fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Proposta da vereadora Cidinha é acatada e AME Cirúrgico será construído na zona norte da cidade

Escrito por  Maio 17, 2021

SÃO CARLOS/SP - A vereadora Cidinha do Oncológico (PP) informou que já está definido o local onde será construído o Ambulatório Médico de Especialidades Cirúrgico (AME Mais) em São Carlos, após a concordância do prefeito Airton Garcia à sua proposta para que a unidade seja instalada numa área de 5 mil m² na rua Rotary Clube, próximo ao Hospital Universitário, na Vila Marina (zona norte da cidade).

A definição ocorreu durante reunião realizada no último dia 12, no Paço Municipal, com presença da vereadora e liderada pelo prefeito Airton Garcia. Estiveram presentes o vice-prefeito Edson Ferraz, o chefe de Gabinete do Prefeito José Pires (Carneirinho), o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, a diretora do DRS III, Sonia Regina Souza Silva, os gestores do AME Sammy Mendes do Nascimento e Érica Legutcke (coordenadora geral do AME São Carlos) e  Marco Brugnera e Fernanda Pena, diretores  de Regulação Secretaria Municipal de Saúde São Carlos.

A partir da indicação do local para a construção da unidade deverá ser realizada a visita técnica para elaboração do projeto técnico para a realização da obra. A direção do Departamento Regional de Saúde já formalizou o pedido para envio de documentos para dar continuidade às providências necessárias, entre os quais o “Programa de Necessidades” (número de  consultório, leitos dia, salas cirúrgicas, especialidades, SADT e outras informações).  O projeto assistencial, já elaborado, será encaminhado ao governo estadual em conjunto com a manifestação do prefeito.

A vereadora Cidinha destacou que em 2014 foi publicada a Lei nº. 17.011, que autorizou a Prefeitura a efetuar a doação para a Fazenda Pública do Estado da área destinada à instalação do novo AME Mais. A vereadora comemorou a confirmação do local, que considera o mais adequado para a implantação da unidade. Ela teve aprovado pela Câmara Municipal no último dia 4 uma moção de apelo aos governos municipal e estadual, solicitando agilidade nos entendimentos para a realização da obra.

Continua depois da publicidade

“CONQUISTA IMPORTANTE” - Segundo ela, o AME Cirúrgico representará uma grande melhoria na rede de atendimento de saúde no município, atualmente com 250 mil habitantes e dois hospitais que atendem pelo SUS, a Santa Casa, que é referência para uma região de cinco municípios, e o Hospital Universitário da UFSCar. “Será uma conquista muito importante para a população, daí a preocupação em agilizar os entendimentos, pois o AME Cirúrgico virá desafogar o sistema de Saúde local cuja demanda é crescente”, disse a vereadora.

Cidinha participou de várias reuniões com  a administração municipal e Diretoria Regional de Saúde (DRS III) para discutir o assunto e se opôs a uma pretensão que vinha sendo cogitada, de instalar o AME no prédio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) na rua Aquidaban 1472. Ela argumentou que o local não atende às necessidades do AME, conforme parecer de relatório técnico de vistoria realizado pelo Grupo Técnico de Edificações da secretaria estadual de Saúde.
Segundo Cidinha, a definição pela área localizada na zona norte da  cidade “é mais acertada para a implantação de uma unidade de saúde de caráter permanente, que será um grande legado da gestão atual para nossa cidade”. “Aquela área comportará, sem dúvida, as instalações das duas unidades do AME, com atendimento clínico e cirúrgico e espaço para outras frentes de tratamento, como fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, dentre outros”, conclui.

 

 

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30