fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Lula lembra governo e rebate crítica de Ciro: “Trabalhadores também ganharam”

Escrito por  Jul 29, 2021

BRASÍLIA/DF - O ex-presidente Lula disse à TV mexicana na 4ª feira (28) que, enquanto governou o país (2003-2011), todos tiveram aumento na renda –desde os banqueiros aos trabalhadores. “Nunca na história do Brasil os empresários ganharam tanto dinheiro, os terratenentes ganharam tanto dinheiro, os banqueiros ganharam dinheiro. Mas os trabalhadores também ganharam dinheiro. A economia brasileira cresceu, nós geramos empregos, o Brasil virou protagonista internacional”, afirmou.

As declarações rebatem críticas de que o petista fez vista grossa aos ganhos dos mais ricos durante seu período no comando do país. Mais cedo nesta 4ª feira (28.jul), o ex-ministro Ciro gomes (PDT), afirmou que um possível 3º mandato de Lula seria voltado a classes sociais mais altas.

O petista é possível candidato à Presidência em 2022, e também aproveitou parte da entrevista ao Canal Once, para criticar o presidente Jair Bolsonaro –seu principal adversário político– que, segundo ele, foi “irresponsável” no combate à pandemia e atrasou a compra de vacinas ao Brasil.

“Nós temos no governo um genocida. Um cidadão que não gosta de trabalhador, que não gosta de negro, que não gosta de mulher, que não gosta de índio, que não gosta de pobre, que não acredita na vacina, que não acredita no coronavírus. Ou seja, é um cidadão que despreza aquilo que todos seres humanos prezam”.

Lula também cumprimentou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador –de esquerda–, elogiando seu trabalho no cargo.

Assista (42min8s):

PROTESTOS EM CUBA

O ex-presidente, que afirmou ser “amplamente favorável a alternância de poder”, criticou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por não revogar normas editadas por Donald Trump contra Cuba.

“O povo cubano tem o direito de ir para a rua, tem o direito de pedir liberdade, o povo cubano tem direito de pedir mais comida na meda, de pedir mais energia. […] O que eu não consigo compreender é por que o presidente Biden, depois da decisão da ONU que pediu para tirar os embargos em relação a Cuba, não foi ontem à televisão e anunciou tranquilamente que ele iria revogar todos os atos do presidente Trump contra Cuba? Por que ele não foi?”.

Segundo Lula, sem citar diretamente o país latino-americano, “não existe maneira de você construir uma forma de governança justa se não for democrática”.

“Eu, como você, tenho um profundo respeito sobre Cuba. Eu amo o povo cubano. Sou fã ardoroso da revolução cubana. Acho que foi um marco extraordinário do nosso continente. E, lamentavelmente, a gente ao fazer crítica ao regime cubano, a gente tem que lembrar uma coisa: os Estados Unidos não tiverem sequer a delicadeza de tentar conversar com os cubanos para tentar se alinhar com a União Soviética logo depois da revolução. O que é importante é que nós temos que entender 60 anos de bloqueio. É muito ódio acumulado dos cubanos de Miami com os cubanos de Cuba”, disse.

 

BRASIL E ESTADOS UNIDOS

Lula também defendeu a criação de um bloco econômico com países da América Latina para “fazer frente” a outros grupos. Segundo o petista, todo o continente “está muito subordinado ao poder econômico dos norte-americanos”.

“É necessário que a gente tenha um bloco para fazer frente aos outros blocos. […] Nós temos que fazer frente aos Estados Unidos e ao Canadá. Nós temos que fazer frente a China, nós temos que fazer frente ao mundo asiático, a Rússia. Nós temos que tomar consciência que agindo separado e negociando separado nós somos mais fracos”, afirmou.

De acordo o ex-presidente, o objetivo não é criar inimizade com os Estados Unidos, mas sim “alternativas” para o fortalecimento econômico dos países da região.

“Nós precisamos olhar o mundo não apenas para os Estados Unidos, não apenas para a Europa. Nós temos que olhar o mundo para nós mesmos”, completa.

 

 

*Por: Rafael Barbosa / PODER360

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.