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Pré-temporada da F1 2024: quando começa, pilotos e horários Foto: Mark Thompson/Getty Images

Pré-temporada da F1 2024: quando começa, pilotos e horários

Escrito por  Fev 20, 2024

BAHREIN - A contagem regressiva para o campeonato 2024 da F1 está perto do fim. Mas antes, os carros estrearão no Circuito de Sakhir no Bahrein para os testes de pré-temporada, entre os dias 21 e 23 de fevereiro. As sessões serão sete dias antes da primeira corrida do ano, o GP do Bahrein, e servirão como um termômetro para avaliar quem vem com força - ou não - para o novo ano na categoria.

Os testes de pré-temporada são uma tradição recente, regulamentados a partir dos anos 2000 com mudanças graduais. Serão nove horas de atividades diárias ao longo dos três dias, com um intervalo para o almoço; além dos pilotos titulares, reservas das equipes poderão ser convocados a assumirem os carros. O ge acompanhará tudo em tempo real a partir das 8h30 (horário de Brasília), a cada dia.

Cronograma

Quarta-feira, 21 de fevereiro

4h às 8h da manhã: Sessão matinal

8h às 9h da manhã: Intervalo de almoço

9h da manhã às 13h da tarde: Sessão vespertina

 

Quinta-feira, 22 de fevereiro

4h às 8h da manhã: Sessão matinal

8h às 9h da manhã: Intervalo de almoço

9h da manhã às 13h da tarde: Sessão vespertina

 

Sexta-feira, 23 de fevereiro

4h às 8h da manhã: Sessão matinal

8h às 9h da manhã: Intervalo de almoço

9h da manhã às 13h da tarde: Sessão vespertina

 

Equipes e pilotos confirmados

RBR: Max Verstappen e Sergio Pérez;

Reserva: Liam Lawson.

Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell;

Reserva: Mick Schumacher.

Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz;

Reservas: Oliver Bearman, Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman.

McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri

Reserva: Pato O'Ward.

Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll;

Reserva: Felipe Drugovich.

Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly;

Reserva: Jack Doohan.

Williams: Alexander Albon e Logan Sargeant;

RB: Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda;

Reserva: Liam Lawson.

Sauber: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou;

Reservas: Theo Pourchaire e Zane Maloney.

Haas: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg;

Reserva: Pietro Fittipaldi e Oliver Bearman.

 

Como funciona?

Neste ano, 30 minutos foram reduzidos de cada dia de atividades em relação aos testes de 2023. As oito horas em pista são divididas em dois turnos de quatro horas, de manhã e de tarde: normalmente um piloto é designado para uma sessão no mesmo carro que o colega guiará de tarde. Porém, um único piloto pode pilotar o dia inteiro.

Não há limite de voltas dentro das quatro horas por turno: as equipes podem andar o quanto quiserem, para analisar o desempenho dos pilotos, dos carros, e até treinar pit stops. Também podem parar quando quiser, seja por problemas, ou conforme o cronograma do time.

Para que serve?

São verificados os aspectos técnicos dos carros, a aerodinâmica e o desempenho de inovações desenvolvidas pelos engenheiros. Entretanto, não é só o público que tem acesso às novidades dos carros, mas também equipes rivais, que podem até protestar caso suspeitem de algo fora do comum.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com o DAS (Dual Axis Steering, ou Direção de Duplo Eixo) da Mercedes. O sistema que permitia o alinhamento manual das rodas dianteiras em retas com o uso do volante acabou banido pela FIA.

Nos testes, também é possível ter alguma noção da situação das equipes ao longo da temporada: em 2015, por exemplo, os problemas que deixariam a McLaren zerada ao fim do ano deram as caras ainda na pré-temporada. O mesmo vale para a ineficiência do "zeropod" introduzido pela Mercedes em 2022.

Em 2020, uma Racing Point (atual Aston Martin) parecida com a Mercedes de 2019 chamou atenção nos testes; o time começou o ano pontuando 570% mais que na temporada passada e, mesmo punida pela "cópia" da rival que lhe fornecia peças, conquistou uma inédita vitória no GP de Sakhir.

Também foi na pré-temporada de 2022 que surgiu o porpoising, salto gerado nos carros como efeito colateral do novo regulamento. Equipes como a RBR, McLaren e Ferrari sanaram o problema; outras, como a Mercedes, não.

No entanto, os resultados nos testes não são um parâmetro absoluto, já que os tempos de volta podem ser afetados por fatores como pneus, a quantidade de combustível no carro, o tráfego na pista, a programação da equipe - que pode estar verificando o ritmo de corrida ou de classificação...

Como as análises são feitas?

As equipes podem usar o aero rake, grades de aço presa aos carros que contém sensores para verificar o fluxo de ar. Também há o flow vis: uma tinta fluorescente (verde, laranja ou vermelha) viscosa que analisa a trajetória que o ar percorre no veículo.

Os dado obtidos passam pela correlação, que é a comparação dessas informações da pré-temporada com tudo que foi registrado nos simuladores das equipes durante o período de construção do carro.

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria.

 

 

Por Redação ge

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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