fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Câmara comemorou Dia do Maçom com entrega do “Prêmio Jesuíno de Arruda”

Escrito por  Ago 23, 2021

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal realizou na última sexta-feira (20), uma sessão solene comemorativa ao Dia do Maçom, transcorrido naquela data, prestando homenagens a personalidades de destaque na ordem no município.

Na solenidade, presidida pelo vereador Robertinho Mori (representando o presidente do Legislativo, vereador Roselei Françoso), foi entregue o “Prêmio Jesuíno de Arruda” ao Maçom do Ano de 2020, Ernesto Giampá Abbt, da Loja Maçônica Eterno Segredo e ao Maçom do Ano de 2021) Gilson Pereira de Oliveira, da Loja Maçônica Fraternidade Acadêmica de São Carlos.Na ocasião, Abbt foi representado - representado pelo Venerável Mestre da Loja Maçônica Eterno Segredo, Miguel Arthur Júnior.

Compuseram a mesa principal da cerimônia Walcinyr Bragatto (diretor-presidente da Prohab, representando o prefeito Airton Garcia);

Irmão Paulo Pedroso (Venerável Mestre da Loja Maçonica Fraternidade Acadêmica); Irmão João Alberto Cruvinel Moura (assessor de gabinete e representante do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães; e Irmão Paulo Estevão Cruvinel (deputado federal da Assembleia Legislativa do Grande Oriente, representando o Poderoso Presidente da Soberana Assembleia Legislativa Federal Grande Oriente, Venerável Arquiariano Bites Leão).

A premiação foi instituída pela lei municipal 14.145, de 2007, adicionada à lei 12.839, de 2001, que regulamentou a comemoração oficial. Um dos fundadores do município, o patrono Jesuíno de Arruda participou da fundação da segunda Loja Maçônica de São Carlos denominada “Fé e Esperança”.

Em seu discurso, o vereador Robertinho Mori enalteceu a trajetória dos homenageados e  ressaltou que a celebração do Dia do Maçom “reaviva os ideais de igualdade e fraternidade, sempre atuais”. “Mais do que nunca precisamos enfatizar esses ideais, para motivação e alento da sociedade nesse momento tão desafiador”.

Robertinho assinalou que “reunindo pessoas comprometidas com o bem comum, a Maçonaria teve participação ativa em favor da pátria em todas as quadras cruciais da história de nosso país”.

OS HOMENAGEADOS - O Maçom do Ano de 2020, Ernesto Giampá Abbt, é professor e servidor público municipal aposentado, foi diretor do Departamento de Educação e Cultura do município (entre 1980 e 1983), coordenador do ensino supletivo para adolescentes e adultos, diretor do museu municipal e secretário executivo na implantação do Movimento Brasileiro de Alfabetização em São Carlos. Ingressou na  Loja Maçônica Eterno Segredo em 1979, atingiu o grau de mestre maçom em 1981. Foi membro fundador de lojas maçônicas em São Carlos, Ribeirão Bonito, Piracicaba, Rio Claro e Ibaté.

Gilson Pereira de Oliveira, Maçom do Ano de 2021, médico veterinário, pesquisador e professor universitário aposentado, iniciou sua trajetória profissional no Rio de Janeiro. Contratado pela Embrapa em 1973 e transferido para São Carlos em 1977, atuou no Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste (CPPSE), onde  foi subchefe. Foi também docente concursado no Centro de Pesquisas em Sanidade Animal (CPPAR) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Campus de Jaboticabal. Iniciado na Maçonaria em 1981 e exaltado dois anos depois na loja Eterno Segredo, Gilson ingressou mais tarde na loja Acácia de São Carlos  e foi fundador das lojas  Fraternidade Acadêmica Universitária e Acácia de Ibaté.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.