fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Saae começa substituição de coletor de esgoto no São Judas Tadeu

Saae começa substituição de coletor de esgoto no São Judas Tadeu Destaque

Escrito por  Maio 17, 2025

Obra resolverá de forma definitiva problemas ambientais na região.

 

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) deu início aos trabalhos de substituição do coletor de esgoto, paralelo ao Córrego do Gregório, na região dos bairros São Judas Tadeu e Azulville, no trecho compreendido entre a rodovia SP-310 e a Avenida Vicente Pelicano.

MP ACOMPANHA SITUAÇÃO - A demanda dos moradores da região pela melhoria do sistema é antiga, inclusive com acompanhamento do Ministério Público Estadual. Para resolver a situação, o SAAE São Carlos desenvolveu um projeto para substituição do coletor, por um sistema mais moderno, com diâmetro de 40 cm e mais de 900 metros de extensão, em tubos em PEAD (polietileno de alta densidade) de dupla parede, que proporciona elevada durabilidade e alta capacidade de vazão.

RIGOR DA CETESB E DA LEGISLAÇÃO - O novo coletor foi dimensionado para atender não apenas as vazões atuais, mas também a expansão futura dos bairros atendidos. Todo o licenciamento ambiental do projeto foi feito junto à CETESB, de acordo com as diretrizes da legislação atual pertinente. A obra, que tem custo total de R$ 750.199,84 e conta com recursos obtidos pelo SAAE junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, com contrapartida da autarquia, deverá ser concluída até outubro de 2025.

“Trata-se de obra de elevado interesse público, na medida em que melhora as condições do sistema de esgoto da região, com a eliminação dos riscos de danos ambientais decorrentes de vazamentos ou extravasamento de esgoto. O coletor atual é constituído de tubos de concreto, há mais de 30 anos em serviço, possui diâmetro de 30cm e, justamente pelo crescimento da população, opera acima da capacidade recomendada. Pelo desgaste natural, a demanda de manutenção é frequente e as operações são de alta complexidade. Agrava o fato de que a cada evento e intervenção, é inevitável o vazamento de esgoto sanitário no Córrego do Gregório. O importante é salientar que o problema já tem data marcada para ser resolvido”, disse o presidente do SAAE, Derike Contri.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.