fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 22 Mai 2021

SÃO PAULO/SP - O São Paulo voltou a ser o primeiro dentre os grandes na tarde deste domingo. No Estádio do Morumbi, o time tricolor foi superior diante do rival Palmeiras na decisão do Campeonato Paulista e finalmente encerrou seu jejum de títulos ao ganhar por 2 a 0.

Diante de um Palmeiras apagado, Luan colocou o time de Hernan Crespo em vantagem no primeiro tempo e Luciano aumentou na etapa complementar. O São Paulo não ganhava o Paulista desde 2005 e havia festejado um título pela última vez em 2012, ano da conquista da Copa Sul-Americana.

Pela sexta rodada da Libertadores, o São Paulo volta a campo para enfrentar o Sporting Cristal às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, no Morumbi. Já o Palmeiras pega o Universitario às 19 horas de quinta, no Allianz Parque. Os dois times paulistas já estão classificados às oitavas de final.

Continua depois da publicidade

O Jogo – Em uma etapa inicial de poucas oportunidades, o Palmeiras chegou ao ataque primeiro. Após passe de Raphael Veiga na esquerda, Rony recebeu no mano a mano diante de Léo e rolou pelo meio para Danilo Barbosa. O meio-campista, então, bateu de primeira, mas chutou a bola pela linha de fundo.

Pouco depois, perto do banco de reservas do Palmeiras, Liziero acertou o braço no rosto de Rony e foi encarado por Abel Ferreira. O árbitro Raphael Claus mostrou cartão amarelo ao são-paulino e, com serenidade, conseguiu controlar os ânimos dos dois lados.

O São Paulo balançou as redes aos 36 minutos do primeiro tempo. Após toque de Pablo pela esquerda, Felipe Melo afastou de cabeça. Na sobra, Luan dominou e bateu para o gol de fora da área. A bola desviou no próprio Felipe Melo e enganou Weverton, que não conseguiu defender.

O time da casa quase ampliou no Morumbi logo no começo da etapa complementar. Arboleda fez lançamento longo do lado direita da defesa e Gabriel Sara furou a cabeçada. Atento, Luciano aproveitou vacilo de Luan e finalizou, mas o zagueiro palmeirense ainda conseguiu desviar.

Apesar das mudanças de Abel Ferreira, o Palmeiras, limitado aos cruzamentos dentro da área, era incapaz de assustar Tiago Volpi. Aos 31 minutos, Rodrigo Nestor recebeu de Rojas pela esquerda e cruzou rasteiro para Luciano definir com precisão diante de Weverton.

Em uma nova chegada do São Paulo, Nestor cruzou da direita, Luciano escorou de cabeça e Sara completou para defesa milagrosa de Weverton. Na tentativa de iniciar uma reação, o Palmeiras arriscou mais durante os minutos finais, mas não conseguiu evitar a derrota.

 

 

*Por: GAZETA ESPORTIVA

Publicado em Esportes

MÔNACO - Foi um passeio. Sem o pole Charles Leclerc na pista para desafiá-lo na largada, Max Verstappen só tratou de defender a posição na largada contra Valtteri Bottas, tomar a dianteira da corrida e partir para uma grande vitória no GP de Mônaco, quinta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, neste domingo (23). Com atuação irretocável, o holandês recebeu a bandeirada de Serena Williams, venceu pela segunda vez na temporada e, de quebra, ainda viu o rival Lewis Hamilton amargar um grande revés ao lado da Mercedes, irreconhecível no fim de semana.

O heptacampeão não foi concorrente direto sequer ao pódio em momento algum da corrida. A Mercedes ainda tentou uma estratégia diferente ao chamá-lo antes para fazer o pit-stop e buscar o undercut contra Pierre Gasly. Não deu certo, e Lewis cruzou a linha de chegada apenas em sétimo. A Mercedes ainda se deparou com um problema na parada de Bottas, que abandonou quando tinha a chance de voltar ao pódio. Os mecânicos da equipe não conseguiram soltar a roda dianteira direita em razão de uma porca solta.

Desta forma, Verstappen não apenas assume a liderança do campeonato, pela primeira vez na sua carreira — com 105 pontos, contra 101 de Hamilton —, como a Red Bull desbanca a Mercedes para virar líder do Mundial de Construtores. É a primeira vez desde o GP da Inglaterra de 2018 que a equipe heptacampeã do mundo não conhecia outra posição que não o #1 na tabela. Max faz história também ao ser o primeiro holandês a liderar o Mundial de Pilotos.

Carlos Sainz, com a Ferrari que sobrou na corrida, alcançou o seu melhor resultado correndo pela equipe de Maranello e terminou na segunda colocação, consolidando assim um excelente fim de semana. Lando Norris, com a McLaren, conseguiu sustentar a terceira posição depois da forte pressão de Sergio Pérez, da Red Bull, e foi ao pódio pela segunda vez na temporada. O mexicano também conseguiu seu melhor resultado pela equipe taurina e foi quarto, seguido por Sebastian Vettel, na melhor atuação correndo pela Aston Martin. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, conseguiu encaixar grande resultado e foi o sexto, à frente até mesmo de Hamilton, que teve como consolo a volta mais rápida e o ponto extra da prova.

Lance Stroll consolidou a boa jornada da Aston Martin e foi o oitavo, à frente de Esteban Ocon, da Alpine, enquanto Antonio Giovinazzi somou o primeiro ponto da Alfa Romeo no ano ao terminar em décimo.

Saiba como foi o GP de Mônaco de Fórmula 1

Antes mesmo da largada, Charles Leclerc, dono da pole-position, enfrentou um revés inacreditável. Na saída para o grid, o piloto da casa reportou problemas no câmbio do carro da Ferrari e voltou para os boxes. A equipe não teve sequer tempo para fazer nada em termos de reparo no equipamento. O monegasco não conseguiu largar na corrida que era a sua grande chance de vencer no seu país natal.

Continua depois da publicidade

Sem Leclerc na frente como maior oponente, Max Verstappen, então segundo lugar no grid, teve a pista limpa para a largada em Mônaco. Depois da volta de apresentação, o holandês colocou seu carro apontado para o lado oposto no colchete e, com o apagar das luzes, acelerou para evitar a ultrapassagem de Valtteri Bottas. Com manobra bastante inteligente, o piloto da Red Bull se manteve na liderança no começo.

As primeiras posições foram mantidas pelos respectivos pilotos após as primeiras voltas: Verstappen na frente, seguido por Valtteri Bottas, Carlos Sainz, Lando Norris, Pierre Gasly, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Antonio Giovinazzi e Esteban Ocon fechando o top-10. Quem ganhou boas posições foi Fernando Alonso, que subiu para P14.

Daí em diante, a prova foi uma verdadeira procissão, sem grandes emoções ou brigas diretas por posição. Verstappen tinha uma ligeira vantagem para Bottas, de cerca de 2s. Sainz vinha mais atrás e era seguido por Norris e Gasly, enquanto Hamilton não conseguia sair da sexta posição.

O único incidente digno de nota era a advertência, com bandeira preta e branca, que Norris sofria por exceder os limites da curva 10, que é a chicane do Porto.

À altura da volta 25, os líderes começaram a pegar os primeiros retardatários, no caso, os carros da Haas de Nikita Mazepin e Mick Schumacher, e depois a AlphaTauri de Yuki Tsunoda. Verstappen abriu vantagem e tinha quase 5s de frente para Bottas.

Na volta 30, Hamilton foi aos boxes para tentar o 'pulo do gato' na estratégia e trocar os pneus macios pelos duros. A tática era aproveitar a pista limpa à frente para buscar o undercut e conseguir boas posições na corrida. No giro seguinte, foi a vez de Bottas fazer a sua parada. Só que a corrida do finlandês acabou depois de um problema que os mecânicos da Mercedes enfrentaram para retirar a roda dianteira direita.

A corrida foi totalmente fora da curva para a Mercedes, que viu Bottas abandonar em razão de um problema no pit-stop e Hamilton sem conseguir passar Gasly. Pior, os dois foram superados por Vettel após a parada.

Pérez esticou ao máximo seu período na pista e, com as trocas de pneus dos seus oponentes, subiu para segundo, logo atrás de Verstappen e à frente de Sainz, Norris, Vettel, Gasly e Hamilton. Max fez sua parada na volta 34 e também voltou à pista com pneus duros. 'Checo', então, tinha pista limpa antes do seu pit-stop.

Pérez fez a troca de pneus na volta 36. A Red Bull conseguiu se dar bem na estratégia e colocou Pérez em quarto lugar, atrás de Verstappen, Sainz, Norris e à frente de Vettel, Gasly e Hamilton. O heptacampeão, inclusive, se mostrava enormemente irritado por perder a posição para o mexicano no undercut.

A corrida estava toda desenhada para a vitória de Verstappen, o que, diante da colocação de Hamilton e do abandono de Bottas, mudaria por completo a história do campeonato.

Depois das paradas para troca de pneus, Antonio Giovinazzi permanecia em uma boa posição para somar o primeiro ponto da Alfa Romeo e era o décimo, atrás de Esteban Ocon, da Alpine, e logo à frente do companheiro de equipe Kimi Räikkönen. Daniel Ricciardo era o 12º, logo à frente da Alpine de Alonso. Quem também se deu bem durante a janela de pit-stops foi Lance Stroll, que pulou para oitavo lugar.

Verstappen seguia na liderança de forma bastante confortável, cerca de 3s8 para Sainz, com 20 voltas para o fim da corrida. Norris começava a sofrer com a falta de ritmo e perdia cada vez mais terreno para Pérez, enquanto Vettel partia para o seu melhor resultado na temporada.

Para não dizer que não havia briga, Giovinazzi apertava o ritmo na luta com Ocon pelo nono lugar. O italiano, fosse qual fosse o resultado, vivia um ótimo fim de semana no Principado. Já Stroll, depois de ter feito seu pit-stop, era investigado pelos comissários por ter passado em cima da linha na saída do pit-lane, mas não houve punição.

Com 12 voltas para o fim, a diferença de Pérez para Norris era de menos de 1s. Parecia somente questão de tempo para que o mexicano fizesse a ultrapassagem. Mas em Mônaco tudo é muito diferente.

Quando restavam dez voltas para o fim, a Mercedes chamou Hamilton para um pit-stop extra e colocou pneus macios para que o heptacampeão tentasse fazer a volta mais rápida da corrida e, assim, faturar mais um ponto. Já Tsunoda, com pneus macios, virava 1min13s037, recorde absoluto de Mônaco em corrida.

Verstappen nadava de braçada e tinha 8s6 de frente para Sainz com oito voltas para o fim da corrida. Pérez estava perto de Norris como Giovinazzi pressionava Ocon, mas uma manobra de ultrapassagem, nos dois casos, parecia improvável. E Hamilton virava 1min12s909, a volta mais rápida da história de Mônaco em corrida e se aproximava do ponto extra.

Ao fim de 78 voltas, Verstappen confirmou a conquista de uma vitória inapelável, acumulou seu triunfo 12 na Fórmula 1 e, de quebra, assumiu a liderança do Mundial de Pilotos pela primeira vez em um dia que deu tudo errado para Hamilton e para a Mercedes. O placar agora aponta 105 x 101 em favor do holandês.

A luta pelo título, mais do que nunca, está aberta em 2021.

 

 

*Por: Fernando Silva / TERRA.com

Publicado em Esportes

Os motoristas do transporte coletivo também serão imunizados

 

SÃO CARLOS/SP - Nesta segunda-feira (24/05), São Carlos inicia a vacinação das pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente que recebem  BPC, além de motoristas do transporte coletivo.

As pessoas com comorbidades e que recebem BPC serão imunizados de forma escalonada:

  • - Segunda-feira (24/05) para pessoas com 49 anos;
  • - Terça-feira (25/05) para pessoas com 48 anos;
  • - Quarta-feira (26/05) para pessoas com 47 anos;
  • - Quinta-feira (27/05) para pessoas com 46 anos;
  • - Sexta-feira (28/05) para pessoas com 45 anos;

Para vacinar todos esses grupos o Departamento de Vigilância em Saúde recebeu 3.575 doses do imunizante da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Os motoristas e cobradores serão vacinados nas próprias empresas por equipes da Vigilância Epidemiológica, totalizando 390 pessoas.

LOCAIS - Todos os grupos com comorbidades e pessoas que recebem BPC serão vacinados das 9h às 15h nas seguintes unidades básicas de saúde:

  • - UBS Aracy;
  • - UBS Redençao; 
  • - UBS Santa Felícia;
  • - UBS São José; 
  • - UBS Azulville;

As gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não se vacinaram também podem procurar umas dessas unidades fixas, já que a campanha é contínua, ou seja, os grupos que iniciaram em data anterior podem ser vacinados a qualquer momento. Esse grupo está sendo imunizado contra a COVID-19 somente com a CORONAVAC. 

Continua depois da publicidade

Para agilizar o atendimento todos devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.  Preencher formulário disponível no link 
http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar impresso.

Também devem apresentar documento com foto e CPF, comprovante de endereço e não esquecer de levar relatório médico legível que comprove a condição de saúde.

No link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades todos podem acessar o relatório disponível com os tipos de comorbidades que estão em consonância com o Plano do Governo do Estado de São Paulo.

As pessoas com deficiência permanente devem levar comprovante atual de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de assistência social.

DRIVE THRU - Durante esta semana os postos volantes localizados na FESC, na Vila Nery e no Luisão, na Vila Prado, com sistema drive thru, continuarão vacinando, das 9h às 13h, somente  os seguintes grupos:

- 1ª e 2ª doses de idosos acima de 60 anos;
- 1ª dose (já autorizadas) 2ª dose de profissionais da saúde;
- 1ª e 2ª doses de profissionais da educação;

Para as primeiras doses de idosos é necessário fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, levar preenchido e  impresso o formulário disponível no  link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e apresentar documento com foto e CPF.

Os profissionais da saúde em 1ª dose já autorizados pela Vigilância Epidemiológica devem levar documentos pessoais. Para a 2ª é necessário levar o próprio cartão de vacinação que comprova a data indicada de imunização, documento oficial com foto e CPF.

Para receber a primeira dose os profissionais da educação acima de 47 anos precisam fazer cadastro no site www.vacinaja.educacao.sp.gov.br e aguardar confirmação com QRcode. É preciso levar o QRcode impresso e apresentar documento com foto e CPF.

Já para receber a segunda dose é necessário levar documento com foto e CPF e a carteirinha de vacinação com a anotação da 1ª dose.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - De acordo com as últimas orientações do Plano Estadual de  Imunização, os motoristas e cobradores também devem realizar o cadastro no site do Vacinaja do governo do Estado (https://vacinaja.sp.gov.br/).

Continua depois da publicidade

Eles devem clicar em profissionais do transporte, inserir corretamente o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação. O  voucher deve ser impresso e entregue no local de vacinação com apresentação de RG e CPF.

Sem a apresentação do voucher impresso, não será possível a imunização.

LOCAIS  - Portanto os motoristas e cobradores devem procurar a partir desta segunda-feira (24/05) os postos com sistema drive thru na FESC, na Vila Nery ou no Estádio do Luisão, na Vila Prado. O horário de vacinação é das 9h às 13h, de segunda a sexta feira.

Publicado em Coronavírus

SÃO PAULO/SP - Quem não gosta de um pão de queijo quentinho na hora do café da manhã ou da tarde, não é mesmo? E que tal preparar uma versão diferente e que rende bastante? Faça já este saboroso bolo de pão de queijo e inove no cardápio!

Ingredientes do Bolo de pão de queijo

  • 3 ovos (claras e gemas separadas)
  • 1/2 xícara (chá) de margarina
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de polvilho azedo
  • 3 xícaras (chá) de polvilho doce
  • Sal a gosto
  • 1 xícara (chá) de abobrinha sem sementes ralada
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 200g de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara (chá) de queijo prato ralado
  • Margarina e farinha de trigo para polvilhar

Continua depois da publicidade

Modo de preparo

Na tigela da batedeira, coloque as gemas e a margarina e bata por 5 minutos. Acrescente o leite, o polvilho azedo e o polvilho doce, aos poucos. Continue batendo até homogeneizar. Adicione sal, a abobrinha, o fermento, o queijo parmesão e o queijo prato e misture com uma colher de pau. Ainda na batedeira, bata as claras em ponto de neve e misture delicadamente com a massa. Transfira para uma fôrma grande de buraco no meio untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até crescer e ficar dourado. Desenforme morno e sirva.

 

 

COLABORAÇÃO: Mariana Maluf Boszczowski

*Por: GUIA DA COZINHA

Publicado em Culinária

BOA ESPERANÇA DO SUL/SP - A Polícia Militar Ambiental em patrulhamento pelas margens do Rio Jacaré Pepira em Boa Esperança do Sul, fez a apreensão de uma arma de fogo na noite de sexta-feira (21).

Os policiais abordaram um veículo que trafegava em uma região conhecida por ser frequentada por caçadores. Ao ser questionado se portava algum armamento, o condutor de 57 anos morador da cidade de Bocaina, respondeu que sim e apontou para o banco do passageiro.

Continua depois da publicidade

Enrolado em um pano, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com 06 munições intactas em seu tambor. Em um tubo plástico, os militares encontraram mais 06 munições sobressalentes do mesmo calibre.

Por não possuir porte de armas e nem o registro do revólver, o homem foi conduzido ao plantão policial de Araraquara. Na delegacia, foi arbitrada uma fiança de R$1.200,00 que foi paga e o indivíduo foi solto e responderá pelo crime em liberdade.

 

 

*Por: PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

Pesquisa convida profissionais que atuam na área em qualquer região do país

 

SÃO CARLOS/SP - Mapear os cuidados paliativos infantis, desde os serviços prestados até a quantidade de pacientes beneficiados: este é o objetivo central da pesquisa "Mapeamento dos Cuidados Paliativos Pediátricos no Brasil", realizada pelo Núcleo de Estudos em Dor e Cuidados Paliativos, coordenado pela professora Esther Ferreira, do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O grupo é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os Cuidados Paliativos visam à melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença grave, podendo caminhar em conjunto com o tratamento curativo, sendo que um não exclui o outro. De acordo com Ferreira, nos últimos anos, o perfil dos pacientes pediátricos se modificou, tornando-se cada vez mais frequente a necessidade de assistência a crianças vivendo com doenças crônicas e ameaçadoras da vida.

Continua depois da publicidade

"Nos últimos anos, vemos uma crescente queda da mortalidade infantil, concomitantemente com o aumento da prevalência de doenças incuráveis. Os avanços científicos trouxeram um aumento da sobrevivência de crianças com patologias graves e potencialmente letais", conta a professora.

Diante desse panorama, os Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) emergem como forma de assistência integral a esses pacientes e suas famílias, aliviando e tratando sinais e sintomas, reunindo diversos aspectos, tanto psicológicos como espirituais; encarando a morte como processo natural, não antecipando ou prolongando-a; afirmando a vida, o que ajuda no enfrentamento do paciente e luto das famílias; buscando disponibilizar uma rede de suporte para que o paciente possa viver o mais ativo possível, assim como a família possa se adaptar às novas situações que a doença do enfermo possa trazer, sempre preconizando o trabalho em equipe.

No entanto, a docente da UFSCar aponta que, atualmente, pouco se sabe sobre os serviços de CPP e como eles atuam no Brasil. "Além de conhecer e contabilizar esses serviços e os pacientes atendidos, outro objetivo do nosso estudo é entender os déficits existentes nessa área em nosso País, para futuramente propor melhorias", acrescenta Ferreira.

Para isso, a pesquisa vai mapear o número de serviços e de pacientes que se beneficiam, considerando serviços mais robustos, que já estão atuando, e aqueles que estão iniciando, como ambulatórios de luto ou equipes de interconsultas. Para realizar esse trabalho, estão sendo convidados profissionais que atuam com Cuidados Paliativos e que façam atendimento na faixa etária pediátrica, sendo exclusivo de Pediatria ou não, de qualquer região do Brasil. Os participantes responderão um questionário eletrônico (https://bit.ly/3rphkju), com duração entre 5 e 10 minutos e que ficará disponível até neste mês de maio. É importante que apenas uma pessoa por serviço preencha o questionário, podendo ser a coordenação ou outro representante da equipe. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A pesquisa também está vinculada ao projeto "Rede Brasileira de Cuidados Paliativos Pediátricos - RBCPPed", cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 39915620.2.0000.5504).

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBISC) realizará de 24 a 28 de maio, um evento em comemoração a Semana da Biblioteca, do Bibliotecário e da Biblioteconomia em São Carlos.

Com dezenas de bibliotecas, arquivos e museus públicos e privados, a cidade possui um dos mais altos índices de unidades de informação em relação à sua população. Além disso, o município tem tradição na formação dos profissionais da área. Em 1959, foi criada a Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos – EBDSC, por quatro bibliotecários: Alfredo Américo Hamar, Eunice Diva Garcia, Iná Bentin e Therezinha Abs. O curso é, ainda hoje, ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Departamento de Ciência da Informação o qual é vinculada, oferece a pós-graduação Stricto Sensu a nível de Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação. O mestrado e doutorado, também acadêmicos, em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e o Programa de Pós-Graduação MBA em  Informação, Tecnologia e Inovação (ITI UFSCar), oferece inúmeras pesquisas e avanços tecnológicos.

O SIBISC Festival tem a finalidade de divulgar à sociedade o valor das bibliotecas, arquivos, museus, unidades de informação, pessoas, grupos e demais iniciativas de informação, aprendizado e conhecimento.

“O Elevento é uma forma de estreitarmos os laços com os munícipes e divulgar o trabalho que nossas Bibliotecas desempenham e o impacto que elas têm na sociedade. "As bibliotecas existem para fomentar uma cidadania inteligente", avalia Cesar Augusto de Paula Maragno, diretor do SIBISC.

Atualmente, o SIBISC possui três Bibliotecas Públicas Municipais: a Biblioteca Euclides da Cunha, a Biblioteca Amadeu Amaral e a Biblioteca Distrital de Água Vermelha e oito Bibliotecas Públicas Escolares, nas mais diversas regiões de São Carlos. Também fazem parte do Sistema a Biblioteca Especializada Espaço Braille e a sala de leitura CEU das Artes no São Carlos VIII.

"O principal objetivo do SIBISC Festival é ampliar o alcance dos benefícios dos serviços das bibliotecas. As Bibliotecas sempre tiveram um papel importante na cidade. Muito além do empréstimo de livros, visamos ser um espaço acolhedor e de impacto social, através da oferta de serviços e artefatos de aprendizagem, na qual o livro se inclui. Desenvolvemos as mais variadas atividades, em parceria com pessoas e entidades da cidade. Queremos que as pessoas sejam a parte mais importante da comunidade das bibliotecas. E é este o objetivo do evento", relata Maíra Bassoli, bibliotecária e uma das organizadoras do Festival.

Continua depois da publicidade

O evento ocorrerá de forma online, e todos podem acompanhar a programação através do site: 
https://www.youtube.com/BibliotecasdeSaoCarlos.

Confira a programação:

SEGUNDA-FEIRA (24/95):
19h30 - Abertura do evento com a participação do Prefeito Airton Garcia Ferreira, do vice-prefeito Edson Ferraz, da secretária de Educação, Wanda Hoffman e diretor do SIBISC, César Maragno;
20:10 - SIBISC: uma história de inovação e transformação. Com a participação das bibliotecárias 
 Lourdes Moraes, Beth Martucci e Claudete Sacomano;

TERÇA-FEIRA (25/05):
9h - Workshop: Demonstração de ilustração para livro didático com o designer gráfico Eldes de Paula Oliveira;
10h - Histórias com dobraduras : A visita - bibliotecária Roseli Cavichiole Camargo;
10:15 - Biblioteca Dalila Galli - recordando nosso espaço e atividades - bibliotecária Patricia Cartaxo;
10:30 - Redação EPTV 2020 : Dos tapetes da biblioteca ao celular - Aluno Guilherme Carvalho Nepomuceno;
14h -  A Biblioteca da FESC - bibliotecárias Tereza e Beth;
15h - Biblioteca Carmine Botta - um pouco da nossa história - bibliotecária Patricia Rio;
15h15 - A importância da doação de órgãos: a biblioteca desenvolvendo um papel social - bibliotecária Patricia Rio;
15h30 - STARTECA: Espaço empreendedor na biblioteca universitária - bibliotecário Roniberto Amaral e bibliotecária Camila;
16h - Os livros escritos e publicados por autores São-carlenses durante a pandemia - Coletivo Librum;
19h30 - Universalização das Bibliotecas e a visão e experiência pessoal do ex-Deputado Lobbe Neto quanto a importância das bibliotecas;

QUARTA-FEIRA (26/05):
9h - Bruxolinda e Emília no SIBISC - professoras Giovana Gaeta e Juliane Guillen;
9h30 - Contação de histórias - "Uma arara e sete papagaios" (Ana Maria Machado) - com José Everson Ferraz da Silva;
10h - Histórias com dobraduras: Mario, Marinheiro - bibliotecária Roseli Cavichiole Camargo;
14h - Biblioteca e Arquivo Público Histórico da Fundação Pró-Memória de São Carlos - bibliotecária Luiza Shimada;
15h  - Poemas de amor e existência
- escritor Arthur Gregório Valério;
15:30 - ITI UFSCar - Inovação em Unidades de Informação - Prof. Rogério Ramalho (ITI UFSCar) e Bibliotecária e Profa. Priscila Sena (ITI UFSCar / UFSC / FEBAB);
16:30 - Leitura Dramática com a UATI: MENINA DE RUA - Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da FESC;

QUINTA-FEIRA- 27/05:
9h - Contação : Sopa de pedra - Pedro Malasartes com a professora Eliane de Oliveira Martins Gonçalves;
9h30 - Oficina Maker: Os três porquinhos e a meioche falante: oficina utilizando meias - bibliotecária Ana Escudeiro e TA Letícia P. Silva;
10h - Uma história com o Teatro da Mínimia Dimensão e Sônia Pinheiro (SIBISC) - Dinha (Daniela Soeledade) e Bibliotecária Sônia Pinheiro (SIBISC);
14h - As parcerias em prol de uma São Carlos mais inteligente através da Biblioteca - Vereadores Roselei Françoso e Rodson Magno;
15h - Apresentação da Biblioteca Maria Ermantina Carvalho Tarpani - bibliotecária Isabel Cardillo;
15h15 - Apresentação de vídeos Institucionais SIBISC;
15h30 - Biblioterapia - mediadora Andreia C. de Melo e Bibliotecária Cicinha Pardini;

SEXTA-FEIRA (28/05):
9h - Histórias de Professoras com as professoras Rita Cândido e Amanda Previato;
9h30 - Hebet Focus - escritor Vítor Sanches;
10h - Histórias da Andréia com Andréia C. de Melo;
14h - Design Thinking para Bibliotecários - bibliotecária Estela Maris Ferreira;
15h - Leitura do poema "Joelhos, lábios, salsa, mapa" de Heberto Helder - escritor Anderson Petroni;
15h30 - A Biblioteca Jurídica da Câmara Municipal - bibliotecário José Carlos Bastos Jr e vereador Marquinho Amaral; 
16h30 - Encerramento do SIBISC Festival com o diretor César Maragno.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, em virtude do jogo deste domingo (23/5), às 16h, entre Palmeiras e São Paulo pela final do Campeonato Paulista 2021, ressalta que continua proibido qualquer tipo de aglomeração em áreas e praças públicas e estabelecimentos comerciais.

Por determinação judicial também está proibida a realização de passeatas, carreatas, manifestações ou qualquer outro tipo de comportamento indevido que implique aglomeração de pessoas em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Quem desrespeitar decretos e diretrizes editadas por órgãos da saúde, governos municipal, estadual ou federal poderá ser multado.

 Para organizadores de passeatas, carreatas ou manifestações a multa pode ultrapassar R$ 5 mil.

O Comitê alerta, ainda, que bares e restaurantes poderão funcionar no próximo fim de semana somente até às 21h. A nova flexibilização de horários ocorrerá, se o município permanecer na Fase de Transição do Plano São Paulo, somente a partir de amanhã (24/5).

Publicado em Esportes

SÃO PAULO/SP - A Mega-Sena realizou neste último sábado (22) mais um sorteio que terminou sem ganhadores na primeira faixa. No concurso, ninguém acertou as seis dezenas para levar o prêmio estimado em R$ 48 milhões.

Os números responsáveis da vez foram:

12 - 13 - 25 - 37 - 39 - 41.

As dezenas foram extraídas às 20h, pelo horário de Brasília, no espaço oficial da Caixa sediado em São Paulo. Com a acumulação, o prêmio para o próximo concurso, que acontece na quarta-feira (26) é de incríveis R$ 80 milhões.

Continua depois da publicidade

Sem acertadores das seis dezenas, o sorteio deste sábado rendeu prêmios secundários para quem acertou parte do resultado, fazendo quatro e cinco pontos.

Assim, a faixa de quatro acertos (Quadra) teve 8.177 apostas ganhadoras, rendendo para cada o valor de R$ 771,87. Já a faixa de cinco acertos (Quina) premiou com R$ 35.344,96 as 125 apostas vencedoras.

 

 

*Por: Sorte Online

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.