SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Thiago de Jesus e Lucão Fernandes propuseram a realização de uma audiência pública para discutir a criação do novo Estatuto de Proteção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.
A proposta garante a participação de famílias, autoridades, especialistas e instituições competentes, com foco em um debate amplo e conectado à realidade, permitindo a construção de um projeto mais acessível, direto e aplicável.
O estatuto irá estabelecer diretrizes para as ações do poder público, além de consolidar direitos e estruturar uma política mais eficiente voltada à comunidade autista.
A data da audiência pública será anunciada nos próximos dias.
SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal promoveu, na sessão desta semana, uma ação simbólica e institucional em apoio à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vereadores e vereadoras participaram da iniciativa utilizando gravatas e lenços com o símbolo do quebra-cabeça, internacionalmente reconhecido como representação da causa autista.
A mobilização reforça o compromisso do Legislativo com a inclusão, o respeito às diferenças e a construção de políticas públicas mais efetivas voltadas às pessoas com TEA e suas famílias, especialmente as mães atípicas, que enfrentam desafios diários na busca por atendimento, acolhimento e dignidade.
Além do gesto simbólico, foi anunciada a proposta de realização de uma audiência pública para aprofundar o debate sobre o autismo no município. A iniciativa é do vereador Thiago de Jesus, em conjunto com o presidente da Câmara, Lucão Fernandes, e tem como objetivo reunir especialistas, familiares, profissionais da saúde, da educação e representantes da sociedade civil.
A audiência deverá discutir demandas prioritárias, como ampliação do atendimento especializado, inclusão escolar, capacitação de profissionais e fortalecimento da rede de apoio às famílias.
Segundo os parlamentares, a ação marca um passo importante para transformar a conscientização em medidas concretas. “Mais do que um símbolo, é um compromisso com políticas públicas que garantam inclusão de verdade e uma sociedade mais justa”, destacaram.
Com a iniciativa, a Câmara reafirma seu papel institucional na promoção de pautas sociais relevantes e no incentivo ao diálogo aberto com a população, buscando soluções que atendam às necessidades reais da comunidade.
SÃO CARLOS/SP - O espetáculo infantil mais esperado dos últimos anos agora é realidade! Os irmãos Maria Clara e JP atenderam aos milhões de pedidos dos fãs que tanto queriam um show dessa duplinha. Vem aí: ‘Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar’, com os bonecos mais amados do Brasil, direto do Youtube para os palcos de todo Brasil.
O show dos bonecos da Maria Clara e JP é assinado pela Síntese Produções, há mais de 20 anos no mercado de entretenimento.
Maria Clara conta um pouco do que os fãs podem esperar do espetáculo: “Saber que o nosso show vai viajar o Brasil inteirinho me deixa muito empolgada! O show está lindo e super divertido”.
Com cenografia lúdica e iluminação cênica com muita cor e movimento, o show do maior fenômeno infantil do Youtube chega em São Carlos no dia 25/04, e promete transformar o Teatro La Salle em uma grande festa, para que todos possam cantar, dançar e se divertir junto com os bonecos que fazem o maior sucesso na internet. Os ingressos estão à venda no site appticket.
Ao som dos maiores hits do canal, como “O Chão é Lava”, “Ser Criança é” e “A História do Homem Biscoito”, o espetáculo ‘Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar’ contará com a participação especial de personagens que fazem muito sucesso nos vídeos da dupla no Youtube, além de um grupo de dançarinos composto por b-boys, b-girls e acrobatas.
“Estamos muito felizes com o lançamento do nosso show! Estávamos preparando essa surpresa com muito carinho, para todas as crianças que amam acompanhar os
nossos vídeos no Youtube. Ver tudo isso tomando forma é muito legal”, diz o empolgado JP.
Maria Clara & JP é uma marca brasileira, voltada para o público infantil, que ficou conhecida através do canal no YouTube. Hoje figura na lista dos 03 maiores canais brasileiros e é considerado um fenômeno com seus mais de 47.4 milhões de inscritos e mais de 27 bilhões de VIEWS. Atualmente a família mora e produz seus vídeos em Orlando, nos EUA.
Serviço:
Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar
Data: 25/04, às 15 horas
Local: Teatro La Salle
Endereço: Av. José Pereira Lopes, 252 - Vila Prado, São Carlos - SP, 13574-380
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos - FESC, realiza nos dias 1º e 2 de maio a tradicional Festa do Trabalhador, um evento gratuito que promete reunir a população com muita música, cultura e opções de lazer.
A programação acontece no Campus 1 da FESC, localizada na Rua São Sebastião, 2.828 – Vila Nery, e contará com apresentações musicais ao vivo, além de praça de alimentação para o público.
Na sexta-feira (1º de maio), as atividades começam às 14h e seguem até as 22h. O destaque da noite fica por conta do Grupo Mistura Sertaneja, com tributo à dupla Mato Grosso & Mathias, além da participação especial de Denis Lucas. O evento também contará com apresentação de Wagner Seixas.
Já no sábado (2 de maio), a festa continua das 15h às 22h, com shows das bandas Conexão Amazônica (tributo à Legião Urbana) e Doce Veneno, trazendo ao público um repertório repleto de clássicos do rock nacional.
A Festa do Trabalhador na FESC reforça o compromisso da instituição em promover eventos culturais acessíveis, valorizando os trabalhadores e proporcionando momentos de integração e entretenimento para toda a comunidade.
BRASÍLIA/DF - Apesar de impopular, a cobrança de imposto sobre compras internacionais de pequeno valor, conhecida como “taxa das blusinhas”, teve efeitos positivos para o país, revelou levantamento divulgado nesta quarta-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo a entidade empresarial, a medida ajudou a conter importações, preservou mais de 100 mil empregos e movimentou a economia brasileira. Bilhões de reais em produtos estrangeiros deixaram de ser comprados, ao mesmo tempo em que o imposto reforçou o caixa da União, disse a confederação.
A CNI calculou os efeitos do Imposto de Importação, com base no valor médio das remessas em 2025, comparando o volume de importações projetado pela confederação para o ano passado e o valor que foi efetivamente registrado.
De acordo com a CNI, a tributação reduziu a concorrência desleal dos produtos importados, principalmente da China, dando fôlego à indústria brasileira.
“O objetivo principal da ‘taxa das blusinhas’ não é tributar o consumidor, mas proteger a economia. Tornar a indústria brasileira competitiva é primordial para que nós possamos manter empregos e gerar renda", afirmou em nota Marcio Guerra, superintendente de Economia da CNI.
"Ninguém aqui é contra as importações. Elas são bem-vindas, aumentam a competitividade, mas é preciso que entrem no Brasil em condições de igualdade”, acrescentou.
A medida estabelece a cobrança de 20% de Imposto de Importação sobre compras internacionais de até US$ 50. A regra entrou em vigor em agosto de 2024, dentro do programa Remessa Conforme, criado para regulamentar o comércio eletrônico internacional.
Na prática, o imposto é cobrado no momento da compra, o que facilita a fiscalização e reduz fraudes.
Com a nova regra, o volume de encomendas caiu:
Sem a taxação, a projeção da indústria era de que o número chegaria a mais de 205 milhões de pacotes, o que mostra o impacto direto da medida na redução das compras no exterior.
Antes da mudança, produtos importados de baixo valor muitas vezes entravam no país sem pagar todos os tributos, enquanto itens nacionais eram taxados normalmente.
Segundo a CNI, isso gerava uma concorrência desigual. Com a nova regra, há maior equilíbrio entre produtos nacionais e estrangeiros.
A CNI complementa que a "taxa das blusinhas" também inibiu práticas como subfaturamento, divisão de pedidos e uso indevido de isenções, que eram comuns antes da taxação.
Com o novo sistema, as plataformas internacionais precisam informar e recolher os impostos no ato da venda, o que aumenta o controle e reduz irregularidades.
Além de reduzir importações, a medida elevou a arrecadação federal com importações de pequeno valor, que passou de R$ 1,4 bilhão em 2024 para R$ 3,5 bilhões em 2025.
Para a indústria, informou a CNI, o principal efeito é a proteção da produção nacional, com manutenção de empregos e geração de renda no país.
AGÊNCIA BRASIL
SÃO PAULO/SP - A cantora Paula Fernandes viveu uma noite de consagração que reafirma sua grandeza e permanência na música brasileira. Com a força de uma artista que atravessa gerações sem perder a essência, ela transformou a Vibra São Paulo em extensão de sua própria história, diante de uma casa completamente lotada. Foi nesse cenário que deu vida ao audiovisual “30 & Poucos Anos”, um registro potente de sua identidade, de sua voz inconfundível e da conexão rara e duradoura que construiu com o público ao longo dos anos.
O novo trabalho dialoga diretamente com um dos maiores marcos de sua carreira: o DVD lançado em 2011, que ultrapassou a marca de 2 milhões de cópias vendidas e consolidou Paula como um dos grandes nomes da música brasileira. No palco, a artista resgata elementos que marcaram aquele projeto, como o figurino original e o balanço presente na performance de “Quero Sim”.
Logo nos primeiros acordes de “Chuva Choves” e “Quem é o Cara”, o ambiente foi tomado pelo frescor do capim-limão, criando uma atmosfera leve e envolvente. Em “Seio de Minas”, o aroma de café trouxe aconchego e referências afetivas às raízes da artista. Já em “Meu Eu em Você”, notas florais delicadas reforçaram a emoção e o romantismo da canção.
O público também foi surpreendido por novas camadas sensoriais ao longo do espetáculo: “Quando a Chuva Passar” e “Long Live” vieram acompanhadas pelo perfume herbal do alecrim, evocando renovação e esperança; o medley com “Canarinho Prisioneiro”, “Sorriso Mudo” e “Vá Pro Inferno com Seu Amor” ganhou intensidade com o aroma marcante da pimenta serrano; enquanto “Pássaro de Fogo” trouxe a imponência das notas de colinas, ampliando a dramaticidade do momento.
Com o apoio da Epson e da ON Projeções, a gravação atingiu um alto nível tecnológico e artístico, elevando o padrão de produções audiovisuais no país ao unir recursos visuais de última geração a uma proposta sensorial inédita.
Setlist
O repertório percorreu diferentes fases da carreira da artista e também apresentou três músicas inéditas, reforçando o olhar para o futuro:
“Circo” (feat. Simone Mendes) — (Mari Pinheiro / Diego Ferrari / Alana Porto / Clênio Bruno / Murilo Santos)
“Tipo Eu Sem Você” (feat. Ana Castela) — (Mateus Félix e Leo Souzza)
“Era Eu” — (Paula Fernandes)
Participações especiais
A noite também foi marcada por encontros especiais. O projeto contou com participações de grandes nomes da música brasileira como Zezé Di Camargo, Simone Mendes, Ana Castela, Sérgio Reis, Padre Fábio de Melo e a dupla Guilherme & Santiago.
“Receber esse convite da Paula foi muito singular pra mim, porque antes de qualquer coisa eu sou fã da Paula. Ela tem um talento único e uma das vozes mais bonitas que já ouvi na minha vida, um timbre abençoado. Estar no DVD dela comemorando 30 anos de carreira é um privilégio por dividir o palco com ela nesse momento tão importante”, comentou Zezé Di Camargo.
“O convite da Paula Fernandes me deixou muito feliz. Ela é uma artista que admiro e respeito muito pela sua trajetória. Assim que surgiu o convite, trocamos algumas opções de músicas e a escolhida tem uma história linda. Tenho certeza de que o público vai sentir isso e se apaixonar também”, afirmou Simone Mendes.
“Pra mim, é um prazer muito grande estar aqui com a Paula Fernandes nesse momento tão especial. Ela sempre foi uma inspiração e tem uma importância enorme pro sertanejo, principalmente pra nós mulheres. São mais de 30 anos de carreira, de muita história e conquistas… fazer parte de um DVD tão histórico significa muito pra mim”, declarou Ana Castela.
“A Paulinha, como costumo chamá-la, é uma artista incrível. Todos sabem da amizade, carinho, respeito e admiração que temos. Eu não poderia deixar de prestigiá-la nesse projeto, que já nasce um sucesso. Muito obrigado, Paulinha, por esse convite”, disse Sérgio Reis.
“Conheço a Paulinha desde que ela morava em Belo Horizonte. Sempre gostei muito dela cantando… é uma grande cantora, muito gentil e querida. Temos uma relação bonita e carinhosa, e vim participar com muita alegria”, completou Renato Teixeira.
“Para nós, da dupla Guilherme & Santiago, participar da gravação dos ‘30 e Poucos Anos’ da Paula Fernandes tem um gostinho especial. Acabamos de comemorar 30 anos do nosso primeiro álbum, e agora a Paula também celebra esse marco. Apesar da pouca idade, ela começou a cantar aos 8 anos e tem uma trajetória tão longa quanto a nossa. Temos certeza de que esse projeto marca essa história linda”, destacaram.
Emocionada, Paula Fernandes celebrou o momento. “Esse projeto nasce de tudo o que vivi ao longo desses anos. Foi uma noite muito especial, de entrega verdadeira. Revisitei minha história, minhas emoções, e poder dividir isso com o público e com artistas que admiro tanto foi inesquecível”.
Com direção criativa de Andrey Hermuche, roteiro de Bruno Campos e produção musical de Ricardo Lopes, “Paula Fernandes 30 e Poucos Anos” traduz um momento de maturidade artística, combinando sensibilidade, sofisticação estética e excelência sonora.
A realização é da Opus Entretenimento, em parceria com a Jeito do Mato e os empresários Marco Serralheiro e Marcelo Maia. A Band FM assina como rádio oficial do projeto.
O Projeto “Paula Fernandes 30 & Poucos Anos” consolida um marco na carreira de Paula Fernandes, um encontro entre passado, presente e futuro, que reafirma sua relevância na música brasileira e entrega ao público uma obra intensa, sensível e inesquecível.
IBATÉ/SP - Uma ação da Guarda Municipal resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas na tarde desta quarta-feira (22), em Ibaté. O flagrante ocorreu por volta das 13h15, no cruzamento das ruas João Menzani e Antônio Merola, região já monitorada pelas autoridades devido a denúncias frequentes de tráfico.
Durante patrulhamento preventivo, os agentes identificaram um indivíduo em atitude suspeita, sentado próximo a uma área de vegetação, com uma sacola ao seu lado. A abordagem foi imediata.
Na revista pessoal, foram encontradas pequenas quantidades de drogas e dinheiro trocado, o que levantou suspeitas de comercialização no local. Ao ser questionado, o homem confirmou que estava vendendo entorpecentes desde as primeiras horas do dia.
A inspeção da sacola revelou um volume expressivo de drogas embaladas para venda, incluindo dezenas de porções de cocaína, maconha, crack, haxixe e “dry”, além de mais de R$ 600 em espécie, indicando atividade contínua de tráfico.
Os agentes utilizaram algemas conforme prevê a legislação, diante do risco de fuga. O suspeito foi levado ao hospital para exame cautelar e, em seguida, apresentado na Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.
A prisão reforça a atuação das forças de segurança no combate ao tráfico em pontos já conhecidos da cidade, considerados estratégicos para a distribuição de entorpecentes.
SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal realizou a concessão do Título de Cidadão Benemérito ao advogado Augusto Fauvel de Moraes, em reconhecimento à sua destacada trajetória profissional e às relevantes contribuições ao Direito Tributário e Aduaneiro no Brasil. A iniciativa da homenagem partiu do presidente da Casa, vereador Lucão Fernandes, e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Natural de São Carlos, Augusto Fauvel acumula mais de 23 anos de atuação na advocacia, com forte presença em temas complexos ligados à tributação e ao comércio exterior. Sócio fundador do escritório Fauvel Moraes Advogados, construiu uma carreira pautada pela excelência técnica, ética e compromisso com a legalidade.
Ao longo de sua trajetória, o homenageado ganhou projeção nacional ao atuar em questões como ICMS nas transferências interestaduais, tributação na importação, responsabilidade de sócios em execuções fiscais, compliance aduaneiro e demurrage. Sua expertise o consolidou como referência nessas áreas, sendo frequentemente convidado para palestras, congressos e debates jurídicos no Brasil e no exterior.
Além da atuação profissional, Fauvel também possui relevante participação institucional na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em São Carlos, exerceu funções como presidente da Comissão do Jovem Advogado, diretor tesoureiro e secretário-geral da subseção. Posteriormente, fundou e presidiu a Comissão de Direito Aduaneiro do Estado de São Paulo, contribuindo para a difusão e fortalecimento da área no país. Atualmente, preside a Comissão de Direito Aduaneiro da OAB Barueri.
O advogado também se destaca pela produção acadêmica. É coautor do livro “Manual de Prática Aduaneira – Legislação, Jurisprudência, Casos Práticos e Compliance Aduaneiro”, além de autor de artigos publicados em portais jurídicos especializados, abordando temas relevantes para o aprimoramento do sistema tributário nacional.
Durante a solenidade, foi ressaltado que a honraria reconhece não apenas o êxito profissional de Augusto Fauvel, mas também seu compromisso com a formação jurídica, a ética e a contribuição para uma sociedade mais justa. Sua atuação em projetos educacionais e iniciativas voltadas à cidadania empresarial também foi destacada.
O Título de Cidadão Benemérito é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Legislativo, destinada a personalidades que se destacam por serviços relevantes prestados à sociedade. Com a homenagem, a Câmara reafirma o reconhecimento a cidadãos que elevam o nome do município e contribuem para o desenvolvimento do país.
SÃO CARLOS/SP - Empresários e empreendedores de Ibaté terão uma grande oportunidade para fortalecer seus negócios com a chegada do curso “Turbine Seu Negócio”.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae, a Prefeitura de Ibaté e o Sincomércio e tem como objetivo oferecer ferramentas práticas e estratégias eficientes para quem deseja crescer e se destacar no mercado.
Com uma proposta dinâmica e acessível, o curso será realizado ao longo de quatro dias e abordará temas essenciais como gestão, marketing e finanças.
A ideia é capacitar os participantes com conhecimentos aplicáveis no dia a dia, contribuindo diretamente para a melhoria dos resultados e para o desenvolvimento sustentável das empresas locais.
A ação reforça o compromisso das instituições envolvidas com o fortalecimento da economia do município, incentivando o empreendedorismo e apoiando o crescimento dos pequenos e médios negócios.
As vagas são limitadas e os interessados devem garantir sua participação o quanto antes.
? Data: 27 a 30 de abril
⏰ Horário: 19h
? Local: Prefeitura de Ibaté
? Inscreva-se: https://forms.office.com/r/gSh4SX3Bkg�
SÃO CARLOS/SP - O vereador Edson Ferraz esteve na manhã desta quarta-feira (22), no ginásio da Santa Felícia, em São Carlos, ao lado do secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, para acompanhar de perto a situação após os episódios registrados durante o evento universitário- Economíadas.
O evento universitário, que movimentou a cidade nos últimos dias, também foi marcado por ocorrências graves, entre elas a agressão ao influenciador Clóvis Roberto de Leão, de 27 anos, que chegou a ficar em coma e segue em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, registros de brigas e o uso de sinalizadores em ambiente fechado geraram preocupação quanto à segurança dos participantes.
Durante a vistoria no ginásio, foi constatado que, apesar das imagens que circularam nas redes sociais, não houve dano estrutural no espaço. No entanto, o vereador destacou que a situação exige atenção.
“A ausência de dano estrutural não diminui a gravidade do que aconteceu. O uso de sinalizadores em local fechado representa um risco real e poderia ter causado consequências ainda mais sérias. Precisamos tratar isso com responsabilidade”, afirmou.
Segundo o secretário Fernando Carvalho, a Prefeitura já iniciou o levantamento das demandas necessárias e entrou em contato com a organização do evento, que se comprometeu a realizar os reparos e adotar as providências cabíveis junto às atléticas envolvidas.
Edson Ferraz reforçou seu posicionamento como defensor do esporte e dos eventos universitários, destacando a importância dessas iniciativas para a economia local.
“Eventos como o Economíadas têm um papel importante para São Carlos. Movimentam a economia, geram empregos e trazem visibilidade para a cidade. Mas isso precisa caminhar junto com organização, respeito e segurança para todos”, pontuou.
O vereador também afirmou que continuará acompanhando o caso e cobrando medidas para que situações como essa não se repitam.
“Nosso papel é garantir que esses eventos continuem acontecendo, mas com responsabilidade. A segurança das pessoas precisa ser prioridade”, concluiu.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.