Feira de Artesanato, praça de alimentação, música ao vivo com Fernanda Trouble, lançamento de livros estão na programação da abertura da exposição “Trilhos da Bola”
ARARAQUARA/SP - O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, nesta sexta-feira, 5 de dezembro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, promove uma noite muito especial, com atrações para toda a família reunindo feira de artesanato, praça de alimentação, música ao vivo com Fernanda Trouble para a abertura da exposição “Trilhos da Bola”, realizada pelo Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
A Feira de Artesanato e a Praça de Alimentação irão reunir artesãos da cidade e região com produtos feitos manualmente com muito cuidado e gastronomia com alimentos frescos. Comes e bebes estão garantidos com refrigerantes, cervejas, espetinhos, salgadinhos – entre outros.
Artes e artesanato vêm representadas pelos produtos dos meninos do Guapo e também de Cris Ruivo. Também, um estande da Ferroviária e outro com impressora 3D deverão atender o público com seus produtos.
Os escritores de Araraquara, Alexandre Pierini e Rodrigo Viana, participam com seus livros. O livro “Crônicas do Esporte em Ação: os meninos do bairro Santana”, do professor da Uniara e escritor Alexandre Pierini, resgata histórias que unem esporte, cultura e identidade de Araraquara, dando visibilidade a personagens e locais que marcaram a comunidade. Mais do que um registro esportivo, a obra é um mergulho na memória cultural da Cidade do Sol. Ao destacar nomes como Armando Clemente, Tôta e Zé Lemão, e ao recordar espaços como o Cine Veneza e o Cine Capri, o livro valoriza pessoas e lugares que contribuíram para fortalecer o espírito comunitário e a identidade cultural da cidade.
Já Rodrigo Viana apresenta o livro “El Gringo, o Vilão Elegante”, que resgata a trajetória de um artilheiro brasileiro que brilhou na Europa, por meio da biografia autorizada do ex-jogador Sérgio Clérice. O jogador, apelidado de “El Gringo” em sua carreira internacional, iniciou-se nas categorias de base de clubes como Nacional, Palmeiras e Portuguesa Santista, chegando também ao profissional dessas equipes. No início da década de 1960, transferiu-se para o futebol italiano, onde se destacou como um dos principais artilheiros brasileiros atuando no exterior.
Com olhar sensível e criterioso, Rodrigo Viana reconstrói a carreira de um atleta brasileiro que brilhou nos gramados da Europa, mantendo viva sua identidade forjada nos campos do Brasil.
Às 18 horas acontece a solenidade oficial de abertura da exposição “Trilhos da Bola”, realizada pelo Museu do Futebol. A partir das 19h o destaque é o show musical “Num sonho antigo”, ao vivo, com Fernanda Trouble, em um resgate da música caipira e de canções autorais que falam da simplicidade dos sentimentos e das belezas da natureza. Interpretada por Fernanda Leite, Trouble tem capacidade de conectar gerações, mantendo viva a tradição caipira e ao mesmo tempo introduzindo novas músicas à novos públicos.
Misturando essas versões de clássicos do universo caipira e country com suas composições folk, do seu primeiro álbum, Trouble apresenta “Num sonho antigo” um reflexo de sua volta ao interior de São Paulo com “canções poema”. A música caipira raiz é um dos estilos mais autênticos e representativos da cultura brasileira, especialmente das regiões rurais e do interior. Ícones como Inezita Barroso, Rolando Boldrin e Cascatinha a Inhana, além de estarem no repertório do show, são inspirações para as lindas composições de Trouble.
Trilhos da Bola - A exposição Trilhos da Bola reconhece o papel fundamental que as ferrovias tiveram na transformação social e cultural do Estado de São Paulo a partir do século 19, quando o avanço da economia cafeeira e o transporte ferroviário remodelaram o território e influenciaram diretamente a difusão do futebol pelo interior paulista.
Organizada em dois eixos: “Os Trilhos Entram em Campo” e “Das Estações aos Estádios”, Trilhos da Bola apresenta dez cidades e onze clubes de origem ferroviária, evidenciando como as linhas férreas e seus trabalhadores – muitos dos quais se tornaram fundadores dos primeiros clubes - ajudaram a consolidar o futebol como um dos principais elementos da identidade brasileira.
O primeiro eixo apresenta o contexto histórico e social da expansão ferroviária paulista e seus impactos na formação das cidades, das relações de trabalho, do cotidiano conectado à modernização trazida pelas ferrovias e ao surgimento da vida urbana, cenário no qual o futebol começaria a se popularizar pelo interior do Estado. Duas instalações também ajudam a contar essa história: uma maquete topográfica do Estado de São Paulo e um diorama interativo com trens em miniatura que evidenciam os patrimônios futebol e ferrovias em outras escalas.
No segundo eixo, o futebol é o protagonista, e o histórico e curiosidades de clubes são revelados. Há também brincadeiras de adivinhação que convidam o público a se divertir aprendendo. O ambiente sonoro combina os ruídos dos trens e trilhos com o clima vibrante do futebol, criando uma experiência completa e imersiva.
O percurso expositivo conta com recursos de acessibilidade, incluindo videolibras, audiodescrição e um painel tátil com fotografia, reforçando o compromisso do Museu do Futebol em promover experiências inclusivas e acessíveis a todos os públicos.
A mostra faz parte do Programa Conexões Museus, iniciativa do Museu do Futebol em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). O programa tem como objetivo fortalecer o campo museológico paulista por meio da realização de formações nos polos regionais, da articulação de redes temáticas e do incentivo ao compartilhamento de práticas e pesquisas entre os museus do Estado.
A mostra itinerante Trilhos da Bola integra a Temporada 2026 do Museu do Futebol e é realizada com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. A Temporada 2026 do Museu conta com o patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; o apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp. A mostra tem a parceria da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
SERVIÇO:
Exposição “Trilhos da Bola”
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo – Rua Antônio Prado, 611 – Centro de Araraquara
Período: de 5 de dezembro até 10 de abril de 2026
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Grátis































