fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do programa Cultsp Pro, está com inscrições abertas até 2 de julho para o curso gratuito de Digitalização e Pesquisa Audiovisual. Para se inscrever basta clicar no link https://linktr.ee/cultsppro. Serão disponibilizadas 20 vagas.

O curso de Digitalização e Pesquisa Audiovisual oferece uma introdução prática aos processos de preservação, organização e acesso a acervos audiovisuais. 

Como atividade prática, o curso inclui a manipulação e digitalização de fitas MiniDV pertencentes ao acervo da TVE São Carlos, abordando etapas como captura, conversão de formatos, armazenamento seguro e organização dos arquivos digitais. 

A iniciativa contribuirá diretamente para a estruturação inicial do futuro Centro de Documentação Audiovisual (CEDOC) da emissora, proporcionando aos participantes uma experiência real de preservação do patrimônio audiovisual e de construção de bases documentais para consulta e pesquisa.

O curso será ministrado por Flávio Rocha, pesquisador de cinema tendo como tema principal a produção e a circulação de filmes Super8 na década de 1970 no Brasil. É mestre em Imagem e Som pela UFSCar, especialista em Comunicação e Semiótica pela PUC-PR e graduado em História pela UFPR. É documentarista e fotógrafo com foco em teatro, artes visuais, música, culturas populares e populações tradicionais. Membro da PAVIC (Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo).

As aulas serão ministradas todas as terças e quartas-feiras das 14h às 17h de 29 de junho a 7 de outubro no Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizado na Rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou, na manhã desta quinta-feira (25/06), no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o mandato 2026/2028. Os conselheiros foram nomeados por meio do Decreto Municipal nº 356, de 23 de junho de 2026.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato, do secretário adjunto Luciano Ortega, representando a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, além de representantes do poder público e da sociedade civil que passam a integrar o colegiado.

Após a posse, os conselheiros participaram da primeira reunião ordinária do novo mandato. Na ocasião, foram apresentados os integrantes do Conselho, suas atribuições e os principais temas relacionados à Política Municipal de Assistência Social.

Também foram discutidas pautas referentes ao funcionamento do colegiado e ao planejamento das atividades para os próximos anos, reforçando o compromisso dos conselheiros com a defesa dos direitos socioassistenciais e com o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O CMAS é um órgão colegiado de caráter deliberativo, permanente e paritário, responsável por acompanhar, fiscalizar e deliberar sobre a Política Municipal de Assistência Social, garantindo a participação da sociedade na formulação, monitoramento e controle das ações desenvolvidas pelo poder público.

Durante o encontro, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social e Cidadania, Luciano Ortega, destacou a importância do Conselho para o fortalecimento das políticas públicas e para a ampliação da participação popular.

“O Conselho Municipal de Assistência Social é um espaço privilegiado e qualificado de participação democrática, onde governo e sociedade civil, usuários e trabalhadores do SUAS atuam conjuntamente na construção, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas. O controle social fortalece a transparência e amplia o diálogo. A participação dos conselheiros é essencial para o aprimoramento contínuo do Sistema Único de Assistência Social e para a garantia dos direitos da população que mais necessita da proteção social”, ressaltou Ortega.

Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso enfatizou a relevância do Conselho na construção das políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e da inclusão social.

“Hoje tivemos a oportunidade de representar o prefeito Netto Donato na posse do Conselho Municipal de Assistência Social. Trata-se de um conselho extremamente importante para o desenvolvimento e para a construção das políticas públicas do município. É importante destacar o papel e a responsabilidade que o Conselho possui nesse processo de formulação e fortalecimento dessas políticas”, afirmou.

Roselei também ressaltou o caráter paritário do colegiado e a importância da participação da sociedade civil na definição das ações da assistência social. “O Conselho conta com igualdade de representação entre os membros do governo municipal e os representantes da sociedade civil organizada, trabalhando de forma conjunta na construção das políticas públicas. A assistência social é um tema de extrema relevância, porque precisamos promover não apenas a assistência em si, mas também a cidadania, a dignidade e a inclusão das pessoas”, destacou.

Segundo o vice-prefeito, o Conselho também exerce papel fundamental na representação de diferentes segmentos da sociedade e na garantia de direitos. “É um conjunto de ações que busca assegurar representação, voz e a efetivação de direitos para todos. Foi uma honra participar deste momento solene de posse do Conselho. Agora, o trabalho segue com a eleição da presidência e da vice-presidência, que terão a missão de conduzir as atividades do colegiado e contribuir para o fortalecimento das políticas de assistência social em nossa cidade”, concluiu.

SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de garantir mais segurança e melhores condições de uso para os trabalhadores que atuam no setor de entregas, o vereador Jùlio Cesar apresentou requerimento solicitando providências para a melhoria e o reforço da iluminação pública no Espaço Motoboy, localizado na Avenida Trabalhador São-Carlense, próximo ao Terminal Rodoviário de São Carlos.

O local é amplamente utilizado por motoboys e entregadores que desempenham diariamente um importante papel na economia da cidade, servindo como ponto de apoio, descanso e convivência para esses profissionais. Segundo o parlamentar, a demanda surgiu a partir de relatos dos próprios usuários do espaço, que demonstraram preocupação com a falta de iluminação adequada, especialmente durante o período noturno.

De acordo com Jùlio Cesar, a iluminação atual é insuficiente para garantir a visibilidade necessária no local, situação que contribui para a sensação de insegurança e pode favorecer a ocorrência de situações indesejadas.

“Os motoboys prestam um serviço essencial para a população e merecem um ambiente seguro e adequado para exercerem suas atividades. Melhorar a iluminação desse espaço é uma medida simples, mas de grande impacto para a segurança e o bem-estar desses trabalhadores”, destacou o vereador.

O parlamentar ressaltou ainda que a preocupação com a iluminação pública não se restringe ao Espaço Motoboy. Segundo ele, seu gabinete tem recebido demandas semelhantes de moradores de diferentes regiões da cidade, apontando a necessidade de melhorias em diversos pontos com iluminação insuficiente.

“Nossa atuação tem sido constante na cobrança por mais iluminação e segurança em vários bairros e espaços públicos de São Carlos. Sabemos que uma cidade bem iluminada contribui para a prevenção de crimes, aumenta a sensação de segurança e garante mais qualidade de vida para a população”, afirmou Jùlio Cesar.

Nova operação gera mais de 220 empregos diretos e passa a atender consumidores, comerciantes e empreendedores da região

 

LIMEIRA/SP - O Paulistão Atacadista inaugurou nesta quinta-feira, 25 de junho, sua primeira loja em Limeira. Com investimento de R$ 65,7 milhões, o empreendimento integra a rede administrada pelo Grupo Savegnago e chega ao município com uma proposta voltada à economia, praticidade e abastecimento de comerciantes, empreendedores e famílias.

Instalada na Via Luiz Varga, 2.405, a unidade foi projetada e executada dentro do mais recente padrão visual e operacional da rede. Ao todo, são aproximadamente 8 mil metros quadrados de área construída, sendo 3.500 metros quadrados destinados à área de vendas, distribuídos em um ambiente planejado para proporcionar mais agilidade, organização e eficiência durante a jornada de compra.

A estrutura do Paulistão de Limeira conta com 185 vagas para carros e 42 para motos no estacionamento, além de 16 checkouts e 4 self checkouts. A operação mantém mais de 220 colaboradores e funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 21h, e aos domingos, das 8h às 18h. Os interessados em fazer parte da equipe podem cadastrar currículo pelo portal de carreiras do Grupo Savegnago (Link).

O atacadista reúne setores estratégicos para o abastecimento do dia a dia, como Bebidas, Mercearia, Limpeza, Bazar, Frios e Congelados, além de áreas dedicadas à Padaria, Hortifruti e Açougue. A disposição dos espaços favorece a circulação pelos corredores e contribui para uma experiência de compra mais dinâmica e funcional.

A loja também conta com comunicação visual em LED em setores e pontas de gôndolas, recurso que facilita a identificação de produtos e ofertas ao longo do espaço. O ambiente ainda disponibiliza Wi-Fi gratuito aos clientes para contribuir com uma jornada de compra mais conectada e prática.

 

Facilidades e benefícios

Para oferecer mais conveniência aos consumidores, a operação disponibiliza um serviço de Televendas pelo 0800 016 6680, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os clientes também podem realizar compras online por meio do aplicativo parceiro iFood.

As condições de pagamento com vantagens incluem o Nosso Cartão e o Nosso Cartão Empresarial, que oferecem planos diferenciados para pessoas físicas e jurídicas. Entre os benefícios estão parcelamento em até três vezes sem juros, prazo de até 40 dias para pagamento e acesso a descontos exclusivos em produtos selecionados.

Os clientes ainda podem participar do programa Cliente Campeão, que reúne promoções, ofertas especiais e benefícios exclusivos para cadastrados. O cadastro pode ser realizado pelo site (clique aqui) ou diretamente nos caixas das lojas.

 

Crescimento da rede
De acordo com o presidente-executivo do Grupo Savegnago, Chalim Savegnago, a chegada do Paulistão Atacadista a Limeira representa mais uma etapa do plano de crescimento da companhia no interior paulista.

“Estamos levando nossa operação para cidades que apresentam relevância econômica, forte vocação empreendedora e potencial de desenvolvimento sustentável. Limeira possui atributos importantes para os planos de crescimento do Grupo Savegnago e passa a integrar uma rede construída para estar cada vez mais próxima dos consumidores do interior paulista. Este investimento gera oportunidades, movimenta a economia local e disponibiliza à população uma alternativa de compra baseada em variedade, competitividade e eficiência”, afirma.

Com a inauguração em Limeira, o Paulistão Atacadista passa a contar com 11 unidades em operação no interior paulista. A rede está presente em Araraquara, Barretos, Campinas, Franca, Mogi Guaçu, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Sertãozinho e Ribeirão Preto, cidade que concentra duas lojas da bandeira.

 

Rede Forte do Interior

Fundado em 1976, em Sertãozinho/SP, o Grupo Savegnago conta atualmente com 64 lojas do Savegnago Supermercados e 11 unidades do Paulistão Atacadista, presentes em 23 municípios do interior paulista. A rede também mantém 7 postos de combustíveis, dois Centros de Distribuição, um Centro de Manutenção, um Centro Comercial e três lojas do Savegnago Prático, além de um moderno Centro Administrativo em Sertãozinho. Toda essa estrutura é responsável pela geração de mais de 14 mil empregos diretos.

Dentro do projeto de expansão, a expectativa do grupo é seguir crescendo até 2026, alcançando 64 lojas Savegnago e 13 unidades do Paulistão Atacadista, com presença em 23 municípios do interior de São Paulo, com atendimento a cerca de 6,7 milhões de habitantes.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.