Jornalista/Radialista
Concessionária tem aumento de 6,6% de veículos no trecho em
relação ao mesmo período de 2024; redução de acidentes foi de 16%
SÃO CARLOS/SP - Após seis dias da Operação Especial Carnaval 2025, realizada entre a 0h de 28 de fevereiro (sexta-feira) e 23h59 de 5 de março (Quarta-Feira de Cinzas), a EcoNoroeste divulgou o balanço do período. No trecho concedido, o tráfego totalizou 499.645 veículos, número menor que a previsão da concessionária, que era de 509.617. Em comparação com o mesmo período de 2024, houve um aumento de 6,6% no fluxo, ocasião em que transitaram 468.512 veículos.
Os dias de maior movimento foram 28 de fevereiro, com 114.058 veículos, 1º de março (sábado), com 95.163, e o retorno, no dia 5, com 91.879. Durante a operação, foram registradas 61 ocorrências de acidentes, representando uma redução de 16% em relação ao Carnaval de 2024. No período do feriado prolongado, houve uma vítima fatal e outra grave. Ao todo, foram computados 14 feridos e 45 pessoas ilesas. Foram prestados 383 atendimentos aos usuários. A principal demanda foi a remoção de 231 veículos. Houve, ainda, 86 acionamentos para socorro mecânico e 66 para socorros médicos.
“Bloquinho do Trânsito Seguro”
Com o slogan “Alegria de folião não mistura bebida e direção. Na folia, excesso só de alegria!”, a EcoNoroeste promoveu, durante a Operação Especial Carnaval 2025, a campanha “Bloquinho do Trânsito Seguro”. A ação incluiu a distribuição de leques, materiais informativos e orientações diretas, reforçando os impactos do consumo de álcool na capacidade de dirigir.
Ao longo da campanha, foram entregues 10.000 unidades de material informativo aos usuários que passaram pelas cinco praças de pedágio da concessionária nas rodovias Washington Luís – em Araraquara, quilômetro 282; Agulha, 346; e Catiguá, 398 – na Brigadeiro Faria Lima – em Dobrada, quilômetro 307; e Taiuva, 357.
Obras na rodovia
No Carnaval, o cronograma de obras da EcoNoroeste foi suspenso. Apenas foram realizadas obras emergenciais. A retomada aconteceu ontem (06/03). A EcoNoroeste divulga, semanalmente, a programação de trabalhos e melhorias em suas rodovias e recomenda que o usuário esteja atento. Essas intervenções são realizadas para manter as condições de segurança viária ao longo do trecho sob concessão.
Os usuários devem atentar-se à sinalização, reduzir a velocidade ao se aproximar das obras, manter distância segura dos veículos da frente, do maquinário e dos trabalhadores. O cronograma pode sofrer alterações devido a condições climáticas e operacionais e está disponível nos canais oficiais de comunicação:
● Instagram: @_econoreste.
● Site: www.econoroeste.com.br.
● WhatsApp: 0800-326-3663.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - A Cabine Lilás, um serviço de atendimento especializado e humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar, começa a funcionar a partir deste sábado (8) em São José do Rio Preto. A região é a primeira a receber o programa no interior do estado. A inauguração acontece em homenagem ao Dia Internacional Da Mulher.
O programa realizado exclusivamente por policiais femininas foi implementado há um ano na cidade de São Paulo, que também atende chamados da região metropolitana da capital. Desde outubro do ano passado, a Polícia Militar promoveu o aperfeiçoamento para treinar policiais que trabalham em todo o estado para operar a Cabine Lilás.
Em São José do Rio Preto, as policiais farão o atendimento e triagem das ligações do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Ao todo, 90 municípios da região passam a ter acesso ao serviço por meio do telefone 190.
A sargento Arlete Tavares está empolgada. Com 28 anos de Polícia Militar, a policial será a supervisora da equipe que atenderá o serviço na região de São José do Rio Preto. Ela e mais três agentes passaram pelo treinamento no Copom de São Paulo e agora estão preparadas para acolher e orientar as mulheres que buscarem ajuda pelo 190.
“As policiais estão muito engajadas. O treinamento ajudou a ampliar nossa percepção sobre a dificuldade enfrentada pelas vítimas de violência. Por meio desse serviço, nós queremos acolher ainda mais essa mulher e orientá-la da melhor maneira possível, para que ela consiga sair desse ciclo de violência”, disse a sargento.
No curso, as agentes tiveram aulas de psicologia, direito, redes de apoio, medidas protetivas e funcionamento das Delegacias da Defesa da Mulher (DDM). Além disso, também foram debatidos fatores comportamentais como a melhor forma de conversar, se expressar e o tom de voz adequado durante o atendimento.
“Muitas vezes, as mulheres desconhecem os seus direitos ou acham que a violência é apenas física. Mas existem outros tipos de violência, como a psicológica, sexual, moral e patrimonial”, alertou a policial. “Nosso intuito é fornecer o maior número de informações possíveis a essa vítima.”
Mais tempo de conversa
O 190 é um número de emergência da Polícia Militar. Antes do serviço da Cabine Lilás, a vítima ligava e era atendida como qualquer outro solicitante que aciona o chamado emergencial, além de poder ser atendida por qualquer policial.
Agora, durante a ligação, mulheres vítimas de violência são direcionadas ao atendimento exclusivo da Cabine Lilás, seja por solicitação da própria vítima ou pela oferta do atendente, caso a solicitante queira falar diretamente com uma policial.
“O atendimento a essas vítimas já era prioritário, mas o tempo de ligação era curto porque havia muitas pessoas na linha. Com a cabine, a vítima tem o tempo que precisar para falar”, disse a sargento Arlete. “O serviço vai contribuir para a mulher interromper o ciclo da violência”, reiterou.
A soldado Quierini Fernandes foi uma das atendentes da Cabine Lilás em São José do Rio Preto. Ela comentou que cresceu em um ambiente onde a mãe foi vítima de violência doméstica por quase 20 anos. Por isso, em cada caso que já atendeu de agressão domiciliar, a policial “consegue sentir a dor das vítimas”.
“A Cabine Lilás é uma conquista, é uma vitória de todos. As mulheres merecem cada vez mais esse espaço. Que elas passem a ter confiança na Polícia Militar e saibam que podem contar sempre com o nosso trabalho”, disse a agente.
Expansão da Cabine Lilás pelo interior do estado
A Polícia Militar definiu um cronograma para expandir o serviço da Cabine Lilás para todos os Centro de Operações do estado até o final deste ano.
A partir de maio, a região de Campinas receberá o programa. Em junho, será inaugurada em São José dos Campos, Bauru (julho), Piracicaba (agosto), Sorocaba (setembro), Presidente Prudente (outubro), Santos (novembro), Araraquara e Ribeirão Preto (dezembro).
“A expansão desse programa para o interior de São Paulo vai garantir que as mulheres dessas regiões também tenham acesso a um serviço essencial, que às vezes só está disponível em grandes centros urbanos. Muitas vítimas não sabem como buscar ajuda, e ter a presença de uma policial feminina preparada vai permitir que as vítimas sejam devidamente acolhidas e orientadas”, disse o comandante do CPI-5, Nilson César Pereira.
Em um ano de funcionamento na capital paulista e região metropolitana, a Cabine Lilás já realizou 6 mil atendimentos entre orientações sobre como obter a medida protetiva de urgência e informações sobre as redes de apoio, por exemplo. Desse total, 98 suspeitos foram conduzidos à delegacia e 32 permaneceram presos pelo descumprimento da medida.
Reforço de civis
O programa de proteção e rede de apoio à mulher passará a contar também com o reforço de pessoas civis. Inicialmente, a ideia é de que haja pelo menos uma pessoa treinada nos 11 Centros de Operações da PM do estado. A previsão de contratação é ainda para este semestre.
O civil irá apoiar as policiais nas demandas relacionadas à Cabine Lilás como monitorar os atendimentos, analisando se estão sendo feitos de forma adequada, orientar vítimas que acionarem o 190 e fomentar a integração de órgãos que participam da rede de apoio às vítimas de violência doméstica.
Redes de apoio
Na Cabine Lilás a vítima é informada sobre os direitos, rede de apoio disponível na região em que mora, pode acionar uma viatura em caso de ameaça e ainda recebe orientações diversas sobre como agir em determinadas situações. Como muitas mulheres ligam já fragilizadas e com vergonha de irem até a delegacia, elas são orientadas a abrir um boletim de ocorrência sem sair de casa, por meio do aplicativo SP Mulher Segura.
Além do registro do boletim, o app possui um botão de pânico para emergências (em caso da mulher possuir medida protetiva) e realiza de forma ininterrupta o monitoramento do agressor com tornozeleira eletrônica, o que permite uma rápida ação da polícia em caso de o infrator tentar se aproximar das vítimas.
Em alguns casos, as vítimas fogem de casa depois da agressão sofrida e não têm para onde ir. Ao ligar na central 190, a Cabine Lilás oferece o suporte para encaminhar a mulher para uma rede de abrigo, onde ela recebe orientações sobre como obter auxílio-aluguel e ter acesso aos demais serviços de acolhimento.
Também são orientadas sobre assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia e guarda do filho, além de atendimento à saúde.
São Paulo por Todas
SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.
Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024, como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br.
A Prefeitura de Ibaté deu início à instalação dos postes de iluminação no Banco da Terra I.
IBATÉ/SP - Na quinta-feira, 6, foram instalados os primeiros dez postes. Cerca de vinte serão implantados para garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região.
A ação faz parte do compromisso da administração municipal em levar infraestrutura e melhorias para os bairros da cidade, promovendo mais conforto e bem-estar para a população.
De acordo com o prefeito Ronaldo Venturi, a cobrança dos moradores era de muitos anos. “A instalação da iluminação pública no Banco da Terra I é um momento muito esperado pelos moradores, que aguardam há mais de 20 anos por essa melhoria. Hoje, estamos cumprindo o compromisso da nossa administração em levar infraestrutura e qualidade de vida para todos. A iluminação trará mais segurança e bem-estar para a população, garantindo que possam viver com mais tranquilidade e conforto".
Para o vice-prefeito Damião Souza, que também acompanhou a instalação dos postes, a iluminação vai levar mais segurança para todos. “A instalação da iluminação pública no local é um passo fundamental para garantir mais segurança. A iluminação não só melhora a qualidade de vida, mas também oferece mais proteção, especialmente para aqueles que, muitas vezes, precisam circular pelas ruas durante a noite. Estamos felizes em ver essa importante obra sendo realizada, um verdadeiro avanço para a nossa comunidade."
Secretaria de Obras retoma revitalização do local, que estava paralisada desde outubro
ARARAQUARA/SP - A secretaria de Obras e Serviços Públicos está dando continuidade às obras de revitalização da praça da Igreja de São Geraldo, que estavam paralisadas desde outubro de 2024. Os serviços avançaram na reconstituição do pavimento da praça, além da remoção de uma árvore que era alvo constante de reclamações dos frequentadores.
De acordo com o secretário da Pasta, Valter Rozatto (Laxixa), após as dificuldades iniciais para acessar a documentação e o contrato da obra, a empresa contratada foi convocada a prestar esclarecimentos. "Quando nós assumimos em janeiro, havia algumas obras paralisadas, e esta era uma delas. Nós tivemos que chamar a empresa responsável pela obra para ter uma conversa, e isso foi feito logo no início de janeiro. A empresa se comprometeu a dar seguimento na obra, que está parada há mais de quatro meses. Foi um esforço muito grande que fizemos".
A secretaria segue estritamente os valores e serviços previstos na planilha orçamentária. Além da revitalização parcial do piso, Laxixa cita os demais avanços. "Colocamos um paisagismo totalmente novo em algumas partes da praça e a construção de bancos. A iluminação nova foi feita com recursos da CIP [Contribuição de Iluminação Pública]. Tudo o que a planilha contemplava está sendo cobrado da empresa". A intenção é finalizar o trabalho ainda no mês de março.
"Nós assumimos o compromisso de concluir todas as obras que recebemos em andamento da administração anterior. Essa é uma determinação do prefeito dr. Lapena, que eu e minha equipe vamos cumprir", conclui Laxixa.
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