SÃO CARLOS/SP - A Casa do Trabalhador de São Carlos se transformou, nesta quinta-feira (09/10), em um verdadeiro polo de oportunidades. Comemorando os 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Feirão do Emprego reuniu empresas, serviços públicos e dezenas de trabalhadores em busca de recolocação profissional. Quase 150 pessoas passaram pela unidade no primeiro dia, demonstrando o impacto e a relevância da iniciativa.
Segundo o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Roberto Rado, o primeiro dia superou as expectativas. “A Casa do Trabalhador está com uma atmosfera vibrante. São 19 empresas realizando entrevistas diretamente aqui. Com o apoio do prefeito Netto Donato e do vice-prefeito Roselei Françoso, conseguimos montar uma estrutura que realmente acolhe o trabalhador”, afirmou.
Rado explicou que os interessados devem comparecer com documentos pessoais, carteira profissional e comprovante de endereço. Após uma triagem, os candidatos são encaminhados para entrevistas com as empresas. “A pessoa pode sair daqui empregada”, destacou.
Ana Paula Ferreira, responsável pelo setor de Recursos Humanos do Atacadão, detalhou o processo seletivo. “Fazemos uma pré-seleção para entender o perfil do candidato. Depois ele é encaminhado para entrevista com o líder ou supervisor do setor. Mesmo quem não é contratado de imediato, fica registrado por até seis meses — se surgir uma vaga, entramos em contato”, explicou.
Entre os participantes, Jéssica de Lima buscava uma oportunidade que se encaixasse na rotina com seu filho pequeno. “Vi a divulgação e estou aqui em busca de um trabalho que se encaixe nos meus horários. É muito bom que tenha esse tipo de ação em São Carlos. Tem muita gente desempregada precisando disso”, disse.
O evento continua nesta sexta-feira (10/10), das 9h às 17h, na Avenida São Carlos, 1.839, no centro da cidade. A expectativa é de que ainda mais pessoas compareçam em busca de uma vaga ou orientação profissional.