançou o “mistura láctea condensada”, que leva soro de leite e amido, o que torna a produção mais barata. A versão tradicional e original vem escrita "leite condensado" e o leite pode ser integral, desnatado ou semidesnatado.

Os consumidores reclamam que se confundem, pois os nomes e as embalagens são muito parecidas. Além disso, eles questionam o fato da Nestlé praticamente não ter divulgado que faria algo novo e apenas o colocou no mercado.

"Minha mãe caiu no golpe do leite moça barato e não era leite condensado era mistura láctea condensada, não achei que tinha como um brigadeiro ficar ruim", comentou uma internauta, no Twitter.

"Já não bastava o leite condensado semidesnatado que faz receita dar errado? Agora a Nestlé resolveu fazer um falso que é mistura de um monte de tralha, e o preço é quase o mesmo do leite condensado normal", criticou outro usuário, também nesta rede social.

A Nestlé se defende e diz que o novo produto é mais econômico com o objetivo de alcançar famílias mais pobres e que o tradicional leite condensado segue no mercado. Ela destaca ainda que há um pudim na nova embalagem.

"A empresa se preocupa em desenvolver produtos que atendam às suas diversas necessidades. O produto é uma alternativa com menor desembolso para as famílias que querem continuar preparando suas receitas sem abrir mão da segurança do resultado e da qualidade Nestlé.", destacou a empresa.

"Tem cor marsala e consta a identificação ‘mistura láctea condensada’. Além disso, é a única embalagem da linha que conta com a imagem de uma receita no painel frontal – o pudim, uma das receitas mais produzidas dentro dos lares brasileiros".

Outra diferença perceptível é que a embalagem nova vem escrita "Para toda família". Ambos continuam com a imagem principal: uma mulher carregando um balde na cabeça.

 

 

Flipar

Publicado em Culinária

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.