O selo objetiva fortalecer o vínculo das empresas-filhas cadastradas com a Unicamp e garantir integridade visual ao ecossistema empreendedor da Universidade
CAMPINAS/SP - A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) fez e lançou o selo oficial de empresa-filha da Unicamp, exclusivo para negócios cadastrados na base da Inova Unicamp, no 20º Encontro Anual Unicamp Ventures. A obtenção e o uso do selo são respaldados pela Resolução nº 30/2025 — aprovada na Procuradoria Geral da Unicamp e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Desenvolvido pela área de comunicação da Inova Unicamp, o selo objetiva fortalecer o elo das mais de 1.500 empresas-filhas ativas com a Universidade, aumentar o senso de pertencimento e garantir integridade visual ao ecossistema empreendedor da Unicamp.
O que são as empresas-filhas da Unicamp?
As empresas-filhas são empreendimentos criados por alunos, egressos e profissionais que têm ou tiveram vínculo formal com a Unicamp; ou as startups incubadas e graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); ou ainda as empresas spin-offs acadêmicas, criadas a partir de pesquisas e do conhecimento produzido na Unicamp, independentemente de consistirem em ativos de propriedade intelectual protegidos ou não.
A empresa que desejar se cadastrar como filha da Unicamp deverá submeter sua solicitação à Inova Unicamp, neste formulário. Feito isso e com o cadastro aprovado, a empresa poderá usufruir de todos os benefícios disponíveis para empresas-filhas cadastradas, como obter e usar o selo oficial.
Onde usar o selo de empresa-filha da Unicamp e o que evitar
O uso do selo é guiado por um manual de orientação que demonstra boas práticas de utilização e o que não fazer.
Exemplos de usos PERMITIDOS: o selo deve ser aplicado em comunicações que reforcem a identidade da empresa-filha. É permitido o uso em sites e redes sociais, apresentações, assinaturas de e-mails e materiais de divulgação em feiras, eventos e reuniões.
Exemplos de usos NÃO PERMITIDOS: é proibido o uso em embalagens de produtos ou elementos de entrega de serviços, como uniformes, equipamentos ou frotas. O uso em materiais legais, contábeis ou financeiros (cartões de visita, papel timbrado ou notas fiscais) também não é permitido. Ainda não deve ser usado de forma que sugira aprovação de serviços ou produtos, associação ou participação acionária.
Como obter o selo de empresa-filha da Unicamp
A Resolução nº 30/2025 corrobora que toda empresa-filha cadastrada poderá obter o selo. Para isso:
- A Inova Unicamp enviará um e-mail orientativo, com manual e formulário de ciência e concordância do uso e interesse em obter o selo, para os e-mails das empresas-filhas cadastradas.
- As empresas devem responder ao formulário e atestar ciência das orientações de uso.
- As informações do formulário serão avaliadas pela Inova Unicamp. Estando tudo correto, assim como atestado o de acordo com as regras de uso, o selo e o manual serão enviados para o e-mail informado no formulário.
O selo é exclusivo para empresas-filhas autorizadas mediante o preenchimento e a validação das informações fornecidas no formulário. A infração às regras de utilização resultará na revogação da autorização de uso do selo.
“O selo é uma ferramenta de comunicação que permitirá à empresa-filha mostrar seu vínculo com a Unicamp ao mercado. Por isso, elaboramos, com apoio da área jurídica da Inova, o manual de orientação para a aplicação do selo ser correta e profissional, resguardando a integridade da identidade visual e evitando usos que sugerem aprovação de serviços ou participação acionária, por exemplo”, destaca Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pelo relacionamento entre as empresas-filhas e pela identidade visual do selo e do manual.
As empresas-filhas recém-cadastradas receberão o formulário no e-mail de boas-vindas. Esse método garantirá a adesão contínua ao selo, integrada ao processo de cadastramento.
“O cadastro é essencial para a conformidade e exclusividade do uso do selo. Seremos responsáveis por integrar o formulário às boas-vindas das novas empresas cadastradas e por validar os dados das empresas que demonstrarem interesse no selo. Assim, os empreendedores ficarão cientes das regras e prontos para desfrutar do selo desde o início do nosso relacionamento”, comenta Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, área responsável pelo cadastro das empresas-filhas.































