fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
UFSCar recebe mais um mutirão do Projeto 'Cadê Você?'

UFSCar recebe mais um mutirão do Projeto 'Cadê Você?'

Escrito por  Nov 12, 2022
Depois dos campi São Carlos e Lagoa do Sino, Araras e Sorocaba recebem iniciativa

 

SÃO CARLOS/SP - No último sábado, o Campus Lagoa do Sino da UFSCar recebeu o mutirão do projeto "Cadê Você?", realizado pelo Instituto Mara Gabrilli (MG). Por meio da ação, uma equipe multidisciplinar ofereceu atendimento a mais de 100 pessoas com deficiência encaminhadas pelas prefeituras das cidades de Buri e Campina do Monte Alegre. Na ocasião, foi realizada uma avaliação das condições de vida, situação socioeconômica e acessibilidade dos participantes. Com o levantamento das informações sobre os principais serviços existentes, será possível mapear as demandas e criar estratégias para fortalecer a rede de cuidados e serviços básicos disponibilizados para essa população.
Convidados da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Buri, professores de Campina do Monte Alegre, assim como representantes das áreas de Assistência Social e Saúde dos municípios também estiverem presentes e tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia abordada no projeto, além de dialogar sobre políticas públicas. No domingo pela manhã, o "Cadê Você" retornou à UFSCar para uma oficina de Troca de Saberes com profissionais da Rede de serviços, na qual foram discutidos o cuidado ofertado, perspectivas e ações para o território.
Além de oferecer suporte e instrução para que essas pessoas conheçam os seus direitos e tenham acesso a eles, o projeto "Cadê Você?" - já realizado há uma década - tem como objetivo resgatar a autonomia e promover a dignidade das pessoas com deficiência. A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, advogado, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
O mutirão também já foi realizado no Campus São Carlos da UFSCar, em setembro. No dia 19 de novembro, o projeto estará no Campus Araras. Já no dia 3 de dezembro, será a vez do Campus Sorocaba receber a iniciativa. Pacientes em processo de diagnóstico ou com alguma suspeita de deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento (autismo, TDAH, dislexia, etc.) e pessoas com deficiência já diagnosticada, que estejam em situação de vulnerabilidade social, sem receber atendimentos nas áreas da saúde, educação, trabalho e assistência social, podem participar.
Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.