fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Baleia jubarte ergue filhote e o apoia na cabeça no litoral de SP; veja imagens e entenda o por quê Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia à Vista

Baleia jubarte ergue filhote e o apoia na cabeça no litoral de SP; veja imagens e entenda o por quê

Escrito por  Ago 16, 2023

SÃO PAULO/SP - Pesquisadores flagraram durante trabalhos de avistamento uma cena inusitada envolvendo baleias jubarte no Litoral Norte de São Paulo: uma mãe erguendo seu filhote e o apoiando na cabeça para levá-lo à superfície da água.

Autor das imagens que registraram o momento, o especialista em baleias e golfinhos Júlio Cardoso viu a cena de perto no início desta semana, entre Ilhabela e São Sebastião.

Os registros mostram as costas do filhote sobre a superfície do mar e sobre uma jubarte adulta, de cerca de 15 metros de comprimento. A mãe o apoia para subir na superfície, mas fica praticamente submersa.

De acordo com o pesquisador, o filhote tem cerca de quatro metros e no máximo duas semanas de vida. Justamente por seu um recém-nascido, recebe o apoio da mãe para conseguir saltar e subir a superfície.

“Era um filhote muito pequeno, um bebê ainda, com dias de vida. Isso faz parte do comportamento das mães que, quando os filhos ainda não muito novos, os levantam sobre o corpo para ajuda-los a respirar na superfície. É como se a mãe pegasse um bebê no colo”, explica.

Cardoso afirma que a prática é considerada comum, até que os mais novos aprendam a subir sozinhos. “Temos visto muitas mães com filhotes novinhos nessa temporada porque eles não podem nadar tão profundo e precisam dessa ajuda na superfície”, diz.

Essa presença constante, inclusive, tem sido a principal característica dessa temporada das baleias jubarte no litoral paulista, que acontece entre junho e agosto de todos os anos.

Segundo o pesquisador, o número de avistamento de filhotes tem sido maior do que a média, assim como a presença também de animais jovens.

“É a creche de um lado, com os filhotes aprendendo a saltar e bater as nadadeiras, e uma balada do outro. Temos visto muitos grupos reprodutivos também, com machos disputando as fêmeas”, diz.

 

 

Por g1

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.