fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

São Carlos: Comitê segue Plano SP e autoriza funcionamento de cursos técnicos na fase laranja

Escrito por  Jul 18, 2020

A capacidade será limitada em 20% com somente 4 horas diárias de capacitação

SÃO CARLOS/SP - A educação complementar não regulada, que compreende cursos livres, como idiomas, informática, artes, entre outros, passou a ser enquadrada como setor de serviços pelo Plano SP, portanto liberada na Fase Laranja, classificação estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo para a cidade de São Carlos.

Após essa decisão do Estado o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos também liberou o funcionamento dos cursos livres da educação complementar não regulada, desde que seguidas as restrições de capacidade (20%), 4 horas diárias de segunda a sábado e em horário diferenciado do comércio, ou seja, o oferecimento de aulas deve ser das 16h30 às 20h30. O setor também deverá seguir os protocolos sanitários já estabelecidos para as demais áreas. O funcionamento poderá ocorrer a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de julho.
Para fazer a mudança, o Governo de São Paulo levou em conta o fato de a educação complementar não fazer parte da educação básica, profissional ou superior e, portanto, não ser regulada pelo Conselho Nacional de Educação e nem pelo Conselho Estadual da Educação. As instituições da educação complementar realizam a comercialização de cursos de curta duração e de caráter complementar à educação regulada, enquadrando-se, portanto, na categoria de serviços devido sua natureza.

“O Plano SP entendeu que as pessoas que fazem esse tipo de capacitação não frequentam aulas diariamente e nem ficam muitas horas em sala de aula como na educação formal. Como as turmas também são sempre menores é possível um distanciamento maior, já que a capacidade não deve ultrapassar 20%”, disse Mateus de Aquino, coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e secretário de Comunicação da Prefeitura de São Carlos.

Os cursos devem estabelecer diretrizes para esse funcionamento como organização da entrada e da saída de alunos para evitar aglomeração e intervalos com o revezamento de turmas, além do cumprimento do distanciamento de 1,5 metros e das medidas de higiene e desinfecção dos espaços. O uso de máscaras também é obrigatório tanto para alunos como para professores.

Essa abertura somente é permitida para os municípios enquadrados da Fase Laranja. Quem está na Fase Vermelha somente é permitido o funcionamento dos serviços essenciais.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.