fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 23 Mai 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta segunda-feira (24/05) mais 4 mortes por COVID-19 no município, totalizando 340 óbitos. 

Neste domingo (23/05) morreram três pacientes: um homem de 67 anos, internado em hospital privado desde 19/05; um homem de 84 anos, internado em hospital privado desde 05/05 e um homem de 63 anos, internado em hospital privado desde 02/05.

Já nesta segunda-feira (24/05) foi registrado o óbito de uma mulher de 43 anos que estava em leito de estabilização da UPA desde 23/05. A paciente já estava cadastrada na CROSS e aguardava transferência para hospital público.

Um paciente de Jaboticabal de 20 anos, internado em hospital privado de São Carlos desde 24/05, também morreu nesta segunda-feira (24/05).

Continua depois da publicidade

São Carlos contabiliza neste momento 19.136 casos positivos para COVID-19 (155 resultados positivos foram divulgados hoje), com 340 óbitos confirmados e 129 descartados.

Dos 19.136 casos positivos, 17.561 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 25 óbitos sem internação, 1.550 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.141 receberam alta hospitalar e 315 positivos internados foram a óbito. 18.499 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 36.285 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (215 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 125 pessoas, sendo 47 adultos na enfermaria (44 positivos e 3 suspeitos). 10 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. No total na UTI adulto estão internadas 57 pessoas (56 positivos e 1 suspeito). Somente na UTI/SUS 36 adultos ocupam leitos. Já na enfermaria/SUS estão internadas 24 pessoas adultas. Na rede particular 33 pessoas estão internadas na enfermaria e 21 na UTI. 

Na enfermaria SUS 10 crianças estão internadas, 5 com suspeita da doença e 5 com resultado negativo para COVID-19. Uma criança com suspeita da doença ocupa vaga de UT/SUS neste momento.

18 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 8 em UTI/SUS (7 adultos e 1 criança). Em UTI de hospital particular nenhuma pessoa de outro município está internada no momento. 3 pacientes de outros municípios, dois adultos e uma criança, estão internados em enfermaria do SUS e 1 em enfermaria de hospital particular. Na UCI 6 pacientes de outros municípios ocupam vagas neste momento.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 97,3% (36 adultos estão internados). Neste momento a cidade opera com 37 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 27 na Santa Casa e 10 no Hospital Universitário (HU).

 

UPA – 18 pessoas estão neste momento sendo atendidas em leito de estabilização. Os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.

 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 65.304 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 63.348 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.956 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 42.647 pessoas já realizaram coleta de exames, 30.286 tiveram resultado negativo para COVID-19, 12.172 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 189 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

ARARQUARA/SP - A possibilidade de faltar medicamentos denominados “Kit Intubação” (sedativos, bloqueadores neuromusculares e anestésicos) em hospitais de Araraquara e região nos próximos dias é confirmada pela Santa Casa de Araraquara.

O hospital, que atende várias cidades da região, explica que a oferta atual não tem sido capaz de suprir as necessidades do mercado hospitalar em nossa região e no Brasil pela demanda crescente de pacientes, partindo de um cenário de escassez para um preocupante cenário de desabastecimento nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

“A Santa Casa de Araraquara, assim como grande parte dos hospitais no País, atingiu o seu limite em disponibilizar os medicamentos do “Kit Intubação”, comunicando o fato às Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, que, após reunião entre as partes, estão se esforçando diariamente e conjuntamente com o hospital, junto aos fornecedores e importadores, para a obtenção desses medicamentos em falta no mercado”, ressalta o hospital.

A Santa Casa informa ainda que, seguindo orientação contingencial e o Decreto Municipal, os procedimentos cirúrgicos eletivos foram suspensos e, agora, considerando a escassez de tais itens, foram suspensos os procedimentos que não sejam urgentes, com o intuito de preservar a manutenção da assistência de forma segura aos pacientes já internados e as emergências devidamente encaminhadas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

A instituição reitera a toda a sociedade a importância da atenção às medidas de cuidado e proteção no combate ao coronavírus e solicita celeridade dos órgãos responsáveis na regularização da oferta de medicamentos do “Kit Intubação”.

 

 

*Por: Chico Lourenço / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

SÃO PAULO/SP - O filho de Bruno Covas, Tomás, de 15 anos, contou que ficou ao lado do pai durante todo tempo em que ele estava sedado. De acordo com o relato feito no último domingo (23) ao programa Fantástico, o prefeito de São Paulo se mostrava bastante esperançoso em seus últimos dias, ao contrário do que dizia algumas reportagens.

“Era totalmente ao contrário o clima do hospital. Ele foi muito guerreiro. Batalhou muito. Ele sempre esteve com coragem para enfrentar a doença. A gente sentia a vontade que ele tinha. O sorriso no rosto no dia a dia”, disse Tomás.

Continua depois da publicidade

Na última conversa entre os dois, Covas desejou sorte para o filho, pois Tomás encararia uma prova na escola. Depois, ele encontrou o pai já sedado. “Foi muito forte pra mim. Fiquei mal, muito mal. Depois de uma hora tentei ficar um pouco mais tranquilo, voltei lá e fiquei 100% do tempo do lado dele”.

O ex-prefeito de São Paulo também recebeu as visitas da mãe do jovem, Karen Ichiba, e de seu cachorro de estimação, Volpi. “A gente ficou do lado dele, abraçou e falou para ele descansar", diz Tomás. “Teve uma sensação de que ele esperou eu aceitar e conversar com ele sobre isso". 

Fanático pelo Santos, Covas levou o filho na final da Copa Libertadores, sendo um episódio que repercutiu negativamente pelas aglomerações geradas no estádio. “Foi pelo coração. Ele tinha esse desejo de me levar à uma final da Libertadores”. Assim como o avô Mario Covas, Bruno foi enterrado na cidade homônima ao time.

Bruno Covas faleceu dia 16 de maio, aos 41 anos de idade. O prefeito lutava contra um câncer desde outubro de 2019. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o início do mês, após exames de rotina detectarem um sangramento no tumor da cárdia. Ricardo Nunes, seu vice, assumirá o cargo de prefeito da capital.

 

 

*Por: VEJA São Paulo

Publicado em Celebridades

BRASÍLIA/DF - O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, fez críticas nesta segunda-feira, 24, ao comportamento do general Eduardo Pazuello, que participou de ato bolsonarista ontem. Segundo o vice, o ex-ministro da Saúde "entendeu que cometeu um erro".

O Exército deve avaliar nesta segunda-feira se aplicará alguma punição ao ex-ministro, que é militar da ativa das Forças Armadas.

Continua depois da publicidade

"Acho que o episódio será conduzido à luz do regulamento, isso tem sido muito claro em todos os pronunciamentos dos comandantes militares e do próprio ministro da Defesa. Eu já sei que o Pazuello já entrou em contato com o comandante informando ali, colocando a cabeça dele no cutelo, entendendo que ele cometeu um erro", disse o vice-presidente ao chegar ao Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira.

"O regulamento disciplinar do Exército prevê que se avalie o tipo de transgressão que eventualmente foi cometido e que consequentemente se aplique a punição prevista para o caso", comentou Mourão.

A parte do regulamento que o general fez menção diz respeito à transgressão 57, que diz: "Manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária". Em desrespeito à norma, Pazuello compareceu no domingo, 23, ao ato bolsonarista do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Ao ser questionado sobre o presidente Jair Bolsonaro, que promoveu o ato, Mourão evitou fazer declarações. "Eu já falei para vocês, eu não comento atos do presidente Bolsonaro porque eu considero antiético."

No Twitter, quem também reagiu à participação de Pazuello no ato foi o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro. "De soldado a general tem que ser as mesmas normas e valores. O presidente e um militar da ativa mergulharem o Exército na política é irresponsável e perigoso. Desrespeitam a instituição. Um mau exemplo, que não pode ser seguido. Péssimo para o Brasil."

O Estadão apurou que o Comando do Exército deve analisar o caso nesta segunda-feira. Na quarta-feira, dia 19, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, disse à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara que os militares da reserva podem participar de manifestações, ao contrário dos que estão na ativa. "Os da ativa não podem e serão devidamente punidos se aparecerem em manifestações políticas".

O temor no Exército é que, se Pazuello ficar impune, os comandantes de unidades percam a autoridade para punir, eventualmente, sargentos e tenentes que resolvam seguir o exemplo do general, inclusive os que resolverem participar de atos políticos de partidos de oposição.

 

 

*Por: Lauriberto Pompeu / ESTADÃO

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Marquinho Amaral (presidente da CPI da saúde), Elton Carvalho (Relator da CPI), Bruno Zancheta e Dé Alvim que compõe a CPI, visitaram equipamentos de saúde neste último domingo (23).

Dois áudios recebidos por esta reportagem através do WhatsApp, o presidente da CPI fer criticas acirradas a gestão sobre o enfrentamento à covid-19 no município.

Marquinho fala nomes de algumas vítimas devido esse maldito vírus e fala que do jeito que está não pode ficar e que a Câmara Municipal precisa tomar alguma atitude:

“A Câmara precisa tomar uma atitude, e vamos tomar, nesta 2ª feira (24), vamos protocolar um requerimento na prefeitura e informar o prefeito (caso não saiba), sobre a situação que se encontra, eu vi uma senhora tremendo de frio, ou seja, sem um cobertor. Isso é um exemplo de várias situações que vamos relatar ao prefeito” disse vereador.

Marquinho ainda falou sobre a ação da Câmara como um todo e da UPA do Santa Felícia que atende somente pessoas com síndrome gripal. “Vou comunicar o presidente da casa o vereador Roselei Françoso, pois ou nós assumimos o papel de fiscalizador ou fechamos a casa de leis, pois eu e os colegas de CPI vimos pessoas intubadas em locais que não pode passar um tubo de oxigênio. Na UPA Santa Felícia, um prédio daquele tamanho que atendia 200 pessoas, eu vi 4 pessoas sendo atendida. Chega de brincar com vidas” desabafou o parlamentar.

Ainda segundo o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, gastaram milhões no hospital de campanha: “Gastaram milhões no pseudo hospital de campanha que é um absurdo, os depoimentos de enfermeiros e médicos, mostram a inercia do poder público. E onde está o dinheiro? Nós vamos investigar e esclarecer isso para população” afirmou Marquinho Amaral.



Candidatos habilitados deverão confirmar matrícula nos dias 7 e 8 de julho

 

A Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou os resultados dos recursos referentes à análise documental dos candidatos que requereram matrícula na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e foram considerados como "não habilitados". Confira os resultados em www.ufscar.br.
Para os candidatos que tiveram seus recursos indeferidos ou que não interpuseram recurso dentro do prazo previsto, não há outra oportunidade de recorrer administrativamente. Portanto, pessoas nesta situação serão eliminadas do processo seletivo.
 
Continua depois da publicidade

Já aqueles que foram considerados como "habilitados" na primeira análise ou deferidos no recurso, e que também foram deferidos em todas as demais comissões, devem aguardar os dias 7 e 8 de julho para confirmar a matrícula diretamente no portal do candidato (https://sistemas.ufscar.br/siga/candidato).
Outras informações podem ser obtidas no edital, disponível na página www.ingresso.ufscar.br, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
 
Publicado em Educação


Listas estão disponíveis para consulta no Portal da UFSCar

 

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou os resultados dos recursos referentes aos candidatos que foram indeferidos na primeira análise documental para as vagas de Pessoas com Deficiência (PcD) e as destinadas aos candidatos que se autodeclararam como pretos, pardos e indígenas, bem como das análises socioeconômicas na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As listas podem ser conferidas no Portal da UFSCar (www.ufscar.br).
 
Continua depois da publicidade


PcD e autodeclaração de raça/cor
A etapa prevista para recurso é o momento no qual o candidato pode recorrer à primeira análise documental. Para pessoas com deficiências, o recurso consistiu na apresentação de documentação complementar que auxiliasse na comprovação de sua condição de PcD. No caso dos candidatos que concorrem às vagas destinadas aos que se autodeclaram como pretos, pardos ou indígenas, foi possível recorrer ao resultado da análise da banca de verificação da autodeclaração de raça/cor. Após essa fase de recurso, se o candidato foi considerado como indeferido, não caberá mais recurso administrativo, sendo o candidato considerado eliminado do processo seletivo.

Análise socioeconômica
No caso das análises socieconômicas, para os candidatos que tiveram seus recursos indeferidos ou que não interpuseram recurso dentro do prazo previsto, também não há outra oportunidade de recorrer administrativamente. Portanto, candidatos nesta situação serão eliminados do processo seletivo.
Os candidatos que foram considerados como deferidos, seja na primeira análise, seja no recurso, e que também foram deferidos em todas as demais comissões, de acordo com a sua modalidade de ingresso, devem aguardar os dias 7 e 8 de julho para confirmarem a matrícula diretamente no portal do candidato.
Outras informações podem ser obtidas por meio do edital disponível na página www.ingresso.ufscar.br ou diretamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 


Publicado em Educação

 

A pedido dos comerciantes, sindicatos assinaram acordo para o trabalho opcional no dia 3 de junho, quinta-feira. Esse é o terceiro feriado que o comércio de São Carlos abre em feriados em 2021

 

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) assinaram um aditamento à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), autorizando de forma opcional o comércio de produtos não essenciais de São Carlos a funcionar no feriado de Corpus Christi, no dia 3 de junho, quinta-feira, das 9h às 13h.

Essa será a terceira data que o comércio de São Carlos abre em feriados em 2021, após a retomada do setor dentro da fase de transição do Plano SP de contingência à Covid-19, em 19 de abril. Assim como nos feriados anteriores, de Tiradentes no dia 21 de abril e do Dia do Trabalho em 1º. de maio, o acordo prevê o pagamento de 100% de hora extra em folha para o funcionário que irá trabalhar no dia.

Continua depois da publicidade

Paulo Roberto Gullo, Presidente do Sincomercio São Carlos, lembrou que partir de 1º. de junho, segundo último anúncio feito pelo Governo do Estado, o setor de comércio não essencial entra em uma nova fase do Plano São Paulo, com a permissão de funcionamento das atividades até às 22h e 60% de ocupação dos estabelecimentos. “Portanto, para o trabalho no feriado de 3 de junho a capacidade de atendimento já será de 60%, sempre mantendo os cuidados sanitários para o controle do Coronavírus, evitando situações de aglomerações, disponibilizando álcool em gel 70%, exigindo o uso máscara de proteção facial corretamente por funcionário e clientes e mantendo fixado cartaz sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras. Essas medidas continuam sendo essenciais”.

A abertura do comércio nos feriados tem sido solicitada pelos próprios empresários. “O Sincomercio recebeu inúmeros pedidos e negociamos com o Sincomerciários para oficializar a abertura nesses feriados, o que tem ajudado muito na movimentação e na retomada do setor. Em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) já temos definido o trabalho do comércio de São Carlos nos feriados de 9 de julho (Revolução Const. 32), de 7 de setembro (Independência do Brasil) e de 12 de outubro (Dia das Crianças)”, adiantou Paulo Gullo. 

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Pedestres entraram em contato com a Rádio Sanca para relatar a situação que está uma das calçadas da Avenida Dr. Teixeira de Barros (Rua Larga), esquina com a Rua Desembargador Júlio de Faria (Travessa 7), na Vila Prado em São Carlos.

Votos enviadas para o nosso WhatsApp, mostram a calçada (no entorno da esquina), com os briquetes todos soltos e impossível de caminhar naquele local.

“Rádio Sanca, nos ajude! Fazemos caminhada diariamente aqui e temos que andar pelo asfalto nesse pedaço correndo risco de sermos atropelados. Um dia vi o secretário de saúde caminhando por aqui e imaginei que ele levasse o problema até o secretário de serviços públicos para ser resolvido, mas minhas esperanças foram frustradas” desabafou o internauta que gentilmente nos enviou as fotos.

Continua depois da publicidade

O pedestre falou sobre acessibilidade. “E os cadeirantes e deficientes físicos, como vão andar nesta calçada, que diga-se de passagem já está assim já há algum tempo” relatou.

Publicado em Outras Notícias

Grande parte das ocorrências nas rodovias operadas são consequência do excesso de velocidade e da falta de distanciamento do veículo à frente

 

CORDEIRÓPOLIS/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias está atuando na campanha do Maio Amarelo, que alerta sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito, dando enfoque, principalmente, nos comportamentos que podem levar a acidentes em duas rodovias da região: SP 310 – Rodovia Washington Luís e SP 225 – Comandante João Ribeiro de Barros. Parte significativa das ocorrências é causada pela velocidade inadequada e distanciamento incorreto do veículo que vai à frente, principalmente por parte dos caminhões.

Assim, o emprego da distância segura será o motivo de uma das campanhas da Eixo SP nas rodovias SP 310, SP 225 e SP 294 com placas de orientação pelo trecho de concessão, começando agora durante o período do Maio Amarelo até o mês de setembro.

 

“Manter a distância de 2 segundos entre os veículos leves é a regra. Em situação de chuva ou para os veículos com mais de 6 metros de comprimento esse tempo passa a ser de 3 segundos, de acordo com a recomendação. Assim, quando um veículo à sua frente passar por um ponto fixo à margem da rodovia, conte 2 segundos pausadamente. Caso o seu veículo não ultrapasse o mesmo ponto fixo, na velocidade que você escolheu, a distância mantida será segura. Esse distanciamento aumenta de forma significativa a segurança na rodovia para todos que nela estão”, orienta Tiago Torquato, engenheiro de Segurança Viária da Eixo SP. 

Outro tema ressaltado pela equipe de Segurança Viária da concessionária é a manutenção de veículos, principalmente os pesados. Quanto mais antigo o veículo, maior deve ser a atenção com a manutenção. Pneus e sistema de frenagem necessitam de cuidados a cada viagem.

 

Descanso

Para garantir a vida e respeitar a lei, além da chegada no destino o caminhoneiro deve seguir a Lei do Descanso que determina paradas de 30 minutos a cada quatro horas ao volante. Além disso, o motorista profissional deve parar por uma hora durante essa jornada para a refeição. Outra regra vigente é o intervalo diário de 11 horas entre uma viagem e outra.

Nas rodovias administradas pela Eixo SP, o motorista já conta com os postos avançados de atendimento, as bases SAU. No trecho de concessão são 32 em funcionamento com estruturas que oferecem sanitários, água potável e suporte ao motorista com serviços de guincho, resgate e equipes 24 horas à disposição.

No segundo semestre a concessionária passará a oferecer nove áreas de descanso para caminhoneiros com toda infraestrutura, segurança e capacidade para atender, diariamente, 450 caminhoneiros. As áreas de descanso estarão na SP 294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Flórida Paulista, Tupã e Marília. Na SP 284 – Manílio Gobbi, os caminhoneiros terão a opção de parar para o descanso em Martinópolis. Na SP 310 – Washington Luís, haverá postos em Cordeirópolis e Itirapina; na SP 225 – Engenheiro Paulo Nilo Romano, em Brotas; e em Bauru na SP 225 – Comandante João Ribeiro de Barros. Na SP 191 – Irineu Penteado, em Santa Maria da Serra.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.