fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Quarta, 13 Mai 2026

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato esteve na manhã desta terça-feira (13/05), no prédio do Siga, para a entrega de duas motocicletas destinadas ao Departamento de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura. A cerimônia contou com a presença do secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, do diretor de Fiscalização, Rodolfo Penela e do vereador Elton Carvalho, responsável pela destinação de uma emenda parlamentar de R$ 20 mil para a aquisição dos veículos.

Também contribuíram para a compra os vereadores Sérgio Rocha e Malabim, que destinaram R$ 10 mil cada em emendas parlamentares. A Prefeitura completou o investimento com R$ 10 mil de recursos próprios. Além das motocicletas, foram adquiridos 27 capacetes para reforçar a segurança dos fiscais. Agora, a frota conta com 24 motocicletas para a fiscalização dos mais diversos serviços.

O prefeito Netto Donato destacou a relevância do trabalho do Departamento de Fiscalização, especialmente durante o projeto São Carlos Mais Bonita, que busca intensificar ações de limpeza e manutenção da cidade. “Os fiscais têm um papel determinante nesse processo. São eles que apontam irregularidades e garantem que a cidade se mantenha organizada e limpa. Essas novas motocicletas vão ampliar nossa capacidade de atuação e dar mais agilidade às equipes”, afirmou o prefeito.

O vereador Elton Carvalho ressaltou sua longa trajetória de apoio ao setor de fiscalização. “Há oito anos venho contribuindo com este departamento porque reconheço sua importância para o bom funcionamento da cidade. Investir em fiscalização é investir em qualidade de vida para a população”, declarou.

Publicado em Política

RIBEIRÃO PRETO/SP - Policiais militares prenderam em flagrante um homem e uma mulher de 39 e 40 anos e apreenderam dois menores infratores, de 15 e 16, por furto de 300 quilos de cabos de telefonia na madrugada de quarta-feira (13), no bairro Parque Industrial Avelino, em Ribeirão Preto.

Os agentes foram acionados via 190 por um funcionário da empresa localizada de frente ao local do crime. Através de câmeras de monitoramento, ele flagrou os suspeitos furtando os fios de telefonia de um bueiro.

No endereço, as equipes realizaram patrulhamento e viram dois suspeitos em fuga, conseguindo abordá-los posteriormente. Um deles foi detido próximo a um carro estacionado, onde estavam outros dois ocupantes.

De acordo com a polícia, um dos envolvidos na ação era responsável por monitorar a movimentação nas proximidades enquanto o comparsa fazia a retirada dos cabos. O material seria levado até o veículo conduzido por uma mulher.

Além dos fios recuperados, a polícia apreendeu o veículo usado no crime e um serrote utilizado para cortar o material.

O caso foi registrado como localização e apreensão de objeto, corrupção de menor e ato infracional análogo a tentativa de furto de fios e cabos na Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto.

Os indiciados permaneceram à disposição da Justiça. Já os adolescentes foram encaminhados à Vara da Infância e Juventude para os procedimentos legais, sendo entregues posteriormente aos responsáveis.

Publicado em Ribeirão Preto

RIO CLARO/SP - A Polícia Civil descobriu um comércio clandestino que revendia peças de moto falsificadas em Rio Claro no interior paulista. Cerca de 3,3 mil peças foram apreendidas. Um empresário de 44 anos foi preso na ação, que aconteceu na segunda-feira (11).

A ação ocorreu após a polícia receber uma denúncia de uma fabricante de peças sobre indícios de venda de materiais similares, mas com indícios de adulteração. A Justiça autorizou o cumprimento de um mandado de busca no comércio, que fica no bairro Jardim Cidade Azul.

No depósito do estabelecimento, os policiais encontraram diversas peças com sinais de identificação e padrões de embalagem alterados. De acordo com a polícia, os materiais eram comercializados em plataformas de venda na internet.

Todo o material foi apreendido. O homem foi encaminhado ao plantão da Delegacia Seccional de Rio Claro, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso foi registrado como crime contra as relações de consumo e crime contra registro de marca.

Publicado em Outras Cidades

De 4 a 13 de junho, o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba promove sua 15ª edição.

 

CURITIBA/PR - O evento, que é um dos maiores e mais importantes do cinema brasileiro, reúne uma programação que contempla mais de 80 títulos, entre longas e curtas-metragens, estreias nacionais e mundiais, clássicos remasterizados, produções para o público infantil, entre outros, divididos nas mostras Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense Sanepar, Exibições Especiais, Olhares Clássicos Cine Passeio, Olhar Retrospectivo e Pequenos Olhares, além do Filme de Abertura e de Encerramento.

Os ingressos para os filmes da 15ª edição já estão disponíveis com valores entre R$8 e R$18 e podem ser adquiridos pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br . As sessões ocorrem na Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer (Auditório Poty Lazzarotto), Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba e Teatro da Vila. 

 

“Yellow Cake” na Ópera de Arame

Materiais de “Yellow Cake”

No dia 4 de junho, a Ópera de Arame, um dos mais emblemáticos pontos turísticos do Paraná, recebe a estreia nacional de “Yellow Cake”. 

O filme de Tiago Melo é estrelado por Rejane Faria (“Marte Um”) e Tânia Maria (“O Agente Secreto”) e retrata as consequências de um experimento conduzido por cientistas estrangeiros que tentam erradicar o mosquito Aedes aegypti com o uso de urânio. Quando o experimento falha, uma pesquisadora brasileira precisa, com a ajuda de garimpeiros locais, conter o desastre antes que seja tarde demais.

A produção será exibida em uma tela especial com mais de 400 polegadas e para um público de cerca de 1.500 pessoas. 

Confira a programação completa do 15º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br, assim como pelas redes sociais Instagram - @olhardecinemaFacebook/Olhar de Cinema; Tik Tok: @olhardecinema; X/Twitter: @Olhardecinema_.

15º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba é um projeto realizado com recursos da Lei Rouanet, patrocínio master do Terminal de Contêineres de Paranaguá e patrocínio de Peróxidos do Brasil, Itaú, Mili, Fomento Paraná e Sanepar. Apoio do Teatro da Vila, Cine Passeio, ICAC - Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Projeto Paradiso e Uninter. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. Lei Rouanet - Incentivo a projetos culturais, Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

Serviço:
15º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 4 a 13 de junho
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
                          Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
                          Tik Tok: @olhardecinema,
                          X/Twitter: @Olhardecinema_
Produção: Grafo Audiovisual
Patrocínio Master: Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio: Itaú, Peróxidos do Brasil, Mili, Fomento Paraná e Sanepar
Apoio: Teatro da Vila, Cine Passeio, ICAC - Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Projeto Paradiso e Uninter
Incentivo: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Secretaria da Cultura, Profice e Objetivos de desenvolvimento sustentável
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal - Do lado do povo brasileiro
Projeto realizado com recursos da Lei Rouanet.
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná.
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Publicado em Turismo e Viagem

BROTAS/SP - Durante todo o mês de maio, a Polícia Militar vem desenvolvendo ações preventivas e educativas no âmbito da Operação Caminhos Seguros, campanha nacional voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. As atividades estão sendo realizadas junto à comunidade escolar, envolvendo alunos, professores, equipes gestoras e demais órgãos integrantes da rede de proteção da infância.

Por meio da Ronda Escolar e de palestras educativas realizadas nas escolas, a Polícia Militar tem levado informações sobre identificação de sinais de abuso, riscos no ambiente virtual, importância da denúncia e funcionamento da rede de proteção. As ações também buscam fortalecer a confiança entre a comunidade escolar e as forças de segurança, demonstrando que a prevenção é construída de forma integrada entre família, escola, poder público e sociedade.

Durante os encontros, os policiais militares abordam temas relacionados à proteção integral da criança e do adolescente, destacando sinais de alerta comportamentais, físicos e emocionais que podem indicar situações de violência ou exploração. Também são repassadas orientações sobre segurança digital, cyberbullying, exploração sexual na internet e canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, Disque 181 e telefone de emergência 190.

Além do trabalho preventivo junto aos alunos, as equipes de Ronda Escolar vêm realizando orientações ao corpo docente e gestores das unidades de ensino durante as visitas escolares, reforçando protocolos de acolhimento, escuta ativa, preservação do sigilo e acionamento correto dos órgãos competentes em casos suspeitos.

A Polícia Militar destaca que o Maio Laranja não se resume apenas a uma campanha pontual, mas representa um esforço contínuo de conscientização e fortalecimento da rede de proteção da infância. O objetivo principal é estimular a denúncia responsável, ampliar o conhecimento da população sobre o tema e criar ambientes escolares cada vez mais seguros e acolhedores.

A Corporação reafirma seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes, ressaltando que a segurança pública também se constrói por meio da prevenção, da informação e da atuação integrada entre instituições públicas e comunidade. Como reforçado durante as atividades educativas desenvolvidas nas escolas: “A proteção da infância é um trabalho em rede: Família, Escola e Polícia”.

Publicado em Brotas

PORTO FERREIRA/SP - Uma operação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de grande quantidade de drogas na manhã desta quarta-feira (13), no bairro Cristo Redentor, em Porto Ferreira.

A ação contou com equipes do Comando Força, BAEP Canil, CGPIII e Rádio Patrulhamento. Segundo informações da polícia, dois indivíduos em atitude suspeita foram abordados na Rua João Simão durante o patrulhamento.

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram porções de entorpecentes com os suspeitos. Em seguida, as equipes realizaram buscas em um terreno baldio próximo ao local da abordagem.

Com auxílio da cadela farejadora Kiara, do Canil da Polícia Militar, foi localizado um saco plástico contendo grande quantidade de drogas e materiais utilizados para embalo e preparo dos entorpecentes.

Ao todo, foram apreendidos 635 eppendorfs de cocaína, 109 porções de maconha, uma pedra bruta de crack, além de R$ 600 em dinheiro, uma balança de precisão e diversos apetrechos utilizados no tráfico.

Segundo a ocorrência, os abordados confessaram a comercialização de drogas no local. Eles foram encaminhados para exame de corpo de delito e posteriormente apresentados na delegacia.

O delegado Alexandre da Silva Leonardo ratificou a prisão em flagrante do suspeito maior de idade. Já o adolescente foi liberado para a responsável legal.

Publicado em Outras Cidades

BRASÍLIA/DF - O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou, em votação inicial nesta segunda-feira (11), um parecer que estabelece diretrizes para o uso da IA (inteligência artificial) na educação básica e superior.

A proposta orienta escolas e redes a adotar a tecnologia como ferramenta de apoio, sob supervisão humana, e ainda depende de novas discussões antes de eventual homologação do MEC (Ministério da Educação).

O uso da IA passa a ser classificado por nível de risco. Ferramentas de apoio, como organização de materiais e acessibilidade, entram na categoria de baixo risco. Já sistemas de correção automatizada de avaliações, monitoramento biométrico e seleção de benefícios são considerados de alto risco e exigem supervisão contínua.

Aplicações como vigilância emocional, pontuação social e decisões totalmente automatizadas sobre aprovação, retenção ou desligamento de alunos ficam proibidas.
*
Nível de risco - O que é - Exemplos - Regras e exigências
Baixo risco - Uso de apoio, sem impacto relevante sobre decisões acadêmicas ou direitos dos alunos - Organização de materiais; acessibilidade; revisão de texto sem avaliação; planejamento de aulas - Transparência básica, segurança da informação e responsabilidade da instituição

Risco moderado - Ferramentas com interação com alunos ou recomendações, sem decisão automática - Tutores virtuais; feedback formativo; assistentes institucionais; apoio à escrita - Informar uso; registrar sistemas; revisão humana obrigatória; monitoramento; restrição ao uso de dados

Alto risco - Sistemas que afetam diretamente a vida acadêmica ou direitos - Correção automática de provas; monitoramento biométrico; perfilização de alunos; seleção e certificação - Avaliação prévia de impacto; relatório de dados; supervisão contínua; auditoria; direito de contestação

Risco excessivo (proibido) - Aplicações incompatíveis com princípios educacionais - Pontuação social; vigilância emocional; perfilização para punição; decisões automáticas sobre aprovação ou expulsão - Uso vedado

As diretrizes estabelecem que decisões pedagógicas devem permanecer sob responsabilidade de professores. A tecnologia pode auxiliar na personalização do ensino, no acesso a conteúdos e no acompanhamento do desempenho, mas não substitui a mediação em sala de aula.

Também há regras de transparência e governança. Escolas e universidades deverão informar quando sistemas automatizados estiverem em uso, documentar decisões de adoção e garantir revisão humana de conteúdos e resultados, para evitar erros e vieses.

O uso da tecnologia deverá respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), além de princípios de segurança da informação e transparência algorítmica.

Outro eixo é a redução de desigualdades. A recomendação é ampliar políticas de inclusão digital e acesso equitativo, para evitar que a adoção da IA aprofunde diferenças entre redes de ensino.

As diretrizes preveem ainda a inclusão progressiva de conteúdos sobre IA nos currículos. A proposta é que estudantes aprendam não apenas a usar ferramentas, mas a compreender como funcionam, seus limites e riscos, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico.

Na educação básica, a implementação deve ser gradual e considerar o desenvolvimento dos alunos, com foco em autonomia e uso equilibrado da tecnologia. No ensino superior, o foco recai sobre a preparação profissional e o uso da IA em contextos complexos, com respeito à integridade acadêmica.

Como a Folha de S.Paulo mostrou, três das principais universidades do país (USP, Unicamp e Unesp) estão criando protocolos para o uso da IA cuja principal regra é a transparência. A utilização deve ser combinada entre professores e alunos e declarada nas pesquisas e nos demais trabalhos acadêmicos.

No parecer do CNE, a formação de professores aparece como condição para a implementação, com incentivo à capacitação contínua e ao desenvolvimento de competências digitais.

O conselho reconhece que a adoção ocorre em um momento de desigualdades estruturais e orienta que redes de ensino adaptem a implementação às suas condições, em regime de cooperação federativa.

 

 

por Folhapress

Publicado em Educação

BRASÍLIA/DF - A utilização de inteligência artificial (IA) no setor da saúde já atinge 18% dos estabelecimentos brasileiros de atendimento – 11% dos públicos e 25% dos privados.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (12), referem-se a 2025, e são da 12ª edição da pesquisa TIC Saúde, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que entrevistou 3.270 gestores de estabelecimentos de saúde no país. 

O levantamento é organizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) – departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

"Nos últimos anos, observamos uma rápida disseminação das tecnologias de Inteligência Artificial. Por isso, tornou-se importante ampliar a investigação para compreender como essas tecnologias vêm sendo incorporadas pelo conjunto dos estabelecimentos de saúde", explica o gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Alexandre Barbosa.

Segundo a pesquisa, as principais aplicações de IA no setor de saúde brasileiro são: 

  • Organizar os processos clínicos e administrativos (45% dos estabelecimentos); 
  • Melhorar a segurança digital (36%); 
  • Melhorar a eficiência dos tratamentos (32%); 
  • Auxiliar na logística (31%); 
  • Apoiar a gestão de recursos humanos ou recrutamento (27%); 
  • Auxiliar nos diagnósticos (26%) e 
  • Auxiliar na dosagem dos medicamentos (14%).

Desafios 

De acordo com o levantamento, a adoção de IA no país ainda enfrenta obstáculos significativos. Nos hospitais com mais de 50 leitos, por exemplo, os gestores apontam custos elevados (63%), falta de priorização institucional (56%) e limitações relacionadas a dados e capacitação (51%) para a adoção da nova tecnologia.

"O avanço do uso da IA na saúde exige profissionais qualificados para que essa tecnologia seja aplicada de forma segura e responsável. Além disso, a consolidação de diretrizes e marcos regulatórios é fundamental para sustentar a adoção ética da IA em um setor que lida com informações sensíveis e impacta diretamente no cuidado com os pacientes",  destaca a coordenadora de projetos de pesquisas do Cetic.br, Luciana Portilho.

O levantamento mostra ainda que 9% dos estabelecimentos utilizam internet das coisas; e 5%, tecnologia robótica com uso de internet.

Serviços online disponibilizados aos pacientes, como a visualização de resultados de exames, foram oferecidos por 39% dos estabelecimentos; o agendamento de consultas, por 34%; e o de exames, por 32%.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Ciência & Saúde

RIO DE JANEIRO/RJ - Destaque do Cruzeiro e presente na pré-convocação de Ancelotti para a Copa do Mundo, Kaiki está no radar do Flamengo para 2027. O clube, inclusive, já sinalizou o interesse a pessoas do entorno do jogador.

Kaiki tem contrato com o Cruzeiro até 2027, e o interesse do Flamengo parte de um pedido expresso de Leonardo Jardim. O técnico trabalhou com o lateral na Toca e foi responsável por dar sequência a ele entre os titulares, no ano passado.

Segundo apurou o ge, José Boto recebeu pessoas do entorno de Kaiki para uma visita de cortesia, no Ninho do Urubu. Apresentou o Centro de Treinamentos e falou sobre planejamento do clube para contar com o jogador.

O principal aspecto que faz o Flamengo pensar em Kaiki apenas para 2027 é o fato de já ter feito 13 jogos no atual Brasileirão. Além disso, a movimentação de mercado faltando um ano para fim do contrato daria mais poder de negociação aos cariocas.

Kaiki recebeu proposta do Como, da Itália, em janeiro. Inicialmente, o Cruzeiro sinalizou aceitar a oferta, mas declinou após reunião de Pedro Lourenço com o atleta e com o pai dele, na Toca da Raposa. A dupla demonstrou interesse em seguir no clube, abrindo conversas para renovação.

As tratativas aconteceram num primeiro momento, mas depois paralisaram por conta da situação do Cruzeiro. À época, Tite estava pressionado no cargo. Depois, mesmo com título do Mineiro, foi demitido, e Artur Jorge chegou para o cargo.

De acordo com apuração da reportagem, Kaiki segue aberto a negociar ampliação do contrato. O Cruzeiro, na mesma linha, deve retomar as conversas durante a paralisação para a Copa do Mundo.

Cria da base do Cruzeiro, Kaiki estreou no profissional em 2021, mas voltou para o sub-20 e foi efetivado no time principal em 2022, com Paulo Pezzolano. A sequência como titular chegou no ano passado, com Leonardo Jardim. Neste ano, foi chamado por Ancelotti para amistoso contra a Croácia e está na pré-lista da Copa do Mundo.

 

 

Por Guilherme Macedo, Luiza Sá e Pedro Rocha / ge

Publicado em Esportes

BRASÍLIA/DF - As porções isoladas de vegetação nativa cresceram de 2,7 milhões, em 1986, para 7,1 milhões, em 2023, em todo o país, conclui um novo estudo do Mapbiomas divulgado nesta quarta-feira (13).

O aumento de 163%, em 38 anos, demonstra como o desmatamento no Brasil transformou grandes extensões contínuas de cobertura verde em pequenos fragmentos remanescentes.

Os dados são do Módulo de Degradação, uma plataforma desenvolvida pelo MapBiomas, que permite a análise, integração de dados e monitoramento das transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil. Pela primeira vez, a fragmentação - processo de divisão de grandes extensões de vegetação nativa – foi analisada.

Além do aumento na quantidade, os pesquisadores também constataram a diminuição do tamanho dos fragmentos. Enquanto no início da série histórica a média de tamanho dos fragmentos era de 241 hectares, em 2023 eles encolheram para um tamanho médio de apenas 77 hectares.

Segundo o pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Dhemerson Conciani, que coordena o Módulo de Degradação, os dados preocupam porque o tamanho dos fragmentos de vegetação nativa tem relação direta com a quantidade e variedade da fauna e da flora presente.

“Cada vez que diminui o tamanho de um fragmento de vegetação nativa, mais problemas aparecem: aumenta o risco de extinções locais das espécies, diminui a chance de recolonização por indivíduos vindos de outros fragmentos vizinhos e maior é a proporção do efeito de borda [perda de características naturais mais presentes nas margens próximas às áreas degradas]”, analisa Conciani.

Biomas

De acordo com o estudo, quase 5% da vegetação nativa do Brasil, o equivalente a 26,7 milhões de hectares, está em fragmentos menores que 250 hectares. E as pequenas porções isoladas estão mais presentes na Mata Atlântica, onde elas respondem por quase 28% da vegetação nativa remanescente - ou 10 milhões de hectares.

Em quantidade absoluta de fragmentos, a Mata Atlântica e o Cerrado são os que mais possuem porções isoladas de vegetação nativa, sendo 2,7 milhões em cada bioma. Para Natalia Crusco, coordenadora técnica de Mata Atlântica no MapBiomas, o avanço da fragmentação nos dois biomas ocorre por razões diferentes.

“Enquanto no Cerrado o aumento no número de fragmentos está associado ao avanço do desmatamento e à divisão de grandes remanescentes de vegetação nativa em áreas menores; na Mata Atlântica, parte desse aumento também pode ser explicada por um processo no sentido oposto ao desmatamento, ou seja, pelo surgimento de múltiplas áreas de recuperação da vegetação secundária”.

Nos biomas Amazônia, Caatinga, Pampa e Pantanal o número de fragmentos foi de respectivamente quase 662 mil, 600 mil, 324 mil e 45 mil, em 2023.

Ao longo dos 38 anos observados, Pantanal e a Amazônia foram os que sofreram mais fragmentação, com aumento de 350% e 332%, respectivamente. No Pampa, o número de porções isoladas cresceu 285% e no Cerrado aumentou 172%.

Caatinga e Mata Atlântica variaram menos, mas ainda tiveram aumento de fragmentação de suas vegetações com crescimentos de 90% e 68%, respectivamente.

Em redução de fragmentos, a Amazônia foi a mais impactada. As porções de vegetação nativa no bioma encolheram 82% ao longo do período estudado.

Enquanto em 1986, a média de tamanho dos fragmentos era de 2.727 hectares; em 2023, essa média caiu para 492 hectares.

Novidade

Os dados trazidos pelo Módulo de Degradação permitiram uma nova análise aos pesquisadores: a identificação de distúrbios no dossel de formações florestais - cobertura formada pelas copas das árvores mais altas - em toda a Amazônia Legal.

Entre 1988 e 2024, foi detectado algum sinal de distúrbio, ao longo de, pelo menos, um mês, em 24,9 milhões de hectares, área equivalente a 7% da cobertura de floresta na Amazônia Legal. Na prática, são clareiras resultantes de secas, ventos, incêndios, corte seletivo de madeira, efeito de borda ou outras perturbações.

Segundo os pesquisadores, o corte seletivo de madeira é uma das principais causas de distúrbio de dossel na Amazônia Legal. Durante o período estudado, foram identificados 9,7 milhões de hectares com indícios de corte seletivo.

Degradação

Fatores como fragmentação, efeito de borda, fogo e corte seletivo nem sempre resultam em desmatamento com a terra exposta, mas degradam os biomas. O detalhamento da plataforma do Mapbiomas aponta que 24% de toda a vegetação nativa remanescente do Brasil está exposta a pelo menos um vetor de degradação, uma área equivalente a 134 milhões de hectares.

Segundo Dhemerson Conciani, o maior entendimento desses dados fortalece a formulação e implementação de políticas públicas para redução das emissões de gases do efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação.

“Ao detectar a degradação de forma precoce é possível reverter esse processo e estabelecer áreas prioritárias para recuperação da vegetação nativa e consequente conservação das funções e serviços ambientais de ecossistemas”, conclui o pesquisador.

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Natureza

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.