Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos foi oficialmente reconhecido com a certificação de “Município Amigo da Juventude” durante o 9º Conexidades, evento realizado entre os dias 15 e 19 de junho em Campos do Jordão. A entrega do título ocorreu em uma sessão solene dedicada a homenagear as cidades paulistas que se destacam ativamente no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas voltadas à população jovem.
A honraria é um reflexo direto do trabalho integrado que a Prefeitura de São Carlos promove em diversas áreas de impacto social. O município conquistou o reconhecimento devido aos investimentos em formação e capacitação profissional, incentivo ao primeiro emprego e ações contínuas de esporte, lazer e inclusão social. Entre as frentes de maior relevância, destacam-se os projetos descentralizados realizados nos Centros da Juventude locais e a implantação da escuta especializada, um serviço essencial voltado à proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O título foi outorgado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio do secretário estadual Arthur Lima, em uma ação conjunta com a Coordenadoria Estadual de Políticas para a Juventude, representada pelo coordenador Juliano Borges.
Durante a cerimônia, São Carlos foi representada pelo secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, que também atua como coordenador da Microrregião Central do Estado de São Paulo. Ao receber a certificação, Almeida enfatizou o impacto do prêmio para o futuro da gestão municipal.
“São Carlos tem construído políticas públicas consistentes para a juventude, criando oportunidades, promovendo inclusão e fortalecendo a proteção social. Receber esse reconhecimento estadual demonstra que estamos no caminho certo e nos incentiva a continuar investindo no futuro dos nossos jovens", destacou o secretário municipal, reforçando o compromisso contínuo da cidade com o desenvolvimento das novas gerações.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realiza neste sábado (20/06) e domingo (21/06), o seu tradicional Arraiá. A festa junina, aberta a toda a comunidade com entrada solidária - doação de alimentos não perecíveis ou itens de higiene pessoal e limpeza -, acontece das 16h às 22h, no Campus 1 da instituição, localizado na rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery. O evento foi planejado para reunir famílias de São Carlos e região em um ambiente repleto de lazer, gastronomia típica e muita cultura.
Um dos grandes destaques desta edição é a programação de shows, que trará diversas atrações musicais ao longo dos dois dias de festa. No sábado (20), a abertura do palco ocorre às 16h com a apresentação da Orquestra de Violas “Amigos Violeiros de São Carlos”. Na sequência, às 18h, o público poderá acompanhar o show de Betinho Max, conhecido como “O Cara do Piseiro”, seguido pela dupla Rud e Robson, que encerra a primeira noite a partir das 20h.
A festividade continua no domingo (21) com mais três apresentações de peso. Os shows começam às 16h com a dupla Beloti e Viana, trazendo o melhor do sertanejo. Às 18h, o palco recebe o Bando da Sanfona para animar os presentes com ritmos tradicionais, e o encerramento do evento ficará por conta da dupla João Carlos e Bruno, com show marcado para as 20h.
Além dos shows ao vivo, a estrutura do Arraiá contará com praça de alimentação com food trucks e barracas de comidas típicas, além de brinquedos infláveis para a diversão do público infantil. Todos os mantimentos arrecadados na portaria serão integralmente destinados às ações sociais desenvolvidas no município, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade.
SERVIÇO
Arraiá da FESC 2026
• Data: 20 e 21 de junho (sábado e domingo)
• Horário: Das 16h às 22h
• Local: FESC Vila Nery (Campus 1) – Rua São Sebastião, nº 2.828
• Entrada: Solidária (doação de alimentos não perecíveis ou itens de higiene pessoal e limpeza)
• Atrações: Barracas de alimentação, food trucks, brinquedos infláveis e shows ao vivo
Programação de Shows
• Sábado (20/06):
o 16h – Orquestra de Violas “Amigos Violeiros de São Carlos”
o 18h – Betinho Max “O Cara do Piseiro”
o 20h – Rud e Robson
• Domingo (21/06):
o 16h – Beloti e Viana
o 18h – Bando da Sanfona
o 20h – João Carlos e Bruno.
SÃO CARLOS/SP - O Parque Ecológico Municipal “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, em São Carlos, comemorou recentemente o nascimento de mais um filhote de alpaca. A nova integrante do plantel nasceu em meados de maio e é filha do macho Caramelo, o mesmo pai de outro filhote nascido no final de abril.
O primeiro nascimento do ano foi de um macho, com pelagem acinzentada e manchas pretas e brancas, característica que tem chamado a atenção dos visitantes. Com a chegada da nova fêmea, o recinto passa a abrigar seis alpacas: duas fêmeas adultas, cada uma acompanhada de seu filhote, um macho adulto, uma fêmea jovem e a recém-nascida.
Originária da região dos Andes, especialmente do Peru, Chile e Bolívia, a alpaca é um mamífero da família dos camelídeos. Menor que a lhama, destaca-se pela pelagem longa e macia, amplamente utilizada na produção de fibras têxteis. Apesar de ter o hábito de cuspir como forma de defesa ou demonstração de agressividade, é considerada um animal dócil e de fácil manejo.
Segundo o biólogo Francisco Rogério Paschoal, as alpacas são criadas nos países andinos principalmente para a produção de lã e carne. No Brasil, porém, sua presença é mais comum em zoológicos e parques.
“Na América do Sul existem quatro espécies de camelídeos. Duas são selvagens, o guanaco, que é o maior camelídeo selvagem do continente, e a vicunha, considerada a menor espécie. Já a alpaca e a lhama são espécies domesticadas”, explicou.
De acordo com Paschoal, os nascimentos ocorrem anualmente e refletem o sucesso do manejo realizado pela equipe técnica do Parque. Os animais excedentes são encaminhados para criadores parceiros devidamente autorizados.
Nos primeiros meses de vida, os filhotes alimentam-se exclusivamente do leite materno. Com o crescimento, passam a explorar o ambiente e a consumir ração e capim, integrando-se gradualmente ao grupo. No Parque Ecológico, as alpacas vivem no setor denominado Patagônia.
Os dois filhotes já podem ser observados pelos visitantes. O Parque Ecológico Municipal “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, e oferece visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, e aos domingos e feriados, das 8h às 17h30. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
SÃO CARLOS/SP - A poucos dias do início dos 68º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, o secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, esteve em Lençóis Paulista para vistoriar o alojamento que receberá a delegação de São Carlos durante a competição, que será realizada entre os dias 4 e 13 de julho.
A delegação são-carlense ficará instalada na Escola Estadual Rubens Pietraróia, local que já recebeu os atletas do município em outras edições dos Jogos Regionais. A visita teve como objetivo verificar as condições de hospedagem e garantir que a estrutura esteja adequada para receber atletas, técnicos e demais integrantes da comitiva.
São Carlos participará da competição com uma delegação formada por 437 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, fisioterapeutas e servidores da Secretaria Municipal de Esportes. Ao todo, o município disputará 21 modalidades esportivas.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, a vistoria faz parte do planejamento realizado pela administração municipal para assegurar tranquilidade e segurança aos atletas durante o período dos jogos.
“Após confirmarmos a participação de São Carlos nos Jogos Regionais, fomos até Lençóis Paulista para conhecer de perto o alojamento onde nossa delegação ficará hospedada.
A Escola Estadual Rubens Pietraróia já recebeu nossos atletas em outras oportunidades e encontramos uma estrutura adequada para acolher a equipe são-carlense. Nosso objetivo é garantir que todos tenham as melhores condições possíveis para representar a cidade com tranquilidade, conforto e segurança durante a competição”, destacou o secretário.
A delegação são-carlense disputará provas e competições de atletismo, basquetebol, basquetebol 3x3, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
Organizados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, em parceria com a prefeitura da cidade-sede, os Jogos Regionais reúnem municípios de diversas regiões paulistas e servem como classificatória para os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”.
Como sede da 3ª Região Esportiva, Lençóis Paulista deverá receber entre 40 e 50 municípios e aproximadamente 5 mil atletas durante a competição.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.