fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Sexta, 15 Mai 2026

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), realizou nesta semana ações do projeto “Sorrir para o Futuro” na ONG Nave Sal da Terra, instituição que atende cerca de 400 crianças e adolescentes de 2 a 12 anos.

O projeto foi desenvolvido pelas cirurgiãs-dentistas Rebeca Ienco e Luciana Cesar de Avellar, com foco na prevenção e no tratamento de doenças bucais por meio de procedimentos de mínima intervenção.

O “Sorrir para o Futuro” tem como objetivo reduzir a incidência de cárie dentária e promover saúde bucal por meio do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), técnica que dispensa o uso de motor e anestesia, aliada a ações educativas, preventivas e de vigilância em saúde.

De acordo com a cirurgiã-dentista Rebeca Ienco, o projeto foi elaborado em 2025, quando ela ainda atuava como articuladora de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, a proposta surgiu para gerar impacto positivo na comunidade, respeitando a realidade local, os recursos disponíveis e as equipes envolvidas.

“O projeto é baseado em ações preventivas associadas à odontologia de mínima intervenção, priorizando procedimentos menos invasivos e realizados manualmente. Levar esse atendimento para escolas e instituições é fundamental para ampliar o acesso e promover saúde bucal desde a infância”, destacou Rebeca.

A cirurgiã-dentista Luciana Avellar ressaltou que a iniciativa poderá ser ampliada para outras instituições do município. Atualmente, o trabalho conta com a participação de seis auxiliares de odontologia, sete cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família, quatro técnicas em higiene bucal e dois residentes de odontologia das Unidades de Saúde da Família.

Segundo Luciana, 397 crianças da ONG receberam atendimento preventivo, incluindo orientações sobre higiene bucal, ensino correto da escovação e aplicação tópica de flúor. Entre as crianças avaliadas, 181 apresentaram lesões de cárie.

“A proposta é reduzir esse índice nos próximos anos por meio da continuidade das ações preventivas e educativas”, explicou a dentista.

Em apenas quatro dias de trabalho, a equipe conseguiu concluir o tratamento odontológico das crianças atendidas, utilizando procedimentos de mínima intervenção. Além dos atendimentos clínicos, o projeto também promove orientações sobre alimentação saudável e os impactos do consumo excessivo de açúcar no desenvolvimento das cáries.

A presidente da ONG Nave Sal da Terra, Lúcia Nordi, destacou a importância da parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, muitas famílias enfrentam dificuldades para levar os filhos ao dentista devido à rotina de trabalho.

“Trazer o atendimento até a ONG facilita muito o acesso das crianças aos cuidados odontológicos. Cerca de 400 crianças passaram pela avaliação e receberam atendimento de forma tranquila, sem medo”, afirmou.

Lúcia ressaltou ainda que as crianças permanecem na instituição das 7h às 18h, tornando essencial a realização do serviço diretamente no local.

Para Lindiamara Soares, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, o projeto Sorrir para o Futuro reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a prevenção e a promoção da saúde desde a infância. “Levar o atendimento odontológico até instituições como a Nave Sal da Terra amplia o acesso das crianças aos cuidados de saúde bucal e contribui para a redução de problemas futuros, garantindo um atendimento mais humanizado e acolhedor”.

Leandro Pilha, cirurgião-dentista e secretário municipal de Saúde, acredita que a saúde bucal é parte fundamental da saúde integral das crianças. “Esse projeto demonstra a importância do trabalho preventivo e da atuação das equipes multiprofissionais fora das unidades de saúde, chegando diretamente à comunidade. A Prefeitura segue investindo em ações que ampliem o acesso, promovam qualidade de vida e fortaleçam o cuidado com nossas crianças e adolescentes”, finaliza o secretário.

Empreendimento reúne ponto oficial de vendas, área temática para colecionadores e diferentes operações com produtos ligados ao álbum da Copa

 

SÃO CARLOS/SP - O clima da Copa do Mundo já começou a tomar conta do Shopping São Carlos. Administrado pelo Grupo AD, o empreendimento passou a contar com um quiosque oficial da Panini, referência mundial em colecionáveis esportivos, oferecendo aos fãs do futebol a oportunidade de adquirir o álbum oficial do torneio e os tradicionais pacotes de figurinhas.

Como parte das ações especiais voltadas ao lançamento da coleção, o Shopping também preparou um espaço dedicado à troca de figurinhas, instalado ao lado do quiosque da Panini. O ambiente conta com grama sintética, mesas, cadeiras e puffs, criando um ponto de encontro para colecionadores, famílias e apaixonados por futebol compartilharem a experiência de completar o álbum.

A coleção oficial da Copa do Mundo foi criada para acompanhar cada fase do torneio, reunindo seleções participantes, identidade visual da competição e cromos especiais que transformam o álbum em um item de memória esportiva. Nesta edição, o álbum conta com 980 cromos, sendo 68 especiais, e apresenta diferentes versões e formatos para atender desde colecionadores iniciantes até fãs mais tradicionais da competição.

“O álbum da Copa movimenta diferentes gerações e cria uma experiência muito afetiva em torno do futebol. O espaço foi pensado para incentivar esse encontro entre colecionadores e proporcionar um ambiente de convivência dentro do Shopping”, afirma Nancy Araújo, coordenadora de Marketing do Shopping São Carlos.

Além do quiosque oficial da Panini, os clientes também encontram figurinhas e produtos relacionados à coleção em outras operações do empreendimento, como Ri Happy e Collor Graphic, ampliando os pontos de acesso para os consumidores.

O McDonald's também entrou no clima da Copa com o Combo Figurinha, que oferece um pacote especial de figurinhas Panini com uma figurinha exclusiva na compra do combo participante. A ação está disponível no Delivery, Drive-thru, Balcão e quiosques de sobremesa da rede.

Para o Shopping São Carlos, a chegada do quiosque da Panini reforça a proposta de ampliar as experiências de convivência oferecidas ao público. “Buscamos acompanhar movimentos que geram conexão com o público e transformam o Shopping em um espaço de experiências. A chegada da Panini e o espaço de troca de figurinhas reforçam esse ambiente de convivência para diferentes públicos”, destaca Fábio Maria, gerente geral do Shopping São Carlos.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O Mercado Municipal se transformou em um espaço de mobilização pela vida, na manhã desta sexta-feira (15/05). A ação fez parte do Maio Amarelo, movimento internacional que busca reduzir acidentes e mortes no trânsito por meio da conscientização e da educação. Diversas entidades participaram, entre elas a Prefeitura de São Carlos, com os agentes de trânsito e a Guarda Municipal, Sest/Senat, Esport Motor e Ecovias Noroeste Paulista.

O diretor de Educação para o Trânsito, Felipe Almeida, explicou que o objetivo é provocar reflexão coletiva. “É um movimento internacional para que toda a sociedade pare para refletir sobre a segurança no trânsito”.

Durante a manhã, foram distribuídos brindes e antenas corta-pipa para motociclistas, houve atividades com simuladores de embriaguez e sono e as crianças se divertiram e aprenderam sobre as regras de trânsito com a minicidade educativa. Para Felipe Almeida, o envolvimento das crianças é estratégico. “Às vezes os pais não dão tanta atenção a um agente de trânsito, mas quando o próprio filho alerta, acabam refletindo mais sobre atitudes como furar um sinal vermelho ou ignorar um pare”.

O supervisor de tráfego da Ecovias Noroeste Paulista, Cristian Rodrigo da Silveira Leite, destacou dois fatores críticos nos acidentes: sono e embriaguez. “O motorista precisa respeitar a condição natural do corpo. Se estiver cansado, deve parar, descansar e evitar o risco da perda de controle do veículo”.

Ele lembrou que a concessionária ampliou para 20 bases operacionais na rodovia Washington Luís, oferecendo locais de descanso, água, fraldário e sanitários.
O analista de comunicação institucional da Ecovias, Ricardo Patrick Ferreira, apresentou a campanha Conversas Interrompidas, que busca sensibilizar motoristas de forma emocional. “Ela se resume naquela conversa que começou, mas não teve fim por causa de uma imprudência no trânsito. O que vale mais: responder uma mensagem no celular ou chegar ao encontro com quem nos espera?”, indagou.

A campanha utiliza vídeos, peças gráficas e ações em rádio e redes sociais para mostrar casos reais de acidentes. Ricardo reforçou que três segundos olhando para o celular equivalem a percorrer 100 metros sem atenção na estrada. “Queremos que essas conversas nunca sejam interrompidas, que possam ter seu fim ao lado das pessoas que amamos”.

O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, ressaltou o caráter coletivo da ação. “Faz parte do calendário do Maio Amarelo, com vários eventos voltados à educação para o trânsito. Hoje reforçamos também a campanha ‘Respeite o Pare’. É fundamental unir entidades e empresas para ampliar os debates e a conscientização sobre as regras de trânsito”, disse.

Publicado em Trânsito

Entidade alerta para impactos econômicos, fiscais e operacionais das mudanças em debate no Congresso Nacional e defende discussão baseada em estudos técnicos e diálogo institucional

 

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio São Carlos) enviou ofício para os prefeitos das cidades de sua base territorial — São Carlos, Ibaté, Brotas, Guatapará e Tambaú — a apoiarem as manifestações e articulações institucionais relacionadas às propostas de redução da jornada de trabalho e restrições às escalas atualmente debatidas no Congresso Nacional, especialmente durante a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), entre os dias 18 e 21 de maio, em Brasília.

O encontro nacional, conhecido como “Marcha dos Prefeitos”, reúne gestores públicos de todo o País para discutir pautas prioritárias junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal. Na avaliação do Sincomercio São Carlos, o evento representa uma oportunidade importante para que os municípios manifestem preocupação com os potenciais impactos econômicos, fiscais e operacionais das propostas em tramitação, como a PEC nº 8/2025, a PEC nº 148/2015 e o PL nº 1.838/2026.

Segundo o presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Roberto Gullo, a entidade vem alertando prefeitos e lideranças regionais sobre os reflexos que as mudanças podem provocar tanto no setor produtivo quanto nas administrações municipais.

“Orientamos os prefeitos das cidades da nossa base territorial a acompanharem atentamente esse debate e apoiarem as manifestações contrárias às propostas de redução da jornada sem estudos aprofundados de impacto. Trata-se de um tema que afeta diretamente a sustentabilidade das empresas, especialmente as micro e pequenas, além de trazer reflexos importantes para as finanças e para a operação dos municípios”, destacou Gullo.

A entidade ressalta que a redução da jornada semanal sem diminuição proporcional de salários, somada a possíveis restrições adicionais nas escalas de trabalho — como limitações ao modelo 6x1 — tende a provocar aumento generalizado do custo da mão de obra. Entre os possíveis efeitos apontados estão a necessidade de novas contratações, elevação de despesas operacionais, redução de horários de funcionamento e pressão inflacionária.

O Sincomercio São Carlos também chama atenção para os impactos no setor público municipal. De acordo com a entidade, a eventual redução das jornadas poderá exigir ampliação de quadros de pessoal ou reorganização complexa de escalas em áreas essenciais como saúde, educação, assistência social e segurança urbana, aumentando a pressão sobre os orçamentos municipais e os limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outro ponto destacado pela Federação e pelo sindicato patronal é o possível reflexo negativo sobre a arrecadação municipal, decorrente da desaceleração da atividade econômica e da redução do nível de emprego formal.

“A realidade econômica brasileira é extremamente diversa e as escalas de trabalho existentes hoje são resultado de décadas de negociação entre trabalhadores e empregadores. Mudanças estruturais precisam ser debatidas com responsabilidade, baseadas em análises técnicas consistentes e respeitando a autonomia das negociações coletivas”, afirmou Paulo Roberto Gullo.

A FecomercioSP e o Sincomercio São Carlos reforçam a defesa do diálogo institucional entre setor produtivo, municípios, Congresso Nacional e sociedade civil, com o objetivo de evitar medidas que possam gerar impactos adversos sobre o emprego, a atividade econômica e a sustentabilidade fiscal das cidades.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Carlos participaram, na última quarta-feira (13/05), da reunião ordinária da governança da Região Turística da Serra do Itaqueri, realizada em Torrinha (SP). O encontro reuniu prefeitos, secretários, diretores de turismo, empresários e representantes de entidades do setor de 15 municípios integrantes da região turística.

A reunião ocorreu no restaurante Bela Vista da Serra e foi presidida por Camila Assoni, presidente da Região Turística da Serra do Itaqueri e secretária de Turismo de Analândia. O prefeito de Torrinha, Ari Rodolfo Buzato, também participou do encontro, acompanhado de gestores públicos e representantes do trade turístico regional.

São Carlos foi representada pelo secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, e pelos diretores de departamento Fabiana Nascimento, responsável pela área de Qualificação do Turismo, e Manoel Virgínio, diretor de Promoção Turística.

Entre os temas debatidos estiveram o prazo do SISMAPA Serra e dos municípios, recursos do DADETUR/SGRI para 2026, capacitações promovidas pela Secretaria de Turismo do Estado, Distrito Turístico, Programa de Regionalização do Turismo, Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, além de informes da Associação Serra do Itaqueri.

Durante o encontro, também foram discutidas atualizações relacionadas ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e às novas diretrizes do Ministério do Turismo para o Mapa do Turismo Brasileiro e a categorização dos municípios. O novo normativo redefine o papel do programa dentro do Sistema Nacional do Turismo, atualiza critérios técnicos e detalha atribuições dos interlocutores municipais, regionais e estaduais.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo de São Carlos, Hicaro Alonso, a integração regional fortalece o desenvolvimento do setor turístico e contribui para ampliar oportunidades econômicas.

Segundo ele, São Carlos tem colaborado com a Região Turística da Serra do Itaqueri no eixo de qualificação profissional dos serviços turísticos e da produção associada, atendendo às exigências do Ministério do Turismo para homologação da região no Mapa Nacional do Turismo.

“Os debates de políticas públicas regionais impulsionam o desenvolvimento integrado ao conectar municípios com vocações complementares, além de atrair eventos, gerar negócios e ampliar a infraestrutura turística das cidades que compõem a Região Turística da Serra do Itaqueri”, destacou Hicaro Alonso.

Atualmente, além de São Carlos, integram a Região Turística da Serra do Itaqueri os municípios de Analândia, Águas de São Pedro, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Dourado, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

As reuniões da governança regional, que envolvem representantes do poder público, empresários e agentes econômicos do turismo, acontecem bimestralmente.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do programa São Carlos Mais Bonita, realizou,  na manhã desta sexta-feira (15/05), uma operação para retirar tapumes de madeira que impediam o tráfego de veículos na rua Manoel Matos Carlos Pinto, no Jardim Pacaembu, além de demolir construções irregulares de alvenaria erguidas em área pública na Avenida Vicente Laurito, na região do Cidade Aracy.

A ação foi motivada por denúncias e reclamações de moradores, que apontaram os problemas causados pelas obstruções e ocupações indevidas. Para a execução dos trabalhos, foram utilizados uma retroescavadeira e um caminhão basculante, responsáveis pela desmontagem e remoção das estruturas. Ao todo, um caminhão carregado de entulho, madeira, lixo e tijolos foi retirado do local.

Participaram da operação equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Qualidade Urbana, da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. 

Segundo o secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, a iniciativa integra a política de prevenção primária adotada pelo município. “Estamos trabalhando para eliminar pontos de invasão e bloqueios em áreas públicas. No Jardim Pacaembu havia um caso recorrente de reclamações, e na Avenida Vicente Laurito identificamos construções irregulares em um espaço que era utilizado como campo de futebol de areia”, explicou.

O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, destacou que a medida foi essencial para restabelecer a ordem e garantir melhores condições de segurança, saúde e qualidade de vida aos moradores da região.

Publicado em Outras Notícias

16 de maio: dia do Gari;  houve reconhecimento a funcionários novos e antigos, além de vídeo de familiares e sorteio de brindes.

 

SÃO CARLOS/SP - O presidente do SAAE, Derike Contri, participou, na manhã de sexta-feira, 15/05, na sede da São Carlos Ambiental, da homenagem que a empresa prestou aos garis responsáveis pela coleta dos resíduos domiciliares e hospitalares em São Carlos. O Dia do Gari é hoje,16 de maio, mas por cair no sábado a empresa antecipou a comemoração.

VÍDEO, RECONHECIMENTO E BRINDES - Na oportunidade, houve, em vídeo, os parabéns de familiares dos garis e o reconhecimento, por parte da empresa, a colaboradores que completaram um, dois, dez e vinte ou mais anos de casa, além de sorteio de diversos brindes entre todos. Esses profissionais, os garis, também são conhecidos, de forma geral, como funcionários da limpeza urbana, sendo essenciais para a conservação e higiene das vias públicas, além da garantia e manutenção da qualidade de vida da população.

A São Carlos Ambiental, pertencente ao Grupo Solvi, opera na cidade como empresa licitada pelo SAAE há 16 anos. Tem 13 caminhões de coleta e 64 garis que operam durante o dia e à noite. Em média, cada gari percorre, por dia, 20 km durante a sua respectiva jornada de trabalho. 

Durante o encontro, o Superintendente da São Carlos Ambiental, João Paulo Mota, parabenizou e agradeceu a cada gari que faz do seu trabalho a garantia de uma cidade com mais higiene e limpeza. “O trabalho de vocês, todos sabemos, inclusive a população, é primordial no dia a dia de cada um dos moradores de São Carlos. Essa atividade tem tudo a ver, também, com a saúde pública. E é justamente por isso que vocês exercem um papel extraordinário e fundamental. Em nome da São Carlos Ambiental, e grupo Solvi, o nosso muito obrigado”.

SAAE RECONHECE E RESPEITA O TRABALHO - O presidente do SAAE, Derike Contri, agradeceu o convite para participar da homenagem prestada pela empresa e, igualmente, enalteceu a atividade e o desempenho individual e coletivo de todos os garis que atuam na cidade. “Sem o trabalho de vocês, São Carlos não seria o que é. Quero aproveitar para dizer a  cada um de vocês que a coleta de resíduos na cidade é uma das atividades mais aprovadas pela população, por causa do dinamismo de vocês e da eficácia e eficiência do trabalho. Por isso, o meu obrigado pessoal, o obrigado do SAAE e o obrigado de cada cidadão são-carlense”.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A população de São Carlos já tem um programa completo para este domingo (17/5). Das 10h às 17h, a Praça Padre Roque Pinto de Barros, na Vila Prado, recebe o projeto Brincando na Praça, com uma programação gratuita voltada para todas as idades.

A iniciativa é realizada pela Rumo, maior operadora de ferrovias de cargas do país, por meio do Instituto Rumo, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, com execução da RMC Esportes e apoio da Prefeitura de Araraquara. A ação faz parte das iniciativas da companhia voltadas ao fortalecimento das comunidades próximas às suas operações ferroviárias, promovendo bem-estar e integração social.

Com foco na qualidade de vida, convivência em comunidade e incentivo à prática esportiva, o evento oferece atividades como vôlei, basquete, futebol, mini tênis, peteca, aulas de dança e jogos de tabuleiro. A programação inclui ainda damas gigantes, cama elástica, brinquedos infláveis e aferição de pressão arterial.

“O Brincando na Praça é uma forma de levar esporte, lazer e convivência para as comunidades onde estamos presentes. Mais do que um evento, é uma oportunidade de ocupar o espaço público, fortalecer vínculos e aproximar as pessoas. Esse é um dos caminhos em que a Rumo acredita para contribuir com o desenvolvimento social. Queremos que todos aproveitem esse dia leve. Estão todos convidados”, afirma Tatiana Montório, coordenadora do Instituto Rumo.

Ao longo do dia, o espaço público se transformará em um ponto de encontro para diferentes gerações, incentivando a participação da comunidade em um ambiente acolhedor e descontraído.

 

Serviço

Brincando na Praça – São Carlos (SP)

● Data: 17/05/2026

● Horário: das 10h às 17h

● Local: Praça Padre Roque Pinto de Barros - Av. Sallum, 778 - Vila Prado - São Carlos/SP

● Evento gratuito e aberto ao público

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A saúde pública de São Carlos recebeu mais um importante investimento nesta semana. A vereadora Cidinha do Oncológico esteve reunida nesta terça-feira com a supervisora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Lilian Almeida Pinheiro, e com o cirurgião-dentista estomatologista Marcelo Domeniconi para oficializar a destinação de R$ 65 mil em emenda parlamentar para a unidade.

Entre as melhorias que deverão ser viabilizadas com o recurso está a aquisição de um bisturi eletrônico, equipamento que irá modernizar os atendimentos realizados no CEO, especialmente em pequenas e médias cirurgias na cavidade oral. O aparelho proporciona mais precisão nos procedimentos, segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.

Além de ampliar a capacidade de atendimento da unidade, o investimento também representa mais agilidade e eficiência no serviço prestado à população que depende do atendimento especializado oferecido pelo município.

Durante a reunião, Cidinha destacou a importância de fortalecer constantemente os investimentos na saúde pública e afirmou que acompanhar de perto a realidade das unidades tem reforçado ainda mais a necessidade de atenção à área.

“A saúde precisa ser uma prioridade permanente. Tenho acompanhado de perto as necessidades do município e sei o quanto cada investimento faz diferença no atendimento à população. Essa conquista é fruto de muito diálogo, compromisso e responsabilidade com as pessoas que dependem do serviço público diariamente”, afirmou a vereadora.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Um estudo recente, da autoria de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), publicado na revista científica internacional “IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje”, propõe uma forma mais simples, acessível e eficiente de ensinar um dos temas mais básicos da Física: a queda dos corpos. A pesquisa mostra como o uso de tecnologias de baixo custo pode ajudar estudantes a compreender melhor por que os objetos caem e, principalmente, a corrigir ideias equivocadas que ainda são comuns nas salas de aula.

A proposta aborda o estudo da chamada “queda livre”, ou seja, o movimento de um objeto que cai apenas sob a ação da gravidade. Embora pareça um tema simples, esse assunto ainda gera confusão entre muitos estudantes. É comum, por exemplo, a crença de que objetos mais pesados caem mais rápido do que os mais leves, uma ideia antiga que remonta ao filósofo grego Aristóteles.

No entanto, essa concepção foi contestada há séculos por Galileu Galilei, que demonstrou que, na ausência da resistência do ar, todos os objetos caem com a mesma aceleração. O novo estudo retoma esse conceito clássico utilizando ferramentas modernas que permitem observar o fenômeno em tempo real, com precisão.

No experimento descrito, utiliza-se um Arduino para registrar o tempo de queda de uma barra com faixas claras e escuras, que é solta e atravessa uma photogate. Os dados são enviados diretamente para o computador, onde gráficos e tabelas são gerados automaticamente. Isso facilita a análise e permite que os estudantes acompanhem os resultados enquanto o experimento acontece.

Os resultados mostram que objetos com massas diferentes caem praticamente no mesmo intervalo de tempo, apresentando diferenças muito pequenas. Essa constatação reforça a ideia de que o peso não interfere significativamente na velocidade da queda, contrariando o senso comum.

Além da precisão, um dos principais pontos positivos é a facilidade de implementação. O sistema pode ser montado em escolas e universidades sem a necessidade de equipamentos sofisticados, tornando o ensino mais prático, acessível e interativo.

Outro destaque é a forma como a atividade é conduzida em sala de aula. Os alunos são incentivados, inicialmente, a fazer previsões; depois, a testar suas hipóteses experimentalmente; e, por fim, a refletir sobre os resultados obtidos. Esse processo contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e para uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos.

Segundo os autores, a combinação entre prática experimental, tecnologia e análise imediata dos dados aumenta o interesse dos estudantes e favorece a aprendizagem. A experiência já vem sendo aplicada em cursos introdutórios de Física, apresentando resultados positivos.

A pesquisa conclui que iniciativas como essa podem tornar o ensino de Ciências mais dinâmico e significativo, aproximando teoria e prática e incentivando uma participação mais ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.

Os autores do estudo são a Profª Drª Jéssica Fabiana Mariano dos Santos (FEIS/UNESP) e o Prof. Dr. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

A Dra. Jéssica é ex-aluna do IFSC/USP e atualmente docente do Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP – FEIS), onde está estruturando um Grupo de Pesquisa voltado ao desenvolvimento de experimentos didáticos de Física com o uso de tecnologias emergentes, como microcontroladores aplicados ao ensino de Física.

Confira o estudo no link https://ieeexplore.ieee.org/document/11406157

 

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.