fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Governo afegão e Talibã anunciam acordo inovador para buscar negociações de paz

Escrito por  Dez 02, 2020

MUNDO - O governo afegão e representantes do Taleban disseram na quarta-feira que chegaram a um acordo preliminar para prosseguir com as negociações de paz, seu primeiro acordo escrito em 19 anos de guerra e bem-vindo pelas Nações Unidas e Washington.

O acordo estabelece o caminho a seguir para uma discussão mais aprofundada, mas é considerado um avanço porque permitirá que os negociadores avancem para questões mais substantivas, incluindo negociações sobre um cessar-fogo.

“O procedimento, incluindo o preâmbulo da negociação, foi finalizado e, a partir de agora, a negociação começará na agenda”, disse Nader Nadery, membro da equipe de negociação do governo afegão, à Reuters.

O porta-voz do Taleban confirmou o mesmo no Twitter.

O acordo vem depois de meses de negociações em Doha, capital do Catar, incentivadas pelos Estados Unidos, enquanto os dois lados ainda estão em guerra, com os ataques do Taleban contra as forças do governo afegão continuando inabaláveis.

O Representante Especial dos EUA para a Reconciliação do Afeganistão, Zalmay Khalilzad, disse que os dois lados concordaram em um "acordo de três páginas que codifica regras e procedimentos para suas negociações sobre um roteiro político e um cessar-fogo abrangente".

Os insurgentes do Taleban se recusaram a concordar com um cessar-fogo durante os estágios preliminares das negociações, apesar dos apelos de capitais ocidentais e órgãos globais, dizendo que isso só seria aceito quando o caminho a seguir fosse acordado.

“Este acordo demonstra que as partes negociadoras podem concordar em questões difíceis”, disse Khalilzad no Twitter.

O Taleban foi destituído do poder em 2001 por forças lideradas pelos Estados Unidos por se recusarem a entregar Osama bin Laden, o arquiteto dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos. Um governo apoiado pelos EUA detém o poder no Afeganistão desde então, embora o Taleban tenha controle sobre amplas áreas do país.

Sob um acordo de fevereiro, as forças estrangeiras devem deixar o Afeganistão em maio de 2021 em troca de garantias de contraterrorismo do Taleban.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou acelerar a retirada, apesar das críticas, dizendo que queria ver todos os soldados americanos em casa até o Natal para encerrar a guerra mais longa da América.

O governo Trump anunciou que haveria uma redução drástica em janeiro, mas pelo menos 2.500 soldados permaneceriam depois disso.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, advertiu na terça-feira a OTAN contra a retirada prematura das tropas e disse que ela deveria “garantir que vinculemos mais reduções de tropas no Afeganistão a condições claras”.

A enviada da ONU para o Afeganistão Deborah Lyons saudou o “desenvolvimento positivo” no Twitter, acrescentando que “este avanço deve ser um trampolim para alcançar a paz desejada por todos os afegãos”.

No mês passado, um acordo alcançado entre o Taleban e negociadores do governo foi suspenso no último minuto depois que os insurgentes se recusaram a ver o preâmbulo do documento porque ele mencionava o nome do governo afegão.

Um diplomata da União Europeia familiarizado com o processo disse que ambos os lados mantiveram algumas questões controversas para tratar separadamente.

“Os dois lados também sabem que as potências ocidentais estão perdendo a paciência e a ajuda tem sido condicional ... então os dois lados sabem que precisam avançar para mostrar algum progresso”, disse o diplomata, solicitando anonimato.

 

 

 

*Reportagem de Hamid Shalizi, Abdul Qadir Sediqi e Orooj Hakimi em Cabul e Rupam Jain em Mumbai; Escrito por Gibran Peshimam; Edição de Andrew Heavens e Nick Macfie / REUTERS

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.