fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Nokia planeja cortar até 14 mil empregos após queda nas vendas e lucros em um mercado fraco Imagem: REUTERS/Benoit Tessier

Nokia planeja cortar até 14 mil empregos após queda nas vendas e lucros em um mercado fraco

Escrito por  Out 19, 2023

FINLÂNDIA - A fabricante de equipamentos de telecomunicações Nokia disse quinta-feira que planeja cortar até 14.000 empregos em todo o mundo, ou 16% de sua força de trabalho, como parte de um esforço para reduzir custos após uma queda nas vendas e nos lucros do terceiro trimestre.

O fornecedor finlandês de equipamentos de rede fixa e sem fio disse que as medidas planejadas visam reduzir sua base de custos e aumentar a eficiência operacional “para navegar na atual incerteza do mercado”.

A empresa disse que pretende reduzir a sua base de custos entre 800 milhões de euros (843 mil milhões de dólares) e 1,2 mil milhões de euros até ao final de 2026. Isso deveria levar a uma redução de 86.000 funcionários agora para entre 72.000 e 77.000 durante esse período.

As vendas da Nokia no terceiro trimestre despencaram 20%, para 4,98 bilhões de euros, ante 6,24 bilhões de euros, em comparação com o mesmo período de três meses do ano passado. O lucro líquido comparável caiu para 299 milhões de euros, de 551 milhões no trimestre de julho a setembro em relação ao ano anterior.

A maior unidade da empresa em receitas – o negócio de redes móveis – caiu 24%, para 2,16 mil milhões de euros, impulsionada principalmente pela fraqueza no mercado norte-americano. O lucro operacional da divisão caiu 64%.

“Continuamos a acreditar na atratividade dos nossos mercados a médio e longo prazo”, disse o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, num comunicado. “As revoluções da computação em nuvem e da IA ​​não se materializarão sem investimentos significativos em redes que tenham capacidades amplamente melhoradas.”

Embora não esteja claro quando o mercado irá melhorar, a Nokia não está “parada, mas sim tomando medidas decisivas em três níveis: estratégico, operacional e de custos”, disse Lundmark. “Acredito que essas ações nos tornarão mais fortes e agregarão valor significativo aos nossos acionistas.”

A Nokia é um dos principais fornecedores mundiais de 5G, a última geração de tecnologia de banda larga, juntamente com a sueca Ericsson, a chinesa Huawei e a sul-coreana Samsung.

No início deste ano, a Ericsson disse que estava a cortar 8% da sua força de trabalho global, numa tentativa de reduzir custos.

 

 

por Repórter ADVFN

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.