fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 12 Julho 2022

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registrou mais um óbito por COVID-19 nesta quarta-feira (13/07), totalizando 612 mortes pela doença no município.
O óbito é de uma mulher de 83 anos, internada em hospital público desde 07/07 com comorbidades (neoplasias de colo de útero com metástase no pulmão). A paciente já tinha recebido três doses da vacina contra a COVID-19.
Foram registrados nesta quarta-feira (13/07) mais 119 exames positivos e 222 negativos para COVID-19. 
Nenhum paciente está em leito de estabilização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) neste momento.

Publicado em Coronavírus

RIO DE JANEIRO/RJ - Beleza natural! Juliana Paes encantou a galera do Instagram com sua boa forma impressionante na terça-feira (12) enquanto curtia um dia de sol e piscina. A musa aproveitou para renovar o bronzeado e fez a alegria dos internautas com os cliques deslumbrantes publicados em seu perfil.

A atriz de 43 anos surgiu posando na beira da piscina, onde curtiu seus bons drinks enquanto era clicada com muita felicidade e um sorrisão espontâneo. Juliana exibiu sua boa forma escultural e foi muito elogiada ao eleger um biquíni mínimo para renovar sua marquinha na ocasião.

“Mais um dia nesse lugar encantado”, celebrou a atriz na legenda, que ainda economizou elogios da galera do Instagram. “Lugar lindo com uma mulher maravilhosa dessas”, disparou um seguidor. “Toda boa, né, Juliana?”, brincou outro internauta. “Mulherão desses, gente”, exaltou uma terceira.

 

 

 

Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - Vários entorpecentes foram apreendidos pela Guarda Municipal na manhã de hoje, 13, na Rua João Dagnone, no bairro Santa Angelina, em São Carlos.

Era por volta das 10h15, quando a Equipe Canil patrulhava a região, quando um indivíduo foi visto em atitude suspeita e aparentou nervosismo com a presença dos agentes de segurança pública.

O suspeito foi abordado e revistado, porém, nada de ilícito foi encontrado e o homem liberado. Mas, como a cadela K9 Kyara estava na viatura, os GMs resolveram soltá-la, foi onde a cachorra encontrou 06 tabletes de maconha, mais 86 invólucros da mesma droga (maconha), 71 eppendorfs de cocaína e 95 pedras de crack.

Como não foi possível vincular as drogas localizadas a nenhum suspeito, ninguém foi preso e os entorpecentes apreendidos e levados à Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um estudante da Universidade Federal de São Carlos teve sua bicicleta furtada na tarde de ontem, 12.

A vítima foi à Central de Polícia Judiciária e disse aos Policiais que ao chegar ao Campus deixou sua bike presa em uma corrente e cadeado e foi para aula. Quando voltou o seu veículo de transporte já não estava mais no local.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A ciência e a tecnologia trabalham para melhorar o homem como um todo, bem como seu entendimento de tudo ao seu redor. Este processo constante de investimento e acumulo de conhecimento, tem permitido que a humanidade supere crises severas que já ocorreram em sua existência e que continuam ocorrendo. Mais recentemente viveu-se uma crise (que ainda persiste) com um novo vírus que nos atingiu. Novamente, aqui a ciência se mostrou soberana, preparando vacinas com uma rapidez nunca vista, desenvolvendo testes de diagnóstico e, principalmente, tecnologias que permitem evitar que o mal se torne ainda maior. 

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), inseridos no Centro Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) e em conjunção com empresas parceiras dentro do programa EMBRAPII, desenvolveram diversas tecnologias para ajudar neste período. Ocorre, que a Covid não é apenas uma gripe que vem e vai; ela deixa sequelas de diversas naturezas. Há quem entenda que a denominada “Covid-Longa” se refere aos diversos efeitos colaterais que acabam ficando. Dores musculares, dores articulares, fadiga, dificuldades respiratórias, formigamento ou parestesia, tonturas e diversas alterações, como de equilíbrio, olfato, paladar e zumbido no ouvido, além de problemas circulatórios e perda de memória,  dentre outros, são sequelas da doença.

Preocupados com estas situações Pós-Covid, os pesquisadores que trabalham com o desenvolvimento de novas tecnologias para reabilitação, utilizando laser como elemento principal, desenvolveram equipamentos e protocolos para reabilitação destas sequelas. As técnicas e procedimentos já foram aprovados pela ANVISA e estão sendo disponibilizados aos profissionais da saúde.

Através de uma parceria CEPOF-INOVA (Parque Tecnológico Damha)  dentro do programa CITESC (Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos), os pesquisadores estão agora expandindo a iniciativa nascida em São Carlos, do criado Centro de Reabilitação Pós-Covid, para outros municípios do estado de São Paulo. Este é o caso da parceria criada com o Consórcio  CISMETRO, que envolve mais de vinte e cinco municípios da região de Campinas. 

Criação de novos centros para tratamento de sequelas Pós-Covid no Estado de São Paulo

Convidada por esse Consórcio, a equipe de pesquisadores da USP apresentou no dia 08 de julho, na cidade de Holambra (SP), para mais de vinte prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais na área de saúde, as novas tecnologias e as possibilidades de avançarem com a criação de centros em seus respectivos municípios.

A equipe, liderada pelo Prof. Vanderlei Salvador Bagnato e constituída pelos pesquisadores Drs. Antonio Aquino e Vitor Panhoca, acompanhados pela Dra. Bruna Boasorte (INOVA), mostraram as novas tecnologias e deram início ao processo de treinamento de profissionais daquela região para que o Consórcio possa também disponibilizar os protocolos de reabilitação Pós-Covid em toda a região.

Segundo Vanderlei Bagnato, esta é uma das oportunidades de aproveitar a experiência do IFSC/USP para a expansão dos avanços científicos e tecnológicos desenvolvidos no Instituto para outros municípios e regiões do Estado de São Paulo. ”Quando a ciência transborda e oferece soluções para a sociedade, é como se fizéssemos uma verificação de que todo investimento e esforço feito em ciência valeu a pena”, diz Bagnato.

Para o pesquisador, o CITESC é um esforço iniciado há já algum tempo e que agora começa a dar seus resultados e com atividades concretas e decisivas para beneficiar a saúde da população. “Esforços conjuntos público-privados estão cada vez mais permitindo avanços consideráveis na solução de problemas de nossa sociedade. Quando fazemos ciência de alta qualidade, sempre encontramos uma forma de colocá-la ao serviço da sociedade. Às vezes, realizamos pesquisas e geramos conhecimentos que se tornarão fundamentais para a solução de problemas muitos anos depois. O importante é que a detenção do conhecimento é que garante ir adiante, e isto nosso Instituto tem feito muito bem. Aos poucos, São Carlos, com seus desenvolvimentos, torna-se uma peça importante no cenário nacional no tratamento da Pós-Covid e isso nos deixa muito orgulhosos”, enfatizou Bagnato.

 

 

Rui Sintra - IFSC/USP

Quarta, 13 Julho 2022 10:56

Homem é baleado no Jardim Alvorada

SÃO CARLOS/SP - Um homem de 36 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite de ontem, 12, no bairro Jardim Alvorada, em São Carlos.

Segundo boletim de ocorrência (BO), a Polícia Militar foi acionada pelo 190, pois de acordo com a denuncia havia dois homens em atitude suspeita na porta de uma casa no bairro citado. Os Militares foram averiguar e não encontrou os suspeitos. Porém, durante o patrulhamento no bairro, mais uma denúncia chegou, afirmando que havia uma pessoa baleada na Rua Eugênia Acácio.

Os PMs foram ao local e encontraram L.R.Z.B, caído na calçada com um tiro na perna direita. O SAMU foi acionado e a vítima levada à Santa Casa de Misericórdia, onde ficou internada.

A vítima não soube informar quem foi o autor do disparo.

Publicado em Policial

KIEV - A Ucrânia lançou ataques com foguetes de longo alcance contra forças russas no sul do país e destruiu um depósito de munição, disseram os militares ucranianos, enquanto a Rússia continuava a atacar o leste do país.

O ataque a Nova Kakhovka, na região de Kherson, matou 52 pessoas, disseram militares da Ucrânia na terça-feira. As autoridades da cidade instaladas pela Rússia disseram que pelo menos sete pessoas foram mortas e cerca de 70 ficaram feridas, informou a agência de notícias russa Tass.

O ataque ocorreu depois que Washington forneceu à Ucrânia sistemas avançados de artilharia móvel Himars, que Kiev diz que suas forças estão usando com eficiência crescente.

A Reuters não pôde verificar independentemente os relatos do campo de batalha.

"Com base nos resultados de nossas unidades de foguetes e artilharia, o inimigo perdeu 52 (pessoas), um obus Msta-B, um morteiro e sete veículos blindados, bem como um depósito de munição em Nova Kakhovka", afirmou o comando militar do sul da Ucrânia em comunicado.

Autoridades pró-Rússia disseram que o ataque matou civis.

A área é de importância estratégica por causa de seu acesso ao Mar Negro, um setor agrícola antes próspero e localização ao norte da Crimeia, anexada à Rússia.

Vídeos não verificados postados nas mídias sociais mostraram uma imensa bola de fogo em erupção no céu noturno. Imagens divulgadas pela mídia estatal russa mostraram um terreno baldio coberto de escombros e restos de edifícios.

"Ainda há muitas pessoas sob os escombros. Os feridos estão sendo levados para o hospital, mas muitas pessoas estão sitiadas em seus apartamentos e casas", disse Vladimir Leontyev, chefe da administração civil-militar do distrito de Kakhovka, instalada pela Rússia, segundo a Tass.

Ele afirmou que depósitos, lojas, uma farmácia, postos de gasolina e uma igreja foram atingidos.

O Ministério da Defesa ucraniano não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o tipo de arma usada.

A Rússia continuou a atacar o leste da Ucrânia em um esforço para ganhar o controle da província de Donetsk e toda a região industrial de Donbas. No início deste mês, Moscou capturou a província de Luhansk, que compõe o resto de Donbas.

A Rússia diz querer arrancar Donbas da Ucrânia em nome dos separatistas apoiados por Moscou em duas autoproclamadas Repúblicas populares cuja independência reconheceu às vésperas da guerra.

A Ucrânia está se preparando para o que espera ser uma nova e grande ofensiva russa no leste.

 

 

Por Tom Balmforth e Pavel Polityuk / REUTERS

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO PAULO/SP - A frase "você é aquilo que come" nunca foi tão real! Isso porque o que tem no prato pode, de fato, definir como você se sentirá depois da refeição, sabia? Apesar daquela sensação gostosa depois de abusar das guloseimas, também podemos sentir reações bastante adversas e incomodas, dependendo do que ingerimos.

Quem alerta sobre isso é o nutrólogo Thiago Volpi: "alimentos que possuem alto teor de gordura e/ou são processados tendem a aumentar o processo inflamatório no corpo, elevando o nível de açúcar no sangue. A opção é sempre recorrer às opções mais naturais para diminuir o colesterol ruim", indica.

Mas e o chocolate? Ele causa felicidade mesmo sendo gorduroso? Segundo o especialista, apesar da fama de 'causadores da felicidade', os chocolates com baixo teor de cacau são gordurosos e muito calóricos, o que causará sensação de mal-estar. O oposto do que queremos, né? Por isso, a dica é investir nas versões com mais de 70% de cacau, uma vez que só elas estimulam a produção de serotonina — o hormônio da felicidade.

Quem também gera debates sobre o assunto é o queridinho dos brasileiros: o café! Apesar de muito bem-vindo nos lares e aliado das rotinas cansativas, o médico destaca que a bebida pode causar sensações bastante desagradáveis quando consumida em excesso, como irritação — devido à adrenalina —, insônia, ansiedade e até problemas gastrointestinais. Eita!

 

Triptofano e serotonina: os heróis da felicidade!

Thiago também explica que a felicidade proporcionada por algumas comidas é decorrente de sua composição. "Os alimentos que são ausentes de triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina, o hormônio do humor, causam o efeito contrário da felicidade, principalmente se consumidos em exagero", avisa.

 

E onde encontrar o tal do triptofano? Descubra na lista abaixo:

  • soja
  • leite
  • iogurte
  • banana
  • oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins...)
  • feijão

Já para garantir o bem-estar diário, confie em opções como laranja, cereais e verduras!

 

Preciso ficar longe dos vilões da felicidade para sempre?

É claro que não! Na alimentação, o equilíbrio é a chave de tudo, viu? "Consumir de vez em quando esses alimentos é normal, o problema é quando exageramos no consumo de açúcares e gorduras. Por isso, é sempre recomendado passar com um médico especialista para acompanhar e balancear a dieta mais adequada para cada paciente", finaliza o nutrólogo.

Confira o vídeo abaixo:

 

 

Fonte: Thiago Volpi, médico nutrólogo e fundador do Espaço Volpi.

Thaís Lopes Aidar / ALTO ASTRAL

Publicado em Ciência & Saúde

BELO HORIZONTE/MG - Os jacarés da Lagoa da Pampulha são atrações do cartão postal de Belo Horizonte. Conhecidos como “gordos e tranquilos” desde que uma matéria do Estado de Minas viralizou nas redes sociais, esses animais seguem chamando atenção de quem tem a chance de observá-los.

Todos os jacarés que vivem ali são da espécie papo amarelo, considerada de pequeno porte, mas esses animais podem chegar a mais de dois metros de comprimento. Apesar da boca comprida, eles não são predadores de mamíferos grandes.

A alimentação consiste em peixes, aves e moluscos – entre eles, o caramujo africano, espécie invasora que se multiplica rapidamente e transmite doenças ao ser humano. Assim, os jacarés ajudam no controle da população desse invasor e consequentemente no equilíbrio ecológico da região.

Os animais só começaram a ser monitorados oficialmente em 2017, segundo Leonardo Maciel, gerente de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Atualmente, existem cerca de 20 adultos e 11 filhotes. Os dados são estimativas, pois o monitoramento é feito visualmente, sem que localizadores sejam colocados diretamente nos animais – esse procedimento só pode ser feito pelo Ibama.

 

Natureza

A poluição não tem sido um impeditivo para a reprodução da espécie, mas os jacarés preferem pontos em que recebem água nova, dos afluentes limpos, afirmou Maciel. E buscam áreas com mais vegetação para colocar seus ninhos, como perto do Parque Ecológico.

“A natureza procura sempre se adaptar, encontrar algum jeito de se perpetuar ali. A Lagoa não é considerada um reservatório único, são vários pontos com diferentes níveis de poluição. Nos locais com melhor qualidade da água, várias espécies sobrevivem. Os jacarés costumam procurar essas regiões”, afirmou Leonardo.

Não há consenso sobre como os jacarés do papo amarelo foram parar lá. Entre as hipóteses está a de que algum morador colocou a espécie no local e que ela foi se reproduzindo; ou ainda, que eles teriam vindo do zoológico de Belo Horizonte após uma enchente. Outra hipótese é que eles já existiam no local antes da Lagoa ser criada.

A reprodução dos jacarés é considerada baixa, pelas características biológicas do animal e pelo fato de que, enquanto filhotes, eles são uma presa fácil para diversos predadores. Entre eles, a garça branca, que pode ser vista regularmente na Lagoa da Pampulha.

Os bichos têm expectativa de vida igual a de um ser humano, em torno de 80 anos, quando criados na natureza – em cativeiro, podem viver ainda mais.

 

Equilíbrio ecológico

Mesmo em um ambiente “altamente antropizado”, nas palavras de Maciel, os jacarés vivem em um equilíbrio ecológico com as demais espécies. Desde que o monitoramento começou, não foram registrados casos de superpopulação desses animais, nem ameaças às demais espécies da Lagoa.

A presença dos jacarés na Pampulha não representa ameaça aos seres humanos. O jacaré do papo amarelo é considerado uma espécie “naturalmente tímida”, afirmou Maciel. Os acidentes só ocorrem quando as pessoas tentam tocar, brincar ou segurar o animal. Nenhum acidente desse tipo foi registrado na Lagoa da Pampulha até hoje.

Além disso, não há qualquer dado sobre transmissão de zoonoses pelos jacarés.

 

 

 

* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata

Leonardo Godim / EM.com.br

Publicado em Natureza

BRASÍLIA/DF - O presidência da República, Jair Bolsonaro, sancionou ontem (12) o projeto de Lei 5.108 de 2019, norma que estabelece o compromisso da educação básica com o estímulo à leitura. A sanção alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

De acordo com a secretaria da Presidência da República, o projeto define a leitura como prioridade na educação básica. 

Para o órgão, o desenvolvimento da educação básica e a formação de leitores capacitados permite o pleno exercício da cidadania, o desenvolvimento da economia e o aumento da produtividade. 

“O direito à educação é uma garantia constitucional atrelado à dignidade da pessoa humana, inserido no rol de direitos fundamentais e sociais, sendo dever do Estado e da família o seu provimento, conforme prevê o art. 205, da Constituição”, declarou a secretaria.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.