fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 22 Fevereiro 2022

SÃO CARLOS/SP - Na manhã desta quarta-feira (23), o vereador Ubirajara Teixeira, o Bira (PSD), esteve na cidade de Sorocaba, junto do secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo e do responsável pela frota de veículos da Secretaria de Saúde, Marcos Zani, para receber duas ambulâncias zero km, modelo Renault Master, TIPO A, conquistadas pelo parlamentar através de emendas dos deputados estaduais, Cézar (PSDB) e Alex de Madureira (PSD).

 Uma das ambulâncias que chega a São Carlos teve seu pedido feito por Bira em 17 de fevereiro de 2021, quando esteve no gabinete do deputado Alex de Madureira na Assembleia Legislativa em São Paulo. A outra foi solicitada pelo vereador quando o deputado Cézar esteve na Câmara Municipal de São Carlos em 21 de maio de 2021. Os dois deputados prontamente atenderam aos pedidos do parlamentar são-carlense e agora os veículos que serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde foram liberados pelo Governo do Estado de São Paulo e estarão à disposição da população.

 Os veículos conquistados por Bira serão utilizados principalmente por pessoas acamadas que fazem tratamento tanto internamente quanto fora de São Carlos, ou seja, pelas pessoas que necessitam de tratamento em outros municípios da região.

 “Esse é o resultado de todas as viagens, cobranças e parcerias firmadas com esses deputados durante meu primeiro ano de mandato. Poder entregar duas ambulâncias para a nossa população é a realização de um trabalho de muita luta durante este período”, destacou Bira, que desde o primeiro dia de mandato vem atuando firmemente por melhorias na saúde local. Tendo visto de perto as pessoas que necessitavam realizar hemodiálise, quimioterapia e outros tratamentos encontrando dificuldades, Bira havia se comprometido a, quando eleito vereador, buscar auxílio para que o Município pudesse oferecer melhores condições e conforto para todos.

Publicado em Política
Quarta, 23 Fevereiro 2022 17:16

GM apreende drogas na região do CDHU

SÃO CARLOS/SP - Entorpecentes foram apreendidos na tarde de hoje, 23, na Rua Inajá, na região do CDHU, em São Carlos.

A Guarda Municipal realizava patrulhamento, quando avistou o sujeito que aparentou nervosismo com a presença dos GMs. O mesmo foi abordado e nada de ilícito foi encontrado, porém como o local é conhecido nos meios policiais, a cachorra K9 Índia entrou em ação.

Durante o farejamento a cachorra localizou entre os trilhos da via férrea 60 porções de maconha, 112 pedras de crack, 108 pinos de cocaína e R$ 20,00 em dinheiro.

A droga e o dinheiro foram apresentados à Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

Com a descentralização, reforço de equipe e novo canal de comunicação a fila de espera por agendamento acabou

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, descentralizou os serviços do setor de Cadastro Único (CadÚnico) com a abertura de uma unidade de atendimento no bairro Cidade Aracy II, localizada na rua Lucy Serillo, nº 155, no mesmo prédio do posto do SAAE. A forma de acesso é através de agendamento ou demanda espontânea respeitando a capacidade de 350 atendimentos por semana e seguindo os protocolos sanitários para evitar filas e aglomeração.

Também pode ser utilizado o canal de comunicação do WhatsApp pelo número 99629-2535 caso a pessoa preferir.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações

Desde 2003 o Cadastro vem sendo usado para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão de benefícios do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), entre outros. 

Em São Carlos a Secretaria de Cidadania e Assistência Social atendia os beneficiários somente na Seção de Gestão de Programas de Transferência de Renda e Cadastro Único, localizado na rua Conde do Pinhal, nº 1.415. Com a pandemia o atendimento deixou de ser presencial e passou ser somente pelo telefone. 

“Em outubro do ano passado iniciamos mudanças na gestão da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e com essas alterações podemos verificar uma evolução em diversos pontos na Seção de Cadastro Único. Começamos com um novo canal de comunicação através do WhatsApp. Com a retomada do atendimento presencial em dezembro de 2021, ainda com todos os protocolos sanitários, conseguimos aumentar o número de servidores na Seção e acabamos com uma fila de espera para atendimento que já tinha 1.200 pessoas”, afirma a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.

A secretária afirmou, ainda, que foi realizado um estudo e que das 800 pessoas que procuravam o CadÚnico, muitas famílias residiam na região do grande Cidade Aracy. “Por isso decidimos abrir uma unidade no bairro, o que agilizou muito o atendimento. No Aracy recebemos cerca de 300 pessoas por semana e na unidade aqui do centro aproximadamente 500 pessoas”.

Estão cadastradas no CadÚnico 16.887 famílias, sendo que 7.988 já recebem o Auxílio Família, 2.894 pessoas o BPC (Benefício de Prestação Continuada), 1.050 recebem o Cartão Municipal Alimentação, 1.600 famílias recebem cesta básica pelo município que também ajuda famílias em situação de vulnerabilidade com 190 vale gás mensalmente.

A secretária Vanessa Soriano apresentou um relatório ao prefeito Airton Garcia do resultado da descentralização e ele imediatamente solicitou que uma outra unidade do CadÚnico seja instalada no bairro São Carlos VIII. “A Prefeitura, sempre que tiver condições, deve levar os serviços públicos para perto da população”, finalizou o prefeito.

Publicado em Cidadania

A cantora de São Carlos contou sobre a escolha da música e os desafios que a levaram a estar no time da Ludmila no reality show

 

SÃO CARLOS/SP - A cantora Regina Dias, experimenta novas sensações ao estar presente pela primeira vez em um “reality show”. A trajetória de 40 anos na música, calcada na MPB, abriu perspectiva para participação da edição 2022 do The Voice+ na rede Globo. Ela está no time da Ludmila.

A conquista da vaga foi com a música “Casa no Campo”, escrita por Tavito e Zé Rodrix e que fez sucesso na voz de Elis Regina em 1972. “Cantar músicas interpretadas por Elis Regina me faz sentir confortável uma vez que já venho realizando há anos, shows temáticos como o “Elis por Regina” que percorreu vários palcos do Brasil ”.

Regina Dias se mostra uma fã incondicional e conhecedora da obra deixada por Elis. “Casa no Campo trata-se de composição forte que exige interpretação apurada”, revelou.

O desafio de levar esta canção na estreia do The Voice+ foi uma escolha bastante ousada. Arriscou e petiscou uma vaga no reality show. “A escolha da música e da interpretação foram feitas para atingir e sensibilizar os técnicos com o objetivo de virarem as cadeiras, aprovando a minha inclusão no programa”.

A experiência, disse Regina Dias, trouxe um misto de sensações e expectativas que inevitavelmente abrigaram a ansiedade. Porém, tudo se aplacou com a satisfação de ter sido selecionada. As ambiguidades da vida colocaram na mesma balança, em pontos opostos, o nervosismo e a segurança adquirida nos anos de experiência profissional.

“Estar em um veículo de comunicação com alcance de milhões de espectadores e competir com cantores de diversos espectros da música brasileira despertou em mim um sentimento de pleno prazer. Tudo muito inovador e diferente”. A cantora ainda reforçou: “O programa, agrega a qualquer profissional da área uma visibilidade que poucos veículos alcançam. ”

 

Desafio

Regina Dias disse ter feito, a pedido da produção do The Voice+, uma relação de mais de 20 músicas prediletas que poderiam ser apresentadas no decorrer do programa. A lista refletiu canções de domínio que já estão no esteio de sua carreira e que compatibiliza com o propósito do programa.

“Não foi fácil optar pela seleção do repertório e deixar de fora inúmeras outras composições importantes e interessantes, que por vezes, retratam épocas e movimentos importantes da história da música brasileira”.

A trajetória de quatro décadas lhe trouxe experiências múltiplas e inúmeros desafios no palco. Com isto, veio o alicerce para a sua confiança no momento da apresentação. “Várias experiências me trouxeram amadurecimento e acrescentou muito para uma performance mais segura e profissional em cena”.

 

Afeto

Regina Dias se surpreendeu com a resposta imediata que recebeu do seu público após a participação no programa. Certa que a sua classificação lhe trouxe visibilidade como cantora, o que não deixa de ser um brinde à dedicação dos 40 anos de trabalho com a música, voltado a um público extenso e diversificado. “Impressionou-me a velocidade com que isso aconteceu em tão pouco tempo, desde o momento em que apareci na tela da TV. Esse grau de projeção e repercussão foi deslumbrante, fiquei maravilhada com a dimensão alcançada pela mídia, assim como as redes sociais”.

Regina recebeu manifestações calorosas de pessoas de várias partes do país, amigos, desconhecidos, curiosos, provando que a música é o instrumento natural de aproximação entre as pessoas. Houve avaliações favoráveis de críticos musicais, o que a estimulou a continuar na mesma trilha.

 

Perspectiva

Regina Dias não parou de produzir. Ao colocar os desafios no lugar certo, prontos para serem transpostos, a cantora disse que o momento está voltado em alcançar novas oportunidades de trabalho com a música, novos palcos, novos projetos, garantir, assim, a vitalidade e energia para executá-los.

Entre os projetos que recebem atenção está a realização de pequenas turnês nacionais e internacionais para apresentar a genuína MPB e a derivação mais moderna deste estilo, em outros países. “Gosto de cantar, de me embalar com a música, ter para quem cantar, produzir, criar novas propostas e me realizar do mais simples ao palco mais elaborado”.

Ela foi contemplada com a gravação de mais um álbum pelo edital do PROAC do governo de São Paulo. A produção está adiantada e a previsão de lançamento aponta para o meio do ano. “Será uma homenagem ao cantor, compositor Luis Vagner Guitarreiro, que é referência na black music, no samba-rock e no reggae brasileiro”.

Este trabalho já pode ser degustado com o single “Despertar” que já está disponível nas plataformas digitais de música. A canção foi oferecida por Luis Wagner a Regina, poucos meses antes de falecer. “Felizmente ele pode acompanhar a elaboração e o resultado da gravação. Foi um prazer receber a aprovação do arranjo e interpretação”.

Projetos de EP e um novo single estão em andamento, além de mais um novo álbum para 2023, que está em fase de seleção musical. “Almejo maior alcance entre as pessoas e penso que esse momento seja perfeitamente favorável”.

 

Histórico

Regina Dias tem três álbuns lançados: Fantástico Urbano (2014), Rasante (2017), A Música Cantada de Paulinho Nogueira (2019), considerados por ela registros importantes da carreira. Como vocalista do grupo Hamilton e Seus Estados gravou o álbum Cantos do Brasil (2004). Todos eles presentem em todas as plataformas digitais.

Publicado em Pop & Arte

Ação ocorreu em Álvares Machado, no interior do Estado

 

ÁLVARES MACHADO/SP - A Polícia Militar, por meio do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), flagrou o descarregamento de uma carga de pneus de origem estrangeira e sem nota fiscal, na última segunda-feira (21), em Álvares Machado.

Uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) participava da operação “Interior Mais Seguro”, pela Rodovia Júlio Budiski (SP-501), quando flagrou o descarregamento de 22 pneus de veículo de carga, de marcas diversas, oriundos do Paraguai e sem a documentação necessária.

As mercadorias estavam sendo retiradas de um caminhão, sendo abordados o seu condutor e também o proprietário do estabelecimento que receberia a carga.

Auditores da Receita Federal foram acionadas e estiveram no local para recolher as mercadorias. A dupla foi autuada e liberada, juntamente como o caminhão.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, entregou nesta quarta-feira (23/02), os certificados do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a primeira turma de servidores públicos municipais.

O curso com 45 horas aulas foi ministrado na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Francisco Maricondi, 375, na Vila Marina, por profissionais do SENAC São Carlos. A capacitação atende determinações legais e constantes da Lei Nº 13.146/2015 que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência. 

Cada turma é composta por 20 alunos. Nessa primeira capacitação foram certificados 17 servidores, sendo que 3 não cumpriram a carga horária mínima exigida.

De acordo com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, uma nova turma já foi formada. “A aulas dessa segunda turma, formada por servidores da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde que trabalham com o atendimento ao cidadão, já estão sendo ministradas no SENAC. Como a demanda é alta, vamos assinar novos contratos para atender todas as pastas”, explicou a secretária.

Lucinha Garcia, disse, ainda, que será oferecido o módulo II do curso, porém enfatizou que ninguém vai se tornar interprete de libras. “A ideia e que estejam preparados e com noções para fazer o atendimento inicial das pessoas surdas”, finaliza a secretária.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua natural que os surdos do Brasil usam. Tal como a língua portuguesa, a espanhola, inglesa ou qualquer outra. O curso ofertado tem como objetivo possibilitar aos profissionais que trabalham com atendimento ao público uma melhor comunicação entre os surdos e ouvintes, através do aprendizado dos sinais básicos para uma comunicação em Libras.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - O Grupo de Apoio Motorizado (GAM), realizando patrulhamento preventivo na madrugada de hoje, 23, apreendeu um hidrômetro e deteve duas pessoas na Avenida Sallum, na Vila Prado, em São Carlos.

Os GMs se depararam com D.A.C, e S.S, em atitude suspeita, pois estavam com algo na mão enrolado em um cobertor. A dupla foi abordada e no meio do cobertor havia um hidrômetro. Ao serem questionados afirmaram ter subtraído na esquina da Av. Sallum com a Travessa 7.

O GAM se dirigiu até a travessa 7 e constatou a veracidade dos fatos, onde acionou o proprietário e todos foram conduzidos até o Plantão Policial.

O Boletim de Ocorrência foi registrado e os envolvidos liberados.

Publicado em Policial

Prettos, dupla formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira, cantores, instrumentistas, compositores, arranjadores, atores e produtores.

A apresentação será dia 25 de fevereiro, sexta-feira, às 20h no teatro da unidade com venda de ingressos.

 

SÃO CARLOS/SP - Os irmãos integraram o Quinteto em Branco e Preto por 18 anos, sendo vencedores do 24º Prêmio da Música Brasileira. Lançaram 4 CD’s com o grupo, além das participações em projetos especiais em CD e DVD como: Adoniran Barbosa 100 anos, Ataulfo Alves 100 anos, Prata da Casa (Sesc SP) e nos trabalhos de outros artistas como: Fabiana Cozza, Dona Inah, Osvaldinho da Cuíca, Jair Rodrigues, Beth Carvalho, Emicida, A 4vozes, Nei Lopes e Samba Social Fino. Fundaram no ano 2000 o projeto “Comunidade Samba da Vela”, movimento de grande expressão na cena do samba brasileiro, espelho e referência para o surgimento de mais 100 comunidades de samba na cidade de São Paulo.

Possuem ampla projeção internacional, se apresentaram em países como: USA, África do Sul, Itália, Portugal, Perú, Equador, França, Suiça e Alemanha e nos conceituados Festivais como: Montreux Jazz Festival (Suiça) Festival Latino-Americano (Itália), Festival de Vienne (França) Viva Afro Brasil Festival (Alemanha), Festival Artes - I Live (África do Sul).

A dupla ao longo de sua carreira, realizaram várias parcerias em projetos que vão, do tradicional Samba de Raiz à Gafieira, Orquestras Sinfônicas, Hip-Hop, Samba Rock, Pagode e Pop, contextualizando o samba em várias vertentes, além dos projetos de shows de tributos.

Dividiram palco com grandes nomes de nossa música como: Monarco da Portela, Jorge Aragão, Paulinho da Viola, Emicida, Gilberto Gil, Wilson das Neves, Ivete Sangalo, Paulo Cesar Pinheiro, Maria Rita, Moacyr Luz, Danilo Caymmi, Nelson Sargento, Martinho da Vila, Noite Ilustrada, Paula Lima, Arlindo Cruz, Monica Salmaso, Paulo Miklos, Caetano Veloso.

Possuem mais de 100 composições gravadas por artistas como: Maria Rita, Alcione, Jair Rodrigues, Beth Carvalho, Nei Lopes, Samba da Vela, Quinteto em Branco e Preto, Osvaldinho da Cuíca, Fabiana Cozza entre outros. O novo álbum “Essência da Origem”, mergulha na diversidade cultural do país e permite a expressão mais pura e essencial do povo brasileiro e suas influências. Traz um repertório autoral, com arranjos e produção assinadas pelos irmãos.

A dupla mostra neste novo trabalho, o samba e suas várias vertentes, uma viagem incrível e altamente

significativa para a cultura brasileira, visando apresentar o samba influenciado por gêneros como; jazz, pop, hip hop, baião, rock, latino, regional, dentre outros ritmos.

As principais influências musicais que tiveram ao longo da carreira, trouxeram a possibilidade, não

de fundir, e sim de mesclar esses gêneros, realizando assim um trabalho criativo e envolvente.

Para abrilhantar ainda mais o CD, contam também com as participações especiais do Rapper

“Emicida” e do Violonista “Alessandro Penezzi”.

Pelo telefone... na linha do tempo do samba

Em 1916, ano de composição e registro do primeiro samba oficialmente gravado no Brasil, “Pelo

Telefone”, com uma história bastante polêmica, torna-se sucesso no carnaval de 1917.

O espetáculo viaja na linha do tempo, até os dias atuais, o projeto visa celebrar os “100

anos de Samba”, o repertório visita a obra de grandes bambas, como: Assis Valente, Geraldo

Filme, Adoniran Barbosa, Zé Keti, Ataulfo Alves, Silas de Oliveira, Benito di Paula, Ary Barroso,

Geraldo Pereira, Candeia, Noel Rosa, Anescarzinho do Salgueiro, Paulinho da Viola, Zeca

Pagodinho, Martinho da Vila, Cartola, Venâncio, Donga, “...e muitos outros mais”

 

A escolha do repertório, foi cuidadosamente pensada, adotaram como critério, a palavra - “Samba”.

E que todas as composições tivessem em sua letra, fazendo assim, uma crônica com o

cotidiano, em uma verdadeira declaração de amor, exaltando ainda mais, um dos maiores

alicerces da nossa música popular brasileira, o “Samba”.

 

O primeiro samba gravado, “Pelo Telefone”, já tratava de uma das maiores tecnologias da

época, “o telefone”, recurso ainda atual e indispensável nos dias de hoje, e mesmo com 100

anos, o samba sempre esteve no futuro, sempre foi moderno e atual, sem perder suas raízes.

Viajando na linha do tempo, o público irá presenciar uma conversa “pelo telefone” com

alguns baluartes do passado, como isso será possível? A mágica só será revelada durante o

espetáculo...

 

“O samba é a veia dorsal da música popular brasileira, e que deve ser

reverenciado por nós em respeito aos grandes mestres que moldaram a nossa

história e deixaram um legado de suma importância”

Magnu Sousá

“Dentre inúmeras formas, escolhemos algumas que sintetizam épocas,

lugares e maneiras diferentes de se fazer samba. Optamos por exaltar o

samba com as mais belas composições em sua homenagem.”

Maurílio de Oliveira

Serviço:

Data: 25 de fevereiro, sexta-feira.

Horário: 20h.

Ingressos: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia); R$ 15,00 (credencial plena). Lugares limitados.

 

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Bruno Zancheta (PL), Elton Carvalho (Republicanos), Lucão Fernandes (MDB), Cidinha do Oncológico (PP) e Sérgio Rocha (PTB), os três últimos membros da Comissão de Saúde do Legislativo, protocolaram um ofício ao presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a questão de melhorias gerais nas Unidades de Saúde (UBSs/USFs/UPAs) do município.

 Os parlamentares salientaram: “Dada a relevância do tema, solicitamos em conjunto a realização dessa audiência pública para que possamos buscar soluções definitivas. Nosso intuito é claro: qualidade de trabalho para os servidores e bom atendimento para a população”. 

 “Quando unimos forças, as coisas acontecem, por isso, vereadores, mais a Comissão de Saúde, resolvemos juntos trazer a discussão desse tema para o Legislativo Municipal. A Câmara tem sido sempre protagonista dos principais temas de São Carlos, temos certeza que dessa vez não será diferente”, enfatizaram os vereadores.

Publicado em Política
  • Pesquisa avaliou as populações de antas no bioma mais devastado do Brasil, onde sua distribuição está restrita a 1,78% do extensão original. Foram identificadas 48 populações, a maioria isolada em pequenos fragmentos de floresta onde vivem pouquíssimos indivíduos. Apenas entre 3 e 14 populações de antas são viáveis no longo prazo.
  • O isolamento se dá sobretudo pela grande malha viária na região do bioma, responsável também pelo grande número de atropelamento de antas.
  • Os pesquisadores, porém, estão otimistas: o estudo revelou que as antas da Mata Atlântica permanecem estáveis ou com indícios de aumento um alívio diante do cenário sombrio de décadas atrás. 

Se te chamarem de anta, receba o insulto como um elogio.

Poucos animais são tão essenciais, subestimados e perseguidos como o Tapirus terrestris, maior mamífero terrestre nativo da América do Sul e um dos mais eficientes promotores de biodiversidade do planeta.

No Brasil, onde virou termo pejorativo (ao contrário do senso comum, a anta é inteligente e tem alta concentração de neurônios, similar ao elefante), foi caçada até quase sumir do mapa da Mata Atlântica e entrar na lista de espécies vulneráveis.

Conhecido pela habilidade de manter o equilíbrio da diversidade de plantas ao dispersar importantes sementes por grandes extensões, como indicou um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o bicho ganhou a fama de jardineiro das florestas.

A virada de jogo da anta-brasileira na Mata Atlântica, contudo, depende de ações urgentes para neutralizar o isolamento da população, agravado pela grande malha rodoviária da região, que dificulta o trânsito de antas entre diferentes fragmentos de florestas, não raro resultando em atropelamentos.

É o que indicou um estudo feito pelo norte-americano Kevin Flesher, pesquisador do Centro de Estudos da Biodiversidade da Reserva Ecológica Michelin, na Bahia, e a brasileira Patrícia Medici, cofundadora do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e uma das maiores especialistas em anta no mundo, que estimou sua distribuição e o estado de conservação na Mata Atlântica do continente sul-americano.

Publicado na revista Neotropical Biology and Conservation, o levantamento revelou que, apesar de as antas estarem restritas a 1,78% de sua distribuição original na Mata Atlântica no Brasil, Argentina e Paraguai, os sinais são de que a maioria das populações parece estável ou com indícios de aumento.

A anta persiste vivendo em áreas diminutas, pequenas populações desconectadas e longe de estarem em bom estado de conservação, conta Patrícia Medici. Mas a realidade é que já esteve numa situação muito pior que ocorreu lá atrás, extinguindo esse animal localmente em várias áreas de distribuição na Mata Atlântica. A população se mantém em um platô ao longo das últimas décadas, só que se a gente não intervir de forma criteriosa a situação vai voltar a piorar.

Medici é presidente do grupo de especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), uma rede internacional de 130 membros em 27 países envolvidos na conservação da anta e suas quatro ameaçadas espécies, a anta-brasileira (Tapirus terrestris); a anta-das-montanhas (T. pinchaque), encontrada na Cordilheira dos Andes; a anta-centro-americana (T. bairdii); e a anta-malaia (T. indicus), presente no Sudeste Asiático.

 

Poucas populações serão viáveis em cem anos 

O fundo do poço da anta-sul-americana na Mata Atlântica, que já havia sido eliminada das encostas mais baixas da Serra do Mar do sul do Rio de Janeiro e em partes do Nordeste no final do século 19, ocorreu entre as décadas de 1950 e 1970, período em que os caçadores reduziram as populações remanescentes e as isolaram em florestas mais inacessíveis.

Atualmente, a pesquisa mostrou que existem ao menos 48 populações ocupando 26.654 km2 na Mata Atlântica apenas uma fração da extensão original do bioma, 1,5 milhão de km2. O número estimado de indivíduos no bioma está entre 2.665 e 15.992. A maior população entre mil e 6 mil espécimes está no mosaico formado pelas florestas da província de Misiones, na Argentina, e o contíguo Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Na maior parte dos fragmentos, porém, o número de indivíduos é muito pequeno, alguns mal passando de seis animais, como é o caso da Reserva Biológica da Mata Escura, em Minas Gerais, onde a população se encontra em iminente ameaça de extinção.

A análise de viabilidade populacional, por sua vez, usada para estimar o número de bichos em um local e se este número é o suficiente para sobreviver numa escala de tempo de cem anos, revela um quadro ainda mais preocupante.

Das 48 populações de antas estudas, entre 3 e 14 são viáveis no longo prazo tanto do ponto de vista demográfico, ou seja, se tem indivíduos suficientes para perdurar diante das ameaças presentes na região quanto genético. Neste caso, o risco é de que indivíduos da mesma família cruzem entre si, aniquilando e corroendo a diversidade genética.

A análise de viabilidade populacional é que vai nos dizer se um animal vai apenas persistir no local ou se ele pertence a uma população viável durante cem anos, afirma a pesquisadora brasileira. O número mágico é ter entre 200 e 250 antas, quantidade necessária para estabilizar uma população saudável diante dos impactos e manter a sua viabilidade genética.

De acordo com Kevin Flesher, o risco nas pequenas populações é alto porque que a anta precisa se deslocar muito para encontrar recursos alimentares fora de seu diminuto habitat, o que pode levá-la a ser atropelada ao atravessar uma estrada.

Ao mesmo tempo, o período de gestação das antas acontece em intervalos de três anos, dura 14 meses e gera apenas um filhote, deixando as populações suscetíveis a rápidos declínios, sobretudo se o número de animais naquela área for pequeno. A perda de um único indivíduo pode significar a extinção local.

Na visão de Patrícia Medici, se faz urgente a adoção de medidas que garantam a segurança para os animais transitarem entre os trechos de floresta. Muitos morrem ao tentar cruzar rodovias de alto tráfego como a BR-101, que atravessa a Mata Atlântica brasileira de norte a sul.

Não tenho nenhum pudor ou dúvida em dizer que a principal ameaça as antas no nosso país são os atropelamentos, diz Medici. A malha viária só aumenta e é um problema que tende a aumentar. A estratégia é pegar os pontos críticos de estradas onde comprovadamente morrem muitas antas e preparar planos de mitigação, como passagens inferiores, cercas, placas e radares. Temos ferramentas muito eficientes. O que a gente não tem é vontade política para pressionar os gestores destas rodovias a fazer o que tem que ser feito.

Apesar dos riscos, os pesquisadores veem a situação da anta na Mata Atlântica com certo otimismo, principalmente em populações maiores e em áreas onde a agricultura e a pecuária entraram em declínio.

Pelo que vimos em campo, há uma queda na pressão de caça, especialmente nas serras do Sul e do Sudeste, onde terras que foram colonizadas muitos anos atrás estão sendo abandonadas, as matas estão renascendo e as antas ocupam estes espaços, diz Flesher.

O pesquisador cita um caso: no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Paulo, onde tem uma das populações mais importantes do Brasil, os animais estão começando a descer ao ponto de quase entrar na cidade de Caraguatatuba.

 

 

Por Luís Patriani em Mongabay   

Equipe eCycle

Publicado em Natureza

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.