fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Museu Ferroviário recebe programação especial nesta sexta-feira (5)

Museu Ferroviário recebe programação especial nesta sexta-feira (5)

Escrito por  Dez 02, 2025

Feira de Artesanato, praça de alimentação, música ao vivo com Fernanda Trouble, lançamento de livros estão na programação da abertura da exposição “Trilhos da Bola” 

 

ARARAQUARA/SP - O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, nesta sexta-feira, 5 de dezembro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, promove uma noite muito especial, com atrações para toda a família reunindo feira de artesanato, praça de alimentação, música ao vivo com Fernanda Trouble para a abertura da exposição “Trilhos da Bola”, realizada pelo Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

A Feira de Artesanato e a Praça de Alimentação irão reunir artesãos da cidade e região com produtos feitos manualmente com muito cuidado e gastronomia com alimentos frescos. Comes e bebes estão garantidos com refrigerantes, cervejas, espetinhos, salgadinhos – entre outros.

Artes e artesanato vêm representadas pelos produtos dos meninos do Guapo e também de Cris Ruivo. Também, um estande da Ferroviária e outro com impressora 3D deverão atender o público com seus produtos.

Os escritores de Araraquara, Alexandre Pierini e Rodrigo Viana, participam com seus livros. O livro “Crônicas do Esporte em Ação: os meninos do bairro Santana”, do professor da Uniara e escritor Alexandre Pierini, resgata histórias que unem esporte, cultura e identidade de Araraquara, dando visibilidade a personagens e locais que marcaram a comunidade. Mais do que um registro esportivo, a obra é um mergulho na memória cultural da Cidade do Sol. Ao destacar nomes como Armando Clemente, Tôta e Zé Lemão, e ao recordar espaços como o Cine Veneza e o Cine Capri, o livro valoriza pessoas e lugares que contribuíram para fortalecer o espírito comunitário e a identidade cultural da cidade.

Já Rodrigo Viana apresenta o livro “El Gringo, o Vilão Elegante”, que resgata a trajetória de um artilheiro brasileiro que brilhou na Europa, por meio da biografia autorizada do ex-jogador Sérgio Clérice. O jogador, apelidado de “El Gringo” em sua carreira internacional, iniciou-se nas categorias de base de clubes como Nacional, Palmeiras e Portuguesa Santista, chegando também ao profissional dessas equipes. No início da década de 1960, transferiu-se para o futebol italiano, onde se destacou como um dos principais artilheiros brasileiros atuando no exterior.

Com olhar sensível e criterioso, Rodrigo Viana reconstrói a carreira de um atleta brasileiro que brilhou nos gramados da Europa, mantendo viva sua identidade forjada nos campos do Brasil.

Às 18 horas acontece a solenidade oficial de abertura da exposição “Trilhos da Bola”, realizada pelo Museu do Futebol. A partir das 19h o destaque é o show musical “Num sonho antigo”, ao vivo, com Fernanda Trouble, em um resgate da música caipira e de canções autorais que falam da simplicidade dos sentimentos e das belezas da natureza. Interpretada por Fernanda Leite, Trouble tem capacidade de conectar gerações, mantendo viva a tradição caipira e ao mesmo tempo introduzindo novas músicas à novos públicos. 

Misturando essas versões de clássicos do universo caipira e country com suas composições folk, do seu primeiro álbum, Trouble apresenta “Num sonho antigo” um reflexo de sua volta ao interior de São Paulo com “canções poema”. A música caipira raiz é um dos estilos mais autênticos e representativos da cultura brasileira, especialmente das regiões rurais e do interior. Ícones como Inezita Barroso, Rolando Boldrin e Cascatinha a Inhana, além de estarem no repertório do show, são inspirações para as lindas composições de Trouble.

Trilhos da Bola - A exposição Trilhos da Bola reconhece o papel fundamental que as ferrovias tiveram na transformação social e cultural do Estado de São Paulo a partir do século 19, quando o avanço da economia cafeeira e o transporte ferroviário remodelaram o território e influenciaram diretamente a difusão do futebol pelo interior paulista.

Organizada em dois eixos: “Os Trilhos Entram em Campo” e “Das Estações aos Estádios”, Trilhos da Bola apresenta dez cidades e onze clubes de origem ferroviária, evidenciando como as linhas férreas e seus trabalhadores – muitos dos quais se tornaram fundadores dos primeiros clubes - ajudaram a consolidar o futebol como um dos principais elementos da identidade brasileira.

O primeiro eixo apresenta o contexto histórico e social da expansão ferroviária paulista e seus impactos na formação das cidades, das relações de trabalho, do cotidiano conectado à modernização trazida pelas ferrovias e ao surgimento da vida urbana, cenário no qual o futebol começaria a se popularizar pelo interior do Estado. Duas instalações também ajudam a contar essa história: uma maquete topográfica do Estado de São Paulo e um diorama interativo com trens em miniatura que evidenciam os patrimônios futebol e ferrovias em outras escalas.

No segundo eixo, o futebol é o protagonista, e o histórico e curiosidades de clubes são revelados. Há também brincadeiras de adivinhação que convidam o público a se divertir aprendendo. O ambiente sonoro combina os ruídos dos trens e trilhos com o clima vibrante do futebol, criando uma experiência completa e imersiva.

O percurso expositivo conta com recursos de acessibilidade, incluindo videolibras, audiodescrição e um painel tátil com fotografia, reforçando o compromisso do Museu do Futebol em promover experiências inclusivas e acessíveis a todos os públicos.

A mostra faz parte do Programa Conexões Museus, iniciativa do Museu do Futebol em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). O programa tem como objetivo fortalecer o campo museológico paulista por meio da realização de formações nos polos regionais, da articulação de redes temáticas e do incentivo ao compartilhamento de práticas e pesquisas entre os museus do Estado.

A mostra itinerante Trilhos da Bola integra a Temporada 2026 do Museu do Futebol e é realizada com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. A Temporada 2026 do Museu conta com o patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; o apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp. A mostra tem a parceria da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. 
 
SERVIÇO:

Exposição “Trilhos da Bola”
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo – Rua Antônio Prado, 611 – Centro de Araraquara
Período: de 5 de dezembro até 10 de abril de 2026
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Grátis

Última modificação em Segunda, 01 Dezembro 2025 14:13
Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.