Jornalista/Radialista
RIO DE JANEIRO/RJ - A cinebiografia da jogadora de futebol Marta começou a ser gravada no Rio de Janeiro. Estrelado por Alice Carvalho e dirigido por Andrucha Waddingtom, o filme tem estreia prevista para 8 de abril de 2027.
As filmagens já tinham se inicado na Suécia, país em que a jogadora jogou por anos de sua vida. Agora, no Brasil, as gravações em terras cariocas serão feitas em locais marcantes na vida de Marta, como na Granja Comary, o Estádio de São Januário e o Estádio Nilton Santos (Engenhão).
Além disso, o longa ainda terá cenas em Alagoas, estado natal de Marta.
O roteiro é assinado por Elena Soárez e Thais Tavares.
por Folhapress
FLORÍNEA/SP - Uma ação do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Militar Rodoviária, resultou na apreensão de uma carga avaliada em cerca de R$ 850 mil em mercadorias sem documentação fiscal no domingo (21), em Florínea, no interior de São Paulo.
A ocorrência foi registrada por volta das 17h15, durante a Operação Impacto, no quilômetro 449 da Rodovia Miguel Jubran. Policiais rodoviários abordaram um ônibus e, durante a fiscalização, o motorista admitiu que transportava produtos de origem irregular.
Na vistoria no bagageiro, os militares encontraram diversos eletrônicos e mercadorias provenientes do Paraguai. Entre os itens apreendidos estavam celulares, notebooks, videogames, dispositivos de streaming, microfones, perfumes, camisetas esportivas, garrafas de vinho e outros produtos sem comprovação fiscal.
O ônibus utilizado no transporte e toda a carga foram apreendidos. De acordo com a corporação, a ação representou um prejuízo estimado em R$ 850 mil para a prática criminosa.
O veículo havia sido carregado em Cascavel (PR) e seguia com destino à capital paulista. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Marília, onde permaneceram presos e à disposição da Justiça.
Entidade apoia junto a empresas iniciativa da Aescon-RP e da Receita Federal; RP cresceu 18,3% e chegou ao 9º lugar do ranking nacional, mas ainda tem menos de 7% do potencial de destinação participando
RIBEIRÃO PRETO/SP - A destinação de impostos devidos a projetos sociais municipais voltados ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos aumentou pelo terceiro ano seguido em Ribeirão Preto, com crescimento de 18,3% em 2026 em relação ao ano passado - e isso com apenas 6,6% dos contribuintes com potencial de destinação participando.
A Campanha Destina Ribeirão conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) no segmento empresarial e é realizada pela Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto (Aescon-RP) em parceria com a Receita Federal.
Simples, a destinação pode ser feita diretamente no programa de declaração do Imposto de Renda anual e não gera custo nenhum a mais para o contribuinte do que aquele que já é devido ao fisco.
“A iniciativa tem justamente esse objetivo: conscientizar contribuintes e empresas sobre a possibilidade de transformar parte do Imposto de Renda devido em investimentos diretos na própria comunidade e fazer a diferença localmente”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp.
Potencial para crescer
O levantamento do fisco nacional mostrou um registro de R$ 6.094.404,75 em destinações do Imposto de Renda este ano ante R$ 5.151.606,45 contabilizados em 2025. O avanço também foi observado no número total de participantes, que chegou a 1.887 e superou as 1.858 declarações com destinações locais do período fiscal anterior.
De acordo com o Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) do Departamento de Relações Institucionais da Acirp, que divulga a campanha junto a empresas da cidade, a grande conquista é o direcionamento dos recursos para investimento local, mas, mesmo com saldo positivo, ainda há muito espaço para crescer e melhorar esses resultados.
O levantamento da Receita Federal apontou que Ribeirão Preto possui capacidade para destinar mais de R$ 91,9 milhões ou 93,4% a mais do que foi destinado este ano.
“Milhares de contribuintes ainda podem aderir ao mecanismo e ampliar significativamente os recursos disponíveis para projetos sociais locais”, diz Célia Moura, do NRS Acirp. Os valores destinados são repassados apenas a projetos aprovados pelos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.
Distribuição das destinações
Cada contribuinte pode destinar um total de 6% do seu imposto devido, sendo até 3% para projetos focados menores de 18 anos e 3% para aqueles que cuidam e ajudam quem tem mais de 60 anos.
Em 2026, cerca de 48,6% dos valores direcionados em Ribeirão Preto (algo em torno de R$ 2,96 milhões) foram para o Fundo da Criança e do Adolescente. Já o Fundo da Pessoa Idosa recebeu 51,4% das destinações (o equivalente a aproximadamente R$ 3,13 milhões).
O crescimento registrado neste ano também refletiu na posição de Ribeirão Preto nos rankings de destinação. Após encerrar 2025 na 10ª colocação nacional, o município avançou para o 9º lugar entre as cidades brasileiras que mais destinam recursos por meio do Imposto de Renda aos fundos sociais.
SÃO CARLOS/SP - A mobilização pela duplicação da Rodovia SP-215 (Rodovia Doutor Paulo Lauro), importante ligação entre São Carlos, Descalvado e municípios da região, segue ganhando força. O abaixo-assinado online criado para demonstrar o apoio popular à obra já ultrapassou a marca de 1.500 assinaturas e foi entregue ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante agenda oficial realizada em São Carlos.
A iniciativa tem sido liderada pelo vereador Bruno Zancheta, que vem articulando esforços junto ao Executivo Municipal, lideranças regionais, representantes da sociedade civil, empresários e usuários da rodovia para que a duplicação da via seja incluída entre as prioridades do Governo do Estado. Na cidade de Descalvado, o movimento é encabeçado pelo Vereador Jhow do Espetinho.
Além do abaixo-assinado, também foi entregue ao governador um dossiê técnico contendo informações sobre o fluxo de veículos, registros de acidentes, crescimento da demanda logística da região e os impactos positivos que a duplicação poderá trazer para a mobilidade e o desenvolvimento econômico regional.
A mobilização evidencia a importância da articulação política entre os Poderes Legislativo e Executivo na busca por soluções para demandas históricas da população. O diálogo entre as lideranças municipais e o Governo do Estado tem sido fundamental para fortalecer o pleito e demonstrar a relevância estratégica da obra para toda a região.
A duplicação da SP-215 é considerada uma das principais reivindicações de motoristas, moradores e empresários, uma vez que a rodovia apresenta intenso fluxo de veículos e desempenha papel fundamental no transporte de pessoas, mercadorias e na integração econômica entre diversos municípios. A obra tem potencial para aumentar a segurança viária, reduzir o número de acidentes, melhorar a fluidez do trânsito e impulsionar novos investimentos para a região.
Para o vereador Bruno Zancheta, o crescimento do movimento demonstra que a população reconhece a urgência da obra: “A marca de mais de 1.500 assinaturas mostra que essa não é uma demanda de um único vereador ou de um único município, mas de toda uma região que utiliza diariamente a SP-215. Entregamos ao governador Tarcísio de Freitas não apenas um abaixo-assinado, mas também um dossiê com informações técnicas que comprovam a necessidade da duplicação. Seguiremos trabalhando e dialogando com todas as esferas de governo para transformar essa reivindicação em realidade”, afirmou o parlamentar.
A expectativa agora é que o Governo do Estado avalie o pleito e avance nos estudos e projetos necessários para viabilizar uma das obras de infraestrutura mais aguardadas pela população regional.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.