SÃO CARLOS/SP - O São Carlos Business Summit 2025 começou nesta sexta-feira (12/09) e segue até sábado (13/09), no Oásis Eventos, reunindo mais de 70 empresas de diferentes setores e uma programação voltada à geração de negócios, networking e capacitação. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas passem pelo local durante os dois dias de evento.
Na abertura oficial, o prefeito Netto Donato esteve presente ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato. Em seu discurso, o prefeito destacou que São Carlos tem vocação para ciência, tecnologia e inovação, mas que também precisa fortalecer sua produção industrial e comercial. “Este evento é a prova de que, quando unimos forças, conseguimos criar um ambiente fértil para novas oportunidades, negócios e parcerias que geram desenvolvimento para toda a nossa comunidade”, afirmou. Ele também reforçou que a Prefeitura está aberta ao diálogo e ao apoio de iniciativas que impulsionem a economia e gerem empregos.
A empresária Dani Sassoli, uma das organizadoras do Summit, comentou que trazer o evento para São Carlos foi uma missão que está sendo cumprida. “Fico feliz. Com esse sucesso, acredito que o evento pode entrar no calendário oficial e transformar São Carlos em referência para outras regiões”, disse.
Italinho Cardinali, também organizador, falou sobre a surpresa com a adesão do público e a importância da união dos empresários. “Até faltou espaço. O espaço é bom, mas ficou pequeno. Sem as pessoas que acreditaram na ideia, não teríamos conseguido. São mais de 70 expositores. Isso é circulação de dinheiro, é geração de emprego, é progresso”, afirmou.
A estrutura do Summit inclui estandes internos e externos, praça de alimentação, climatização e segurança médica. Há também a presença da Carreta do Sebrae Móvel e da Carreta do Senai, com experiências interativas voltadas à capacitação profissional. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesporto participa com um estande voltado à apresentação de possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Também participaram da abertura do evento a presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Ivone Zanquim, a gerente regional do Sebrae-SP em São Carlos, Ariane Teixeira Canellas, os secretários municipais de Cidade Inteligente e Transparência, Mateus de Aquino, da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, entre outros representantes municipais.
Paulo Gullo, presidente do Sincomércio São Carlos, parabenizou os idealizadores do evento:
“Quero parabenizar o Arthur, a Dani Sassoli e o Italinho Cardinali pela criatividade, empenho e visão estratégica, pois a ideia é sempre o primeiro passo para um evento de sucesso. O trabalho é grande, mas foi muito bem pensado e planejado para organizar algo dessa dimensão. O Sincomércio, que este ano completa 80 anos de muito trabalho, foi convidado pelos idealizadores a trazer alguns de nossos parceiros, como Sesc, Senac e Sebrae, para fazer parte deste grande evento. Uma iniciativa que não veio apenas para destacar São Carlos, mas também toda a nossa região e, por que não, o mundo, mostrando porque somos a Capital Nacional da Alta Tecnologia. Tenho certeza de que a segunda edição estará no calendário oficial do município!”