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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - O vereador Leandro Guerreiro (PL) protocolou uma indicação, que sugere a criação de uma Central de Atendimento da Saúde (CAS). “A meta é transformar a forma como a Secretaria de Saúde acessa os dados dos usuários oferecendo um suporte uniformizado e otimizado”, observou o edil. “A CAS reforça uma estratégia de soluções práticas, econômicas e de alto impacto na efetiva solução de demandas”, enfatizou.

De acordo com o texto da propositura, a CAS será responsável por concentrar todas as solicitações da população sobre saúde, oferecendo apoio por meio de telefone, aplicativos de mensagens, e-mail e atendimento presencial. A proposta busca acabar com as dificuldades enfrentadas pelos munícipes ao tentar marcar consultas, obter informações sobre exames, cirurgias ou esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das unidades de saúde do município.

Além disso, o projeto prevê que a central seja um ponto de diálogo entre os cidadãos e a administração pública, recebendo reclamações, sugestões e elogios relacionados ao sistema de saúde local. "A ideia é criar uma ponte eficiente entre a população e a gestão pública, agilizando processos e proporcionando mais transparência", afirmou Guerreiro.

 Um dos aspectos mais destacados do projeto é o compromisso com a responsabilidade fiscal. A proposta é clara ao estabelecer que a CAS será implementada sem gerar novos custos ao município. Para isso, o texto determina o remanejamento de servidores já existentes na administração municipal e a utilização de recursos físicos e tecnológicos disponíveis.

O funcionamento inicial da CAS será em horário comercial, mas poderá ser ampliado conforme a quantidade de registros anotados e a disponibilidade de pessoal. O conteúdo dessa propositura aproveita todos os sistemas tecnológicos já disponíveis na prefeitura para acelerar os atendimentos e evitar os gastos desnecessários. “Minha intenção é reduzir filas, melhorar o fluxo de informações e aumentar a satisfação da população”, descreveu o parlamentar.

Ao centralizar todas as informações e serviços, o município poderá otimizar recursos e aumentar a eficiência no atendimento à população. Isso significa que um cidadão que antes gastava horas para obter referências sobre determinada consulta poderá resolver suas demandas com uma simples ligação ou mensagem. “O que mais acontece em nosso município é o cidadão ficar igual uma ‘barata tonta’, não conseguindo solucionar suas pendências”, finalizou Guerreiro. “Esse projeto também prevê a divulgação periódica de relatórios sobre a demanda e a eficiência dos serviços prestados pela CAS”, concluiu.

SÃO CARLOS/SP - Na manhã de hoje, 10 de março, a Equipe Canil da GM estava em patrulhamento preventivo pelo CRAS Santa Felícia, quando ao adentrar a R. Rubens Barbosa, avistou um indivíduo pulando o muro de uma residência, empreendendo fuga e não sendo possível ser abordado.

Devido a fundada suspeita, fora solicitada a entrada da equipe para averiguação junto a moradora do local que de pronto autorizou.

Em varredura, a equipe logrou êxito em localizar em cima do telhado sob uma telha, uma sacola contendo, 138 eppendorfs de cocaína, 42 invólucros de haxixe, 84 invólucros com de maconha e 10 tubetes de Skank

O material localizado foi apresentado na Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Das 1.391 pessoas que compõem a equipe, 85% são mulheres

 

SÃO CARLOS/SP - Neste Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Santa Casa de São Carlos homenageia as profissionais que desempenham um papel essencial na instituição. Das 1.391 pessoas que compõem a equipe, 85% são mulheres, atuando em diversas áreas e ocupando muitos cargos de liderança. Somente na Maternidade Dona Francisca Cintra, elas estão à frente de mais de 90 funções.

A diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, destaca a relevância dessa representatividade. “Nosso hospital é movido pelo talento, pela dedicação e pela força das mulheres. Elas estão à frente do cuidado aos pacientes, da gestão de equipes e da inovação em saúde, garantindo um atendimento de excelência.”

O gerente de Gestão de Pessoas, Samir Rodrigues, ressalta a importância de promover um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo. “Nosso compromisso é garantir que todas tenham acesso à oportunidades e realizações profissionais, contribuindo assim para a excelência em cada atividade e para a organização como um todo.”

O provedor Antonio Valério Morillas Junior reforça o compromisso da instituição com a valorização feminina. “A Santa Casa tem orgulho de contar com tantas mulheres em sua equipe, assumindo funções estratégicas e assistenciais. Esse protagonismo fortalece nossa missão de oferecer um atendimento humanizado e de qualidade.”

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Justiça de São Carlos, responsável pelos setores de Licitações, Contratos e PROCON, realizou uma reunião com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC - para fortalecer o diálogo interinstitucional e alinhar ações voltadas ao aprimoramento da estrutura e do funcionamento do serviço.

O encontro contou com a presença da Juíza da Vara da Fazenda Pública e Coordenadora do CEJUSC de São Carlos, Gabriela Müller Carioba Attanasio, reforçando a importância do diálogo entre o Poder Judiciário e a administração municipal na promoção do acesso à justiça. 

O CEJUSC é uma unidade do sistema judiciário dedicado à resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação, e têm como objetivo principal promover a autocomposição, ou seja, a resolução amigável de disputas sem a necessidade de um julgamento formal.

Os CEJUSCs proporcionam um ambiente neutro onde as partes envolvidas em um conflito podem negociar e chegar a um acordo com a ajuda de um conciliador ou mediador, que é um terceiro imparcial, capacitado na promoção do diálogo. 

“O CEJUSC de São Carlos atua nas áreas do direito de família, do direito do consumidor e trata de questões de vizinhança, e recebe apoio da Prefeitura Municipal por meio do PROCON, para sua manutenção e infraestrutura, o que garante um atendimento ágil e eficiente à população”, explica o secretário municipal de Justiça, Lucas Leão. 

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para otimizar os recursos disponíveis e para assegurar a continuidade dos serviços prestados.

A Secretaria Municipal de Justiça reafirma seu compromisso com a eficiência na administração pública e com o aprimoramento dos serviços voltados à cidadania, buscando sempre oferecer um atendimento de qualidade à população de São Carlos.

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