fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Democratas avançam rumo ao segundo impeachment de Trump após cerco ao Capitólio

Escrito por  Jan 08, 2021

MUNDO - Os democratas congressistas ponderaram na sexta-feira (08), o impeachment do presidente Donald Trump pela segunda vez, dois dias depois que suas falsas alegações de fraude eleitoral ajudaram a encorajar uma multidão que invadiu o Capitólio dos EUA.

Os líderes democratas, incluindo a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, pediram um processo de impeachment imediato se o vice-presidente Mike Pence e o gabinete de Trump se recusassem a tomar medidas para remover Trump do poder.

“Os atos perigosos e sediciosos do presidente exigem sua remoção imediata do cargo”, disseram eles em um comunicado na noite de quinta-feira, acusando Trump de incitar uma “insurreição”.

Enquanto os apelos para sua expulsão aumentavam na quinta-feira, Trump divulgou um vídeo no qual denuncia a violência que deixou cinco pessoas mortas.

O presidente republicano foi o que chegou mais perto de admitir sua derrota na eleição presidencial de 3 de novembro, prometendo garantir uma transição tranquila para uma “nova administração”. O presidente eleito Joe Biden, um democrata, deve tomar posse em 20 de janeiro.

As palavras de Trump contrastaram fortemente com seu discurso na quarta-feira, quando ele exortou uma multidão de milhares a subir ao Capitólio enquanto o Congresso se reunia para certificar a vitória eleitoral de Biden.

Manifestantes invadiram o prédio, oprimindo a polícia e obrigando as autoridades a transportar legisladores para locais seguros para sua própria segurança.

Um policial do Capitólio morreu em decorrência dos ferimentos sofridos no ataque, disse a força na noite de quinta-feira. Uma manifestante foi morta a tiros pelas autoridades e três pessoas morreram em emergências médicas.

O FBI ofereceu uma recompensa de até US $ 50.000 por informações sobre os responsáveis ​​pela instalação de bombas tubulares nas sedes dos dois principais partidos políticos dos Estados Unidos. A agência divulgou a foto de um suspeito usando luvas e um casaco com capuz, carregando um objeto.

FICANDO FORA DO TEMPO?

Com menos de duas semanas para o fim do mandato de Trump, não estava claro se restava tempo suficiente para concluir o processo de impeachment.

Pelosi não anunciou uma decisão, embora ela tenha deixado claro em uma entrevista coletiva que os democratas comuns em seu caucus queriam ação após o cerco de quarta-feira.

Em caso de impeachment na Câmara, Trump teoricamente enfrentaria julgamento no Senado controlado pelos republicanos, que deve estar em recesso até 19 de janeiro. Assessores de Mitch McConnell, o líder da maioria, não disseram o que faria se a Câmara aprovasse artigos de impeachment.

A Câmara liderada pelos democratas impeachment Trump em dezembro de 2019 por pressionar o presidente da Ucrânia a investigar Biden, mas o Senado presidido pelos republicanos o absolveu em fevereiro de 2020. Apenas dois outros presidentes na história sofreram impeachment, e nenhum foi acusado duas vezes.

Os democratas vão controlar o Senado depois de duas eleições de segundo turno na Geórgia na terça-feira, mas os novos senadores, Jon Ossoff e Raphael Warnock, não serão empossados ​​até que o estado certifique os resultados. O prazo final do estado para fazer isso é 22 de janeiro, embora possa vir antes.

No vídeo de quinta-feira, um Trump monótono atingiu uma nota conciliatória raramente vista dele durante sua presidência, pedindo "cura". Na quinta-feira de manhã, no entanto, Trump ainda afirmava que a eleição havia sido roubada e ele parou de reconhecer sua perda.

Desde novembro, Trump tem denunciado sem base os resultados das eleições como "fraudados" devido à fraude generalizada.

A campanha de Trump e seus aliados entraram com dezenas de processos questionando a contagem dos votos, mas quase todos foram rejeitados nos tribunais estaduais e federais. Autoridades eleitorais disseram que não há evidências para apoiar as afirmações de Trump.

Pelosi e Schumer apelaram ao Gabinete de Pence e Trump para invocar a 25ª Emenda da Constituição dos EUA, que lhes permite destituir o presidente de seus poderes se ele não puder cumprir os deveres de seu cargo. Pence se opõe à ideia, segundo um consultor.

Pelo menos dois republicanos, o governador de Maryland, Larry Hogan, e o representante dos EUA, Adam Kinzinger, disseram que Trump deve ir. A página editorial do Wall Street Journal, vista como a voz principal do establishment republicano, na noite de quinta-feira pediu que Trump renunciasse.

Vários altos funcionários da administração Trump renunciaram em protesto contra a invasão do Capitólio, incluindo dois membros do gabinete: Elaine Chao, a secretária de transportes e esposa de McConnell, e Betsy DeVos, a secretária de educação.

Em uma entrevista coletiva para apresentar sua escolha para procurador-geral, Biden culpou Trump por instigar o ataque, mas não comentou sobre sua possível remoção.

O Congresso certificou a vitória eleitoral de Biden na manhã de quinta-feira, depois que as autoridades liberaram o Capitólio. Mais da metade dos republicanos da Câmara e oito senadores republicanos votaram para contestar os resultados das eleições de alguns estados, apoiando Trump.

O presidente se isolou entre um pequeno círculo de conselheiros obstinados e atacou aqueles que ele considera desleais, incluindo Pence - que Trump queria tentar impedir o Congresso de certificar a vitória de Biden - de acordo com fontes.

 

 

 

*Por Richard Cowan, Joseph Axe / REUTERS

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.