fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - Na manhã desta 4ª feira, 10, Guardas Municipais conseguiram deter um indivíduo por tráfico de drogas na Rua Odete Ribas de Arruda Botelho, no Santa Angelina, em São Carlos.

O patrulhamento era realizado, quando na rua citada o sujeito ao ver a viatura saiu correndo como se fosse o papa-léguas, claro que não era a mesma velocidade, por isso foi detido. Em revista corporal foi encontrado 61 pedras de crack e R$ 32,00 em dinheiro. Ao ser questionado o mesmo disse que realiza a comercialização do entorpecente.  

Não contentes, os GMs acionaram a cachorra K9 Índia, que localizou nas proximidades um total de, 99 eppendorfs de cocaína, 44 invólucros de maconha, 136 pedras de crack, 2 maquininhas de cartão e R$57,00.

O material localizado e o infrator foram apresentados na Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

SÃO CARLOS/SP - Um idoso de 85 anos, foi roubado em seu estabelecimento na última 2ª feira, na Rua Totó Leite, na Vila Santo Antônio, em São Carlos.

O homem trabalha como chaveiro e uma mulher adentrou e pediu que o senhor tirasse cópias de chaves. O serviço foi realizado e depois que a “cliente” foi embora o comerciante se atentou que a máquina de cartões foi subtraída.

O Boletim de Ocorrência foi registrado.

SÃO CARLOS/SP - O 190 foi acionado na tarde de terça-feira, onde foi informando de que na Rua Rio Grande, no Jockey Club, havia um local que realizava o embalo e a distribuição de drogas em São Carlos.

A Polícia Militar com várias viaturas foi ao local e com autorização adentraram e nos fundos do imóvel e 4 pessoas foram flagradas embalando crack e cocaína. No local foi localizado balança de precisão, sacos para embalar, pasta base de cocaína, pedra bruta de crack, celulares e outros.

Diante dos fatos, L.C.S, V.C.M, J.V.L.S e F.G.B.B, foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária onde o delegado Dr. Gilberto de Aquino, tomou conhecimento dos fatos e ratificou a voz de prisão em flagrante de F.G.B.B, e liberando os outros menores aos familiares.

ROCAM

I-38028 CB PM DAVID

I-38027 CB PM OSMAR

APOIO

ROCAM

I-38030  2°SGT PM DIAS

I-38023 SD PM FLAVIO

 

ROCAM

I-38020 CB PM TACON

I-38029 SD PM MARCOS

 

COMANDO TÁTICO I-38011

CAP PM RODRIGO

CB PM RIVALDO

CB PM DE LAZARINE

 

TÁTICO I- 38010

1°SGT PM CAON

CB PM VINÍCIUS

CB PM MOREIRA

 

I-38013

1°SGT PM WANDERSON

CB PM JEFFERSON

SD PM STIVANELO

 

I-38015

1°SGT PARENTE

CB PM MODA

SD PM EDERSON

Alunos do Ensino Médio Técnico da instituição têm aulas com didática de gamificação e uso de tecnologia como suporte ao aprendizado

 

SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de trazer novas abordagens de ensino em sala de aula, o Senac São Paulo adotou recursos do Minecraft Education Edition para os alunos do ensino médio da instituição. O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, tem o foco de atender às demandas de atualização das práticas de ensino e aprendizagem, com aulas mais dinâmicas e multidisciplinares, que se adequem ao perfil mais conectado dos jovens.

Utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem, o game atua em diversos aspectos: raciocínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente digital imersivo, incluindo o ensino sobre história e geografia, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos.

O recurso já foi disponibilizado para 164 turmas de diferentes unidades no Estado, impactando mais de 6 mil alunos. Além disso, a instituição de ensino capacitou 440 professores, em diferentes áreas do conhecimento, que passaram a usar o programa em suas disciplinas.

O Minecraft Education Edition, é um jogo do tipo sand box, sendo assim, permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas. Atualmente, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, como ferramenta para ensino e aprendizagem das seguintes disciplinas:  história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital, entre outras. Além disso, o conteúdo permite maior interdisciplinaridade, uma das principais características destacada no Novo Ensino Médio, aprovado em 2017 (Lei nº 13.415/2017).

Esse foi o caso dos alunos da unidade São Carlos, no interior do Estado, que trabalharam o totalitarismo dentro do cenário da Segunda Guerra Mundial. Foram desenvolvidos os principais conteúdos, a compreensão de alguns conceitos, como o próprio totalitarismo, os motivos que levaram à Segunda Guerra Mundial e inovações tecnológicas.

“Fizemos uma pequena introdução do Minecraft, mas a maior parte já conhecia e aqueles que não conheciam receberam ajuda dos outros. Foi bem legal observar a significação deste saber, algo que já gostam bastante o totalitarismo e a Segunda Guerra junto a um game que eles também gostam, percebi o movimento dessa junção. E, para mim, foi interessante trabalhar com o game, pois consegui perceber que a metodologia que utilizamos é que vai fazer com que esses alunos fiquem mais envolvidos.”, explica Aline Maria de Souza Maluf, docente de ciências humanas com especialidade em história, do Senac São Carlos.

Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil, por meio de doações de mais de US$ 202 milhões, em créditos de nuvem.  Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desenvolvimento do projeto anual dos alunos da mesma unidade, responsáveis por criarem uma cidade sustentável com foco em áreas periféricas e acesso aos serviços básicos.​ Eles não só criaram propostas de melhorias na cidade, para torná-la mais acessível, como também usaram inteligência artificial com tecnologia de voz (assistente virtual.) O desenvolvimento do projeto articulou os saberes de todas as áreas do conhecimento do Ensino Médio e o itinerário de formação técnica e profissional em Informática.

“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objetivo incentivar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de uma forma leve e lúdica para os estudantes. É uma ferramenta que está alinhada com a educação moderna, ideal para o desenvolvimento integral do aluno, englobando disciplinas e conhecimentos variados. Além disso, por ser um jogo popular entre os jovens e crianças, faz com que o aprendizado seja realizado com uma conexão a algo que já faz parte de sua rotina, com uma linguagem simples e familiar para eles.”, destaca Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil.

Com o objetivo de unir a realidade dos games a uma proposta de educação, o Minecraft Education Edition oferece para educadores e alunos: atividades interativas, ferramentas pedagógicas, jogos multiplataforma, entre outros recursos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem.

 

Serviço:

Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.