fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Inova lança selo de empresa-filha da Unicamp Igor Alisson – Inova Unicamp

Inova lança selo de empresa-filha da Unicamp

Escrito por  Dez 05, 2025

O selo objetiva fortalecer o vínculo das empresas-filhas cadastradas com a Unicamp e garantir integridade visual ao ecossistema empreendedor da Universidade


CAMPINAS/SP - A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) fez e lançou o selo oficial de empresa-filha da Unicamp, exclusivo para negócios cadastrados na base da Inova Unicamp, no 20º Encontro Anual Unicamp Ventures. A obtenção e o uso do selo são respaldados pela Resolução nº 30/2025 — aprovada na Procuradoria Geral da Unicamp e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.


Desenvolvido pela área de comunicação da Inova Unicamp, o selo objetiva fortalecer o elo das mais de 1.500 empresas-filhas ativas com a Universidade, aumentar o senso de pertencimento e garantir integridade visual ao ecossistema empreendedor da Unicamp.


O que são as empresas-filhas da Unicamp?


As empresas-filhas são empreendimentos criados por alunos, egressos e profissionais que têm ou tiveram vínculo formal com a Unicamp; ou as startups incubadas e graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); ou ainda as empresas spin-offs acadêmicas, criadas a partir de pesquisas e do conhecimento produzido na Unicamp, independentemente de consistirem em ativos de propriedade intelectual protegidos ou não.


A empresa que desejar se cadastrar como filha da Unicamp deverá submeter sua solicitação à Inova Unicamp, neste formulário. Feito isso e com o cadastro aprovado, a empresa poderá usufruir de todos os benefícios disponíveis para empresas-filhas cadastradas, como obter e usar o selo oficial.

Onde usar o selo de empresa-filha da Unicamp e o que evitar


O uso do selo é guiado por um manual de orientação que demonstra boas práticas de utilização e o que não fazer.


Exemplos de usos PERMITIDOS: o selo deve ser aplicado em comunicações que reforcem a identidade da empresa-filha. É permitido o uso em sites e redes sociais, apresentações, assinaturas de e-mails e materiais de divulgação em feiras, eventos e reuniões.


Exemplos de usos NÃO PERMITIDOS: é proibido o uso em embalagens de produtos ou elementos de entrega de serviços, como uniformes, equipamentos ou frotas. O uso em materiais legais, contábeis ou financeiros (cartões de visita, papel timbrado ou notas fiscais) também não é permitido. Ainda não deve ser usado de forma que sugira aprovação de serviços ou produtos, associação ou participação acionária.


Como obter o selo de empresa-filha da Unicamp


Resolução nº 30/2025 corrobora que toda empresa-filha cadastrada poderá obter o selo. Para isso:

  • A Inova Unicamp enviará um e-mail orientativo, com manual formulário de ciência e concordância do uso e interesse em obter o selo, para os e-mails das empresas-filhas cadastradas.
  • As empresas devem responder ao formulário e atestar ciência das orientações de uso.
  • As informações do formulário serão avaliadas pela Inova Unicamp. Estando tudo correto, assim como atestado o de acordo com as regras de uso, o selo e o manual serão enviados para o e-mail informado no formulário.

O selo é exclusivo para empresas-filhas autorizadas mediante o preenchimento e a validação das informações fornecidas no formulário. A infração às regras de utilização resultará na revogação da autorização de uso do selo.

 

“O selo é uma ferramenta de comunicação que permitirá à empresa-filha mostrar seu vínculo com a Unicamp ao mercado. Por isso, elaboramos, com apoio da área jurídica da Inova, o manual de orientação para a aplicação do selo ser correta e profissional, resguardando a integridade da identidade visual e evitando usos que sugerem aprovação de serviços ou participação acionária, por exemplo”, destaca Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pelo relacionamento entre as empresas-filhas e pela identidade visual do selo e do manual.
 

As empresas-filhas recém-cadastradas receberão o formulário no e-mail de boas-vindas. Esse método garantirá a adesão contínua ao selo, integrada ao processo de cadastramento.


“O cadastro é essencial para a conformidade e exclusividade do uso do selo. Seremos responsáveis por integrar o formulário às boas-vindas das novas empresas cadastradas e por validar os dados das empresas que demonstrarem interesse no selo. Assim, os empreendedores ficarão cientes das regras e prontos para desfrutar do selo desde o início do nosso relacionamento”, comenta Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, área responsável pelo cadastro das empresas-filhas.


Faça ou atualize seu cadastro aqui!

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.