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Redação

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SÃO CARLOS/SP - O COMUNITUR, Conselho Municipal de Turismo, fez nessa quinta-feira (11/05) a segunda reunião desde que as atividades foram retomadas. O órgão reúne representantes do poder público, universidades, e importantes instituições públicas e privadas da cidade, além da sociedade civil. 
“A ideia é ouvir a sociedade, além dos próprios integrantes do conselho, levar apoio às iniciativas para que o setor se desenvolva ainda mais na cidade”, disse a presidente do COMUNITUR, a empresária Marilda Santos, eleita pelos conselheiros na reunião que marcou a reativação do órgão. 
Os representantes, reunidos no auditório Wilson Wady Cury, no gabinete da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, foram recebidos pelo secretário adjunto, Luís Antônio Marcon Garmendia. “O trabalho é para que o Conselho tenha todas as condições de exercer suas funções da melhor maneira possível, trazendo suporte para que a cidade possa pleitear projetos estaduais e até mesmo federais”, afirmou o secretário adjunto.
O órgão tem reuniões mensais, e a intenção dos conselheiros é trabalhar em conjunto com outros conselhos, em busca de experiência e soma de esforços para a busca de soluções integradas. O primeiro desafio é cumprir os requisitos para que a cidade integre o mapa turístico do estado, e posteriormente busque o título de Município de Interesse Turístico. 
Além da presidente e do secretário adjunto da SMTER, participaram o professor José Marcos Alves - USP São Carlos; Caio Hortenzi Braga - UNICEP; Tatiane Almeida Souza – agências de turismo; Flávio Marchesin – Escola da Floresta/Sitio São João; Gustavo D’Almeida Scarpinella - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Lucas Peruzzi - Secretaria Municipal de Esporte e Cultura; Fabiana F. Nascimento e Ricardo Carlos Branco – Departamento de Fomento ao Turismo/SMTER; Eliane Salatino – Secretária Municipal de Educação e Everson Padilha – Pedala São Carlos.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBISC), vai promover diversas oficinas e cursos gratuitos em todas as 11 bibliotecas públicas municipais. As inscrições já estão abertas.
Ao todo serão 15 oficinas e cursos com temáticas diferentes. Violão, teatro, técnicas circenses, iniciação teatral, desenho, yoga, fotografia, confecção de bonecos de vara, teatro de bonecos, laboratório lúdico-pedagógico, além de oficinas pontuais que serão realizadas de maneira itinerante com contações de histórias, oficina de turbante, culinária e danças africanas são as atividades previstas.
As oficinas serão oferecidas para os estudantes das escolas municipais e também para toda a comunidade. A perspectiva é atender por volta de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
Cilmara Seneme Ruy, diretora do SIBISC, explicou que o objetivo é estimular a comunidade a frequentar as bibliotecas, oferecendo ações culturais em um espaço agradável e seguro. “A biblioteca é um espaço que estimula a leitura, o conhecimento e a informação, promovendo cultura e cidadania”, conclui a diretora, lembrando que as inscrições devem ser realizadas nas bibliotecas das escolas.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3372-3493 ou 3376-1306.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde informa que, na próxima terça-feira (16/05), a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Cidade Aracy estará com o atendimento suspenso no plantão diurno, das 7h às 19h, por conta do início da reforma do respectivo prédio público.
No mesmo dia, o retorno do atendimento de urgência e emergência acontecerá às 19h no Centro da Juventude “Lauriberto José Reyes”, localizado ao lado da própria UPA. O Centro da Juventude, por sinal, será o local de atendimento também nos dias subsequentes – diurno e returno – enquanto perdurar a reforma da unidade.
Cabe ressaltar também que, durante as obras, o atendimento odontológico da UPA Cidade Aracy estará suspenso, devendo o munícipe, em caso de urgência, procurar as UPAS Santa Felícia ou Vila Prado.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, prorrogou o período de adesão ao Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV). A iniciativa é voltada aos servidores públicos municipais que se aposentaram pelo Regime Geral da Previdência Social antes da Emenda Constitucional n° 103 (Reforma da Previdência), em novembro de 2019, e seguem trabalhando na administração pública, mas querem se desligar do quadro de servidores da Prefeitura, FESC e SAAE.
Inicialmente, o período de adesão ao PIDV encerrava-se na última quinta-feira (11/05). No entanto, conforme o Informativo SMGP nº 07/2023, publicado no Diário Oficial do Município, os servidores interessados ganharam novo prazo e podem fazer a solicitação até a próxima sexta-feira (19/05).
A publicação ainda traz a informação de que o resultado preliminar das solicitações será divulgado no dia 01/06, com a interposição de recursos sendo efetuada desta data até 07/06. O resultado final, por seu turno, será publicado no dia 23/06 com a relação completa de pedidos deferidos e indeferidos.
Vale lembrar que os servidores que aderirem ao PIDV receberão um percentual do salário-base vigente no momento da rescisão, acrescido dos triênios conquistados ao longo do período de serviço prestado, para cada ano de efetivo exercício. A porcentagem varia entre 15% (para os servidores nascidos em 1948), 30% (nascidos em 1949) e 50% (nascidos em 1950 em diante) do salário-base por ano trabalhado.

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