fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Inaugurado o espaço lúdico e educacional 'Maria Domingas Gonçalves'

Escrito por  Nov 29, 2021

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia juntamente com a vereadora Cidinha do Oncológico e com as secretarias de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Barbuto e de Educação, Wanda Hoffmann, inaugurou na tarde desta segunda-feira (29/11), no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, o Espaço Lúdico e Educacional denominada “Maria Domingas Gonçalves”

O Espaço Lúdico do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira foi criado com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 15 mil da vereadora Cidinha do Oncológico para atender especificamente alunos da educação infantil, uma parceria das secretarias de Cidadania e Assistência Social e da Educação.

“O nosso objetivo é ensinar e divertir os alunos da educação infantil. No caso das crianças, as atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos”, disse a secretária de Educação, Wanda Hoffmann. 

De acordo com a secretária Vanessa Barbuto as atividades no Espaço Lúdico serão agendadas. “Inicialmente as visitas serão agendadas e monitoradas para os alunos da educação infantil da rede municipal de ensino. Entre as opções de atividades lúdicas estão as brincadeiras em que crianças desempenham papéis sociais”, explica a secretária lembrando que no Centro Odette dos Santos muitas outras atividades relacionadas à arte e cultura são desenvolvidas.

O prefeito Airton Garcia homenageou o sobrinho de Maria Domingas Gonçalves. Cláudio Gomes recebeu uma placa em homenagem a sua tia. “Sua trajetória de vida foi marcada pela resistência. Agradeço essa linda e justa homenagem no mês da Consciência Negra. Reafirmo a sua luta pela afirmação da identidade afro-brasileira e na busca de direitos da comunidade negra de São Carlos, principalmente em relação a educação”, agradece Cláudio Gomes.

Já a vereadora Cidinha do Oncológico falou da trajetória de Maria Domingas Gonçalves (1938-2021) que nasceu em Catanduva no interior de São Paulo em 19 de agosto de 1938, porém foi criada na em São Carlos, onde residiu desde os seus 40 dias de vida. “Personagem relevante tanto para a história, como para o movimento negro local, foi a primeira aluna negra a frequentar o curso primário na Escola Normal de São Carlos e a primeira professora negra da UFSCar. Nesta instituição, contribui de forma significativa para a criação do curso de Pedagogia. Foi consultora da Organização das Nações Unidas (ONU), no Projeto Angola/76, na área de educação, fazendo parte da equipe da Unesco, sediada em Luanda”, destacou a vereadora.

Continua depois da publicidade

Também participaram da solenidade o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, José Cláudio Salvador e Maria Amélia Semifoque, membro do Conselho.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.