Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 4 quilos de haxixe, além de dinheiro, um veículo e um aparelho celular, na tarde desta segunda-feira (22), em São Carlos.
De acordo com informações da corporação, equipes realizavam patrulhamento preventivo nas proximidades dos condomínios da CDHU, na Vila Izabel, quando avistaram um veículo em atitude suspeita. Ao receber ordem de parada, o motorista desobedeceu a determinação e fugiu, dando início a um acompanhamento policial.
A perseguição mobilizou diversas equipes da Polícia Militar, que realizaram um cerco na tentativa de interceptar o veículo. O acompanhamento seguiu até o bairro Cidade Aracy, onde o automóvel acabou sendo encontrado abandonado na Avenida Pedro Carlos Fabiano.
Os policiais realizaram buscas na região para localizar o condutor, mas ele não foi encontrado.
Durante a vistoria no veículo, os agentes localizaram inicialmente dez pacotes contendo substância semelhante ao haxixe. No decorrer da inspeção, foi descoberto um compartimento oculto no painel do automóvel, conhecido como “veículo-cofre”, onde estavam escondidos outros 30 pacotes da droga.
Ao todo, foram apreendidos 40 pacotes de haxixe, que somaram 4,062 quilos do entorpecente. Também foram encontrados R$ 555,50 em dinheiro e um aparelho celular de última geração.
Segundo estimativa policial, considerando o valor médio de comercialização da droga, a apreensão representa um prejuízo aproximado de R$ 280 mil para o tráfico de entorpecentes.
Todo o material apreendido foi encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi registrada e apresentada à autoridade policial para investigação e demais providências cabíveis.
SÃO CARLOS/SP - O vereador Thiago de Jesus e o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, estiveram na Universidade Federal de São Carlos para conhecer a Unidade Saúde-Escola, que receberá uma nova estrutura do Centro Especializado em Reabilitação. A visita teve como objetivo discutir investimentos e estratégias para fortalecer o atendimento às pessoas autistas e neurodivergentes no município.
Durante o encontro, Thiago de Jesus dicutiu propostas voltadas à ampliação e facilitação do acesso das famílias atípicas ao diagnóstico e ao tratamento especializado. Entre os temas debatidos foi o fomento a possibilidade de implementação de uma unidade de atendimento voltada especificamente à comunidade autista e neurodivergente, buscando oferecer um serviço mais funcional, acessível e integrado.
A agenda contou com a participação de representantes da Unidade Saúde-Escola e da universidade, que discutiram ações estratégicas para o fortalecimento da rede de cuidado, além de possíveis parcerias para ampliar o atendimento e promover mais qualidade de vida às pessoas com deficiência e suas famílias.
SÃO CARLOS/SP - São Carlos sediou no último sábado (20/06), a XIII Conferência Municipal de Saúde, consolidando-se como um espaço democrático de participação social e preparação para a 18ª Conferência Nacional. O evento, realizado no Hotel Nacional Inn, reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para debater os rumos da política pública de saúde.
Com o tema nacional “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência local abordou quatro eixos centrais: democracia e soberania, financiamento adequado, emergências climáticas e justiça socioambiental. Além de avaliar a situação da saúde no município, os participantes discutiram desafios locais, formularam propostas para fortalecer políticas públicas e elegeram delegados que representarão São Carlos nas etapas macrorregional e estadual.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, ressaltou: “O SUS faz toda a diferença na vida de milhares de brasileiros e é um patrimônio que precisa ser constantemente fortalecido. Esta Conferência Municipal de Saúde é um espaço essencial para debatermos temas que impactam diretamente a população, como financiamento, soberania e justiça socioambiental. É aqui que conseguimos ouvir diferentes segmentos — gestores, universidades, vereadores e cidadãos — e transformar essa escuta em propostas concretas que chegam ao Governo Federal. A saúde é cada vez mais tecnológica e cara, e por isso precisamos garantir que os recursos sejam aplicados de forma correta e eficiente, atendendo às necessidades da maioria. Esse debate coletivo é o caminho para que São Carlos avance e contribua para o fortalecimento do SUS em nível nacional”.
O vereador Elton Carvalho, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, reforçou que “a conferência é uma oportunidade única de reunir sociedade civil, gestores e trabalhadores para discutir os rumos da saúde pública. O SUS é um sistema que garante acesso universal, mas enfrenta desafios diários, e cabe a nós, como representantes da população, trazer essas demandas para o debate. Em São Carlos, temos buscado construir políticas públicas que dialoguem com a realidade local e que possam ser levadas às etapas estadual e nacional. É um momento de responsabilidade e compromisso: precisamos ouvir, propor e encaminhar soluções que melhorem a vida das pessoas. A participação popular é fundamental, porque é dela que surgem as prioridades que devem orientar nossas ações”.
O vice-prefeito Roselei Françoso reforçou o caráter universal do sistema. “O SUS é uma política pública nacional que atende a totalidade da população. Todos aqueles que demandam algum serviço de saúde têm o direito garantido, constitucional e fundamental. As conferências são importantes porque constroem políticas públicas envolvendo sociedade, trabalhadores e profissionais”.
A reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, enfatizou que “o SUS é um patrimônio brasileiro, conquistado na Constituição de 1988. Para a universidade, é estratégico: precisamos formar profissionais no SUS e para o SUS. É também espaço de pesquisa, onde produzimos conhecimento para tornar o sistema mais eficiente e capaz de cumprir seu papel de promoção e cuidado da população”.
O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, reforçou a importância da participação popular. “É importante que a população participe da 13ª Conferência para nos trazer suas percepções. Assim, poderemos encaminhar boas propostas para a 18ª Conferência Estadual e conquistar avanços para São Carlos”.
Representando o Departamento Regional de Saúde III – Araraquara, Diana Branquinho elogiou a mobilização. “São Carlos fez questão de realizar a conferência ao sábado, para garantir a participação dos trabalhadores, usuários e gestores. Esse é um espaço de diálogo e construção coletiva. Estamos aqui para construir políticas públicas não só para o município, mas para a região e para todo o país”.
A XIII Conferência Municipal de Saúde de São Carlos apresentou propostas que serão levadas às etapas estadual e nacional da 18ª Conferência Nacional de Saúde. No Eixo 1, a etapa estadual defende a criação de um fórum regional de conselhos municipais, enquanto a nacional propõe tornar obrigatória a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
O Eixo 2 trata do financiamento: em São Paulo, sugere-se cofinanciamento permanente para custear a atenção primária; nacionalmente, a ideia é ampliar recursos ao SUS com impostos sobre produtos nocivos à saúde.
No Eixo 3, as propostas estaduais focam em prevenção de emergências climáticas e vigilância de arboviroses, enquanto a nacional prevê programas de educação ambiental e saúde nas escolas.
Por fim, o Eixo 4 destaca, no âmbito estadual, a modernização tecnológica das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família com integração de sistemas, e, no nacional, o fortalecimento da política de gestão do trabalho e valorização dos profissionais da atenção primária.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebe até o próximo domingo, 28 de junho, as inscrições para os 12 editais de fomento cultural da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ao todo, serão investidos R$ 1,7 milhão em ações voltadas ao fortalecimento e à valorização da produção cultural do município.
Os editais integram o segundo ciclo da PNAB e contemplam diversas linguagens artísticas e culturais. Entre as modalidades disponíveis estão Artes Visuais (aquisição de obras e exposição), Artes Performáticas, Música, Literatura, Audiovisual, Feiras e Eventos, Obras, Atividades Formativas e ações da Cultura Viva.
Um dos destaques é a concessão de três bolsas destinadas a mestres e mestras da cultura popular, no valor de R$ 2.100 mensais, pelo período de 12 meses. Também estão previstos recursos para projetos de fomento e premiação cultural.
Outra novidade é o Edital de Aquisição de Obras de Artes Visuais de Intervenção Urbana, cujas inscrições serão abertas nesta terça-feira (23/06). A iniciativa prevê a seleção de três obras inéditas para implantação em espaços públicos da cidade: Parque do Bicão, Parque da Estação, na Vila Prado, e Praça de Água Vermelha.
O objetivo é ampliar o acesso da população às manifestações artísticas, valorizar a produção cultural contemporânea e contribuir para a qualificação dos espaços públicos por meio da arte.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 28 de junho, por meio do portal oficial da Prefeitura de São Carlos, no https://servico.saocarlos.sp.gov.br/licitacao/exibe-licitacoes.php?dados=Concursos@Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os interessados devem consultar os editais e providenciar a documentação necessária para participação.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.