fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

O Irã produziu 55 kg de urânio 20% enriquecido desde janeiro

Escrito por  Abr 07, 2021

DUBAI - O Irã produziu 55 kg de urânio enriquecido a até 20% - o ponto em que é altamente enriquecido - indicando uma produção mais rápida do que a taxa de 10 kg por mês exigida por uma lei iraniana que criou o processo em janeiro, Autoridades iranianas disseram na quarta-feira.

A revelação ocorre um dia depois de Teerã e Washington realizarem o que eles descreveram como conversas indiretas "construtivas" em Viena, na terça-feira, com o objetivo de encontrar maneiras de reviver um acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as potências mundiais.

O parlamento linha-dura do Irã aprovou uma lei no ano passado que obriga o governo a endurecer sua posição nuclear, em parte em reação à retirada do ex-presidente Donald Trump do acordo nuclear em 2018.

A retirada de Trump levou o Irã a ultrapassar constantemente os limites do acordo em seu programa nuclear projetado para dificultar o desenvolvimento de uma bomba atômica - uma ambição que Teerã nega.

A lei exigia que o Irã começasse a enriquecer a 20% e estipulava que pelo menos 120 kg (265 libras) de urânio refinado até esse nível fossem feitos a cada ano, o que equivale a 10 kg por mês.

A taxa de produção do Irã já é “até 40%” mais rápida do que isso, indicou o porta-voz da Organização de Energia Atômica Behrouz Kamalvandi.

“Em menos de quatro meses, produzimos 55 kg de urânio enriquecido a 20% ... em cerca de oito meses podemos chegar a 120 kg”, disse Kamalvandi à TV estatal.

O urânio é considerado altamente enriquecido a partir de 20%. Enriquecer para 20% é um grande passo em direção ao enriquecimento até o nível de armas.

Um relatório trimestral sobre as atividades nucleares do Irã pela agência nuclear da ONU em fevereiro disse que até 16 de fevereiro o Irã havia produzido 17,6 kg de urânio enriquecido até 20%, com o próximo nível abaixo sendo enriquecido entre 2% -5%.

Um diplomata sênior disse na época que o Irã estava produzindo urânio enriquecido a 20% a uma taxa de 15 kg por mês.

Como parte de uma recente aceleração das violações do acordo nuclear, em janeiro o Irã começou a enriquecer urânio a 20% em Fordow, um local subterrâneo de enriquecimento de urânio construído em segredo dentro de uma montanha, possivelmente para resistir a qualquer bombardeio aéreo.

Segundo o acordo, Teerã não tem permissão para enriquecer urânio em Fordow.

Até janeiro, o Irã não havia enriquecido além de 4,5% de pureza - acima do limite do negócio de 3,67%, mas ainda muito abaixo dos 20% que alcançou antes do negócio, ou 90% que é para armas.

 

 

*Reportagem adicional de François Murphy em Viena; Escrito por Parisa Hafezi / REUTERS

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.