SÃO CARLOS/SP - A segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior movimentou o Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão” nesta quarta-feira (07/01). Em mais um dia de competição com bom público, o Santos FC venceu sua segunda partida e garantiu a classificação para a segunda fase. Já o Grêmio São-Carlense levou o empate no final e ocupa a segunda colocação.
Apoiado por sua torcida, o Grêmio foi o primeiro a atuar ao enfrentar o Real Brasília-DF. Em jogo com chances de gol para ambos os lados, os donos da casa saíram na frente aos oito minutos do segundo tempo com Rafa, que aproveitou sobra de escanteio e acertou um belo chute de fora da área.
O empate da equipe do Distrito Federal, por sua vez, ocorreu aos 43 minutos, quando Gabryel Lopes foi lançado pela direita e finalizou na saída do goleiro para estabelecer o 1 a 1 e fechar o placar.
Depois, o Santos FC derrotou o União Cacoalense-RO por 2 a 1 e não somente conquistou a vaga na segunda fase, como também, com uma rodada de antecedência, assegurou a liderança do Grupo 16.
Artilheiro do Peixe, Mateus Xavier abriu a contagem após cobrança de escanteio aos 36 minutos. O União empatou aos 16 minutos do segundo tempo com Ji-Paraná, de pênalti, mas Mateus Xavier voltou a deixar sua marca seis minutos mais tarde, de cabeça, e chegou ao seu quarto gol no torneio.
No próximo sábado (10/01), dois jogos encerram a primeira fase. Dependendo de uma simples vitória para se classificar, o Grêmio São-Carlense recebe o Santos FC às 11h. Caso o Lobão da Central não consiga o triunfo, quem avança é o vencedor do jogo entre Real Brasília-DF e União Cacoalense-RO, que medem forças um pouco antes, às 8h45.
Os duelos têm entrada aberta ao público, mas, para acessar o estádio, o torcedor deve reservar seu ingresso virtual no site fpf.soudaliga.com.br. Por medida de segurança, não é permitida a entrada de torcedores com camisas de clubes brasileiros que não estejam jogando na cidade no dia do evento.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação está passando por uma série de intervenções de manutenção e reformas para garantir que os prédios escolares estejam em ordem até o retorno das aulas, marcado para o dia 13 de fevereiro. As ações envolvem desde a substituição de telhados, de caixas d’água, limpeza de piscinas, troca de todas caixas de areia, reformas de banheiros, instalação de alarmes, serviços de roçagem, além de dedetização e desratização de todas as escolas.
Entre os destaques, está a troca das últimas caixas de amianto por novas estruturas, medida que reforça o comprometimento da administração com a saúde e segurança dos alunos e servidores.
Nessa semana, há a substituição no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Amélia Botta. Outras unidades também estão contempladas, como o CEMEI Julien Fauvel (Costa do Sol), CEMEI Helena Dornfeld (São João Batista), CEMEI Carmine Botta (Jardim Beatriz) e CEMEI Bruno Panhoca (Azulville). No CEMEI Osmar Stanley (Boa Vista), a troca já foi concluída.
Além disso, o CAIC Afonso Fioca Vitalli (Cidade Aracy) recebe serviços de roçagem, enquanto o CEMEI Amélia Botta passa pela instalação de um novo telhado, investimento que gira em torno de R$ 197 mil. No novo CEMEI Sílvio Padovan construído no bairro Ipê Mirim está em andamento a instalação de alarmes, e na EMEB Ulisses Picolo (Eduardo Abdelnur), a reforma dos banheiros teve início nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O secretário de Educação, Lucas Leão, destacou o empenho das equipes de manutenção para que todas as unidades estejam preparadas. “Estamos trabalhando intensamente para que nossas escolas estejam em ordem e prontas para receber os alunos no dia 13 de fevereiro. As equipes de manutenção estão dedicadas a cada detalhe, desde a troca de telhados até a modernização das estruturas, garantindo mais segurança e conforto para toda a comunidade escolar”.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos comunica que campanha de intensificação para o resgate de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina contra o HPV na idade recomendada foi prorrogada até 30 de junho de 2026.
A imunização protege contra a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.
A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, destaca a importância da vacinação precoce. Segundo ela, além de reduzir o risco individual de infecção, a imunização contribui para diminuir a circulação do vírus na população. “É uma vacina segura e eficaz, que faz parte do calendário oficial para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No entanto, estamos intensificando o resgate dos não vacinados de 15 a 19 anos”, explica.
A orientação é que os jovens que ainda não receberam a vacina procurem o quanto antes o serviço de saúde mais próximo para garantir a proteção.
Em São Carlos, dos 10.456 jovens que deveriam tomar a vacina, somente 203 foram imunizados. “A prorrogação da campanha é uma oportunidade importante para protegermos ainda mais nossos jovens. O HPV é silencioso, mas pode trazer consequências graves no futuro. Por isso, reforçamos a importância da vacinação”, afirmou a secretário de Saúde, Leandro Pilha.
A meta da campanha é vacinar 90% desse público até o fim do período de intensificação.
Em São Carlos, a vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
SÃO CARLOS/SP - O Vereador Moisés Lazarine esteve nesta segunda-feira (05/01) na Unidade do SEBRAE de São Carlos, onde participou de uma reunião considerada altamente produtiva, voltada ao fortalecimento do comércio local e à valorização do Centro da cidade.
Também participaram do encontro o Sr. Paulo Gullo, Presidente do Sincomércio de São Carlos; a Sra. Ariane Teixeira Lima Canellas, Gerente do Escritório Regional do SEBRAE São Carlos; e Ágata Fernanda de Souza, Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Comércio Local do município.
Na ocasião, a gerente regional do SEBRAE, Ariane Canellas, apresentou o projeto “Centro Vivo: Comércio, Cultura e História”, uma iniciativa que busca promover a revitalização do Centro Comercial de São Carlos, com foco especial na baixada do Mercado Municipal, integrando ações de capacitação, estímulo ao empreendedorismo e valorização cultural e histórica da região.
Durante a reunião, o Vereador Moisés Lazarine destacou a importância da união entre os Poderes Executivo e Legislativo, além do envolvimento direto de entidades representativas como o Sincomércio, para que o projeto avance de forma concreta e gere resultados reais para comerciantes e população.
“O Centro da nossa cidade precisa voltar a pulsar. Precisamos de ações planejadas, parcerias sólidas e, principalmente, ouvir quem está no dia a dia do comércio. Esse projeto apresentado pelo SEBRAE é extremamente positivo, pois une desenvolvimento econômico, qualificação profissional e valorização da história de São Carlos”, afirmou o vereador.
Moisés Lazarine reforçou ainda que o Legislativo está à disposição para apoiar iniciativas que promovam crescimento econômico sustentável e geração de oportunidades.
“Nosso mandato tem como prioridade apoiar projetos que fortaleçam o comércio local, gerem emprego e renda e tragam mais vida ao Centro. Quando Executivo, Legislativo e entidades caminham juntos, quem ganha é a cidade”, completou.
O projeto Centro Vivo prevê parcerias estratégicas para treinamentos de comerciantes, ações de revitalização urbana e incentivo à ocupação qualificada dos espaços centrais, fortalecendo a identidade cultural e econômica de São Carlos.
A reunião reforçou o compromisso conjunto entre SEBRAE, Sincomércio, Poder Público e Legislativo em buscar soluções práticas para o desenvolvimento do comércio local e a revitalização do coração da cidade.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, realizou na manhã desta quarta-feira (07/01) uma vistoria técnica em um imóvel localizado na Avenida Tancredo de Almeida Neves, na região da Rotatória do Cristo. O local foi identificado em estado de abandono.
De acordo com o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, o imóvel apresentava avançado estado de deterioração, com vidraças quebradas, estruturas danificadas e suspensas, além de acúmulo de entulho e lixo. O espaço também já havia sido alvo de diversos furtos. “Recebemos várias denúncias relacionadas ao abandono, aos riscos de desabamento da varanda frontal e ao acúmulo de lixo no interior do imóvel. A situação favorece invasões, a proliferação de vetores de doenças, como ratos e escorpiões, e coloca em risco a saúde dos moradores da região. A intervenção foi necessária para evitar um problema ainda maior”, explicou.
Segundo o chefe de Fiscalização de Obras, André Ricardo Zambon, o proprietário foi notificado e terá o prazo de dez dias para providenciar a restauração ou a demolição do imóvel. “Caso os prazos administrativos não sejam cumpridos, a demolição poderá ser realizada de forma coercitiva pela Prefeitura, em razão da segurança e da saúde pública”, destacou
O Departamento de Fiscalização informou ainda que foi aberto um processo administrativo e que a situação será acompanhada. A Prefeitura reforça que denúncias sobre imóveis abandonados ou em situação de risco podem ser feitas ao Departamento de Fiscalização pelo telefone (16) 3362-1062 ou à Defesa Civil pelo número (16) 3368-1437.
SÃO CARLOS/SP - A Prohab São Carlos realizou uma reunião estratégica com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal para alinhar e fortalecer a parceria voltada à ampliação da produção e da comercialização de materiais da Unidade de Reciclagem de Entulhos (URE). Entre os produtos estão os gabiões, utilizados em reparos e contenções de pontes, e o RCC (Resíduo da Construção Civil), empregado na pavimentação e recuperação de estradas municipais, tanto na zona urbana quanto rural.
Durante a reunião, foram discutidos ajustes operacionais e administrativos com o objetivo de viabilizar a ampliação da comercialização dos materiais produzidos na URE, garantindo maior eficiência nos processos, regularidade no fornecimento e atendimento às demandas do município, especialmente nas áreas de infraestrutura rural e urbana.
Outro ponto abordado foi a possibilidade de investimentos e melhorias no maquinário da unidade, o que permitirá aumentar a capacidade produtiva, otimizar os processos e fortalecer o papel ambiental e econômico da URE. A ampliação da produção deverá contribuir diretamente para a manutenção de pontes, estradas rurais e vias municipais, além de promover a correta destinação e o reaproveitamento dos resíduos da construção civil.
Com a consolidação da parceria, o município passará a contar com materiais produzidos internamente, reduzindo custos aos cofres públicos ao diminuir a necessidade de aquisição externa de insumos e ampliando a eficiência na aplicação dos recursos públicos.
A iniciativa reforça o compromisso da Prohab e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal com a sustentabilidade, a responsabilidade fiscal e o desenvolvimento de soluções que impactam positivamente a infraestrutura e a qualidade de vida da população de São Carlos.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Alexandre Wellington e o adjunto, Caio Solci, receberam para o encontro, representando a Prohab, o diretor administrativo Cesinha Maragno, o chefe de gabinete, Acenir Magalhães e a diretora financeira Daniela Del Piaggi.
SÃO CARLOS/SP - Um veículo em estado de abandono foi encontrado na manhã de quarta-feira (7), por volta das 9h, na Avenida Regit Arab, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos. A ocorrência foi registrada após denúncia recebida pelo Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal, por meio do telefone de emergência 153.
Uma equipe da GM foi deslocada até o endereço informado e confirmou a situação. No local, os agentes localizaram um Fiat Uno, ano 1997, de cor prata, que estava sem as quatro rodas, sem o estepe e também sem a bateria, evidenciando a retirada de diversos componentes.
Em consulta realizada nos sistemas Escudo São Carlense e Muralha Paulista, não foi identificada nenhuma queixa de furto ou roubo relacionada ao veículo. Diante disso, a proprietária foi localizada e informada sobre o ocorrido.
Ainda na mesma data, a dona do automóvel compareceu ao local acompanhada de um guincho para realizar a remoção do veículo. A ocorrência foi encerrada sem registro de autoria.
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos atendeu, na manhã de quarta-feira (7), uma ocorrência envolvendo um veículo abandonado na Estrada Municipal Manoel Nunes, entre os bairros Jardim Residencial Ipê Mirim e Eduardo Abdenur.
O chamado foi feito por moradores da região ao Centro de Controle Operacional da GM, por meio do telefone 153. Uma equipe foi enviada ao local e confirmou a denúncia, encontrando um VW Gol azul, ano 1995, em condições precárias, sem rodas e sem bateria.
Durante a averiguação, os agentes realizaram consulta nos sistemas oficiais de segurança, incluindo o Escudo São Carlense e a Muralha Paulista, não sendo localizada nenhuma queixa de furto ou roubo relacionada ao veículo.
Diante da situação, o proprietário foi identificado e informado. Ele compareceu ao endereço indicado e realizou a remoção do automóvel com guincho particular. A ocorrência foi encerrada no local, sem registro de autoria ou indícios de crime relacionados ao abandono do veículo.
SÃO PAULO/SP - O rapper Drake foi citado em uma ação civil coletiva que denuncia um suposto esquema de extorsão e corrupção em jogos de azar e do uso de "bots" para inflar o número de reproduções em plataformas como o Spotify.
O cantor, que recebe para promover a plataforma de cassino online Stake nas redes sociais, é citado ao lado do streamer Adin Ross e da empresa de cassino online Stake, segundo documento obtido pelo portal de cultura pop americano Vulture. O processo não traz acusações criminais aos envolvidos.
O processo, movido por duas mulheres do estado americano de Virgínia, pedem uma indenização de US$ 5 milhões do cassino e das personalidades citadas por supostas infrações à lei federal americana contra organizações criminosas, a Lei Rico, e a normas de defesa do consumidor.
A ação afirma que as celebridades induziram consumidores a acreditar que o cassino online era inofensivo e incentivaram as apostas.
Em nota, a Stake.us diz que o processo é sem sentido e que não está preocupada com a ação. Drake e Ross ainda não se manifestaram sobre o caso.
O documento afirma que a empresa viola as leis de jogo de azar dos Estados Unidos ao vender "dinheiro fictício" para as apostas, que pode ser convertido em dinheiro real. Nessa trama, tanto Drake quanto Ross seriam pagos para apostar em transmissões ao vivo da plataforma. O processo afirma que o rapper e o streamer estavam apostando com dinheiro de próprio cassino.
A plataforma de Curaçao já foi banida de países como Estados Unidos e Reino Unido, mas ainda opera por meio de seu braço americano e diz não permitir apostas feitas com dinheiro real -apenas por meio de tokens digitais, que podem ser depois convertidos em criptomoedas.
"Os dois [Drake e Ross] participaram de jogos de azar transmitidos ao vivo, apostando grandes somas de dinheiro fornecidas secretamente pela Stake. Em outras palavras, embora Drake e Ross afirmassem estar apostando com seu próprio dinheiro da Stake, na verdade, ele foi fornecido pela casa", afirma o processo.
A ação também diz que existia um sistema de "gorjetas" da empresa que funcionava como um "transmissor de dinheiro totalmente desregulamentado" em que Drake, Ross e um terceiro nome -George Nguyen, um suposto cúmplice- teriam usado para direcionar dinheiro para as fazendas de "bots" na Austrália.
Nguyen teria usado o dinheiro, segundo o processo, para "fabricar popularidade; difamar concorrentes e executivos de gravadoras; distorcer algoritmos de recomendação" em plataformas como o Spotify.
A Stake afirma que "não possui uma função de gorjeta que possa ser usada dessa forma".
O nome de Drake já foi citado em outro processo de aumento ilegal no número de reproduções de suas músicas. Outra ação coletiva, de novembro do ano passado, afirmou que o Spotify fez vista grossa para bilhões de reproduções fraudulentas de Drake.
Por outro lado, o cantor processou o grupo Universal Music, o Spotify e a iHeart Media em 2024 por supostamente usarem "bots" para impulsionar a canção "Not Like Us". Depois, Drake retirou as ações contra o Spotify e a Universal e fez um acordo extrajudicial com a iHeart Media.
por Folhapress
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos está com processos seletivos abertos para o preenchimento de vagas em diferentes áreas do hospital. As oportunidades contemplam cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, com atuação em setores assistenciais e administrativos.
Os interessados devem encaminhar o currículo até 18 de janeiro para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando no assunto o nome da vaga pretendida.
Os candidatos aprovados deverão apresentar comprovante das vacinas obrigatórias: COVID-19 (três doses), Hepatite B (três doses), Tríplice Viral (duas doses) e Dupla Adulto (reforço atualizado).
Confira abaixo as especificações de cada processo seletivo:
Ajudante de Cozinha
Setor: Serviço de Nutrição e Dietética (SND)
Requisitos: Ensino Fundamental
Habilidades: comprometimento; proatividade; boas práticas na manipulação de alimentos e no pré-preparo dos alimentos (legumes, carnes, verduras, cereais e sobremesas)
Desejável: Experiência na área
Vacinas obrigatórias: COVID-19 (3 doses), Hepatite B (3 doses), Tríplice Viral (2 doses) e Dupla Adulto (reforço atual)
Copeira
Setor: Serviço de Nutrição e Dietética (SND)
Requisitos: Ensino Fundamental
Habilidades: Comprometimento e
proatividade
Desejável: Experiência na área
Vacinas obrigatórias: COVID-19 (3 doses), Hepatite B (3 doses), Tríplice Viral (2 doses) e Dupla Adulto (reforço atual)
Assistente Comercial
Setor: Departamento Comercial
Atribuições: Apoiar a área comercial nas negociações com convênios, empresas e particulares; auxiliar na elaboração e acompanhamento de propostas comerciais; entrar em contato com setores internos (faturamento, recepção, auditoria, enfermagem e financeiro), além de atender e dar suporte aos clientes internos e externos
Requisitos: Ensino médio completo; experiência prévia na área comercial (preferencialmente em instituição hospitalar ou na área de saúde); conhecimento básico em convênios médicos, tabelas de preços, autorizações e faturamento hospitalar; noção de contratos, negociações e propostas comerciais; domínio do pacote Office (especialmente Excel e Word) e facilidade para operar sistema hospitalar MV
Habilidades: Boa comunicação verbal e escrita; organização e atenção a detalhes; capacidade de negociação e argumentação; proatividade; senso de urgência; ética; confidencialidade; postura profissional; capacidade de trabalhar sob pressão e com prazos; bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.
Desejáveis: Ensino superior em Administração; Gestão Comercial, Gestão Hospitalar ou áreas afins
Vacinas obrigatórias: COVID-19 (3 doses), Hepatite B (3 doses), Tríplice Viral (2 doses) e Dupla Adulto (reforço atual)
Fonoaudiólogo
Setor: Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
Requisitos: Diploma registrado de curso de graduação em Fonoaudiologia fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Registro profissional ativo no CRFa. Carteira de Habilitação ativa - B
Desejáveis: Experiência com manejo em disfagia para atuar em atendimento domiciliar e saúde da família. Pós-graduação na área de disfagia ou fonoaudiologia hospitalar
Carga horária: 30 horas semanais
Vacinas obrigatórias: COVID-19 (3 doses), Hepatite B (3 doses), Tríplice Viral (2 doses) e Dupla Adulto (reforço atual)
Técnico de Enfermagem
Setor: Hemodinâmica
Atribuições: Preparo do paciente no pré e pós-procedimento; circular na sala cirúrgica; reposição de materiais de farmácia e de almoxarifado, além de controle dos materiais enviados e recebidos da CME
Requisitos: Curso técnico de enfermagem completo; Coren ativo e disponibilidade para realizar plantão sobreaviso no período noturno e nos finais de semana. Para candidatos internos: estar na instituição há mais de um ano
Vacinas obrigatórias: COVID-19 (3 doses), Hepatite B (3 doses), Tríplice Viral (2 doses) e Dupla Adulto (reforço atual)
Para mais informações, é necessário entrar em contato com o setor de Recursos Humanos (RH) da instituição pelos telefones (16) 3509-1192 ou (16) 3509-1382.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.