EUA - Listamos as cinco equipes para acompanhar na temporada 2021-22 da NBA. O cenário da liga está constantemente em mudança com as decisões dos agentes livres, trocas e outros tipos de negociação. Ou seja, a cada nova temporada sempre temos muitas surpresas. Com isso, algumas equipes acumulam uma quantidade maior de expectativa dos telespectadores para ver em quadra antes mesmo do início da temporada regular.
Los Angeles Lakers
LeBron James e Anthony Davis já seria motivo para prender sua atenção, certo? Mas, nessa temporada 2021-22 o Los Angeles Lakers promete ainda mais com a chegada de Russell Westbrook.
Após uma campanha recheada de lesões, que resultaram em uma eliminação na primeira rodada para o Phoenix Suns, LeBron e Davis buscam resgatar seu basquete e aproveitar a chance para ultrapassar seu antigo rival, Boston Celtics, em número de títulos.
No entanto, o que torna o time do Lakers ainda mais atrativo de se ver é a chegada de Westbrook e também é a parte mais intrigante da equipe. Primeiro, como Russell, um jogador acostumado a ter o domínio da bola, uma máquina de triplo duplo, irá coexistir junto de LeBron e Davis. Por último, como a equipe vai funcionar com o espaçamento de quadra reduzido. Porém, os três juntos tem tudo para ser uma equipe divertida de se acompanhar nessa próxima temporada da NBA.
Vale ressaltar que a última vez que o time californiano teve um grande descanso, o resultado foi o 17º título da liga na história da franquia. O Lakers será uma das equipes mais interessantes ver como vai se sair na temporada 2021-22 da NBA.
Atlanta Hawks
O Atlanta Hawks junto de Trae Young estão prontos para novamente chocar a todos na próxima temporada, mesmo depois de uma campanha incrível e surpreendente nos playoffs de 2021 da NBA.
A jovem equipe do Hawks, além de sair da parte baixa da tabela do Leste, saiu de um hiato de três anos fora da pós-temporada para duas vitórias de disputar a final da NBA. Liderando a ótima campanha Trae, deixou de ser apenas um arremessador para um grande pontuador que sozinho foi capaz de calar todo o Madison Square Garden, vencer o Philadelphia 76ers em sete jogos e perdendo apenas para o Milwaukee Bucks em seis jogos.
Junto de Young, estão os jovens John Collins, Cam Reddish, DeAndre Hunter e Onyeka Okongwu, todos jogadores que têm tudo para elevar ainda mais seu jogo na próxima temporada. Ainda mais se acrescentando os veteranos Lou Williams, Clint Capela e Danilo Gallinari, o Hawks se torna uma equipe que não pode ser ignorada.
O investimento para ter um time jovem deu certo na última temporada e tem tudo para se concretizar ainda mais na temporada 2021-22. Ou seja, o Hawks continuará sendo o azarão, mas uma ameaça constante aos postulantes ao título da NBA.
RIO DE JANEIRO/RJ - A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou na segunda-feira (13) que o croata Aleksandar Petrovic não é mais técnico da seleção brasileira masculina da modalidade. No cargo desde 2017, o treinador venceu 26 dos 33 jogos deste período, classificando o Brasil para a Copa do Mundo de 2019 (China) e chegando à decisão do Pré-Olímpico de Split (Croácia), em julho.
OBRIGADO, PETROVIC! ????
— Time Brasil (@timebrasil) September 13, 2021
Obrigado pelos anos dedicados à nossa seleção.
Você é um baaaaita treinador e seguiremos torcendo pelo teu sucesso, @petrov_aco ?
? @FIBA pic.twitter.com/MPKgV4waU3
Há dois meses, Petrovic assumiu o Pesaro (Itália) e, na tarde desta segunda-feira, comunicou à diretoria da CBB sobre a decisão de seguir exclusivamente com a equipe italiana.
EUA - A NBA divulgou no fim de semana, o calendário da temporada 2021/22. Conforme informado pela liga, a 75ª temporada regular da NBA terá seu início no dia 19 de outubro e vai até 10 de abril do ano que vem. Além disso, o torneio play-in foi mantido pela liga e vai ser realizado entre os dias 12 e 15/04. Já os playoffs começarão a ser disputados no dia 16 de abril. Por fim, a decisão da temporada terá início no dia 2 de junho, e o Draft 2022 será realizado no dia 23 do mesmo mês.
Como de costume, a temporada será aberta com duas partidas. O atual campeão, Milwaukee Bucks, vai receber o Brooklyn Nets (20h30), enquanto o Los Angeles Lakers vai jogar em casa contra o Golden State Warriors (23h).
A temporada 2021/22 será a 15ª com a cobertura total do Jumper Brasil, produtor de conteúdo de NBA mais antigo do país. Nesse sentido, o portal seguirá trazendo notícias diárias, atualizadas, além de produzir diversos conteúdos para suas redes sociais e canal no YouTube.
Como de costume, a Rodada de Natal contará com a realização de cinco partidas:
* Horário de Brasília
Como funciona o play-in
A disputa do play-in (repescagem dos playoffs), que será entre os dias 12 e 15 de maio, terá, primeiro, um jogo entre o sétimo e o oitavo de cada conferência. Quem vencer, garante o sétimo lugar. Depois, jogam nono e décimo. O vencedor encara o perdedor do primeiro embate pela última vaga. Uma vitória neste jogo coloca o time em oitavo nos playoffs.
Nas próximas semanas, os canais ESPN, SporTV e Band, detentores dos direitos de transmissão da NBA para o Brasil, divulgarão seus respectivos calendários de partidas a serem televisionadas.
Em 2021/22, a emissora do grupo Disney terá o direito de exibir a decisão da Conferência Leste e, com exclusividade para a TV fechada, as finais da liga. Já o SporTV vai transmitir a final da Conferência Oeste, enquanto a emissora do grupo Bandeirantes terá o direito de passar a decisão do Oeste e as finais, com exclusividade para a TV aberta.
Além disso, os canais da NBA Brasil, Budweiser e TNT Sports, no YouTube, e do streamer Gaules, na Twitch, seguirão exibindo vários jogos do melhor basquete do mundo.
Confira aqui a tabela completa da temporada regular da NBA.
*Por: GUSTAVO LIMA / JUMPER BRASIL
ITU - O Ituano derrotou novamente o Blumenau na noite de terça-feira (17), no ginásio Ditinho Xavier, em Itu, no segundo jogo final da Liga de Basquete Feminino (LBF). O time de São Paulo fez 65 a 57 e abriu 2 a 0 na série melhor de cinco decisiva.
PLACAR FINAL!@ItuanoBasquete 6️⃣5️⃣x5️⃣7️⃣ @BlumenauBFB
— Liga de Basquete Feminino (@LBF_Oficial) August 18, 2021
ITU lidera a série 2-0
O galo repete a dose e agora está a uma vitória do título!
Agora é em Blumenau! Jogo 3 no domingo, 22, às 14h, na @tvcultura!
? Pedro Teixeira
#FinaisLBF? #LBFnaCultura#LevanteABolaDelas pic.twitter.com/tNDTCPJKPP
No primeiro jogo, no último domingo (15), o Galo fez 66 a 55. Com esses resultados, o Ituano pode ser campeão em Santa Catarina, no ginásio Galegão, em Blumenau, no próximo domingo (22), às 14h (horário de Brasília). Se necessário, o quarto jogo da série também ocorrerá no sul do Brasil.
O grande destaque da partida foi a pivô Érika. Após desfalcar a equipe no primeiro jogo, ela voltou, fez nove pontos e pegou 10 rebotes para o Ituano. Enquanto isso, a maior pontuadora do duelo foi a pivô Mari Dias, também do Galo, com 15 pontos.
*Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional
SUIÇA - A Federação Internacional de Basquete (Fiba) confirmou na terça-feira (10) a realização da Americup (Copa América de Basquete Masculino) no Brasil em setembro de 2022.
A Copa América será realizada em quatro cidades brasileiras e, neste momento, a organização está na etapa de validação e vistoria das candidatas.
"É uma honra e um privilégio voltar ao Brasil para a AmeriCup 2022. Fiba e CBB [Confederação Brasileira de Basquete] trabalharam juntos por um longo período e agora temos um projeto estruturado e inspirador para levar o evento ao Brasil em setembro do ano que vem", disse Carlos Alves, diretor-executivo da Fiba Américas.
O torneio terá a participação de Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia. As seleções se classificaram através de eliminatórias encerradas em fevereiro deste ano.
*Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional
CROÁCIA - A seleção brasileira de basquete masculino foi derrotada pela Alemanha por 75 a 64 na final do Pré-Olímpico da modalidade, disputado em Split na Croácia. Como estava em jogo apenas uma vaga à Olimpíada de Tóquio, mesmo tendo vencido os três primeiros jogos, com o vice-campeonato, o time brasileiro não participará do torneio japonês. O grande destaque brasileiro foi o pivô Anderson Varejão com 14 pontos. O cestinha da partida foi o alemão Wagner, com 28 pontos.
Depois da vitória parcial no primeiro quarto (17 a 14), ao final da primeira metade do jogo, o Brasil já estava atrás no placar por apenas dois pontos: 36 a 34. No final do terceiro quarto, o placar apontava uma desvantagem brasileira de 52 a 46. Depois de cair para a Alemanha, o Brasil vê interrompida uma sequência de duas participações em Jogos Olímpicos na modalidade, em Londres e no Rio de Janeiro.
A Alemanha superou o Brasil por 75 a 64 e está classificada para a Olimpíada de Tóquio 2020!
— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) July 4, 2021
Obrigado pela torcida de todos vocês! Voltaremos mais fortes #PorParis2024 #NossaSeleção pic.twitter.com/pYWpbVr8QA
Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional
PORTO RICO - A seleção brasileira feminina de basquete foi derrotada por 71 a 60 pelos Estados Unidos, na noite de sexta-feira (18), na semifinal da Copa América da modalidade realizada em Porto Rico. A derrota retirou a equipe do técnico José Neto da final do torneio, mas a campanha de quatro vitórias em seis jogos garantiu ao time verde e amarelo uma das quatro vagas para o Pré-Mundial.
#AmeriCupW
— FIBA Women's AmeriCup (@americupw) June 18, 2021
?? @americupw is here !
?? ¡ @americupw está aquí !
?️ Coliseo Roberto Clemente, San Juan, Puerto Rico.
?️ Semifinal
?⬇️?? @usabasketball - @basquetebrasil ??⬇️? pic.twitter.com/inTpvyaeIl
Neste sábado (19), o time brasileiro ainda volta à quadra para disputar a medalha de bronze contra o vencedor de Canadá e Porto Rico.
Até o intervalo da partida, a seleção brasileira vinha fazendo uma grande partida. Na primeira parcial, a vitória foi verde e amarela por 21 a 13. E, ao final do segundo quarto, o Brasil ainda estava na frente por 33 a 25. Mas, a partir daí, a seleção americana, que participa do torneio com um time universitário, reagiu e dominou as ações. Ao final da terceira parcial, a vantagem já era dos Estados Unidos, de 50 a 43. E, no final do jogo, o placar apontou 71 a 60.
A principal jogadora da partida foi a americana Elissa Cunane, que marcou 19 pontos. Pelo Brasil, Thayná Silva foi o destaque ao anotar 14 pontos.
O Pré-Mundial de 2022 terá quatro grupos com quatro seleções em quatro sedes diferentes, com todos jogando contra todos dentro das chaves. E os três melhores se garantem no Mundial do próximo ano.
*Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional
RIO DE JANEIRO/RJ - A noite de quinta-feira (27) marcou a conquista do heptacampeonato do Flamengo no Novo Basquete Brasil (NBB). Jogando no Maracanãzinho, o time carioca fez 93 a 85 no São Paulo e fechou a série melhor de cinco da decisão em 3 a 0. O resultado, além de confirmar a conquista de mais uma taça, representou o encerramento de uma temporada perfeita para o Rubro-Negro. Em 2021, o time conquistou 34 vitórias em 34 jogos disputados, sendo 23 no NBB. O time também ganhou as taças do Campeonato Estadual, no final de 2020, da Copa Super 8 e da Champions League das Américas em 2021.
HEPTACAMPEÃAAAAAAAO! Flamengo domina o São Paulo no Maracanãzinho, vence o terceiro jogo da final por 93 a 85, e conquista o NBB pela sétima vez! ??????? #NoTopoDeNovo #EsseÉONossoLugar pic.twitter.com/moT8IJbpTy
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) May 27, 2021
Após duas partidas que foram decididas apenas nos segundos finais, o último jogo foi um pouco mais tranquilo. No primeiro quarto, os cariocas já pularam na frente com o placar de 26 a 20. Na segunda parcial, deu empate em 19 a 19. Depois, o Flamengo fez 23 a 21 no terceiro quarto. Nem mesmo o empate no quarto final, em 25 a 25, foi capaz de tirar o título do Flamengo.
UNIR E CONQUISTAR! ?
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) May 28, 2021
?: Gilvan de Souza /CRF#NoTopoDeNovo #EsseÉONossoLugar pic.twitter.com/YNGNY32BJS
Esse foi o sexto título da dupla Olivinha e Marquinhos, que segue marcando o nome na história do Flamengo. E eles foram os grandes destaques nesse último jogo. Olivinha fez 18 pontos e Marquinhos marcou 17. Mas, para confirmar o alto nível do time rubro-negro, Rafael Hettsheimeir (com 15 pontos) e Yago (com 13) também tiveram grande participação. O armador Yago, inclusive, foi escolhido como melhor da série final. Pelo lado tricolor, o principal cestinha foi Lucas Mariano, com 22 pontos.
*Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional
RIO DE JANEIRO/RJ - Em outro jogo decidido nos últimos instantes, o Flamengo derrotou o São Paulo por 82 a 81, na noite desta segunda-feira (24), e abriu dois a zero na série final do Novo Basquete Brasil (NBB). O jogo aconteceu novamente no ginásio do Maracanãzinho, assim como a partida do último sábado (22), que terminou com vitória do Rubro-Negro por 96 a 93.
VITÓRIA DO FLABASQUETE!
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) May 25, 2021
Em mais um jogão decidido na última bola, Flamengo derrota São Paulo por 82 A 81 e está a um triunfo do Hepta do NBB. MENGOOOOOOO! ❤️? #VamosFlamengo #NaçãoBRB pic.twitter.com/mZL3QwF7Ov
Apesar da derrota, o cestinha da partida foi o armador tricolor Georginho. Eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada passada, o aniversariante da noite comemorou 25 anos e fez 25 pontos. Do lado do Rubro-Negro, o experiente ala Marquinhos chamou a responsabilidade e marcou 16 pontos.
"HORA MARQUINHOS!" ?
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) May 25, 2021
Quando precisamos, o homem está com fome de cesta decisiva! #VamosFlamengo #NaçãoBRB pic.twitter.com/fZsJCy5XyK
A partida foi decidida praticamente no segundo quarto. Após o São Paulo ter sido superior na primeira parcial (21 a 18), o Flamengo fez 31 a 16 na segunda e chegou na metade do jogo com a vantagem de 49 a 37. Depois, o terceiro quarto acabou empatado em 19 a 19. E, na última parcial, que acabou com o placar de 25 a 14 para os paulistas, o São Paulo teve inclusive a chance de virar o jogo e empatar a decisão.
Com o placar apontando 82 a 80 para o Flamengo, Marquinhos errou um arremesso e, no contra-ataque, a arbitragem marcou falta dos cariocas. Faltando pouco mais de quatro segundos, Georginho teve a chance de empatar em dois lances livres. Porém, converteu apenas um deles. E, na sequência, com a posse de bola, Renan recebeu o passe, tentou o arremesso, foi para o rebote, e, depois de a bola bater no aro, Jorginho chegou para colocar a bola na cesta. Seriam os pontos da virada tricolor, mas o tempo já tinha acabado e a cesta não valeu.
Dessa forma, o placar final apontou 82 a 81 para o Flamengo. Os dois times voltam a se enfrentar, pela terceira partida da série melhor de cinco, na próxima quinta-feira (27) a partir das 18h30 (horário de Brasília), novamente no Maracanãzinho. Se o Flamengo vencer, fica com a taça do NBB 2020/2021.
*Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional
RIO DE JANEIRO/RJ - A final da edição 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB) está definida e será inédita: Flamengo e São Paulo. No sábado (15), pelas semifinais, rubro-negros e tricolores fecharam as séries melhor de cinco jogos contra Paulistano e Minas Tênis Clube, respectivamente, com 100% de aproveitamento: três vitórias em três partidas, todas elas realizadas no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A decisão será disputada em uma melhor de cinco no Maracanãzinho, com o primeiro jogo no próximo sábado (22), às 16h (horário de Brasília). Os duelos dois e três estão marcados para os dias 24 (20h) e 27 (18h30). Se necessárias, a quarta partida ocorre no dia 29 e a quinta no dia 31, em horários a serem definidos.
O primeiro a se classificar foi o Flamengo. Campeão da última temporada finalizada do NBB (2018/2019), o Rubro-Negro superou o Paulistano por 69 a 58 e fechou o confronto sem precisar dos jogos quatro e cinco. O ala Marquinhos foi o cestinha com 19 pontos, além de apanhar dez rebotes. Outro duplo-duplo foi alcançado pelo ala-pivô Olivinha, com 12 pontos e 12 rebotes.
15.05. Orgulho da Nação!
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) May 15, 2021
Vamos buscar o HEPTA! #FlaBasquete #NaçãoBRB
?: Paula Reis/CRF pic.twitter.com/CxMnPvedpj
O Flamengo já havia derrotado o Paulistano por 92 a 69 no jogo um e 69 a 58 na segunda partida. É a oitava vez que os cariocas chegam à final do NBB, com seis títulos na trajetória. O Rubro-Negro tem 31 vitórias consecutivas em 2021 e finalizou a primeira fase da competição com 28 triunfos e só duas derrotas, um recorde.
Em seguida, o São Paulo derrotou o Minas por 80 a 79 no terceiro jogo do confronto. O triunfo só foi sacramentado no último segundo, em um lance livre convertido pelo ala-pivô Renan Lenz. O ala-armador norte-americano Corderro Bennett, com 26 pontos, foi o cestinha da vitória do Tricolor, que chega pela primeira vez à decisão do NBB.
A alegria dos finalistas do @NBB ??#BasqueteTricolor#VamosSãoPaulo ??
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 15, 2021
?Bruno Lorenzo/LNB pic.twitter.com/Llkq2o91YJ
Nos duelos anteriores, os paulistas superaram o Minas por placares um pouco mais elásticos. No primeiro jogo, a vitória tricolor foi por 88 a 70. No segundo, triunfo por 90 a 85. O clube do Morumbi disputa o NBB somente pela segunda vez e supera o feito do Uberlândia em 2013, que alcançou a final do campeonato três temporadas após estrear.
É a segunda vez que Flamengo e São Paulo decidem um título nesta temporada. O Rubro-Negro levou a melhor na final da Copa Super 8, que reuniu os oito melhores times do primeiro turno, ao vencer por 79 a 71. Os cariocas também saíram vitoriosos no confronto entre eles pela semifinal da Champions League das Americas, torneio equivalente à Libertadores no basquete masculino. O triunfo por 75 a 66 em Managua (Nicarágua) credenciou o clube do Rio de Janeiro à decisão, onde superou o anfitrião Real Esteli e ficou com a taça continental.
*Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.