SÃO CARLOS/SP - O Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBISC) realizará de 24 a 28 de maio, um evento em comemoração a Semana da Biblioteca, do Bibliotecário e da Biblioteconomia em São Carlos.
Com dezenas de bibliotecas, arquivos e museus públicos e privados, a cidade possui um dos mais altos índices de unidades de informação em relação à sua população. Além disso, o município tem tradição na formação dos profissionais da área. Em 1959, foi criada a Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos – EBDSC, por quatro bibliotecários: Alfredo Américo Hamar, Eunice Diva Garcia, Iná Bentin e Therezinha Abs. O curso é, ainda hoje, ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Departamento de Ciência da Informação o qual é vinculada, oferece a pós-graduação Stricto Sensu a nível de Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação. O mestrado e doutorado, também acadêmicos, em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e o Programa de Pós-Graduação MBA em Informação, Tecnologia e Inovação (ITI UFSCar), oferece inúmeras pesquisas e avanços tecnológicos.
O SIBISC Festival tem a finalidade de divulgar à sociedade o valor das bibliotecas, arquivos, museus, unidades de informação, pessoas, grupos e demais iniciativas de informação, aprendizado e conhecimento.
“O Elevento é uma forma de estreitarmos os laços com os munícipes e divulgar o trabalho que nossas Bibliotecas desempenham e o impacto que elas têm na sociedade. "As bibliotecas existem para fomentar uma cidadania inteligente", avalia Cesar Augusto de Paula Maragno, diretor do SIBISC.
Atualmente, o SIBISC possui três Bibliotecas Públicas Municipais: a Biblioteca Euclides da Cunha, a Biblioteca Amadeu Amaral e a Biblioteca Distrital de Água Vermelha e oito Bibliotecas Públicas Escolares, nas mais diversas regiões de São Carlos. Também fazem parte do Sistema a Biblioteca Especializada Espaço Braille e a sala de leitura CEU das Artes no São Carlos VIII.
"O principal objetivo do SIBISC Festival é ampliar o alcance dos benefícios dos serviços das bibliotecas. As Bibliotecas sempre tiveram um papel importante na cidade. Muito além do empréstimo de livros, visamos ser um espaço acolhedor e de impacto social, através da oferta de serviços e artefatos de aprendizagem, na qual o livro se inclui. Desenvolvemos as mais variadas atividades, em parceria com pessoas e entidades da cidade. Queremos que as pessoas sejam a parte mais importante da comunidade das bibliotecas. E é este o objetivo do evento", relata Maíra Bassoli, bibliotecária e uma das organizadoras do Festival.
O evento ocorrerá de forma online, e todos podem acompanhar a programação através do site:
https://www.youtube.com/BibliotecasdeSaoCarlos.
Confira a programação:
SEGUNDA-FEIRA (24/95):
19h30 - Abertura do evento com a participação do Prefeito Airton Garcia Ferreira, do vice-prefeito Edson Ferraz, da secretária de Educação, Wanda Hoffman e diretor do SIBISC, César Maragno;
20:10 - SIBISC: uma história de inovação e transformação. Com a participação das bibliotecárias
Lourdes Moraes, Beth Martucci e Claudete Sacomano;
TERÇA-FEIRA (25/05):
9h - Workshop: Demonstração de ilustração para livro didático com o designer gráfico Eldes de Paula Oliveira;
10h - Histórias com dobraduras : A visita - bibliotecária Roseli Cavichiole Camargo;
10:15 - Biblioteca Dalila Galli - recordando nosso espaço e atividades - bibliotecária Patricia Cartaxo;
10:30 - Redação EPTV 2020 : Dos tapetes da biblioteca ao celular - Aluno Guilherme Carvalho Nepomuceno;
14h - A Biblioteca da FESC - bibliotecárias Tereza e Beth;
15h - Biblioteca Carmine Botta - um pouco da nossa história - bibliotecária Patricia Rio;
15h15 - A importância da doação de órgãos: a biblioteca desenvolvendo um papel social - bibliotecária Patricia Rio;
15h30 - STARTECA: Espaço empreendedor na biblioteca universitária - bibliotecário Roniberto Amaral e bibliotecária Camila;
16h - Os livros escritos e publicados por autores São-carlenses durante a pandemia - Coletivo Librum;
19h30 - Universalização das Bibliotecas e a visão e experiência pessoal do ex-Deputado Lobbe Neto quanto a importância das bibliotecas;
QUARTA-FEIRA (26/05):
9h - Bruxolinda e Emília no SIBISC - professoras Giovana Gaeta e Juliane Guillen;
9h30 - Contação de histórias - "Uma arara e sete papagaios" (Ana Maria Machado) - com José Everson Ferraz da Silva;
10h - Histórias com dobraduras: Mario, Marinheiro - bibliotecária Roseli Cavichiole Camargo;
14h - Biblioteca e Arquivo Público Histórico da Fundação Pró-Memória de São Carlos - bibliotecária Luiza Shimada;
15h - Poemas de amor e existência
- escritor Arthur Gregório Valério;
15:30 - ITI UFSCar - Inovação em Unidades de Informação - Prof. Rogério Ramalho (ITI UFSCar) e Bibliotecária e Profa. Priscila Sena (ITI UFSCar / UFSC / FEBAB);
16:30 - Leitura Dramática com a UATI: MENINA DE RUA - Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da FESC;
QUINTA-FEIRA- 27/05:
9h - Contação : Sopa de pedra - Pedro Malasartes com a professora Eliane de Oliveira Martins Gonçalves;
9h30 - Oficina Maker: Os três porquinhos e a meioche falante: oficina utilizando meias - bibliotecária Ana Escudeiro e TA Letícia P. Silva;
10h - Uma história com o Teatro da Mínimia Dimensão e Sônia Pinheiro (SIBISC) - Dinha (Daniela Soeledade) e Bibliotecária Sônia Pinheiro (SIBISC);
14h - As parcerias em prol de uma São Carlos mais inteligente através da Biblioteca - Vereadores Roselei Françoso e Rodson Magno;
15h - Apresentação da Biblioteca Maria Ermantina Carvalho Tarpani - bibliotecária Isabel Cardillo;
15h15 - Apresentação de vídeos Institucionais SIBISC;
15h30 - Biblioterapia - mediadora Andreia C. de Melo e Bibliotecária Cicinha Pardini;
SEXTA-FEIRA (28/05):
9h - Histórias de Professoras com as professoras Rita Cândido e Amanda Previato;
9h30 - Hebet Focus - escritor Vítor Sanches;
10h - Histórias da Andréia com Andréia C. de Melo;
14h - Design Thinking para Bibliotecários - bibliotecária Estela Maris Ferreira;
15h - Leitura do poema "Joelhos, lábios, salsa, mapa" de Heberto Helder - escritor Anderson Petroni;
15h30 - A Biblioteca Jurídica da Câmara Municipal - bibliotecário José Carlos Bastos Jr e vereador Marquinho Amaral;
16h30 - Encerramento do SIBISC Festival com o diretor César Maragno.
SÃO CARLOS/SP - O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, em virtude do jogo deste domingo (23/5), às 16h, entre Palmeiras e São Paulo pela final do Campeonato Paulista 2021, ressalta que continua proibido qualquer tipo de aglomeração em áreas e praças públicas e estabelecimentos comerciais.
Por determinação judicial também está proibida a realização de passeatas, carreatas, manifestações ou qualquer outro tipo de comportamento indevido que implique aglomeração de pessoas em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Quem desrespeitar decretos e diretrizes editadas por órgãos da saúde, governos municipal, estadual ou federal poderá ser multado.
Para organizadores de passeatas, carreatas ou manifestações a multa pode ultrapassar R$ 5 mil.
O Comitê alerta, ainda, que bares e restaurantes poderão funcionar no próximo fim de semana somente até às 21h. A nova flexibilização de horários ocorrerá, se o município permanecer na Fase de Transição do Plano São Paulo, somente a partir de amanhã (24/5).
Objetivo é investigar versão gamificada de procedimento de ensino computadorizado
SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está investigando os processos de aprendizagem simbólica a partir do uso de um procedimento gamificado (baseado em jogos) e, para isso, está convidando participantes voluntários.
"Gamificação é o uso de elementos de jogos em outros contextos, seja educacional, seja venda de produtos, mídias sociais, entre outros", explica Alceu Regaço, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo estudo. "É uma tendência recente na área educacional pelas vantagens que pode trazer, quando bem aplicado", completa ele.
O objetivo do trabalho é testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. "Esse procedimento pode ser utilizado, por exemplo, no ensino de crianças com dificuldade em leitura e escrita ou mesmo para o ensino de conteúdo escolar. Gamificar esse processo pode nos ajudar a aplicá-lo em contextos mais amplos, aumentar o engajamento e melhorar a performance dos aprendizes", aponta o mestrando da UFSCar.
O estudo "Uso de jogos na formação de classes de equivalência" tem orientação do professor Julio Cesar de Rose, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Pode participar da pesquisa qualquer pessoa maior de 18 anos e que possua um computador com Internet. A participação é inteiramente online e ocorre em duas etapas.
No primeiro dia, o procedimento dura no máximo uma hora e, no segundo dia, que ocorre uma semana depois, leva cerca de 10 minutos. Interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp (11) 99419-0099. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 40154520.1.0000.5504).
Somente serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e da educação
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, comunica que neste sábado, dia 22 de maio, vai realizar mais um plantão de vacinação nos postos volantes localizados na FESC, na Vila Nery e no Luisão, na Vila Prado, com sistema drive thru, para continuar vacinando, das 9h às 13h, os seguintes grupos:
Para as primeiras doses de idosos é necessário fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, levar preenchido e impresso o formulário disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e apresentar documento com foto e CPF.
Os profissionais da saúde em 1ª dose já autorizados pela Vigilância Epidemiológica devem levar documentos pessoais. Para a 2ª é necessário levar também o próprio cartão de vacinação que comprova a data da primeira imunização, documento oficial com foto e CPF.
Para receber a primeira dose os profissionais da educação acima de 47 anos precisam fazer cadastro no site www.vacinaja.educacao.sp.gov.br e aguardar confirmação com QRcode. É preciso levar o QRcode impresso e apresentar documento com foto e CPF.
Já para receber a segunda dose é necessário levar somente documento com foto e CPF e a carteirinha de vacinação com a anotação da 1ª dose.
SÃO CARLOS/SP - Na sexta-feira (21), o vereador Ubirajara Teixeira (PSD) recebeu a visita do deputado estadual Antonio da Rocha Marmo Cezar (PSDB) que deu uma boa notícia para a cidade de São Carlos, a liberação de uma ambulância para o município. A convite do vereador Bira, o deputado estadual Cezar esteve na Câmara de São Carlos onde também conversou com o presidente do Poder Legislativo, o vereador Roselei Françoso (MDB).
“É sempre um prazer receber um deputado na Casa de Leis de São Carlos, pudemos conversar com o deputado Cezar, contar a situação da nossa cidade e selar parceiras para o desenvolvimento do município”, contou Bira. Na ocasião, o deputado anunciou a destinação de uma ambulância para São Carlos, a pedido do vereador Bira.
“Recentemente o vereador Bira foi até a Assembleia Legislativa em São Paulo e na oportunidade fez alguns pedidos para cidade de São Carlos. É com satisfação que dou a notícia que um deles já vamos conseguir atender, que é a liberação de uma ambulância que será destinada à Saúde da cidade”, observou Cezar.
O presidente da Câmara Municipal enalteceu o trabalho e empenho do vereador Bira e do deputado Cezar. “É muito satisfatório receber autoridades em nossa cidade, principalmente na Câmara Municipal, ainda mais quando vem para dar boas notícias como esta da liberação de uma ambulância para cidade. Temos que ressaltar o grande trabalho que o vereador Bira está realizando em busca de melhorias para cidade e agradecer ao deputado Cezar por atender este pedido”, destacou.
Por fim, o vereador Bira agradeceu ao deputado Cezar. “Quero agradecer o deputado Cezar por vir nos visitar e principalmente nos dar uma notícia tão boa. Não só nós vereadores, mas sim a população são-carlense agradece esta ambulância e agora aguardamos ansiosamente a chegada deste veículo para a Saúde de São Carlos”, ressaltou Bira.
SÃO CARLOS/SP - Na tarde de ontem, 21, Policiais em patrulhamento preventivo conseguiram deter dois indivíduos pelo crime de tráfico de drogas no bairro Presidente Collor, em São Carlos.
Os sujeitos ao verem a viatura saíram andando em passos largos, quase uma ‘marcha atlética’, tentando fugir os Militares, mas não conseguiram e foram detidos. Com um deles foi localizado a quantia de R$73,00 em dinheiro e em uma sacola foi encontrado 59 eppendorfs de cocaína, 04 invólucros de maconha e 13 pedras de crack.
Os PMs e a dupla saíram da Avenida Marisete Teresinha de Santi (local do crime), e foram até a Central de Polícia Judiciária, os os sujeitos foram ouvidos e liberados, um deles sendo melhor foi liberado para sua genitora. As drogas e o dinheiro ficaram apreendidos.
SÃO CARLOS/SP - Na manhã desta 6ª feira (21), uma denúncia levou Guardas Municipais a localizar um veículo que estava abandonado em uma mata, na Rua Gervásio Alves de Oliveira, no bairro Jardim São Rafael, em São Carlos.
Segundo informações, após a denúncia, viaturas da GM foram ao local informado e encontraram o veículo Ônix, branco, abandonado. Pela placa entraram em contato com proprietário, que disse que foi vítima de assalto na Rua Juan Lopes, no Jardim São João Batista na madrugada de hoje.
O veículo foi devolvido ao proprietário.
SÃO CARLOS/SP - O Copom da Polícia Militar recebeu uma denúncia de que um homem estaria ameaçando de morte sua ex-esposa, no bairro Santa Felícia, em São Carlos. Imediatamente uma viatura foi até a Rua Dante Petroni Galli.
Quando chegaram, os Militares sentiram cheiro de gás de cozinha, onde a válvula do botijão estava aberta, rapidamente foi fechada para não ocorreu uma explosão. A mulher de 43 anos, disse aos PMs que o ex-marido estava lhe ameaçando de morte e que o mesmo estava armado com um facão.
O sujeito foi detido e conduzido ao Plantão Policial, onde foi autuado e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.
Todo esse fato ocorreu por volta das 02h30 min de hoje, 21.
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos recebeu na quarta-feira (19/05), duas carabinas (CTT 40). As armas foram compradas com recursos de emenda parlamentar destinada vereador Moisés Lazarine no valor de R$ 20 mil.
De fácil manejo, as carabinas são indicadas para a utilização em operações urbanas. “As armas serão utilizadas no patrulhamento de áreas pelas equipes especializadas que já passaram por capacitação", explicou o comandante da Guarda Municipal, Michel Yabuki, agradecendo o vereador pela indicação da emenda.
O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini ressaltou a ajuda da Câmara Municipal na reestruturação da Guarda. “Desde o início do primeiro governo do prefeito Airton Garcia, os vereadores vêm nos ajudando com emendas e com isso, além dos recursos investidos pela própria Prefeitura, que nos permitiu renovar a frota, armar os agentes, investir no canil, também avançamos na compra de novos equipamentos”.
Gardini agradeceu o vereador Moisés Lazarine e ressaltou que são armas para defesa e não para ataque.
Felipe Côrtes e Nara Dom foram premiados pela Lei Aldir Blanc e produziram quatro vídeo-aulas e um videoclipe
SÃO CARLOS/SP - O compositor, instrumentista e educador, Felipe Côrtes, e a cantora e compositora, Nara Dom, lançam nesta sexta-feira (21) dois projetos que valorizam a cultura afro-brasileira. Nascidos em São Carlos e acostumados a trabalhar juntos, os dois artistas resolveram unir talentos para compartilhar essas duas propostas de trabalho com o público.
Na estrada há mais de vinte anos, o músico e produtor musical Felipe Côrtes fez a graduação em música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Conservatório de Tatuí. Desde 2010, vem trabalhando com Educação Musical e desenvolvendo uma proposta metodológica que valoriza a naturalidade do aprendizado e tem como referência os Métodos Ativos da Educação musical.
“Durante esse período, fiz muitos cursos e busquei referências em educação musical. E, com a prática com os meus alunos, percebi que eles aprendiam muito mais facilmente, com apoio de jogos de palavras. Como quando a gente aprende a nossa língua materna. A gente ouve, depois imita e só depois, entende o significado”, explica o educador e compositor.
A partir desse conceito, Felipe Côrtes criou a oficina online “Palavra Batucada”. São 4 vídeo-aulas que estarão disponíveis no site e nas redes sociais do artista na nesta sexta-feira (21) para adultos e crianças a partir de 5 anos. Ao acessar esse conteúdo, o público vai ter contato, de forma simples e direta, com noções de percussão, passando por diferentes ritmos como o samba, o ijexá, o xote, o samba reggae, entre outros.
A professora do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, Ilza Zenker Leme Jolly, afirma que o projeto vai facilitar o processo de aprendizagem das crianças. “O ‘Palavra Batucada’ é muito interessante. Com essa proposta metodológica, Felipe Côrtes junta palavras e as organiza em pequenas frases que, dessa forma, fazem sentido para entender os padrões rítmicos dos estilos de músicas brasileiras. Com isso, as crianças podem, muito mais facilmente, aprender, assimilar e tocar os ritmos brasileiros”, comenta.
Além das oficinas, ao final das vídeo-aulas, tem uma apresentação. As canções são interpretadas pela cantora Nara Dom. Em 3 delas, Felipe Côrtes apresenta uma de suas composições. E um dos vídeos encerra com a obra “Lá na Mata”, uma homenagem ao Mestre Walter de França, do Maracatu-Nação Raízes de África.
“O Mestre Walter do Maracatu Raízes de África de Recife (PE) é uma grande inspiração. Ele compôs a música ‘Lá na Mata’ para presentear o grupo “Rochedos de Ouro” que é daqui de São Carlos. E é para homenagear essa grande referência do Maracatu, que resolvi encerrar uma das minhas vídeo-aulas com uma obra composta por ele”, explica Felipe Côrtes.
NARA DOM EM “A COR DA PELE” – UMA CONTRIBUIÇÃO ANCESTRAL
Para celebrar os vinte anos de carreira, nesta sexta-feira (21), a cantora e compositora, Nara Dom lança o primeiro videoclipe “Cor da Pele” já disponível nas redes sociais da artista. A música também vai poder ser ouvida, a partir do dia 4 de junho, nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, entre outros).
“Todas as minhas músicas e poemas são uma vitrine de mim mesma. São obras que mostram as minhas raízes. Sou preta e faço parte de uma família de mulheres fortes. Minha mãe, ex-moradora de rua, deu a volta por cima e conseguiu criar as quatro filhas. Minhas composições refletem tudo isso”, afirma a artista.
A canção “Cor da Pele”, escolhida para compor o primeiro videoclipe foi composta pela cantora e valoriza a identidade e espiritualidade africanas, além de trazer muito da feminilidade de Nara. A voz grave e encorpada, com a pegada do soul e com referências do samba, são marcas registradas.
Aos 12 anos, já atuava como musicista profissional. Participou de programas de TV como “Quem Sabe Canta” e “Ídolos” – onde esteve por duas temporadas entre os semifinalistas. Nara também abriu os shows de artistas nacionais como ‘Sandra de Sá & Elas”, “Sambô”, “Inimigos da HP”, Zeca Baleiro, entre outros. Em 2019, foi semifinalista do “Festival da Canção” (FENAC, 2019) - o mesmo que revelou artistas renomados da MPB, como Milton Nascimento e Jair Rodrigues. No mesmo ano, participou do videoclipe "Brasileira guerreira" da artista Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues.
“Apesar de estar há tanto tempo me dedicando à música, eu não tinha essa expectativa de gravar um videoclipe, não foi algo planejado. Com a pandemia da COVID-19, na tentativa de pensar em projetos alternativos, comecei a conversar com um amigo aqui, outro amigo lá, e de repente me vi cercada por todos esses profissionais, com excelência no que fazem, e o projeto saiu do papel”, comemora a artista.
O cantor e compositor Macau, autor de “Olhos coloridos”, composição que ficou conhecida pela interpretação de Sandra de Sá, também foi uma das influências na carreira de Nara Dom. E ele elogia o clipe e a obra da artista. “A obra ‘Cor da Pele’ fala dos nossos ancestrais, da nossa espiritualidade, dos nossos orixás. Tenho certeza de que vai ser sucesso”, comenta.
A produção do videoclipe conta com Felipe Côrtes na produção musical; Nara Dom e Felipe Côrtes na direção artística; Luana Di Pires na direção de cena ; Thierry Varela como assistente de direção de cena, Gil Arruda como hair design; Gercilene Azevedo da Cunha como assistente geral e Dnize Castro na consultoria e elaboração dos dois projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc São Carlos.
Os projetos “Palavra Batucada” e “Cor da Pele” contam com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.
SERVIÇO:
“PALAVRA BATUCADA”
Youtube: https://www.youtube.com/user/ideiasonora
Site: http://www.ideiasonora.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/produtoraideiasonora/
“COR DA PELE”
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UClbOGUbDTH3IgD5ocpLuZEw/featured
Instagram: https://www.instagram.com/nara.dom/
Facebook: https://www.facebook.com/naradomcantora/
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.