fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Frente Parlamentar discute projeto sobre Dignidade Menstrual

Escrito por  Ago 05, 2021

SÃO CARLOS/SP - A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, presidida pela vereadora Raquel Auxiliadora (PT), se reuniu no último dia 29/07 para debater a proposta do Projeto de Lei que visa promover dignidade íntima para as pessoas que menstruam. O tema vai muito além da falta de dinheiro para comprar produtos de higiene adequados, é uma questão de saúde pública.

A proposta do projeto, de autoria das vereadoras Cidinha do Oncológico, Profª Neusa, Raquel Auxiliadora e Roselei Françoso, é instituir o Programa Municipal de Dignidade Menstrual, com fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede pública municipal, nas unidades de saúde e de assistência social, além de incluir em cestas básicas distribuídas para quem não tem condições financeiras para comprar itens de higiene pessoal.

Segundo Raquel, vários estudos apontam que muitas estudantes abandonam as escolas quando começam o período menstrual ou faltam às aulas. “O processo educacional e de socialização dessas estudantes estão sob risco, já que chegam a perder em média 45 dias de aulas ao ano. A situação também afeta a esfera doméstica e corporativa, no qual mulheres entre 18 e 45 anos, não têm acesso a itens básicos de higiene, aumentando o risco de doenças, ausências no trabalho, desconforto social, entre outros problemas”, explica a vereadora.

Continua depois da publicidade

Durante a reunião da Frente Parlamentar, foi argumentado que a Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu no ano de 2014 o direito das mulheres à higiene menstrual como uma questão de saúde pública e de direitos humanos. “Temos um caminho longo para conscientizar, dialogar sobre esse tema tão importante e de pensar também na questão ambiental. Esse projeto de lei é o primeiro passo de uma política pública que não se trata apenas da distribuição de absorventes higiênicos, mas sim de levar dignidade e esperança”, destaca Raquel.

O projeto de lei já está em fase de finalização pelos autores e recebeu várias contribuições da Frente, que reúne representantes de diversos segmentos da sociedade para debater, propor e apoiar ações relacionadas aos direitos das mulheres.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.