fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 15 Junho 2021

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta quarta-feira (16/06) mais 3 mortes por COVID-19 no município, totalizando 403 óbitos.
Trata-se de uma mulher de 66 anos, internada em hospital privado desde 04/05; um homem de 58 anos, internado em hospital público desde 07/05 e uma mulher de 44 anos, com resultado positivo para COVID-19 que evoluiu a óbito no domicílio.
São Carlos contabiliza neste momento 21.316 casos positivos para COVID-19 (146 resultados positivos foram divulgados hoje), com 403 óbitos confirmados e 129 descartados. 

Dos 21.316 casos positivos, 19.508 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 37 óbitos sem internação, 1.771 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.319 receberam alta hospitalar e 366 positivos internados foram a óbito. 20.572 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 38.959 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (175 resultados negativos foram liberados hoje). 

Estão internadas neste momento 107 pessoas, sendo 26 adultos na enfermaria. 8 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 4 estão em Unidades de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 64 pessoas, sendo 42 em leitos de UTI/SUS e 22 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 4 crianças estão internadas neste momento. 1 criança ocupa vaga de UT/SUS com suspeita da doença. 12 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 95,45% (42 adultos estão internados). 

Neste momento o município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI e 6 de UTI infantil e o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto e 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV).

UPA – 11 pessoas estão neste momento sendo atendidas em leito de estabilização da UPA do Santa Felícia e do Centro de Triagem. Os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 71.466 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 69.022 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.444 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 47.117 pessoas já realizaram coleta de exames, 32.932 tiveram resultado negativo para COVID-19, 13.957 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 228 aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada hoje, 16, para socorrer uma motociclista de 36 anos, após sofrer um acidente de trânsito, na Avenida Getúlio Vargas, em São Carlos.

Nosso repórter esteve ao local e segundo apurado, o motorista do FIAT/TORO seguia pela referida Avenida, quando no cruzamento com a Rua Castro Alves, em uma rotatória, aconteceu a colisão com a motocicleta.

A motociclista sofreu escoriações e aguardou mais ou menos 20 minutos para ser socorrida até à Santa Casa pela Unidade de Resgate (UR). Ainda segundo informações, enquanto a motociclista aguardava o socorro, uma ambulância do SAMU que fazia a transferência Covid-19, parou e prestou os primeiros atendimentos, mas não podia estabilizar e levar a vítima devido estar com um paciente na ambulância com Covid-19. Já as outras ambulâncias do SAMU estavam empenhadas em outras ocorrências. Por isso que a motociclista aguardou o Corpo de Bombeiros para o resgate.

O casal que estava no Fiat/Toro, ficou no local para auxiliar no que fosse necessário.

Publicado em Trânsito

SÃO PAULO/SP - As escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo poderão decidir a quantidade de alunos que vão receber presencialmente a partir de agosto. A mudança na ocupação das escolas foi anunciada nesta quarta-feira, 16, pelo governador João Doria (PSDB), e havia sido adiantada pelo Estadão. Até agora, elas só podem atender 35% dos estudantes por dia.

Segundo o governador, serão adquiridos testes para detecção da covid-19. "A partir de agosto, cada escola deverá determinar a capacidade de acolhimento total de alunos de acordo com sua realidade. Para a volta às aulas, estão sendo adquiridos 3 milhões de testes destinados aos profissionais de educação e aos estudantes da rede pública."

As escolas devem respeitar uso de máscaras, uso de álcool em gel e distanciamento social.

As redes poderão organizar suas escolas, mas respeitando os protocolos de distanciamento e sanitários. Com a vacinação dos professores, o secretário de Educação, Rossieli Soares, entende que é necessário ter mais alunos presencialmente.

A mudança da ocupação já era um pedido de movimentos de pais e de escolas particulares, já que muitas delas afirmavam ter espaço sobrando para receber mais alunos.

"É importante lembrar que a escola é um espaço que busca garantir o aprendizado, a socialização, a construção do futuro, o acolhimento nesses tempos é fundamental. A partir de agosto, não trabalharemos mais com limitação de porcentual, mas sim, com a regra de um metro (de distanciamento). Temos escolas com capacidade física para 3 mil alunos, mas tem apenas 350 alunos matriculados", afirma o secretário.

As escolas precisam respeitar a distância de 1 metro entre os estudantes e não mais 1,5 metro, como era até agora. Segundo ele, se houver necessidade, a unidade pode ainda fazer rodízio de estudantes.

O secretário anunciou também que está comprando 3 milhões de testes para as redes de ensino. Os testes serão realizados em três cenários: casos sintomáticos, episódios de dois ou mais casos com vínculo epidemiológico e monitoramento sentinela. "Será um monitoramento mensal ou bimestral para verificar a prevalência do vírus dentro da rede."

Rossieli afirmou que, em agosto, ainda não será obrigatória a presença dos alunos nas escolas, mas que isso está sendo avaliado para ser mudado os próximos meses.

O governo passou a permitir também que os cursos de Saúde coletiva, Saúde pública e Medicina Veterinária possam funcionar presencialmente. O restante do ensino superior continua remotamente.

“Estamos caminhando para ser primeira área a estar mais perto do normal.”

No Estado, de acordo com o secretário de Estado da Saúde Jean Gorinchteyn, a taxa de ocupação de UTI no Estado está em 82% e é de 79% na Grande São Paulo. O Estado já contabiliza 3.509.967 casos e 119.905 óbitos.

Comparando a semana passada com a semana retrasada, o número de casos da doença apresentou queda de 5,9%, mas as internações e os óbitos cresceram 2,6% e 26,6%, respectivamente.

"O dado de internação é um dado atual, mas o aumento ocorreu em enfermaria e não em unidades de terapia intensiva. Isso reflete que as pessoas, mesmo internando, estão internando em formas menos graves em relação ao que nós víamos anteriormente."

O governador anunciou ainda que foi aberto o pré-cadastro para voluntários acima de 18 anos para os testes com a vacina Butanvac. Nos testes clínicos de fase 1, de acordo com Doria, vão participar 418 voluntários.

Butantan detecta 19 variantes do novo coronavírus no Estado

Também nesta quarta-feira, o Instituto Butantan apontou a circulação de 19 variantes do novo coronavírus no Estado de São Paulo.

Segundo os dados, coletados em laboratórios públicos e privados, a variante Gama (P.1), identificada pela primeira vez em Manaus, é predominante, mas há registros da Alfa (identificada no Reino Unido) e da B.1.1.28, que originou a Gama.

O instituto lançou o boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes, que será atualizado semanalmente e terá como foco detectar as cepas em circulação em São Paulo. Os dados são obtidos por meio do sequenciamento genômico de parte dos testes com resultado positivo realizados pelo Butantan e pelos laboratórios que integram a rede

 

 

*Por: Paula Felix e Renata Cafardo / ESTADÃO

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, agendou para quinta-feira (17), às 10h, na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma sessão extraordinária para a votação em primeiro turno do Projeto de lei No. 185, da Prefeitura, que estabelece as diretrizes a serem observadas na elaboração da Lei Orçamentária do Município de São Carlos para o exercício de 2022. Durante a sessão, será apreciado também o Projeto de lei No. 186, da Prefeitura, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2022/2025.

O PPA é o instrumento de planejamento governamental que define as diretrizes e metas para organizar e viabilizar a implementação e a gestão de políticas públicas, assim como as ações do governo para os próximos quatro anos.

A LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, fixa as metas e prioridades da Administração Pública, dispõe sobre alterações na legislação, estabelece metas fiscais, riscos fiscais e os fatores que podem vir a afetar as contas públicas. Ela tem a função de estabelecer a ligação entre as peças de planejamento de curto prazo (Lei Orçamentária Anual) e de longo prazo (Plano Plurianual 2022 - 2025).

Em virtude da pandemia de Covid-19, a população não terá acesso ao plenário do Legislativo, mas a audiência pública será transmitida ao vivo pela Rede Alesp (Canal 8 da NET), pela Rádio São Carlos (AM 1450) e pelo site (camarasaocarlos.sp.gov.br), Youtube (youtube.com/user/camarasaocarlos) e Facebook (facebook.com/camaramunicipaldesaocarlos/) oficiais da Câmara Municipal.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Os Funcionários do Sistema Socioeducativo de SP que estão na Fundação CASA de São Carlos estão em greve, segundo cartas colocados por eles mesmos na frente da unidade.

A Rádio Sanca recebeu a informação de que os funcionários da Fundação CASA estariam realizando um ato de greve, porém ao chegar no local, foi possível constatar que o local está sem movimentação, entretanto, foi percebido cartazes com dizeres de greve e palavras como: "Chega de agressões, assédio moral, estamos adoecendo".

Segundo constatado, é uma greve geral, e até o momento não se tem a informação de como está a unidade, quem está cuidando e previsão de volta destes servidores para suas funções.

Publicado em Outras Notícias

ORLÂNDIA/SP - Um casal foi detido na madrugada desta quarta-feira (16) após serem abordados pela Polícia Militar Rodovíaria na região do Município de Orlândia/SP.

Segundo o apurado, após trabalho de inteligência e investigação policial foi possível identificar o veículo VW/17.210 de São Domingos do Sul/RS, envolvido em diversos furtos de combustível dos dutos da Petrobrás (oleoduto).

Hoje pela madrugada foi realizado a abordagem do veículo pela SP-351, km 85, município de Orlândia/SP.  No caminhão que era ocupado por um casal, foi localizado um tanque de combustível camuflado por uma carroceria de madeira. O tanque esta carregado com Óleo Diesel S-10. A ocorrência foi encaminha para o DP de São Joaquim da Barra/SP, onde os acusados ficaram a disposição da justiça.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Hoje deu início a vacinação contra a COVID-19 de pessoas com 50 anos ou mais, sem comorbidades, no município de São Carlos, seguindo calendário de vacinação do Estado de SP.

A Rádio Sanca recebeu a informação de que muitas pessoas, ansiosas para se vacinar, foram até um dos locais de vacinação, e o resultado foram filas quilométricas, que se estendem por vários quarteirões.

Um exemplo são as fotos que podem ser conferidas da Escola Estadual Atília Prado Margarido, no Santa Felícia, onde a fila de pessoas chega a dar a volta em vários quarteirões.

Fotos: Maurício Duch / São Carlos em Rede

Também foram registradas filas enormes de carros, principalmente nos pontos onde a vacinação está sendo aplicada de forma drive thru, como é possível ver nas imagens feitas na região da Fundação Educacional de São Carlos (FESC).

Fotos: Maurício Duch /São Carlos em Rede

A Rádio Sanca orienta nossos ouvintes e leitores que façam o uso de máscara a todo momento e mantenham o distanciamento de 1,5 m das pessoas da frente, se possível ter ao acesso fácil e rápido álcool em gel para higienização das mãos. É de entendimento de todos que estas enormes filas se formaram porque todos querem se vacinar e se proteger do coronavírus, entretanto, se esperar de forma desprotegida sua vez, ao invés de se proteger, você estará se expondo e expondo outros ao seu redor!

 

Publicado em Coronavírus
Quarta, 16 Junho 2021 10:14

Bandido leva carteira de homem no Centro

SÃO CARLOS/SP - Em plena luz do dia um homem foi assaltado no início desta semana em frente a uma lotérica, na região central de São Carlos.

De acordo com informações, um homem de 27 anos, estava na Avenida Comendador Alfredo Maffei, quando o assaltante fez a abordagem e sob ameaças, obrigou a vítima a entregar a carteira contendo os documentos pessoais e R$500,00.

Após o assalto, o criminoso fugiu apressadamente.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Na manhã de terça-feira (15) o vereador Ubirajara Teixeira – Bira (PSD) visitou a ONG Amigos Salvando Amigos – ASA, onde foi recebido pelo médico veterinário Guilherme Santini Marrara. Mesmo já conhecendo o trabalho realizado pela ONG, Bira procurou saber mais informações sobre a ASA e sobre as ações realizadas.

“Eu já conhecia o trabalho da ASA e do amigo Guilherme Marrara, porém sempre é bom estar buscando mais informações para poder ajudar as pessoas carentes que têm seus animais de estimação e não tem condições de pagar por um veterinário quando necessita, seja para uma coisa simples ou mais complicada”, observa o vereador.

Bira destaca que o trabalho da ONG é muito importante para o município de São Carlos, pois realiza um controle da reprodução de cães e gatos, evitando um grande número de animais abandonados nas ruas. “Os mutirões de castração, o tratamento de animais abandonados e também de moradores de rua e as ações que visam dar uma melhor qualidade de vida a esses animais, faz com que a ONG desempenhe um papel fundamental na cidade, não deixando os animais sofrerem e buscando não deixar ter o abandono dos bichinhos”, comentou o vereador.

Guilherme Marrara, cofundador da ONG, explica que o principal objetivo da ONG é promover a realização de castrações em cães e gatos pertencentes a famílias carentes e também de animais abandonados. “A ONG já mantém um cadastro de animais considerados de risco. São os animais de bairros de baixa renda, onde existe um grande número de animais na rua. Selecionamos os animais de acordo com os riscos maiores de terem uma cria indesejada por estarem em uma idade reprodutiva e que mantém acesso à rua. Também priorizamos as famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com os gastos”, disse o médico veterinário.

 

ONG Amigos Salvando Amigos - ASA é uma organização sem fins lucrativos que promove o controle da reprodução de cães e gatos por meio de mutirões de esterilização cirúrgica, além de programas de educação em saúde e guarda responsável, que busca promover o bem-estar animal por meio do apoio e desenvolvimento de projetos de educação ambiental e conscientização pela posse responsável, que visem à limitação da superpopulação de animais abandonados e carentes, junto a escolas e outros setores da comunidade, e garantir para estes animais uma vida digna e saudável.

Publicado em Política

É Olímpia e o parque aquático Hot Beach com visibilidade nacional mostrando o que têm melhor: diversão aquática em água quente

 

OLÍMPIA/SP - A dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, uma das mais populares da atualidade, escolheu o parque aquático Hot Beach Olímpia, na cidade de Olímpia, para gravar 12 músicas inéditas, que serão lançadas futuramente, e fazer a live “Sunset”, no último dia 05 de junho. Numa produção digna de grandes shows, com muita iluminação, que realçou ainda mais o cenário praiano do parque aquático, e câmeras de ângulos variados, inclusive em drone, os dois soltaram a voz nas novas composições. Pertinho de casa, já que ambos moram em São José do Rio Preto, a 45 quilômetros de Olímpia, e com palco na areia, ao lado do Ebaaa River, que é o rio lento do Hot Beach, Zé Neto & Cristiano mostrou o porquê tem emplacado no ranking dos artistas mais ouvidos. É aguardar para conferir o resultado da gravação, realizada sem público.

Já a live “Zé Neto & Cristiano - Sunset”, transmitida pelo canal no Youtube dos sertanejos, foi um encontro de amigos. Com 5 horas e 12 minutos de duração, teve a participação de César Minotti & Fabiano, do humorista Murilo Couto e da cantora sertaneja Luiza. O show contou com sucessos atemporais, muito bate-papo e emoção. Em um dos momentos mais marcantes, Cristiano lembrou da sua mãe, Maria Zenaide Tapparo Vaccari, que morreu em dezembro último, depois de uma parada cardíaca, e a dupla a homenageou cantando “Cheiro de Terra”. A música, disse o cantor, é um dos símbolos de saudade e uma representação da mãe. "Essa música conta a história de um filho que queria ter a mãe ali para mostrar as histórias, ter a avó para curtir com os filhos, assim como eu queria ter a minha mãezinha aqui para curtir os netos. Ainda bem que ela conseguiu curtir um pouquinho, mas faz muita falta para mim", lamentou Cristiano.

Também teve momentos de descontração. No final, enquanto Zé Neto dividia os microfones com César Minotti & Fabiano, Cristiano cantava animado de dentro do Ebaaa River, ao lado do palco, junto com Murilo. A live foi assistida de perto por restritos convidados, os patrocinadores, que testaram negativo para Covid-19, acomodados num lounge montado no Hot Beach Olímpia e com todos os protocolos de segurança aplicados. Para o Hot Beach Parque & Resorts, que administra o parque aquático Hot Beach Olímpia e três resorts em Olímpia, a parceria com Zé Neto & Cristiano só teve ganhos. Tanto para a dupla, que facilmente teve um cenário praiano para a gravação e a live, quanto para o turismo.

“A live já teve, até agora, mais de 2,6 milhões de visualizações. Colocou Olímpia e o Hot Beach em visibilidade nacional por mais de cinco horas mostrando o que temos de melhor: diversão aquática em água quente. Considerando que as músicas gravadas serão lançadas futuramente, é uma visibilidade que se prolongará no tempo. Isso é um ganho não só para o Hot Beach Parque & Resorts, mas para o turismo de Olímpia. É uma exposição com potencial de atrair mais turistas, inclusive de outras regiões do Brasil que assistiram à live e que ainda vão ver os clipes. Pelas telas, conhecem um pouquinho da nossa estrutura, do nosso moderno parque aquático. Sem dúvida, subimos a barra do entretenimento de parques no Brasil do ponto de vista de visibilidade”, conclui Heber Garrido, diretor de Marketing e Vendas do Grupo Ferrasa, empresa detentora do Hot Beach Parque & Resorts.

 

Sobre a empresa

O Hot Beach Parque & Resorts pertence ao Grupo Ferrasa, da sociedade Ferrato e Sant’Anna, fundada em 1981. O Grupo Ferrasa atua nas áreas de construção civil, hotelaria, empreendimentos imobiliários e vacation ownership e tem a hospitalidade em seu DNA.  O Hot Beach Parque & Resorts administra o parque aquático Hot Beach Olímpia e três resorts: Hot Beach Resort, Celebration Resort Olímpia e Thermas Park Resort & Spa. Em breve, vai inaugurar um quarto resort, o Hot Beach Suites, todos em Olímpia.

Publicado em Pop & Arte

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30