fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
IEMB Acirp divulga comportamento do emprego no final de ano

IEMB Acirp divulga comportamento do emprego no final de ano

Escrito por  Nov 25, 2025

Movimentação de contratações e demissões cresceu mantendo a estabilidade e diferença baixa no saldo em relação ao ano passado

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Projeção divulgada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) mostra comportamento estável dos empregos temporários no último trimestre de 2025 na cidade. Feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB-Acirp), o levantamento teve como base dados publicados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O estudo é assinado por Nelson Rocha, diretor adjunto do instituto e CEO do Banco BRP, e pelo economista Lucas Ribeiro, também do IEMB. Segundo os economistas, no cenário atual, apesar da desaceleração da atividade econômica reforçada pelo impacto da taxa de juros elevada e pelos efeitos defasados da política monetária, o emprego formal, de acordo com os últimos dados divulgados pelo CAGED, segue resiliente, enquanto a PNAD Contínua aponta queda da força de trabalho, revelando um gargalo estrutural de mão de obra que sustenta o nível de contratações mesmo em um ambiente de atividade econômica mais fraco.

Para muitos setores, especialmente varejo e construção civil, a dificuldade em encontrar trabalhadores ainda é um fator relevante, o que ajuda a explicar um mercado de trabalho formal menos sensível à desaceleração conjuntural. Parte da resiliência do emprego decorre do ambiente institucional pós-Reforma Trabalhista de 2017, que ampliou a segurança jurídica, reduziu custos de contratação e criou modalidades mais flexíveis, como o trabalho intermitente, muito presente em funções temporárias, dando maior previsibilidade às empresas e sustentando o nível de contratações mesmo em um cenário econômico mais lento.

Diante desse cenário, a projeção de temporários aponta que, mesmo em um contexto nacional de desaceleração da atividade econômica, Ribeirão Preto apresentou estabilidade no mercado de trabalho sazonal.

No acumulado do trimestre, o município deve registrar aproximadamente 1.497 admissões e 1.709 desligamentos, resultando em um saldo líquido de –212, desempenho próximo ao de 2024. As admissões projetadas representam um crescimento de 14,4%, enquanto os desligamentos aumentam 13%. Embora as admissões cresçam 14,4% e os desligamentos 13% em relação ao ano passado, o total de desligamentos absolutos no 4º trimestre de 2025 ainda é maior que o de contratações, indicando que a movimentação aumenta, mas o balanço permanece estável, refletindo a dinâmica sazonal típica do período.

De acordo com o relatório, outubro deve registrar leve retração, com saldo próximo de 30 vagas negativas. Em novembro, o movimento sazonal, impulsionado pelo ajuste das equipes para a Black Friday e o Natal, deve gerar cerca de 55 vagas. Dezembro, por sua vez, reequilibra a balança com a reação tradicional do fim do ano e saldo estimado em 237 vagas negativas devido ao encerramento de contratos temporários.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.