SÃO CARLOS/SP - O reforço do patrulhamento da Guarda Municipal na região da Rodoviária resultou na captura de uma mulher procurada pela Justiça na madrugada desta quarta-feira (24).
A ocorrência foi registrada por equipes do Grupamento de Apoio Motorizado (GAM), que intensificaram as rondas na área devido ao grande número de denúncias relacionadas a crimes patrimoniais, tráfico de drogas e perturbações envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Durante uma fiscalização na Rua Capitão Alberto Mendes Júnior, os agentes abordaram um grupo de pessoas que estava reunido na via pública. Segundo a Guarda Municipal, a atitude suspeita dos indivíduos chamou a atenção da equipe.
Na consulta aos bancos de dados de segurança, os guardas verificaram que uma das abordadas possuía uma ordem judicial de prisão expedida por envolvimento em crime de furto.
A mulher foi detida e encaminhada ao Centro de Polícia Judiciária para o registro da ocorrência. Em seguida, foi transferida para o Centro de Triagem, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.
A Guarda Municipal destacou que a intensificação das ações na região tem como objetivo ampliar a sensação de segurança e combater práticas criminosas em pontos considerados estratégicos da cidade.
SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Guarda Municipal resultou na captura de um homem com mandado de prisão em aberto na tarde desta terça-feira (23), em São Carlos.
A ocorrência foi registrada na Rua Ernesto Chiari, no Jardim Social Belvedere, durante uma operação de patrulhamento realizada pela Equipe Canil. Os agentes atuavam em áreas monitoradas por apresentarem frequentes denúncias relacionadas ao uso e comercialização de drogas.
Segundo a Guarda Municipal, a equipe observou um pedestre que apresentou comportamento considerado incomum ao notar a aproximação da viatura. A atitude motivou a abordagem para averiguação.
Embora nada de irregular tenha sido localizado durante a busca pessoal, a consulta aos sistemas de segurança pública revelou que havia uma ordem judicial de prisão contra o indivíduo.
Após a confirmação da pendência judicial, os guardas efetuaram a detenção e conduziram o homem ao Centro de Polícia Judiciária para os procedimentos legais.
Concluído o registro da ocorrência, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
A captura reforça a importância das ações preventivas e das abordagens realizadas pelas equipes de patrulhamento no combate à criminalidade e no cumprimento de determinações judiciais.
SÃO CARLOS/SP - Os números mais recentes da Vigilância Epidemiológica apontam uma redução expressiva nos casos de dengue em 2026. Até o momento, foram confirmados 388 casos da doença, contra 18.931 registrados no mesmo período de 2025, uma queda de aproximadamente 98%.
Outro dado positivo é que nenhum óbito relacionado à dengue foi registrado neste ano.
As notificações, que incluem casos confirmados, descartados e em investigação, também apresentaram forte redução. Em 2025 foram contabilizadas 24.218 notificações, enquanto em 2026 o número caiu para 2.940, representando diminuição de 88%.
Em relação às demais arboviroses, foram descartados 156 casos suspeitos de chikungunya e 144 de zika vírus. Já a febre amarela não teve nenhuma notificação registrada até o momento.
Apesar da melhora nos índices, as autoridades de saúde reforçam a importância de manter os cuidados para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar uma nova alta nos casos.
SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos aprovou, na sessão desta terça-feira (23/06), as contas da Prefeitura referentes aos exercícios de 2020, 2021, 2022 e 2023 da gestão do ex-prefeito Airton Garcia. Com a decisão, chega a sete o número de prestações de contas da administração municipal aprovadas tanto pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) quanto pelo Legislativo são-carlense.
Antes da votação na Câmara, o TCE já havia emitido parecer favorável à aprovação das contas, atestando o cumprimento dos índices legais e constitucionais exigidos. Entre os pontos analisados pelo órgão estão os investimentos mínimos nas áreas de Educação e Saúde, além do controle das despesas com pessoal dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Com a aprovação das contas de 2023, resta apenas a análise do último exercício do segundo mandato de Airton Garcia pelo Tribunal de Contas.
O prefeito Netto Donato destacou que o resultado reflete o compromisso da administração com a responsabilidade fiscal e a correta aplicação dos recursos públicos. Segundo ele, a aprovação das contas demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela equipe de governo e pelos servidores municipais.
“Fico muito satisfeito com mais esse parecer favorável às contas do município. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de secretários e servidores que atuaram ao lado do ex-prefeito Airton Garcia e sempre tiveram responsabilidade na gestão dos recursos públicos”, afirmou Netto Donato, que também integrou a administração anterior como secretário de Governo.
O ex-secretário municipal de Fazenda e atual secretário adjunto de Receitas e Rendas, Mário Antunes, ressaltou que a sétima aprovação consecutiva evidencia o planejamento, o controle financeiro e a transparência adotados pela gestão. Ele lembrou ainda os desafios enfrentados durante o período da pandemia da COVID-19 e a necessidade de cumprir as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos manter o equilíbrio financeiro do município, atendendo às determinações da legislação e garantindo a disponibilidade de recursos para honrar os compromissos da administração pública”, destacou Antunes.
As aprovações sucessivas reforçam o histórico de regularidade fiscal da administração municipal e o cumprimento das normas que regem a gestão dos recursos públicos.
O ex-prefeito Airton Garcia exerceu dois mandatos (2017/2020 e 2021/2024). Airton Garcia Ferreira morreu aos 75 anos em 28 de setembro de 2025 em decorrência de problema renal crônico.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos de São Carlos comemorou, na noite da última segunda-feira (22/06), uma década de atuação da pasta com uma solenidade marcada pelo anúncio de novos programas, parcerias e investimentos voltados à inclusão e à garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Realizado na sede da Secretaria, o evento reuniu autoridades municipais e estaduais, representantes de entidades parceiras e membros da comunidade. Participaram da cerimônia o prefeito Netto Donato, o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafinha Almeida, o secretário municipal do Clima e Meio Ambiente, Junior Zanquim, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, o vereador Moisés Lazarine, o ex-prefeito Paulo Altomani, o ex-vereador Aparecido Donizetti Penha, além de representantes do Instituto Jô Clemente e de diversas entidades parceiras.
Durante a celebração, foram formalizados termos de cooperação entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo para a implantação dos programas Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), Todas em Rede e Centro de Referência do Autismo. As iniciativas têm como objetivo ampliar o acesso da população a serviços e ações voltadas à inclusão social, autonomia e empregabilidade.
Outro destaque foi a assinatura de um acordo de cooperação com o Instituto Jô Clemente (IJC) para a execução do projeto “Territórios e Redes: Deficiência, Autonomia e Prevenção à Violência”. A proposta prevê a capacitação de servidores municipais e o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, contribuindo para a prevenção e o enfrentamento de situações de violência.
A Secretaria também lançou seu primeiro Chamamento Público destinado à seleção de projetos desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil. A iniciativa contempla áreas como paradesporto, esporte adaptado, empregabilidade, cultura, lazer inclusivo e ações de conscientização e inclusão escolar, ampliando a participação da sociedade civil na execução de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Durante o evento, foi anunciado ainda o edital para a realização do primeiro Censo Municipal da Pessoa com Deficiência. A pesquisa inédita permitirá ao município levantar informações detalhadas sobre o perfil dessa população, subsidiando o planejamento e o aprimoramento das políticas públicas do setor.
Em seu pronunciamento, o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou a relevância do trabalho desenvolvido em São Carlos e a parceria entre Estado e município. Segundo ele, os novos convênios representam avanços importantes para a inclusão, a empregabilidade e a qualificação dos serviços oferecidos à população. “Este é um momento especial, em que comemoramos os 10 anos de uma Secretaria que é referência no Estado de São Paulo. Conheço o trabalho desenvolvido ao longo dessa década e, especialmente, o trabalho do secretário Rafinha. Os convênios assinados representam mais um avanço importante para a inclusão, a empregabilidade e a qualificação dos serviços oferecidos às pessoas com deficiência”, afirmou.
O secretário municipal Rafinha Almeida ressaltou que as novas iniciativas fortalecem as ações desenvolvidas pela pasta e ampliam as oportunidades de participação das entidades e organizações da sociedade civil na construção de políticas inclusivas. “Estamos comemorando os 10 anos da Secretaria e recebendo importantes investimentos que fortalecerão a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade. Além dos convênios com o Estado, lançamos o primeiro chamamento público da Secretaria, que permitirá ampliar as ações desenvolvidas em parceria com as entidades e organizações da sociedade civil”, destacou.
Já o prefeito Netto Donato reafirmou o compromisso da administração municipal com a inclusão e anunciou a implantação da Central de Libras no município, com a perspectiva de ampliação futura do atendimento para 24 horas por dia. “É um privilégio contar com pessoas tão capacitadas. Hoje temos uma secretaria completa, que cuida não apenas do esporte, mas principalmente das pessoas. Vamos continuar trabalhando para avançar cada vez mais. Esse é o trabalho que não para, realizado pela Prefeitura de São Carlos com o apoio do governador Tarcísio de Freitas”, afirmou o prefeito.
A programação comemorativa contou ainda com apresentações do Coral Além do Olhar, da artista plástica Daniela Caburro, que produziu uma obra inspirada nos 10 anos da Secretaria, e do cantor Luccas.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos foi criada em 2016, durante a gestão do então prefeito Paulo Altomani, por meio de projeto de lei de autoria do ex-vereador Aparecido Donizetti Penha, aprovado pela Câmara Municipal. Ao longo da última década, a pasta consolidou-se como referência na formulação e execução de políticas públicas voltadas à inclusão, acessibilidade e promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
SÃO CARLOS/SP - Uma operação coordenada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de São Carlos resultou na prisão de um homem investigado por envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Jardim Tangará.
A ação integrou a Operação São João, desenvolvida pela Polícia Civil sob coordenação do DEINTER-3, e teve como objetivo o cumprimento de um mandado judicial expedido durante as investigações.
Ao realizarem as buscas no imóvel alvo da operação, os agentes encontraram uma quantidade de maconha e recolheram um telefone celular considerado de interesse para a continuidade da apuração.
Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu dentro de um trabalho investigativo já em andamento, que busca identificar e combater atividades ligadas ao comércio ilegal de drogas na cidade.
Concluídos os procedimentos legais, o investigado foi encaminhado ao sistema judiciário, permanecendo à disposição da Justiça para as medidas cabíveis.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, tem se destacado por iniciativas voltadas à inclusão e autonomia da terceira idade. Todas as quintas-feiras, das 13h às 17h, o educador Izaías Paes conduz atividades de letramento digital no Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla.
O projeto vai além de ensinar a usar celulares e computadores: ele capacita os participantes a acessar informações, utilizar aplicativos, navegar com segurança e fazer uso consciente das tecnologias. O objetivo é ampliar a independência dos idosos, promover inclusão social e fortalecer sua participação cidadã.
O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, ressaltou a importância da iniciativa. “O letramento digital é uma ponte para que nossos idosos se sintam parte ativa da sociedade. Ao dominar ferramentas tecnológicas, eles ganham autonomia, confiança e se mantêm conectados às oportunidades que o mundo digital oferece".
SÃO CARLOS/SP - A equipe LCN/Unimed São Carlos teve desempenho de destaque no Campeonato Nacional Paralímpico, realizado no último final de semana, dias 17 e 18 de junho, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O evento reuniu atletas de todo o país em diversas categorias da natação paralímpica.
Dois atletas representaram o município e alcançaram resultados expressivos na competição. Na categoria S4, o atleta Ronystony Cordeiro da Silva teve desempenho de alto nível, conquistando três medalhas de ouro e uma de prata. Ele foi campeão nos 150 metros medley, com o tempo de 3:00:63; nos 50 metros costas, com 46:77; e nos 50 metros peito, com 57:91. Também foi vice-campeão nos 50 metros livre, com o tempo de 41:11.
Já o atleta Rafael Righi Woycick, de 15 anos, participou de seu primeiro Campeonato Nacional na categoria S3 e apresentou evolução significativa. Ele ficou em 7º lugar nos 50 metros costas, com o tempo de 1:13:22, reduzindo cerca de quatro segundos em relação à sua marca anterior. Nos 50 metros livre, conquistou o 4º lugar, com o tempo de 1:12:56, também com melhora de aproximadamente um segundo.
Os resultados reforçam o desenvolvimento da natação paralímpica no município e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao paradesporto.
O técnico da equipe, Mitcho Bianchi, destacou a importância do desempenho e do apoio institucional. “Muito feliz em voltar para São Carlos com mais esse resultado, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, da Fundação Educacional de São Carlos (FESC) e da Unimed, participando de mais um nacional. Isso coloca nossa cidade como referência na natação paralímpica”, afirmou.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafinha Almeida, também ressaltou a importância dos resultados. “É motivo de muito orgulho para São Carlos ver nossos atletas representando tão bem a cidade em uma competição nacional tão importante. O desempenho do Ronystony e do Rafael demonstra talento, dedicação e o resultado de um trabalho sério desenvolvido ao longo do tempo”, destacou.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) deu início às atividades da Camerata, projeto voltado à formação musical e à prática coletiva de instrumentos de cordas. As aulas acontecem na FESC Vila Prado, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h45, sob a regência do maestro João Cordiano.
O projeto reúne participantes interessados no aprendizado e aperfeiçoamento musical por meio do estudo de violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico. A Camerata busca estimular disciplina, concentração, sensibilidade artística, cooperação e trabalho em equipe.
O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, destacou que “a Camerata representa um passo importante na democratização do acesso à cultura. Ao oferecer formação musical de qualidade, ampliamos oportunidades para novos talentos e fortalecemos a valorização da música e das artes em nosso município".
A Camerata integra o calendário permanente de ações culturais da FESC, o que fortalece a educação e a cultura em São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos informa que estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Casamento Comunitário. A cerimônia será realizada no dia 3 de setembro, às 18h, no The Palace, e disponibilizará 20 vagas para casais que desejam oficializar a união.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente pelo casal na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na Rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Para participar, os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda do casal, que não pode ultrapassar dois salários-mínimos, e certidão atualizada de nascimento, divórcio ou viuvez, conforme o caso.
O Casamento Comunitário é uma iniciativa que busca proporcionar aos casais a oportunidade de celebrar a união civil em uma cerimônia especial, sem custos. O evento oferece aos noivos a estrutura necessária para a celebração, incluindo decoração.
A cerimônia será realizada no The Palace, localizado na Rua Passeio das Castanheiras, nº 600, no Parque Faber.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.