fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Candidato argentino de extrema direita Javier Milei obtém vitória nas eleições primárias © Thomson Reuters

Candidato argentino de extrema direita Javier Milei obtém vitória nas eleições primárias

Escrito por  Ago 15, 2023

BUENOS AIRES - Os eleitores argentinos puniram as duas principais forças políticas do país em uma eleição primária no domingo, empurrando um candidato libertário para o primeiro lugar em uma grande surpresa na corrida para as eleições presidenciais em outubro.

Com cerca de 90% das urnas apuradas, o economista libertário de extrema direita Javier Milei tinha 30,5% dos votos, muito acima do previsto, com o principal bloco conservador de oposição atrás com 28% e a coalizão governista peronista em terceiro lugar com 27%.

O resultado é uma dura repreensão à coalizão peronista de centro-esquerda e ao principal bloco conservador de oposição Juntos pela Mudança, em meio a uma inflação de 116% e uma crise de custo de vida que deixou quatro em cada 10 pessoas na pobreza.

"Somos a verdadeira oposição", disse Milei em um discurso otimista após os resultados. "Uma Argentina diferente é impossível com as mesmas velhas coisas que sempre falharam."

O voto nas primárias é obrigatório para a maioria dos adultos e cada pessoa recebe um voto, tornando-se um ensaio geral para a eleição de 22 de outubro e dando uma indicação clara de quem é o favorito para ganhar a Presidência.

A eleição de outubro será fundamental para a política que afeta o enorme setor agrícola da Argentina, um dos maiores exportadores mundiais de soja, milho e carne bovina, o peso e os títulos, além das negociações em andamento sobre um acordo de dívida de 44 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional.

A crise econômica deixou muitos argentinos desiludidos com os principais partidos políticos e abriu as portas para Milei, que tocou especialmente os jovens.

"A inflação está nos matando e a incerteza do trabalho não permite que você planeje sua vida", disse Adriana Alonso, uma dona de casa de 42 anos.

Quando as urnas fecharam no início da noite, depois que falhas no sistema de votação causaram longas filas na capital Buenos Aires, toda a conversa nos centros de campanha era sobre Milei, um outsider impetuoso que prometeu fechar o banco central e dolarizar a economia.

"O crescimento de Milei é uma surpresa. Isso mostra a raiva das pessoas com a política", afirmou o ex-presidente conservador Mauricio Macri ao chegar à sede eleitoral do Juntos pela Mudança.

 

CONSERVADORA BULLRICH VENCE MODERADO LARRETA

Na disputa pela liderança mais importante, dentro da coalizão Juntos pela Mudança, a linha dura conservadora Patricia Bullrich, ex-ministra da Segurança, venceu o moderado prefeito de Buenos Aires Horacio Larreta, que prometeu apoiar a campanha dela.

O ministro da Economia, Sergio Massa, ganhou a indicação para a coalizão governista peronista, como esperado, e pode ter um desempenho mais forte em outubro se conseguir conquistar os eleitores mais moderados.

O fator imprevisível foi Milei, cujos comícios barulhentos ao estilo rock lembram o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, mas ele superou todas as previsões. A maioria das pesquisas dava a ele apenas um quinto dos votos prováveis, embora também estivessem muito erradas há quatro anos nas primárias de 2019.

A participação foi inferior a 70%, a menor para uma eleição primária desde que começaram a ser realizadas na Argentina, mais de uma década atrás.

Quem vencer em outubro, ou mais provavelmente no segundo turno de novembro, terá grandes decisões a tomar sobre a reconstrução das reservas internacionais, o aumento das exportações de grãos, o controle da inflação e como desfazer um emaranhado de controles cambiais.

 

 

REUTERS

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.