fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Prohab vai reinaugurar fábrica de artefatos de cimento e usina de reciclagem de resíduos da construção civil

Prohab vai reinaugurar fábrica de artefatos de cimento e usina de reciclagem de resíduos da construção civil

Escrito por  Mar 26, 2024

SÃO CARLOS/SP - A Progresso e Habitação de São Carlos (PROHAB), reinaugura na próxima quarta-feira, dia 27 de março, a partir das 9h, a Fábrica de Artefatos de Cimento e a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (FAC/URE) “Roberto Carlos Martinez”, localizada na Avenida Ayrton Salvador Leopoldino Júnior, n. º 1.586, no Conjunto Habitacional Waldomiro Lobbe Sobrinho.
A URE pretende processar 250 toneladas por dia de resíduos sólidos provenientes da construção civil, e produzir bica corrida, pedras números 1 e 2 e areia.
A Prefeitura utilizará a totalidade de produção de bica corrida (brita, pedrisco e pó de pedra) utilizada na pavimentação de estradas vicinais, ruas e na base para pavimentos. Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) usa a areia, assim como as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Serviços Públicos, além de outras empresas da construção civil.
Segundo a equipe técnica da PROHAB uma cláusula do Plano Diretor determina que todo o resíduo de construção civil da cidade de São Carlos tem que ser prioritariamente levado para a FAC/URE, portanto, a partir da próxima semana todos os caçambeiros podem levar os resíduos. Os valores por caçamba estão sendo definidos, entretanto será um custo menor que os atuais R$ 150,00 por caçamba pago para descarregar os resíduos em empresas particulares.
Rodson Magno, presidente da PROHAB, ressaltou que o principal benefício da reativação da FAC/URE, é limpar a cidade com a retirada dos resíduos da construção civil. “As pessoas deixam restos de tijolos, cimento, tudo agora será processado na fábrica, passarão por modelagem e serão transformados em bancos, mesa tampão para cemitério, pisos intertravados e bloquetes. É para isso que estamos trabalhando diuturnamente, um trabalho gradativo que até o final desse ano deve estar 100% em funcionamento”, ressaltou Rodson Magno.

Continua depois da publicidade

A PROHAB também promoveu uma reforma completa em todos os prédios e máquinas da FAC/URE, com fechamento por alambrados em volta de toda a planta e readequação elétrica desde o transformador de entrada até os quadros de comandos das máquinas. A Usina estava fechada desde a pandemia.
Para a operacionalização também foi reafirmado o compromisso com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (FUNAP), ao utilizar mão de obra de pessoas do sistema prisional, promovendo a ressocialização e um aprendizado profissional digno e humano aos reeducandos da Penitenciária 1 de Itirapina. Atualmente 15 reeducandos já trabalham na FAC/URE.
A Usina de Reciclagem de Entulhos da Prohab já foi considerada modelo no tratamento de resíduos da construção na Rio + 20, a Conferência da Organização das Nações Unidas, maior evento mundial para discutir Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A cidade recebeu um certificado pela prática desenvolvida em gestão sustentável. O trabalho da Usina também foi uma das 30 experiências selecionadas em 2012 para receber o prêmio “Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana” do Ministério do Meio Ambiente.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.