RIO DE JANEIRO/RJ - O técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou, no final da tarde desta segunda-feira (18) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a relação de 26 convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo. E a grande novidade foi a presença do nome do atacante Neymar. Aos 34 anos de idade, o camisa 10 do Santos disputará o quarto Mundial de sua carreira (depois de 2014, 2018 e 2022).
Goleiros: Alisson (Liverpool), Weverton (Grêmio) e Ederson (Fenerbahçe).
Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Bremer (Juventus), Danilo (Flamengo), Douglas Santos (Zenit), Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Léo Pereira (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Wesley (Roma).
Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Danilo (Botafogo), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (Flamengo).
Atacantes: Endrick (Lyon), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Thiago (Brentford), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Neymar (Santos), Rayan (Bournemouth), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).
A maior surpresa da convocação foi a presença do goleiro Weverton, que marcou época pelo Palmeiras, mas que atualmente defende o Grêmio. Ele desbancou na disputa nomes como Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians).
Uma ausência sentida foi a do centroavante João Pedro. O atacante formado no Fluminense, mas que atualmente defende o Chelsea (Inglaterra), não conseguiu aproveitar as oportunidades dadas por Ancelotti a ele.
Neymar defendeu a seleção brasileira pela última vez no dia 17 de outubro de 2023. Naquela oportunidade, o Brasil, que era comandado pelo técnico Fernando Diniz, foi derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai, em Montevidéu, em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. A lembrança deste jogo é de amarga lembrança para o atacante, que deixou o gramado ainda no primeiro tempo por causa de uma lesão.
Desta forma, a convocação desta segunda-feira é a primeira do camisa 10 do Santos para a seleção brasileira sob o comando do italiano Carlo Ancelotti.
Antes do início da Copa de 2026 o Brasil fará duas partidas preparatórias. A primeira servirá como despedida da torcida brasileira antes da disputa do Mundial. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 18h30 (horário de Brasília).
Depois, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.
O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h. Na segunda rodada, a seleção brasileira encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 21h30 do dia 19 de junho. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.
>> Confira os jogos da seleção:
Brasil x Marrocos
Data: 13 de junho
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)
Brasil x Haiti
Data: 19 de junho
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
Brasil x Escócia
Data: 24 de junho
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: Hard Rock Stadium, em Miami (EUA)
AGÊNCIA BRASIL
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos (SMS) realizou no último sábado (16/05) mais um mutirão de atendimento no Centro Municipal de Especialidades (CEME), desta vez voltado para consultas oftalmológicas. A iniciativa faz parte da estratégia da Prefeitura para ampliar o acesso da população a exames e consultas especializadas e reduzir as filas de espera no município.
Na semana anterior, o CEME promoveu um mutirão para exames de ultrassom com doppler, procedimento utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo em veias e artérias e auxiliar no diagnóstico de problemas como tromboses, aneurismas e varizes, além do monitoramento da saúde vascular.
De acordo com a supervisora do CEME, Alessandra Cristina Delfino Bueno, os mutirões vêm sendo realizados quinzenalmente, tanto durante a semana quanto aos sábados, das 7h às 16h, como forma de ampliar a capacidade de atendimento da unidade.
Alessandra disse, ainda, que além das consultas oftalmológicas, já foram realizados plantões para exames de ultrassom com doppler, exames de articulação e ultrassonografias abdominais. A supervisora também alertou para o alto índice de faltas nas consultas agendadas, situação que compromete a agilidade dos atendimentos.
Ela explicou que, quando o paciente não comparece e não informa previamente a ausência, a vaga acaba sendo desperdiçada, impedindo que outro paciente seja atendido. A orientação da unidade é que, em caso de impossibilidade de comparecimento, o usuário avise antecipadamente para que o horário possa ser disponibilizado a outra pessoa.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, afirmou que a Prefeitura vem intensificando as ações para diminuir as filas de espera por consultas e exames especializados, seguindo determinação do prefeito Netto Donato dentro do planejamento da saúde pública municipal.
Segundo o secretário, a estratégia inclui a realização de mutirões e plantões em diferentes especialidades, sempre com pacientes encaminhados pela Atenção Básica. Ele destacou os recentes atendimentos para exames de ultrassom com doppler voltados à avaliação de varizes e carótidas, além do plantão oftalmológico realizado neste sábado.
Leandro Pilha ressaltou ainda que a ampliação dos atendimentos semanais tem permitido avançar na resolução das demandas represadas em diversas áreas da saúde. O secretário informou que a Secretaria de Saúde também conseguiu contratar um neuropediatra, especialidade considerada escassa no mercado, e que os atendimentos já estão sendo organizados para acelerar a redução da fila de espera na área.
Cristina Veríssimo, de 60 anos, que aguardava consulta oftalmológica há quatro meses, aprovou a iniciativa dos plantões aos sábados. Segundo ela, o atendimento em um dia fora do horário comercial facilita a vida de quem trabalha durante a semana. Cristina também elogiou a rapidez e a cordialidade da equipe do CEME.
A paciente Andreia de Campos, de 37 anos, encaminhada pela Unidade de Saúde do Vida Nova São Carlos, destacou a agilidade no agendamento da consulta. De acordo com ela, o atendimento foi marcado em menos de um mês e ocorreu no horário previsto.
A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que o próximo plantão do CEME, previsto para daqui a 15 dias, será destinado ao atendimento de crianças que necessitam de consulta com neuropediatra.
BRASÍLIA/DF - O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), relatou nas redes sociais ter sido hostilizado em um aeroporto e fez um apelo a empresários por educação cívica, especialmente em ano eleitoral, "em que muitos sentimentos se acirram".
De acordo com Dino, uma funcionária de companhia aérea, ao ver o nome do ministro no cartão de embarque, manifestou a um agente de polícia judicial "a vontade de xingar" o magistrado. "Em seguida se 'corrigiu': disse que seria melhor matar do que xingar."
O ministro, na postagem desta segunda-feira (18), não citou o nome da funcionária, a empresa, a data da ocorrência ou o aeroporto em que isso ocorreu. "Não é esse o propósito. Só escrevo esse relato por não ser uma situação de interesse exclusivamente pessoal, e sim coletivo", disse ele.
"Como não a conheço, nem ela me conhece, é claro que tais manifestações derivam da minha atuação no STF", escreveu Dino. "Cada um tem sua opinião, suas simpatias e o seu voto individual. Mas um cidadão não pode ter receio de sofrer uma agressão de um funcionário de uma empresa, ao consumir um serviço ou produto."
O magistrado afirmou que o ódio pode gerar um efeito-dominó e contaminar outros funcionários, o que poderia arriscar inclusive a segurança de aeroportos, voos e outros passageiros. "Imaginemos se isso se alastra para outros segmentos de negócios: um cliente corre o risco de, por exemplo, ser envenenado?", questionou.
O pedido de Dino às empresas, em especial àquelas que lidam com atendimento ao público, é para que "façam campanhas internas de educação cívica para que todos possam conviver em paz" -segundo ele, "com o andar do calendário eleitoral", situações como essa podem acabar se repetindo, então "é melhor prevenir".
"Essa é a sugestão para as empresas e entidades empresariais: orientem e estimulem com campanhas educativas os seus prestadores de serviço a manter o respeito a todas as pessoas, independentemente de preferências, simpatias, opiniões. Será o melhor para a empresa e para os consumidores. Será o melhor para o Brasil."
Ao longo dos últimos anos, ocorreram outros casos de hostilização de ministros do STF em aeroportos e aeronaves. O ministro Alexandre de Moraes, por exemplo, foi xingado por um grupo de brasileiros no aeroporto de Roma em 2023.
Em 2018, o decano Gilmar Mendes também foi ofendido durante um voo de Brasília a Cuiabá. Situações semelhantes já ocorreram com os ministros aposentados Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski.
por Folhapress
PAULÍNIA/SP - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (18) a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. Durante visita à Refinaria de Paulínia (Replan), no interior paulista, Lula destacou que a atividade deverá ser feita com responsabilidade para evitar problemas ambientais.
"Ninguém tem mais cuidado com a Amazônia do que nós [do governo]”, disse.
Para Lula, a exploração também é importante por uma questão de soberania nacional e para evitar que essa área seja invadida por outros países.
“Daqui a pouco o Trump [presidente dos Estados Unidos] acha que é dele e vai lá. Ele [Trump] achou que o Canadá era dele, ele achou que a Groenlândia era dele. Ele achou que o Golfo do México era dele. Quem garante que ele não vá dizer que a Margem Equatorial é dele também? Então nós vamos ocupar e explorar petróleo com a maior responsabilidade para fazer com que esse dinheiro possa ser revertido para garantir o futuro desse país”, declarou.
A Petrobras obteve, no ano passado, a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar a operação de pesquisa exploratória na Margem Equatorial. A região, localizada no norte do país, é apontada como novo pré-sal devido ao seu potencial petrolífero.
![]()
Em seu discurso em Paulínia (SP), Lula também criticou as privatizações da BR Distribuidora, em 2019, e da Liquigás, em 2020. Para ele, essas vendas foram uma tentativa de acabar com a Petrobras.
“A BR foi privatizada porque os sonhos que eles tinham de privatizar a Petrobras seriam altamente recusados pelo povo, então eles resolveram vender os pedacinhos. É que nem aquele rolo de mortadela grande que se vê pendurado na padaria. Vende 100 gramas hoje, 200 gramas amanhã. Chega um dia, o rolo desaparece. O que eles queriam fazer com a Petrobras era isso”, falou o presidente.
Para o presidente, a Petrobras precisa ser encarada como um patrimônio brasileiro e não deve ser privatizada. Segundo Lula, se a Petrobras já fosse uma empresa privada, os brasileiros iriam sentir ainda mais no bolso o peso da Guerra no Oriente Médio.
“A Petrobras está ganhando mais dinheiro exportando petróleo e o petróleo subiu por causa da Guerra do Irã. Então, esse dinheiro a mais que a Petrobras está ganhando, estamos cobrando do imposto da exportação do petróleo para que a gente possa subsidiar o preço do diesel e da gasolina para não sobrar no bolso do brasileiro e no [bolso do] motorista de caminhão ou de carro. Estamos tirando dinheiro do Orçamento do governo para não permitir que esse prejuízo chegue ao povo brasileiro porque ele não tem culpa da guerra do Irã. A guerra do Irã é culpa do Trump”, afirmou o presidente.
Lula esteve no interior paulista para visitar a Refinaria de Paulínia (Replan), a maior do país, e acompanhou o anúncio de R$ 37 bilhões de investimentos da Petrobras no estado de São Paulo até 2030.
Segundo a Petrobras, esses recursos serão destinados ao fortalecimento do refino e biorrefino, logística, exploração e produção, descarbonização e geração de energia sustentável e devem gerar 38 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Cerca de R$ 6 bilhões desse valor serão aplicados na Replan, que é a responsável pelo abastecimento de mais de 30% do território brasileiro e que tem capacidade atual de 434 mil barris de petróleo por dia. Com o projeto de ampliação do processamento, o volume deve subir para 459 mil barris por dia.
“E nessa Replan estamos andando, a passos largos, para até o final do ano, fazer combustível de aviação com até 5% de renováveis”, disse a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Segundo ela, a empresa está destinando recursos para melhorar a produção do Campo de Mexilhão, na Bacia de Santos, que é um campo de gás. Magda também declarou que a Petrobras pretende anunciar, em breve, a viabilidade comercial de uma nova descoberta no bloco Aram, no pré-sal da Bacia de Santos.
“Já é uma reserva e já já vamos declarar a sua comercialidade, interligando o primeiro poço de Aram a produzir deste pré-sal e de mais um pré-sal aqui do estado de São Paulo. Vamos ter dois poços a produzir em mais um pré-sal aqui no estado de São Paulo”, disse.
A presidente da Petrobras destacou ainda a participação da empresa na segurança energética do país, principalmente neste momento de conflitos externos.
“A Petrobras é responsável pelo abastecimento de 75% do diesel do território nacional. Mas temos projetos para chegar a 85%. E, no âmbito dessa discussão sobre segurança energética, nos perguntamos por que não 100%. E nos comprometemos, junto ao presidente Lula, a sermos autossuficientes em diesel até 2030 neste país”, falou a presidente da Petrobras.
AGÊNCIA BRASIL
SÃO CARLOS/SP - O programa São Carlos Mais Bonita iniciou nesta semana uma nova etapa de ações na Zona Oeste, com foco especial no grande Santa Felícia. Depois de passar pelas zonas Leste, Norte e Sul, o mutirão chega a uma das regiões mais populosas da cidade, levando serviços de manutenção e melhorias urbanas em larga escala. Segundo o assessor do prefeito
Netto Donato, João Muller, todas as equipes foram mobilizadas para o bairro com serviços de roçada, tapa-buracos, poda de árvores, recomposição asfáltica pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e sinalização viária, no mesmo modelo de mutirão aplicado recentemente no Cidade Aracy, que trouxe resultados positivos e satisfação da população.
Os números da operação que aconteceu no Cidade Aracy e bairros do entorno chamam a atenção: foram retirados 40 caminhões com poda de árvores, 78 caminhões de resíduos sólidos, que somam 1.400 toneladas, além de 658.000 m² de roçada e 48 caminhões de cata-treco. Já o SAAE limpou 869 bocas de lobo, realizou 1.750 m² de tapa-buracos e tapou 60 valetas na região, perfazendo 250m². O trânsito promoveu a sinalização viária horizontal, com 4 mil m² executados. A proposta é repetir o formato integrado de trabalho, reunindo diferentes setores da administração municipal para acelerar os serviços e dar mais visibilidade às melhorias. “A intenção é que o cidadão tenha o sentimento de que o município passou por lá e fez a parte dele”, destacou Muller.
“O grande Santa Felícia, por concentrar grande fluxo de moradores e comércio, torna-se estratégico para a expansão do programa. A expectativa é que, assim como ocorreu em outras regiões, os mutirões tragam impactos positivos na mobilidade, segurança e qualidade de vida da população”, finalizou o assessor do prefeito Netto Donato.
Nova estrutura vai reforçar o abastecimento da Grande Cidade Aracy e beneficiar cerca de 60 mil pessoas.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) e a Prefeitura Municipal inauguraram, na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, o Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho, localizado na Avenida Faber, s/nº, esquina com a Rua José Censoni, no Distrito Industrial Miguel Abdelnur.
O evento contou com a presença do prefeito Netto Donato, do presidente do SAAE, Derike Contri, dos vereadores Bruno Zancheta e Malabim, além do vereador Dé Alvim, que representou o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes. Também estiveram presentes secretários municipais e diversos servidores da autarquia e da Prefeitura Municipal de São Carlos.
ESTRUTURA DO POÇO – O Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho conta com um poço tubular profundo de 320 metros, com capacidade de vazão de 200 m³/h, além de um reservatório apoiado cilíndrico metálico com capacidade para 2.650 m³ de água, o equivalente a 2,6 milhões de litros.
A estrutura inclui ainda casa de bombas, casa de química e cabine de energia elétrica, garantindo as condições necessárias para o pleno funcionamento operacional do sistema. A obra contempla também uma adutora de 2.217 metros de extensão e 250 milímetros de diâmetro, responsável pela interligação entre o reservatório do Cedrinho e a região do CDHU.
MAIS SEGURANÇA HÍDRICA – Com a implantação do novo centro de produção, aproximadamente 60 mil habitantes serão beneficiados direta e indiretamente, fortalecendo a infraestrutura de saneamento e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Além de ampliar a capacidade de abastecimento da região, a obra permitirá aliviar o sistema da Vila Alpes, garantindo maior flexibilidade operacional entre os centros de reservação e distribuição do SAAE e mais estabilidade no fornecimento de água.
Segundo o vereador Dé Alvim, o Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho já tem provocado impactos positivos no abastecimento de água da região sul de São Carlos. “Essa entrega veio em boa hora e já é possível perceber os impactos. No bairro Presidente Collor, onde faltava água constantemente, todos os dias, a situação já melhorou bastante. Na Grande Cidade Aracy, que também enfrentava falta d’água diária, o problema foi significativamente reduzido. Esse é o trabalho da Prefeitura, do SAAE e da Câmara Municipal, melhorando a qualidade de vida, principalmente da população da Grande Cidade Aracy”, afirmou.
O prefeito Netto Donato destacou que a nova estrutura representa um importante avanço para o sistema de abastecimento de São Carlos, especialmente para a Grande Cidade Aracy, uma das regiões mais populosas do município. “O Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho representa, sem dúvida, um divisor de águas para o abastecimento da região sul de São Carlos, especialmente para a Grande Cidade Aracy. Hoje, a cidade passa a contar com mais 2,6 milhões de litros de água para atender uma população de aproximadamente 60 mil pessoas, beneficiando principalmente os moradores da região do Presidente Collor, da Cidade Aracy, além do CDHU e da Vila Alpes. Essa nova estrutura vai amenizar significativamente um problema crônico de falta d’água enfrentado há mais de 30 anos por essa população”, destacou o prefeito.
O chefe do Executivo ressaltou ainda que o trabalho de melhoria do abastecimento continuará com novas intervenções estruturantes. “Esse é um trabalho que não para. O próximo passo é a setorização de toda a Grande Cidade Aracy. Não é um processo rápido, mas é um investimento que traz resultados concretos. Tenho certeza de que, daqui a alguns anos, a população vai olhar para trás, lembrar do tempo em que a falta d’água era diária e reconhecer o quanto avançamos. Esse problema começou a ser resolvido graças ao trabalho conjunto do SAAE, da Prefeitura Municipal e de todos os profissionais envolvidos”, afirmou.
INVESTIMENTO QUE GERA RESULTADOS – Com investimento de R$ 10,3 milhões, viabilizado por meio de financiamento do Banco do Brasil, a obra foi supervisionada por engenheiros e técnicos do SAAE. A execução ficou sob responsabilidade do consórcio “Eficiência São Carlos/Cedrinho”, formado pelas empresas RHS Controls e Uniper.
De acordo com o presidente do SAAE, Derike Contri, o Poço do Cedrinho representa um avanço estratégico para o abastecimento do município e um legado para as próximas gerações. “Estamos entregando uma obra estruturante, pensada para garantir mais segurança hídrica, eficiência operacional e qualidade no abastecimento de uma das regiões mais populosas de São Carlos. O Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cedrinho representa um investimento no presente e no futuro da cidade, ampliando a capacidade do sistema e proporcionando mais estabilidade no fornecimento de água para milhares de famílias”, destacou.
O prefeito Netto Donato ressaltou a importância do investimento realizado para viabilizar a obra. “Estamos falando de um aporte superior a R$ 10,3 milhões em uma estrutura que demandou mais de 12 meses de execução. Muitas vezes, esse tipo de investimento não é algo visível ou estético, não está no centro da cidade, mas faz toda a diferença dentro da casa das pessoas. É assim que temos cuidado das finanças do município: priorizando investimentos estruturantes, que geram benefícios diretos e melhoram a qualidade de vida da população”, finalizou.
SÃO CARLOS/SP - A cultura japonesa foi destaque em São Carlos no último fim de semana com a realização da 15ª edição do São Carlos Matsuri. Segundo os organizadores, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo festival realizado no sábado e domingo (16 e 17 de maio), na área externa do Campus I da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery.
O evento foi promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Câmara Municipal, a FESC e entidades da comunidade japonesa, responsáveis pela gastronomia e pelas atrações culturais.
Durante os dois dias de programação, o público acompanhou apresentações de danças tradicionais, performances de k-pop, shows de taikô, os tradicionais tambores japoneses, além de demonstrações de artes marciais, oficinas e atividades recreativas para toda a família.
A gastronomia oriental foi um dos principais atrativos do festival, com pratos típicos como yakisoba, tempurá, doces tradicionais e sorvete frito, que atraíram grande público ao longo do evento.
O Matsuri também contou com oficinas de desenho e origami, exposição de ikebana, bazar temático e estandes com produtos ligados à cultura japonesa. Para as crianças, a programação incluiu área kids, brincadeiras e atividades recreativas.
A entrada foi gratuita, com arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis destinados a projetos sociais do município.
Criado em 2008, durante as comemorações do Sesquicentenário de São Carlos, o Matsuri se consolidou como um dos principais eventos culturais da cidade, integrando o calendário oficial do município.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou o sucesso da edição e agradeceu o apoio da Câmara Municipal, por meio de emenda parlamentar destinada pelo vereador Lineu Navarro, além do suporte do prefeito Netto Donato, do presidente da Câmara, Lucão Fernandes, e do presidente da FESC, Eduardo Cotrim.
Segundo o secretário, cerca de 500 pessoas participaram das apresentações culturais e aproximadamente 400 atuaram na infraestrutura e organização das barracas, grande parte de forma voluntária.
“O 15º Matsuri foi um sucesso, reunindo milhares de pessoas em um ambiente familiar e seguro. O festival mostra o quanto a comunidade japonesa, presente há décadas em São Carlos, é querida e valorizada pela população”, ressaltou Leandro Severo.
Representando a comunidade japonesa, a presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos (ACENB), Neusa Kurimori, definiu o evento como uma festa tradicional e aguardada pela população.
“É uma festa alegre, gostosa e que se fortaleceu graças ao trabalho conjunto entre o poder público e as entidades da colônia japonesa. Ficamos felizes em receber milhares de famílias que puderam conhecer um pouco mais da cultura e da gastronomia japonesa”, afirmou.
A abertura oficial do evento, realizada no sábado à noite, contou com a presença do vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato, além do presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, e do presidente da FESC, Eduardo Cotrim.
SÃO CARLOS/SP - Os secretários municipais de São Carlos, Leonardo Lázaro, da Gestão da Cidade e Infraestrutura, e Rafinha Almeida, da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, participaram nesta segunda-feira (18/05), na capital paulista, do Inova SP 2026, evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
O encontro reuniu prefeitos, vereadores, gestores públicos e representantes de órgãos de controle, universidades e do setor produtivo para discutir temas ligados à inovação, transformação digital, inteligência artificial, desburocratização e soluções voltadas à eficiência da gestão pública.
Durante a programação, os secretários estiveram com o presidente da FIESP, Paulo Skaf, reforçando o compromisso da administração municipal com a modernização dos serviços públicos e a busca por soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população.
Leonardo Lázaro destacou a importância da troca de experiências e da adoção de novas ferramentas para a administração pública. Segundo ele, São Carlos busca fortalecer uma gestão eficiente, inteligente e conectada às demandas da população, especialmente nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana e prestação de serviços públicos.
Já Rafinha Almeida ressaltou que a inovação deve caminhar junto com a inclusão e a acessibilidade. De acordo com o secretário, o objetivo é garantir que a modernização da gestão pública também beneficie as pessoas com deficiência, promovendo mais autonomia, acessibilidade e inclusão no município.
O Inova SP 2026 foi promovido em parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo.
SÃO CARLOS/SP - Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Texas A&M University (EUA) revelou resultados promissores no tratamento de dores e lesões mamilares em mulheres que amamentam. A pesquisa, publicada no periódico científico ”American Journal of Medical and Clinical Sciences”, demonstrou que a aplicação de laser de baixa intensidade associada à orientação profissional sobre técnicas de amamentação acelera a cicatrização dos mamilos e reduz significativamente a dor durante o aleitamento.
O estudo foi realizado entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024 na maternidade Dona Francisca Cintra Silva, da Santa Casa de São Carlos. Participaram 16 mulheres em período pós-parto, todas com lesões mamilares e dores associadas à amamentação. As voluntárias foram divididas em dois grupos: um recebeu apenas orientações sobre cuidados e técnicas corretas de amamentação; o outro recebeu o mesmo acompanhamento aliado à terapia com laser de baixa intensidade.
De acordo com os pesquisadores, as lesões nos mamilos são um dos principais fatores que levam ao desmame precoce. Entre as causas mais comuns estão a pega incorreta do bebê, posicionamento inadequado durante a amamentação e ausência de orientação preventiva. A dor e o desconforto provocados pelas fissuras podem comprometer a continuidade do aleitamento materno, considerado pela Organização Mundial da Saúde essencial para a saúde do bebê e da mãe.
Os resultados apontaram melhora em ambos os grupos, mas as mulheres submetidas ao laser apresentaram recuperação mais rápida e maior redução da dor. Segundo os dados da pesquisa, a área das lesões diminuiu cerca de 45,6% no grupo tratado com laser, contra 25,8% no grupo que recebeu apenas orientações tradicionais. A intensidade da dor também caiu de forma mais expressiva entre as participantes submetidas à terapia luminosa.
Entre as principais vantagens observadas para as pacientes está o alívio quase imediato da dor após as aplicações do laser, permitindo que muitas mulheres retomassem a amamentação com mais segurança e confiança. As participantes também relataram menor desconforto durante as mamadas, redução do medo de amamentar e maior tranquilidade emocional no período pós-parto.
Outro benefício identificado foi a aceleração da cicatrização das fissuras mamilares, diminuindo o risco de agravamento das lesões e possíveis infecções. O tratamento ainda se mostrou não invasivo, indolor e sem efeitos colaterais importantes, o que favorece sua utilização em maternidades e serviços de apoio à amamentação.
Segundo a pesquisadora do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), Drª Fernanda Mansano Carbinatto, uma das autoras principais do estudo “O equipamento utilizado pelos pesquisadores possui um adaptador desenvolvido no Instituto de Física de São Carlos, capaz de ampliar a área de irradiação da luz e distribuir o feixe de forma uniforme sobre o mamilo e a aréola. A tecnologia evita o contato direto com a pele lesionada e reduz o risco de efeitos adversos, como aquecimento excessivo e desconforto”, sublinha.
Os autores explicam que a chamada fotobiomodulação atua estimulando processos celulares relacionados à cicatrização, redução da inflamação e alívio da dor. A luz do laser interage com componentes celulares, favorecendo a produção de energia nas células e acelerando a regeneração dos tecidos lesionados.
Além dos benefícios físicos, os pesquisadores destacam impactos positivos emocionais e sociais para as mães. A redução da dor e a melhora das lesões contribuem para a continuidade do aleitamento materno exclusivo, fortalecendo o vínculo entre mãe e bebê e reduzindo a frustração frequentemente associada às dificuldades da amamentação.
A pesquisa conclui que o uso do laser de baixa intensidade pode se tornar um importante aliado dos profissionais de saúde no cuidado às lactantes, contribuindo para a permanência da amamentação e para a melhora da qualidade de vida das mães no período pós-parto.
Confira o original deste estudo –
SÃO CARLOS/SP - Nessa semana, teremos o I Congresso Internacional Humanização dos Cuidados em Dor Pediátrica (HUPEDCARE), em conjunto com o II Congresso de Dor Infantil e Cuidados Paliativos Pediátricos e o II Simpósio de Tecnologias em Saúde Infantil.
O evento será totalmente gratuito e ocorrerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2026, em São Carlos (SP). Ele está sendo organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio de outras universidades brasileiras e da União Europeia pelo programa Erasmus+.
O Congresso já conta com mais de 150 palestrantes e 800 inscritos, incluindo estudantes, médicos, residentes e outros profissionais da saúde de 40 universidades da América Latina, África e Europa, bem como instituições brasileiras de destaque — entre elas, o Laboratório de Bioengenharia do ITA, o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Sírio-Libanês, a USP, a UNIFESP e a UFSCar — compondo um panorama nacional e internacional de excelência em ensino, pesquisa e inovação em saúde.
O evento tem como presidente a Dra. Esther Angélica Luiz Ferreira, médica e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, e tem como objetivo promover a atualização científica, a integração multiprofissional e a discussão de práticas baseadas em evidência no manejo da dor pediátrica, cuidados paliativos e inovações tecnológicas em saúde infantil, com enfoque na humanização do cuidado.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.