Jornalista/Radialista
"Um lançamento foi detectado. Manobre!"
UCRÂNIA - A ordem da equipe ucraniana em terra é clara — um avião de combate russo Su-35 disparou um míssil contra a aeronave de Silk. Ele sabe que tem que abortar a missão para sobreviver.
Silk, codinome do piloto, rapidamente mergulha seu caça bimotor MiG-29 tão baixo que consegue ver as copas das árvores. A antiga aeronave da era soviética começa a trepidar ao ser levada ao limite. Silk passa por torres e colinas que estudou meticulosamente no mapa enquanto se preparava para esta missão.
"Esses voos próximos à superfície são os mais difíceis", diz Silk. "Você tem que se concentrar muito. E, por causa da baixa altitude, você não tem tempo ou espaço para ejetar com segurança."
Jatos de combate como o pilotado por Silk acompanham aeronaves ucranianas de ataque ao solo durante suas missões de combate na linha de frente. O trabalho de Silk é fornecer cobertura contra mísseis ar-ar russos. Mas não há muita coisa que os jatos ucranianos possam fazer para detê-los.
"Nosso maior inimigo são os caças russos Su-35", diz outro piloto de MiG-29 cujo codinome é Juice.
"Conhecemos as posições da defesa aérea [russa], sabemos seus alcances. É bastante previsível, então conseguimos calcular quanto tempo podemos ficar [dentro da sua zona]. Mas no caso de caças, eles são móveis. Eles têm uma boa imagem aérea, e eles sabem quando estamos voando para a linha de frente."
As patrulhas aéreas russas são capazes de detectar a decolagem de um jato nas profundezas do território ucraniano. Seus mísseis R-37M podem atingir um alvo aéreo a uma distância de 150-200 km, enquanto os foguetes ucranianos só conseguem percorrer até 50 km.
Assim, os aviões russos podem ver as aeronaves ucranianas e derrubá-las muito antes de representarem qualquer ameaça.
Desde o início da invasão russa, a Força Aérea Ucraniana sofreu fortes baixas — embora não revele os números exatos.
A alegação da Rússia de que eles destruíram mais de 400 aviões ucranianos não parece plausível, dado que estimativas independentes do tamanho da frota ucraniana apontam para pelo menos metade desse número.
O relatório Military Balance 2022, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês), afirma que a Força Aérea Ucraniana tinha 124 aeronaves com capacidade de combate antes da invasão russa em grande escala.
Para acabar com a superioridade da Rússia no ar, a Ucrânia quer que seus parceiros ocidentais forneçam jatos mais modernos, como o F-16 fabricado nos Estados Unidos.
"Nossos pilotos voam no fio da navalha", diz o coronel Volodymyr Lohachov, chefe do departamento de desenvolvimento de aviação da Força Aérea Ucraniana.
"Mas os jatos F-16 nos permitiriam operar além dos sistemas de defesa aérea do inimigo."
E seus mísseis podem ser eficazes em uma distância de até 150 km, o que permitiria a eles atacar também jatos russos.
"É claro que ainda seremos alvos", diz Juice.
"Mas será uma luta igualitária. No momento, não temos nenhuma resposta a eles."
Os F-16 possuem radares melhores que podem detectar mísseis disparados contra eles. Atualmente, a equipe que monitora os radares em solo precisa comunicar verbalmente os pilotos sobre as ameaças que eles enfrentam.
"Nossos jatos não têm um sistema para avisar sobre lançamentos [de foguetes russos]", diz um piloto de jato de ataque Su-25 cujo codinome é Pumba.
"É tudo baseado no visual. Se você os vê, simplesmente tenta escapar disparando armadilhas de calor e manobrando."
A superioridade aérea da Rússia significa que a Ucrânia pode se dar ao luxo apenas a uma mobilização limitada da sua aviação militar perto da linha de frente, o que pode ter um grande impacto no sucesso de qualquer futura operação de contra-ataque. De acordo com Juice, eles realizam até 20 vezes menos missões do que a Força Aérea Russa.
E as armas que as aeronaves de ataque ucranianas possuem são do estoque de antigas bombas e foguetes não guiados da era soviética, que estão se esgotando rapidamente devido aos suprimentos limitados.
Mas não se trata apenas de apoio aéreo para tropas terrestres. Os jatos ocidentais também poderiam melhorar os sistemas de defesa aérea da Ucrânia, de acordo com os pilotos.
"Nossas aeronaves têm radares antigos que não detectam mísseis de cruzeiro [russos]. Somos como gatos cegos quando tentamos derrubá-los", explica o coronel Lohachov.
O alcance das armas ocidentais do F-16 permitiria que eles interceptassem mísseis de cruzeiro "de longa distância diretamente em nossas fronteiras, em vez de tentar pegá-los em algum lugar em áreas centrais da Ucrânia", observa Juice.
Os caças MiG-29 que a Polônia e a Eslováquia transferiram para a Ucrânia recentemente não resolvem seus principais problemas, dizem os pilotos ucranianos. Esses aviões têm as mesmas armas antigas e capacidade limitada da frota ucraniana.
Mas o governo dos EUA descartou o envio de jatos F-16 para a Ucrânia. Muitos temem que fornecer aeronaves ocidentais à Ucrânia só vai escalar o conflito, atraindo os EUA e a Europa diretamente para a guerra.
Nem sequer o treinamento de pilotos ucranianos para pilotar esses aviões foi aprovado. Na verdade, Colin Kahl, subsecretário de políticas de defesa do Pentágono, disse que "o cronograma mais rápido" para a entrega dos F-16 seria de 18 meses e, portanto, não fazia sentido treinar pilotos com antecedência.
No entanto, as autoridades ucranianas esperam obter esses jatos de países europeus, o que ainda exigiria o consentimento dos EUA, mas seria muito mais rápido de entregar.
Quanto ao treinamento de pilotos, "só conseguimos enviar um certo número de pessoas por um período limitado num dado momento. Precisamos evitar reduzir nossas capacidades militares aqui", diz o coronel Lohachov.
Portanto, a melhor opção, segundo ele, é começar a enviar pequenos grupos agora para ter pilotos treinados suficientes quando os aviões chegarem.
Está claro, no entanto, que esses jatos não serão entregues a tempo para a esperada contra-ofensiva da Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já anunciou que esta operação vai seguir adiante sem esperar pelas aeronaves ocidentais.
Alguns especialistas questionam o impacto que os F-16 poderiam ter nesta guerra.
O professor Justin Bronk, pesquisador do Royal United Service Institute (RUSI), diz que esses jatos forneceriam uma camada extra de defesa, mas "não reverteriam a guerra por conta própria".
Até mesmo com os jatos F-16, "os pilotos ucranianos ainda teriam que voar muito baixo em qualquer lugar perto das linhas de frente por causa da ameaça terrestre da Rússia, e isso limitaria o alcance efetivo dos mísseis", explica Bronk.
"E também significa que empregar o poder aéreo da maneira que o Ocidente fez em guerras como do Iraque, Líbia, Afeganistão, não é possível na Ucrânia."
Os desafios logísticos levantam questões sobre se vale a pena enviar os jatos F-16 para a Ucrânia. Não se trata apenas de treinar pilotos e mecânicos — a infraestrutura precisa ser aprimorada também.
Os F-16 são projetados para pistas muito suaves e longas. A Ucrânia terá que adaptar seus aeródromos atuais para atender a esses requisitos — pavimentá-los, esvaziá-los e ampliá-los.
"Mas fazer isso será visível para os russos do espaço e por meio de fontes de inteligência humana", argumenta Bronk.
"E se você fizer apenas uma ou duas bases e tentar estabelecer apoio terrestre para operar os F-15 ou F-16, os russos vão ver e vão atacá-las."
"Você teria que fazer então várias delas. E esbarra na seguinte questão — vale a pena o número de profissionais qualificados e a quantidade de esforço político e apoio logístico que poderia ser usado para outras coisas, como tanques e artilharia, ou sistemas de defesa aérea terrestres?"
Por enquanto, pilotos ucranianos como Pumba, Silk e Juice vão ter que contar com seus antigos caças e jatos de ataque da era soviética.
Quando um alarme convoca para uma nova missão de combate, eles correm em direção a sua aeronave. Fazem um sinal de joia para os mecânicos para confirmar que todos os sistemas a bordo estão funcionando.
Alguns deles participaram de mais de 100 missões de combate. Mas eles sabem que cada voo pode ser o último.
SÃO CARLOS/SP - Policiais de Rocam e Força Tática prenderam um homem por tráfico de drogas na noite de 5ª feira, no CDHU, em São Carlos.
Os Militares realizavam patrulhamento, quando na Rua da Paz, condomínio 4, o sujeito ao ver a viatura jogou uma sacola no chão e tentou se evadir, mas foi detido. Em revista corporal foi localizado 3 pedras de crack e R$ 50,00 em dinheiro. Na sacola que o mesmo jogou, havia 127 pinos de cocaína, 51 invólucros de maconha e 48 porções de crack.
Ao ser questionado ele negou estar comercializando os entorpecentes e ao informar seu nome disse o nome do irmão, porém não adiantou, pois os PMs descobriram a verdadeira identidade do sujeito.
L.M.S, foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, e depois levado à cadeia pública de São Carlos onde permaneceu preso.
Clientes que realizarem suas compras no empreendimento poderão participar da edição especial do Iguatemi Collections
O Dia das Mães está chegando e, para celebrar essa importante data, o Iguatemi São Carlos promete tornar a experiência de compra do presente ainda mais especial por meio do Iguatemi Collections, campanha de fidelidade que é um sucesso desde a sua primeira edição e faz parte do programa de relacionamento Iguatemi One. A campanha foi desenvolvida pela L - founders of loyalty, especializada em soluções para programa de fidelidade em todo o mundo, com exclusividade para a rede Iguatemi.
Os clientes que adquirirem o presente para a sua mãe no shopping, terão a oportunidade de transformar a sua compra em pins que podem ser usados para resgatar itens exclusivos das marcas europeias Kuhn Rikon, de origem suíça, e da Nachtmann, divisão Lifestyle da alemã Riedel, especializadas em utensílios sofisticados para cozinha, como facas em aço japonês e conjunto de talheres em aço inoxidável de alta qualidade. E as compras realizadas entre os dias 08 e 14 de maio darão direito a pins em dobro.
“O Iguatemi Collections reforça a relação genuína de cumplicidade e transparência que construímos com nossos clientes ao longo dos últimos anos. E é muito importante poder proporcionar experiências deste tipo em datas tão significativas como essa, capazes de oferecer vantagens e momentos especiais, dentro e fora de nossos shoppings”, explica Alexandre Biancamano, diretor de Marketing da Iguatemi.
"A data é ideal para experiências como essa, quando os consumidores podem homenagear as mães com presentes especiais e ainda turbinar as suas próprias coleções. Além disso, as mães também são grandes fãs dos pins e das campanhas de colecionáveis. Sem dúvida, iniciativas desse tipo reforçam o engajamento dos clientes e incentivam a adesão ao programa de relacionamento Iguatemi One”, afirma Beatriz Ramos, Ceo LATAM da L - founders of loyalty.
Para participar é simples, basta estar cadastrado no aplicativo do Iguatemi One, disponível nos dispositivos Android e iOS. A cada R$ 100,00 gastos nas lojas ou a cada R$ 50,00 nos restaurantes participantes, já é possível fazer o upload dos comprovantes com CPF no app e começar a juntar os pins. Depois, é só juntar a quantidade necessária de pins, ir até o posto de troca disponível no shopping e resgatar produtos exclusivos. No caso da marca suíça Kuhn Rikon, que produz os utensílios de cozinha mais desejados do mundo, os clientes Iguatemi One poderão trocar seus pins por facas de aço japonês, bloco de facas e tábua para corte em madeira. Já da alemã Nachtmann, marca reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, está disponível a coleção exclusiva de talheres de aço inoxidável contendo 30 unidades.
“O Iguatemi São Carlos se orgulha em participar de mais uma campanha que torna datas especiais como o Dia das Mães ainda mais marcantes. Os clientes podem ir as compras e aproveitarem os benefícios do Iguatemi Collections, além da nossa grade de serviços”, comenta Taciana Melo, gerente de marketing do Iguatemi São Carlos.
Mais informações no site https://iguatemi.com.br/saocarlos/blog/dia-das-maes-2023. Sobre o Iguatemi Collections, todas as informações e o regulamento completo podem ser acessados no endereço https://iguatemi.com.br/iguatemicollections.
E para aqueles que desejam realizar suas compras sem sair de casa, ainda há a possibilidade de navegar pelas opções do Iguatemi 365. O e-commerce oferece uma plataforma de vendas online com a excelência e curadoria da marca Iguatemi, numa experiência multicanal. Para a data, o marketplace preparou gifts guides especiais que estarão disponíveis até o dia 8 de maio para auxiliar na busca pelo presente perfeito. Basta acessar https://www.iguatemi365.com/ para encontrar mais de 450 marcas nacionais e internacionais. As compras feitas pelo site não dão direito a participação no Iguatemi Collections.
Campanha da Iguatemi convida clientes a compartilharem momentos
A Iguatemi também celebra a data com uma campanha especial, com o mote “Amar é compartilhar bons momentos”. A campanha dá continuidade ao conceito "Somos o que vivemos", lançado pela Iguatemi no ano passado e que permeará todas suas comunicações ao longo do ano. Com uma mensagem sobre conexão, o filme e os conteúdos para redes sociais valorizam a reciprocidade entre mães e filhos e buscam contar como os maiores legados de nossas mães podem ser vias de mão dupla e como nossos melhores momentos são feitos para serem compartilhados. O resultado pode ser conferido no link: https://youtu.be/7PXNJG4I0Dw
Hashtag: #DiaDasMaesIguatemi
SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Elton Carvalho (Republicanos) e Djalma Nery (PSOL) protocolaram na Câmara Municipal de São Carlos um pedido de audiência pública, que foi aprovado por unanimidade em plenário, para discutir as dificuldades da saúde mental na cidade de São Carlos.
Entre os principais temas em pauta, destacam-se a falta de leitos, a falta de profissionais especializados, a inexistência de um fluxo de atendimentos, falta de capacitação de profissionais no atendimento especializado, internações e algumas limitações no funcionamento de importantes dispositivos, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e demais órgãos de apoio, serão discutidos.
Os parlamentares destacam a relevância do assunto e o seu impacto na qualidade de vida e na recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Elton e Djalma apontam que a saúde mental enfrenta sérias dificuldades e carece de providências urgentes. Eles entendem que “é preciso discutir o assunto com todos os atores sociais que estão envolvidos neste ecossistema, para diagnosticar os principais problemas e buscar soluções inteligentes, eficazes e eficientes, objetivando uma melhor qualidade de vida, apoio e suporte à pacientes da saúde mental”.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.