SÃO CARLOS/SP - Preocupado com a conservação do meio ambiente da cidade e a manutenção das áreas verdes, o vereador Lineu Navarro solicitou ao SAAE, a revegetação do trecho de mata comprometido por uma obra de implantação de nova rede coletora de esgotos, localizada à margem esquerda do Córrego Gregório. O trecho da obra compreendeu o prolongamento da Avenida Mário Gaspar até a Avenida Vicente Pelicano, na região dos bairros Azulville e São Judas Tadeu. A execução, que foi realizada por uma empresa contratada pelo SAAE, foi orçada em R$ 750 mil reais e concluída recentemente.
O vereador reconhece a necessidade urgente da substituição da rede coletora de esgotos existente no local, uma vez que há tempos a antiga não consegue dar conta de todo o esgoto lançado diariamente ali, porém gerou grande impacto negativo na natureza.
“Foi uma obra notavelmente importante, porém sua execução gerou um impacto ambiental grave e deve ser precedida de autorização da CETESB. É fundamental que seja devolvida a vegetação naquele local, com base no Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)”, destacou. Basicamente, o PRAD é um estudo técnico que detalha as medidas necessárias para recuperar uma área degradada ou alterada. Restaurar as condições físicas, químicas e biológicas de uma mata para que ela volte a ter um equilíbrio ambiental semelhante ao original, são compromissos desse projeto.
MEDIDAS - Em reunião com o presidente do SAAE, Derick Rafael Contri e engenheiros da autarquia, na última semana, ficou acordado que será realizado um estudo para a possível revegetação daquele local, uma vez que a compensação estabelecida pela CETESB foi em outra região da cidade.